Produção de leite muito baixa após mastite | De Mãe para Mãe

Produção de leite muito baixa após mastite

Responda
4 mensagens
Sara Carvalhal -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Olá mamãs,
Faz duas semanas que a minha menina nasceu e logo após o parto comecei a amamentação. Nós primeiros dias ainda era o colostro e saia pouco leite e como a minha bebé nasceu com muito baixo peso tive que também lhe dar suplementos.
Nos dias seguintes, eu produzia imensooo leite, tanto que tive que começar a congelar porque senão estragava-se no frigorifico. Com esta subida de leite ela deixou de ter de tomar suplementos porque o meu leite bastava e ela mamava imenso.
Contudo, há uma semana atrás comecei a ter uma forte dor na mama direita e com febre que chegou aos 38,5º. Liguei a minha médica e ela disse que era uma mastite e que tinha de colocar a bebé constantemente aquela mama para desentupir os "canos" do leite e para tomar Brufen. No dia seguinte estava como nova outra vez.
Acontece então que de repente, quando vou por a bebé a mama, não tenho leite. Tirei o que tinha com uma bomba e de facto não saia quase nada. Tivemos de ir a presa comprar um suplemento porque já era de noite e ela não tinha o que comer, porque entretanto descongelamos o leite e demos-lhe em duas mamadas. Desde então, faz quase uma semana, que deixei de ter leite. Já estou a tomar um chá de amamentação comprado no Celeiro, bebo mais de 4L de água por dia, estimulo o peito constantemente e coloco a bebé sempre às duas mamas e ainda assim tenho que lhe dar suplemento, que lhe está a provocar umas cólicas horriveis, porque não tenho leite que chegue para a alimentar...
Alguma mãe passou por isto? É normal ficar sem leite após uma mastite? O que fizeram para voltar a ter leite?

FilipatDuarte -
Offline
Desde 17 Set 2012

Continue a estimular com a bomba, sempre que puder tire leite desse peito com a bomba. Ainda que saia pouquinho ao inicio, quanto mais o peito é estimulado, mais leite produz. Beijinhos

Ana Paula Beiriz -
Offline
Desde 26 Jun 2015

Aconteceu comigo, tive mastite, 39.2 de febre, tive que tomar antibiotico, depois que passou minha produçao diminuiu e nao estava saciando ele, saia muito pouco. Meu bebe nasceu antes do tempo, e tinha peso baixo entao a medica mandou dar complemento e eu passei a tomar o promil. Estou na segunda caixa, esta melhorando, ja agora ja dou complemento só duas vezes ao dia. Espero que logo nao precise mais. Porem ainda nao produzo como antes, nao consigo tirar com a bombinha para guardar por exemplo.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Acho que é relativamente normal depois duma mastite que a produção diminua temporariamente, por causa da inflamação que houve e do leite que esteve ali parado. Creio que o truque é mesmo insistir, estimular com a bomba mas sobretudo pôr a bebé a mamar. Mais vale não a encher demasiado com suplemento (dar o suplemento com a tetina mais lenta e fazer várias paragens durante a toma do biberão para que a bebé tenha tempo de se aperceber que está satisfeita e não ser sobrealimentada) e assim pô-la mais vezes à mama. Eles são o melhor estímulo!