Provável risco de vida para mãe e bebé OU simplesmente AZAR?!!! (Parto Normal Após Cesariana Recente - Quem decide?) | De Mãe para Mãe

Provável risco de vida para mãe e bebé OU simplesmente AZAR?!!! (Parto Normal Após Cesariana Recente - Quem decide?)

Responda
19 mensagens
IM74 -
Offline
Desde 26 Jan 2010

Boa noite,

Preciso de ajuda!!! Gostaria de obter mais informações sobre o porquê de uma cesariana não ser necessária quando se teve uma cesariana anterior? Será que não há um tempo especifico de espera antes de se tentar um parto vaginal? Por exemplo, engravidar novamente ao fim de 8 meses depois de uma cesariana.
Eu pergunto isto porque tive uma ruptura total em que o meu útero rebentou como um balão e ficou quase irreparável enquanto esperava pela dilatação com contracções longas e sem descanso nem mesmo de um minuto, logo desde o início! Ambas eu e a minha filha lutamos pela vida, eu felizmente estou agora em casa, mas a minha bebé perfeitinha de 39 semanas e 6 dias, está agora nos cuidados intensivos de alto risco, sem qualquer previsão certa de futuro!
Se puderem agradecia imenso que me pudessem dar factos reais de estudos feitos aqui em Portugal ou no estrangeiro acerca desta matéria, pois não me deixo de culpar a mim própria pelo sofrimento da minha bebé e quero recorrer à ajuda da justiça para precaver o que possa surgir no futuro em termos de saúde da minha filha (com muitas muitas esperanças que ela venha para casa bem) as quais não possa financeiramente sustentar!
Outra questão muito pertinente é o facto de os obstetras que assistem os privados e aí procedem aos partos por cesariana, no público são contra, porquê? Onde estão os direitos humanos? Porque serão eles que nos põem em risco de vida? Não será um direito de cada um decidir como o seu bebé deverá nascer?
Entretanto gostaria de ser examinada depois de todos estes problemas por obstetras que queiram e possam estar do meu lado, pois seria muito importante fornecer um depoimento para a defesa do meu caso e de casos como o meu.
Por favor divulguem.

Muito obrigada pela atenção dispensada.

gatinhasofia -
Offline
Desde 03 Fev 2008

Se engravidas-te 8 meses depois de uma cesariana, nunca devias ter tido um parto normal o mais correcto era teres o teu filho até cerca de 1 mês antes da data prevista.
Isto porque com cesariana só devias ter autorização para engravidar (sem riscos para ti e para o bebé) 2 anos depois.
Como é que isso aconteceu, o médico que te seguia não sabia desse pormenor...se sim, para mim isso é pura negligência médica.
espero que recuperes bem e que a tua bebé consigo superar esta batalha.
Beijinhos e as melhore felicidades...as melhoras ás duas.

http://gatinhasofia.blogspot.com/
Dia 14 de Julho de 2009 conheci o meu filhote.
Dia 16 de Novembro de 2011conheci a minha segunda vida.

gatinhasofia -
Offline
Desde 03 Fev 2008

Quem decide para mim, seria o médico que teria o bom senso de sugerir (uma vez que ele sabe todos os perigos, e nós somos um leigos em alguns aspectos).
No máximo a decisão devia ser tomada entre ti e o médico.

http://gatinhasofia.blogspot.com/
Dia 14 de Julho de 2009 conheci o meu filhote.
Dia 16 de Novembro de 2011conheci a minha segunda vida.

Thinkerbell -
Offline
Desde 01 Dez 2009

Ola querida!

Parabens pla tua menina e pela vossa força!
Ainda bem que estas em casa, imagino o que estaras a passar sem a tua menina!! Preocupado
Eu nao conheço mais casos como o teu, mas por acaso ja tinha comentado com o meu marido como seria se isso acontecesse...
E realmente a minha duvida era mais em relaçao a quanto tempo seria necessario cicatrizar a costura ate a barriga poder dilatar novamente sem perigos..
Nao tinha pensado nesse aspecto!!
Espero que encontres por aqui apoio para o teu caso!!

Uma corrente muito positiva para o teu caso e para que a tua filhota supere mais esta luta!!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Vai informando do que vai acontecendo.. gostava de acompanhar para ficar descansada com as duas!! =)

(nao te conheço mas realmente sinto que ficarei muito triste se as coisas se complicarem!!)

