Pseudotrombocitopénia na Gravidez - Alguém já teve ou sabe se é grave? | De Mãe para Mãe

Pseudotrombocitopénia na Gravidez - Alguém já teve ou sabe se é grave?

Responda
12 mensagens
SandraSL -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Alguém sabe o que é ou já teve Pseudotrombocitopénia na Gravidez? Sabem-me dizer se é grave? Fui ontem buscar as minhas análises e os valores das plaquetas estão todos fora dos limites. Ando numa pilha de nervos porque não sei o que é, não sei se devo ir às urgências, nas observações tb vem escrito que sugere-se a repetição da análise...
Alguém pode ajudar?

sarapires -
Offline
Desde 08 Abr 2010

Minha linda não te posso ajudar
Pesquisei na internet mas não encontrei nada que te pudesse ajudar!
Assim sendo venho só desejar que nao seja nada de grave e que tudo corra bem contigo e com a tua estrelinha! Beijinhos grandes e uma hora pequenina!! =)

Sobre sarapires

♥♥♥♥ Gonçalo Miguel ♥♥♥♥
♥ 9 Maio 2010 ♥ 15h39 ♥ 4520kg ♥ 50.5cm ♥

Mamãs e Bebés aqui *** http://estou--a--crescer.blogspot.com/ ***

marianapekena -
Offline
Desde 05 Nov 2010

Esta doença é caracterizada por hipomegacariocitica trombocitopenia grave durante os primeiros anos de vida que se desenvolve na medula óssea e de pancitopenia na idade da puberdade.

Essa doença se manifesta na infância, muitas vezes no primeiro ano de vida e é caracterizada pela trombocitopenia isolada no nascimento e com ausência de megacariócitos na medula óssea.

marianapekena -
Offline
Desde 05 Nov 2010

mas foi o k consegui pesquisar A pseudotrombocitopenia consiste na contagem baixa de plaquetas em amostras de sangue colhidas em etilenedinitrilotetraacetato (EDTA). Essa diminuição é conseqüente à aglutinação das plaquetas ou, mais raramente, à formação de rosetas de plaquetas em torno dos neutrófilos, um fenômeno referido como satelitismo plaquetário. A natureza fisiopatológica da pseudotrombocitopenia induzida pelo EDTA é, ainda, incerta. No entanto, tem sido proposto que auto-anticorpos presentes no plasma, na presença de EDTA, reconhecem e se ligam a um epitopo da glicoproteína IIb (GPIIb), integrante do complexo GPIIb/IIIa da superfície plaquetária, promovendo a aglutinação das plaquetas. O conhecimento dos dados clínicos do paciente é de grande importância para se evitar a liberação de resultados incorretos. Quando há suspeita de pseudotrombocitopenia, o diagnóstico pode ser confirmado fazendo-se a contagem de plaquetas imediatamente após a coleta do sangue em EDTA e repetindo-se após uma ou quatro horas, quando é verificada queda gradual dos resultados obtidos. O número real de plaquetas pode ser determinado colhendo-se o sangue em citrato de sódio a 3,8% e realizando-se a contagem imediatamente após a coleta. A avaliação cuidadosa do filme sangüíneo é imprescindível para a caracterização de casos de pseudotrombocitopenia, pois nele será evidente a presença de grumos de plaquetas que, em geral, são mais freqüentes na porção final da cauda do filme sangüíneo. A observação criteriosa do histograma pode também sugerir um quadro de pseudotrombocitopenia, quando se detecta o aumento de debris celulares.

Joana_Tiago -
Offline
Desde 12 Out 2009

Eu tive trombocitopénia aqui há uns 3 anos, com uma grande diferença: não estava grávida. O valor das minhas plaquetas era 11.000, sendo que o mínimo é 150.000. fiquei internada de imediato e levei uma transfusão de plaquetas. Todos os dias fazia análises para ver quando é que o valor das plaquetas atingia por volta dos 80.000 / 90.000. Ao fim de 7 dias, saí do internamento.
A única coisa que poderia interferir em mim quando estive grávida foi o facto de não poder levar epidural se os valores não estivessem bons. Por sorte estavam.
O que eu notava era que quando me cortasse ou fazia algo que deitava sangue, a hemorragia não ficava logo estancada, demorava mais tempo do que o habitual. mas nunca liguei. No dia em que fiquei internada, tive uma epistáxis (hemorragia nasal) gigante. Fiquei quase o dia todo a deitar sangue. Em abundância foram cerca de 15 minutos.
Beijinhos

És linda, filhota! Amo-te tanto... 31.Maio.2010 DPP: 17 de Junho de 2010

http://demaeparamae.pt/vendo/loja/45151 A minha lojinha cheia de coisas lindas!
https://www.facebook.com/MiminhosDaJoaninha Muitos artigos para bebé para venda e troca!

SandraSL -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Muito obrigado pelas vossas respostas! Realmente reparei que com o avançar da gravidez, de analise para analise, as plaquetas foram baixando, até que nestas ultimas apareceram fora dos limites. No meu caso não estão assim tão baixas, o valor das minhas plaquetas é 130000 e o limite inferior é 150000, antes de engravidar as minhas plaquetas estavam a 258000, por isso já estão a ver o quanto elas baixaram! Mas também tenho os valores VPM e PDW alterados, ambos acima do limite superior. Na segunda feira vou à clinica onde fiz as análises e vou aconselhar-me junto ao analista, ele com certeza saberá se é caso de ir às urgências ou não.

Cat martins -
Offline
Desde 11 Nov 2009

Olá,
Há muitas causas para trombocitopénia, até pode ser um problema da técnica precisamente por causa do anticoagulante do tubo (EDTA).
No teu caso não é muito baixo, é quase normal. Caso se confirme é preciso vigiar, sobretudo no 3º trimestre, pois está associada a pré-eclampsia e ao síndrome de HELLP.
O ideal é mostrares as análises ao médico que te segue para eventualmente repetir se se justificar.

SandraSL -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Cat Martins, mas a pré-eclampsia não tem a ver com tensão alta? É que as minhas tensões são sempre muito baixinhas, normalmente 10-6!

Cat martins -
Offline
Desde 11 Nov 2009

Sim, a pre-eclampsia dá tensões altas e proteinuria que aparecem no 3o trimestre.
Por vezes no 3o trimestre surge uma situação que pode (ou nao) estar associada à pre-eclampsia, que é a síndrome hellp, caracteriza-se por trombocitopenia e alterações hepáticas entre outras coisas.

SandraSL -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Agora assustaste-me, só espero que não seja nada!! Preocupado Estava mais calma, agora estou novamente nervosa... tenho tanto medo que se confirme nas próximas analises que tenho trombocitopenia! Se por acaso se confirmar isso não quer dizer obrigatoriamente que posso desenvolver o síndrome de hellp pois não? Bolas... tenho tanto medo! Preocupado

Cat martins -
Offline
Desde 11 Nov 2009

Não vale a pena, até porque tens valores que podem ser considerados normais. E como dizes pode ser una pseudotrombocitopenia, que como o nome indica não é uma trombocitopenia, mas sim um erro das máquinas de laboratório.

SandraSL -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Muito obrigado a todas pelos vossos esclarecimentos, estava mesmo à nora sobre este assunto! Vou ter consulta de saúde materna na quinta-feira, se a minha médica mandar repetir as análises (espero bem que mande, pois não estou descansada) venho cá depois dar noticias.

Bjinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?