Propolis, o que é ???

7 respostas [Última]
verónica Mendes
Retrato de verónica Mendes
Utilizador offline. Visto pela última vez há 42 sem 6 dias. Offline
Desde: 22.06.2009

Olá meninas,

ha uns dias que estou constipada, não tenho febre é só congestão nasal, o nariz a arder, tenho colocado muito soro... e os olhos sempre a lacrimejar, ate ardem. Como sofro de sinusite penso que estou a ter uma crise também Triste ... tenho tido bastante tosse mas com as mezinhas caseiras está a melhorar e de noite já nem tusso agora sinto que tenho aquela expectoração a querer sair... Triste e tenho dores de garganta Triste parece que tenho uma pedra na graganta e dói bastante mesmo( faringite?), no entanto noutros sites li varias coisas a respeito de "própolis" e algumas meninas ate me aconselharam tomar para curar a sinusite e a garganta, dizem que é muito bom para constipações, alguem sabe exactamente o que é?

E podemos tomar na gravidez? Amanha vou á medica e vamos ver o que ela me receita, mas esta dor de garganta e o nariz e os olhos sempre a chorar estão a dar comigo em doida!!! Que raivaaa!!! já há uns dias que nem saio de casa...

Beijinhos

19 semaninhas de muito amor Sorriso
DPP 15/04/2010

Maquilhadora Profissional e Massagista de Estética

Nasceu a luz da minha vida, o AFONSO Espertalhão !!! Dia 7/4/2010 às 15h28 com 3,180kg e 48,5cm

Delfie
Retrato de Delfie
Utilizador offline. Visto pela última vez há 6 dias 8 h. Offline
Desde: 09.09.2009
eu sei o que é!!

é uma planta muito muito boa para combater sintomas gripais e prevenir .. agora se pode ou nao tomar na gravidez, o melhor é veres aonde vais comprar pq os medicos n percebem mto de medicina natural ....
a equinacia fortalece o sistema imunitario Espertalhão é o que o meu marido anda a tomar para estar forte caso a gripe A ou outra tente-o apanhar!!!
bjinhos

NASCEU A NOSSA RITINHA 06-05-2010 10H41 3155KG E 47,5CM Espertalhão
http://nossogugudada.blogspot.com

Cat martins
Retrato de Cat martins
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 41 sem. Offline
Desde: 11.11.2009
Olá! O propolis é uma

Olá!
O propolis é uma substancia natural produzida pelas abelhas, mas nao é mel. São lhe atribuidas mtas propriedades curativas e antibioticas. Um apicultor ofereceu a um familiar meu e de facto funciona, mas nao sei se se pode tomar durante a gravidez.
Bjocas

kuica
Retrato de kuica
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 46 sem. Offline
Desde: 20.07.2009
Pois, é isso mesmo, um

Pois, é isso mesmo, um produto fabricado pelas abelhas!

Eu como sofro de sinusite a minha farmaceutica aconselhou-me!

Comprei uns comprimidos que derretiam na água!

Informa-te melhor numa farmácia!

As melhoras

Kuica

Tiago e Pedro, a razão da minha existência! Sorriso
Madrinha babadíssima!!
Piscar o olho da Vandinha e da sua Nô Festa
Piscar o olho da Diana da SolPedro Festa
Piscar o olho da Sissy e da sua Mariana Festa

Sukids
Retrato de Sukids
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 anos 15 sem. Offline
Desde: 05.03.2009
Verónica,

Eu também sofro de sinusite e rinite alégica e tenho sempre pr´polis lá em casa. tenho em spary para a garganta (muito bom!!!) e em gotas.

Não sei se pode ser usado na gravidez, mas pesquisa que hás de encontrar alguma informação.

Sobre o própolis em si, aqui tens!

beijinhos e as melhoras

"O Propolis é uma substância produzida pelas abelhas, a partir de substâncias de origem resinosa que estas colhem do pólen e das árvores, sendo posteriormente misturadas com secreções da própria abelha. Desta mistura, resulta uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides com um poderoso efeito antioxidante e uma acção anti-bacteriana/antibiótica.

É usado para vedar e isolar a colmeia do frio, embalsamar insectos ou outras abelhas intrusas. A sua propriedade mais interessante, proveniente da sua resina, reside no facto de eliminar todos os microorganismos e outros agentes infecciosos que entrem em contacto com a colmeia, mantendo os favos em condições de assepsia.

Desde há aproximadamente 2000 anos, que vários povos se aperceberam dos benefícios do Propolis, canalizando-os no sentido de melhorar a sua própria saúde.

Recentemente, estudos mais profundos e credíveis, têm confirmado os seus benefícios, que passamos a citar:

Acção anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral
Vários trabalhos realizados com o Propolis confirmam a sua poderosa acção anti-bacteriana, sendo por isso que este é designado por antibiótico natural, chegando mesmo a ser baptizado por investigadores Russos de penicilina.
A grande vantagem do Propolis em relação aos antibióticos comuns, é que este, ao contrário dos ditos antibióticos, actua somente destruindo as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Por outro lado, os trabalhos publicados, indicam que as bactérias não criam resistência ao Propolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem ainda mais nociva, perigosas e resistentes ao antibiótico.
É muito eficaz no combate, de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori entre outras. A sua acção estende-se ainda a fungos como a Candida albicans e vírus como o do herpes e de gripe; daí, a sua maior utilização nas épocas mais frias como meio preventivo do aparecimento de gripes, constipações, pneumonias, resfriados e afecções do aparelho respiratório.

Função imunoestimulante
Vários trabalhos revelam a acção do Propolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo - o sistema imunitário. Para além do seu efeito anti-microbiano, o facto de estimular as células imunitárias, torna o Propolis um potente agente anti-infeccioso.