TENS TODO O MEU APOIO QUERIDA!! FORÇA

http://demaeparamae.pt/forum/foi-assim-que-tudo-comecou-diario-1-viagem
Em extase a 14 de Novembro 2010 - nascimento do pikatxu Hugo =) Amo-te bebé reguila =)
2nd round - Fevereiro 2015 1*2*3*4*5*6*7*8* Sorriso AE a 26/05 Triste Pos. 16/09 gravidez ectopica - remocao da trompa direita a 28/09 Triste

catycat -
Offline
Desde 11 Ago 2008

Acho k isso foi negligencia médica, pois se tinha apenas 8 meses de diferença teria obrigatoriamente de ser outra vez cesariana, eu fiz 1 cesariana a 3 meses e a médica disse k não me keria voltar a ver nos próximos 2 anos.
No privado fazem cesarianas a toda a hora pq pagas mais por 1 cesariana do k por 1 parto normal, no publico é exactamente o contrario, o parto normal é mt mais barato, entao para fazeres 1 cesariana o governo exige 1 razao mt forte. Eu fiz cesariana e na minha a justificaçao foi k o ctg nao estava trankilizador, em resumo a bebé engoliu likido com meconio e se nao a tirassem rapidamente ela morria afogada. E isto dp de 10h de induçao com contraçoes horriveis e k nao fizeram efeito nenhum, pois eu nao fiz nem 1 dedo de dilataçao.

Sobre catycat

10/10/2009 nasceu a minha Princesa Sorriso
02/08/2012 nasceu o meu Principe Sorriso
07/04/2016 nasceu o meu Principe Sorriso

silent -
Offline
Desde 05 Jul 2009

Bom dia olha eu á 11 anos tive a minha segunda filhota e fiz uma cesariana não esperava eu engravidar de novo quando reçebo a noticia que estava novamente gravida e ela ainda andava ao colo bem a minha medica marcou me a cesariana uma semana antes mas o destinho nao quis esperar e entrei em trabalho de parto muito antes do que previsto quando cheguei ao hospital o meu pimpolho já tinha a cabeça de fora foi parto normal obviamente e correu tudo bem alias mais que bem pois levei apenas um ponto e a minha recuperação foi imediata,lamento o sucedido mas axo que não tives te a culpa e nada aconteçe á assim não te fiques a culpar agora não vale a pena isso podia ter aconteçido a qualquer pessoa tem calma que deus te ajude muito.

Sobre silent

Silent
Madrinha de:joanasantosblue, e joaninha
http://www.facebook.com/pages/A-loginha-da-fantasia/261008320631073

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

Gatinhasofia, desculpa mas estás errada, para os médicos considerarem a possibilidade de parto normal após cesariana é com 2 anos de intervalo entre partos, não 2 anos entre gravidezes.
Para menos de 2 anos entre partos os médicos aconselham cesariana (e seja no público ou no privado!), sendo este procedimento obrigatório para menos de 18 meses entre partos. Eu estou novamente grávida e fiz uma cesariana à 8 meses, irei ter 16 meses entre partos. A médica disse logo: "está nos livros, menos de 18 meses de intervalo é cesariana!" Já está decidido e seja num privado ou público irá ser cesariana! Se será marcada para as 38/39 semanas ou poderá ser realizada qd o trabalho de parto expontâneo dar início ainda não sei, mas ainda é cedo para saber, isso tb dependerá a evolução da gravidez.
Há uns estudos que dizem q após 2 anos de cesariana o risco de rotura uterina é mínimo, que defendem o parto vaginal após a cesariana, mas cada um sabe de si e eu prefiro não correr esse risco.
Não faço ideia como é q tentaste o parto normal, se foi o médico que sugeriu, mas tenho a certeza q menos de 18 meses entre partos = cesariana! Seja em que hospital for! Aliás, essa informação o médico q te acompanhou a gravidez deveria ter isso escrito no livro verde (eu já tenho!) e aconteça o que acontecer essa informação tem de chegar ao médico que acompanhará o parto!
Bjcas e desejo do fundo do coração q a tua menina regresse a casa perfeitinha e saudável mto em breve! Grande abraço

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

gatinhasofia -
Offline
Desde 03 Fev 2008

Olha se é assim não sabia...a minha sogra teve o filhos com uma diferença de 18 meses e quando soube que estava gravida do segundo o médico passou-se porque tinha engravidado antes dos 2 anos (devido a cesariana)...bem e o meu sogro que também é médico diz que são 2 anos entre gravidezes (porque a costura pode rebentar até durante o desenvolvimento do bebé)...mas pelos vistos isso varia de médico para médico...

http://gatinhasofia.blogspot.com/
Dia 14 de Julho de 2009 conheci o meu filhote.
Dia 16 de Novembro de 2011conheci a minha segunda vida.

IM74 -
Offline
Desde 26 Jan 2010

Obrigada a todas pelas vossas palavras e carinho.
A minha primeira filha nasceu no dia 10 de Julho de 2008 e este parto estava previsto para o dia 18 de Janeiro de 2010, por isso fazendo bem as contas, seria um tempo exacto de 18 meses e 8 dias entre partos. Enganei-me quando escrevi o meu tópico, eu engravidei ao fim de +/-9 meses, como de inicio tive sempre o periodo, não fazia idea que estava grávida.
Haverá alguem que me possa dizer onde é que eu posso ver a indicação de que um parto deverá ser feito com cesariana se o intervalo não for de 2 anos? Será que há alguma coisa escrita sobre isto? Por favor digam-me.
Obrigada mais uma vez e beijinhos a todas.

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

Pois, não consigo encontrar isso nada escrito, deve ser só na literatura de obstetrícia. O q está na net é mais no sentido oposto, de ter parto normal após cesariana, mas nem falam de tempo de intervalo, apenas q se for menos de 18 meses o risco de rutura uterina é 3 vezes maior...
Hei-de perguntar à minha médica, mas só tenho consulta para Março...
Bjcas e boa sorte!

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

BABS-PB -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Ois...

Espero que a tua filhota esteja bem...

Deixo-te um site onde podes tentar saber um pouco mais

www.vbac.com

Um Parto Vaginal depois de uma cesariana continua a ser mais seguro que uma cesariana... No entanto existem determinados procedimentos que não podem existir (induções de parto, por ex. porque aumenta o risco de ruptura uterina), e tem que existir um tempo minimo de distancia entre partos... Uns dizem 18 meses outros defedem os 2 anos... Mas é muito subjectivo... pois pode variar de mulher para mulher... pois tem a ver com a rapidez de cicatrização do utero...

Um parto Normal depois de uma cesariana é fortemente recomendado, desde que existam condições para o fazer... Por exemplo... é preciso saber a razão que levou à 1ª cesariana...

o termo correcto para pesquisares é VBAC (Vaginal Birth After Cesarean)

Diz-me... Quando foste para a maternidade ter a tua filhota, já ias com contracções ou foram-te provocadas no hospital?

Bjs
BABS

Sobre BABS-PB

BABS
Bárbara Correia
Educadora Perinatal (pre e pos-parto)
Conselheira em Aleitamento materno (OMS/UNICEF)
Professora Ginástica para bebés
Professora Yoga para bebés
http://www.babysteps-babylounge.blogspot.com/

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

olá!
Pois a questão é que tudo o q se encontra na net é a favor do parto normal após cesariana, mas nada diz sobre as condicionantes para não ser recomendado. Se falarmos de mais de 24 meses de intervalo, até eu sou a favor! Mas qd é menos de 24 meses? Valerá a pena arriscar um risco presente de morte para mãe e bebé?
Eu terei o 2º parto 16 meses após a cesariana, a minha médica disse logo que irá ser cesariana outra vez. Mas se fosse com 20 meses de espaço qual é o procedimento usual em Portugal? Como se pode aferir o estado da cicatriz do útero? Há forma? Como se diagnostica uma rotura do útero em trabalho de parto?
Sobre estas questões nada se encontra na net. Só lê é q é possível ter um VBAC depois de 1 ou 2 cesarianas com sucesso! Pois, as histórias q o testemunham são de 4,5,6 ou mais anos de intervalo! O que é completamente diferente de 18 ou 24 meses de intervalo!
Continuo sem encontrar informação sobre o que realmente me interessa: parto após menos de 18/24 meses após uma cesariana.

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

IM74 -
Offline
Desde 26 Jan 2010

BABS - Obrigada pelo link. Eu quando fui para o hospital já fui com as contracções, no entanto sei que me deram algo enquanto esperava por fazer a dilatação, mas não sei o quê. A minha 1ª cesariana foi feita porque as aguas rebentaram e eu não fiz dilatação.
MARTASSM - Tenho andado exactamente á procura da mesma informação e tal como tu não consigo encontrar as respostas. Quando encontrar aviso aqui.
Obrigada mais uma vez as duas.
Beijinhos.

BABS-PB -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Vocês têm toda a razão...

VBAC Sim, mas apenas se se conseguir reunir as condições necessárias para um VBAC Seguro...

MARTASSM - Tendo em conta que a diferença será pequena é perfeitamente normal que te queiram fazer cesariana... No entanto, acho que podes mesmo contactar a HUMPAR e tentar saber mais informações através deles... Isto, claro que pretenderes um VBAC... caso contrário não faz sentido!