Combate os radicais livres
Os radicais livres são compostos altamente agressivos e muito prejudicais ao organismo humano. A melhor forma de combatê-los, é através da acção dos antioxidantes. O Propolis possui uma acção antioxidante, preservando a acção da vitamina C - um potente antioxidante anti-envelhecimento.

Benefícios no tracto respiratório
A utilização do Propolis mostrou ter uma acção benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do tracto respiratório superior no caso das gripes, constipações, asma, bronquites, amigdalites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração.

Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos
Devido à sua capacidade de cicatrização e regeneração dos tecidos, o Propolis mostra-se eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras varicosas e queimaduras.

Alívio de dores, na boca e oro-faringe
A sua função anestésica a nível bocal, fazem do Propolis um excelente suplemento no combate a afecções dentárias, amigdalites, dores de garganta, dores de dentes, entre outras.

Outros benefícios
Para além deste variado leque de acções, o Propolis é ainda usado como coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas, infecções intestinais, infecções urinárias e inchaços"

morena38
Retrato de morena38
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 9 sem. Offline
Desde: 30.06.2009
mais uma explikaçao

Propólis
A penicilina natural
Há muito que o “antibiótico” da mãe natureza é conhecido pelo Homem. Os romanos e os gregos antigos, que lhe atribuíram o nome “Pro Polis” – ou seja, em defesa da cidade –, reconheciam-lhe propriedades curativas e regeneradoras.
O pai da medicina moderna, Hipócrates, prescrevia-a para tratar feridas e úlceras, tanto para uso interno como externo. Com o desenvolvimento da medicina moderna, a propolis, tal como outras substâncias naturais, caiu um pouco no esquecimento e a sua importância só voltou a ser reconhecida após algumas décadas.
Fabricada pelas abelhas, a propolis desempenha um papel importante na defesa da colmeia, defendendo-a da invasão de microorganismo, fungos, bactérias e vírus. Simbolismo que se aplica também no corpo humano, já que é um estimulante natural do sistema imunitário.
A propolis é um conjunto de substâncias recolhidas pelas abelhas (ver quadro), que depois de transformado, resulta numa massa final pegajosa e colante. Além dessas substâncias, possui uma grande variedade de aminoácidos, minerais e bioflavonóides, com forte poder antioxidante. As abelhas utilizam-na para revestir a colmeia e envernizar os favos, impedindo assim a proliferação de micróbios. A cor, sabor e o aroma podem variar de acordo com a sua origem botânica e geográfica.

Aplicações Terapêuticas

Sendo um antibiótico 100 por cento natural, não tem quaisquer efeitos secundários e pode ser usado sem restrições. Ao longo dos últimos anos, vários estudos comprovam que a propolis tem a capacidade de destruir algumas bactérias resistentes a medicamentos, sendo um agente preventivo de constipações, tosses, gripes e outro tipo de viroses.
É por isso, uma alternativa natural e mais saudável aos medicamentos químicos nesta altura do ano, uma vez que não debilita o sistema imunitário, pelo contrário. Entre outras aplicações, mostrou-se eficaz na prevenção de úlceras e abcessos, na cicatrização de algumas doenças de foro gástrico e doenças de pele, como a acne, alergias ou herpes.
À propolis é ainda atribuída a capacidade de alívio em alguns problemas femininos, como períodos menstruais dolorosos ou infecções vaginais. Actualmente o uso de propolis é extensivo a vários produtos desde suplementos alimentares, tintura, mel, spray, xaropes, pastilhas ou rebuçados. Em produtos de cosmética, sejam cremes, batons ou pasta dentífrica, apresenta uma vasta acção protectora e regeneradora da pele e das mucosas externas.

Como é composta a propolis?

Resinas vegetais – 55%
Cera de abelhas – 30%
Óleos essenciais – 10%
Pólen – 5%

Vantagens da propolis para a saúde:
Anti-microbiana
Anti-fúngica
Anestésica
Anti-inflamatória
Antioxidante
Cicatrizante e regeneração dos tecidos
Estimuladora do sistema imunitário
Anti-séptico
Gengivites
Infecções das vias orais

marido operado a varicocelo bilateral ao testiculo esquerdo e poucos combatentes e agora tem Oligoastenoteratozoospermia grave
meu tt cancelado na (clifer 2010) seguida agora na IVI LISBOA
Eu com falência ovárica, devido á idade
GRAVIDA DE 1 MENINA.
morena39

titazinha
Retrato de titazinha
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 6 sem. Offline
Desde: 19.11.2009
andava a pesquisar no google

andava a pesquisar no google sobre o mel com propolis e eis q entro no meu querido forum lol
Eu não tinha mel lá em casa e andei à rasca da garganta... vi no supermercado e comprei para experimentar, não gostei lá mto tem um sabor forte. Só tomei uma colher, mas lembrei-me agora de pesquisar e andei a ver q era mto bom para as constipações, para aumentar as defesas, para desintoxicar... só tenho receio de tomar mais pq não sei se é aconselhado na gravidez... dizem q é um antibiotico natural...

titazinha

15 de Junho de 2010 **MIGUEL** Haverá algo mais belo do que o sorriso de um filho?

Delfie
Retrato de Delfie
Utilizador offline. Visto pela última vez há 6 dias 8 h. Offline
Desde: 09.09.2009
eu estou gravida de 22

eu estou gravida de 22 semanas e tou a tomar ja ha 2 meses, propolis e equinacia.

bjinhos

NASCEU A NOSSA RITINHA 06-05-2010 10H41 3155KG E 47,5CM Espertalhão
http://nossogugudada.blogspot.com

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.