IM74 - Repara no grande problema deste país... colocaram-te qualquer coisa no soro e não te disserram o que era, ou pelo menos não apontaram n um documento teu, para saberes o que se passa... Podes sempre ir ao Hospital onde tiveste e pedir uma cópia do teu processo... Tens direito a ele, e sem ele não podes saber exactamente o que poderá ter acontecido!
Se te colocaram apenas soro (para evitar desidratações e hipoglicémias) não tem qualquer interferencia... Mas se no soro estava algum fármaco cujo objectivo era potenciar as contracções de forma a ser mais rápido (teoria), isso pode mesmo ter causado danos que levaram ao despecho que tiveste...

Primeiro pede o processo, depois dirige-te ou à Humpar ou a um profissional de saúde especializado em obstetrícia (enfº ou médico) e pede-lhe uma opinião...

Outra coisa que é importante teres em conta é que muito provavelmente assinaste um termo de responsabilidade logo na admissão... tens que ver o que diz esse termo de responsabilidade (caso o tenhas assinado)...

Espero que consigas percerber o que se passou... mais importante que encontrar cupados é saber o que foi feito, o que deveria ter sido feito e saber se realmente houve negligencia ou "simplesmente" uma grande nuvem de azar!

Se quiseres falar mais sobre o assunto, estás à vontade para me mandar um mail:
[email protected]

Bjinhos
BABS

Sobre BABS-PB

BABS
Bárbara Correia
Educadora Perinatal (pre e pos-parto)
Conselheira em Aleitamento materno (OMS/UNICEF)
Professora Ginástica para bebés
Professora Yoga para bebés
http://www.babysteps-babylounge.blogspot.com/

BABS-PB -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Entretanto esqueci-me de te responder alguns pontos... lol

Em Portugal não existe muito a "cultura" do VBAC... E posso inclusivé dizer que até fiquei espantada com o facto de o terem feito à IM74... não que não concorde, mas porque não é usual...

Relativamente às perguntas que fazes, não sou a pessoa indicada para te responder... mas posso dar-te o contacto de quem pode falar sobre isso de forma mais objectiva e fidedigna...

Se quiseres o contacto, podes mandar mail para o meu endereço: [email protected]

Bjinhos
BABS

Sobre BABS-PB

BABS
Bárbara Correia
Educadora Perinatal (pre e pos-parto)
Conselheira em Aleitamento materno (OMS/UNICEF)
Professora Ginástica para bebés
Professora Yoga para bebés
http://www.babysteps-babylounge.blogspot.com/

IM74 -
Offline
Desde 26 Jan 2010

Bom dia Babs,
Já lhe enviei um email.
Beijinhos e obrigada,
Isabel

Tatiana S. -
Offline
Desde 29 Dez 2008

o medico que fez o parto (cesariana) á minha mae ( á 17 anos atrás) disse para ela so tentar ter outro bebé passados no minimo 3 anos apos a cesariana... pois havia probabilidade de a costura rebentar na altura do parto ou coisa do género... passados 6 anos engravidou novamente , no qual nao fez a dilatação total e passadas muitas horas de sofrimento mandaram-na novamente para cesariana... Em 2008 a minha mae engravidou do meu irmao mais novo e como já tinha duas cesarianas anteriores o médico nem deu a hipotese tentar parto normal, pois se o fizesse poderiam ficar em perigo a mae e o bébé, pois ao fazer força para o bebé nascer poderiam rebentar as costuras anteriores, visto k já tinha duas no mesmo sitio...
Bjinhos

Desde 18 Maio 2013

ola, nao eh certo parto normal depois de uma cesaria recente. tive quatro cesarias , todas simplismente por que eram recentes as anteriores

Pink Peony -
Offline
Desde 04 Jan 2013

gatinhasofia escreveu:
Olha se é assim não sabia...a minha sogra teve o filhos com uma diferença de 18 meses e quando soube que estava gravida do segundo o médico passou-se porque tinha engravidado antes dos 2 anos (devido a cesariana)...bem e o meu sogro que também é médico diz que são 2 anos entre gravidezes (porque a costura pode rebentar até durante o desenvolvimento do bebé)...mas pelos vistos isso varia de médico para médico...

Esta também é a informação que tenho, são as recomendações mundiais.
24 meses entre a cesariana e uma nova gravidez. Foi-me confirmado por imensos obstetras (trabalho em obstetrícia), precisamente pelo risco de ruptura uterina durante a gravidez.

Depois e uma cesariana (nos termos que falei) a mãe pode decidir se quer ou não cesariana e NUNCA deverá ser induzido o parto.
Em Portugal a "regra" mudou, para baixar custos. Aliás, a cesariana é evitada até à última, muitas vezes com consequências devastadoras para, pelo menos, uma das partes.

Em relação ao que aconteceu com a mamã do tópico, lamento imenso e acho que deves MESMO recorrer à justiça, pois foi de uma extrema negligência médica.
Desejo as melhoras de ambas e que a tua bebé recupere sem sequelas.
Força!