Problemas de saúde e sem consulta | De Mãe para Mãe

Problemas de saúde e sem consulta

Responda
22 mensagens
Desde 09 Set 2011

Bom dia minhas amigas, estou com um problema e nem sei como o resolver já, desde que soube que estava grávida e conseguir ir à urgência do hospital porque não conseguiria consulta no centro de saúde e ficar descansada que o bébé está bem de saude e mandou tomar medicação para enjoous e ácido fólico agora neste momento com 8 semanas + 1 dia, para além da obstetra não saber também a médica de familia muito menos, sou asmática e tomo medicação habitual mas quando soube da boa-nova deixei de tomar medicação habitual, o meu problema é que tenho várias crises asmáticas e só poderei usar o ventilan que por vezes nem faz efeito e tenho que usar outra bomba, mas só mesmo em ultimo caso. A minha médica de familia tão competente que é não me soube esclarecer a minha situação e para além de ter tido a minha primeira consulta de saude materna com ela no dia 25/09/2014 ter mandado fazer analises à urina quando lhe mostrei as provas todas e quando me marcou só para dia 16/10/2014 até lá tenho que me aguentar. Já tentei marcar consulta de urgência para pneumologista, a minha está de férias tentei marcar para um hospital privado só para novembro, resumindo ando possivelmente a cometer erros e nem saber.

pati_1977 -
Offline
Desde 15 Maio 2009

Olá. Desde já os meus parabéns pela gravidez:)
O conselho que te dou é ires de novo às urgências do hospital e explicares a situação......de certeza que não vão deixar de te atender.

Boa sorte.

fmarcelo -
Offline
Desde 16 Jul 2010

E ir à urgência da maternidade? Desde que soube que estava grávida, na minha maternidade disseram-me logo: qualquer problema que tenha e seja necessário ir à urgência, é para ir à da maternidade. Às 20 semanas tive uma intoxicação alimentar e fui directamente às urgências da maternidade.

Desde 09 Set 2011

O meu problema é que como lhes confirmo que estou de bebe se não livro verde ainda tenho. a minha médica de familia simplesmente não deu inicio ao processo porque queria ter confirmaçao entao fez me fazer anlises à urina. a minha pneumologista é 5* muito atenciosa e ela so entra ao servico dia 13 e ela atende me logo nessa semana visto ser um caso urgente.

xandinha11 -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá! Eu também tenho quadro asmático e no início da gravidez tive algumas crises (apesar de me parecer que o teu caso é bem mais agudo).
A minha obstetra disse-me que quer a ventilan quer a bricanyl poderiam ser administradas sem problema durante a gravidez. Contudo, o resto dos medicamentos, especialmente à base de corticóides tinham que ser suspensos. O meu caso está associado a um quadro alérgico e com o passar da primavera a coisa melhorou consideravelmente.
Em último caso, dirige-te às urgências mesmo sem livro da grávida. Eu tive um descolamento às 9 semanas, pouco tempo depois de ter descoberto que estava grávida e ainda nem tinha livro, precisamente porque queriam esperar para confirmar a gravidez (não se entende!!) e atenderam-me na mesma!
Boa sorte e as melhoras.

A tentar equilibrar-me no arame da vida, a caminho da felicidade!
UPM: 29.10.2011 / Positivo: 2.12.2011 / DPP: 04.08.2012
Dia 1 de Agosto de 2012 chegou a nossa princesa!

Desde 09 Set 2011

Eu sofro de asma crónica grave, o qu eme dificulta por vezes a vida estou muito bem e de repente começa me a dar crises asmáticas, eu já fui proibida de ir para fogos (sou bombeira de profissão) mas é interessante que não tenho crises asmáticas em fogos não sei se é tomar antes o ventilan antes de iniciar o combate. Mas claro desde o dia 19-09-14 que sou da novidade que fogos e emergências médicas não as faço. Também faço o bricanyl quando o ventilan não me faz nada.
Paty_1977 obrigada Sorriso

Sonii -
Offline
Desde 19 Dez 2010

Eu não sei como funciona as urgências da maternidade mas acho que não vão deixar de te atender só porque ainda não tens livro... nada como ires lá e falares melhor um não que andares assim aflita.

Beijinhos e tudo de bom!

Desde 09 Set 2011

Uma pergunta porque eu prefiro perguntar do que ficar calada na duvida, é normal o ácido folico dar muita cede?

Desde 09 Set 2011

Mas eu agora tenho as bombas, que é o que me safam o problema é os corticoides fazia o singuler 100mg o que me ajudava muito. mas se eu me vir como à três noite que acordei que nem onseguia respirar desloco me às urgências

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá. Volta às urgências rapidamente, para que te aconselhem e não andes a tomar nada que possa prejudicar o bebé. Não tens de levar livro de grávida, se eles quiserem confirmar a gravidez, fazem-te novo teste lá, e pronto...agora, não adies a ida, pela tua saúde e do teu bebé.

Em relação ao ácido fólico, nunca me fez sede...convém que exponhas esse sintoma aos médicos...

Desde 09 Set 2011

eu só ando a tomar o que me disseram para tomar que o ventilan não fazia mal nem o bricanyl eu não ando tomar mais nada a não ser ben r un

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Mas às vezes, podes ter uma crise e precisar de algo mais forte...e se não souberes a que medicação podes recorrer, ficas aflita...assim, podem aconselhar-te melhor, mesmo em relação a dosagens...

Desde 09 Set 2011

mas eu quando fui à urgencia a obstetra não me sabia responder e eu por mim e por conselhos deixei de tomar.a minha médica de familia disse me que quando tiver muito aflita e não faça nada as bombas que vá ao hospital

lemmings -
Offline
Desde 01 Dez 2012

Querida, eles confirmam na urgência! E manda recado a obstetra, ela arranjara vaga para ti, certamente!

Desde 09 Set 2011

mas a obstetra não sabe também eu vou ter que ir à pneumologista para saber o que posso tomar e não posso, até lá fico somente com as bombas que é a unica coisa que não me faz mal nem ao bebe

Layra Sousa -
Offline
Desde 21 Set 2014

Ana Filipa, eu não te consigo ajudar com o teu caso asmático... Porque não percebo... Também não sei de onde és, mas eu tive dois episódios de urgência em que me dirigi ao Hospital de Setúbal, fui directamente à Urgência Obstétrica, e apanhei por lá uma enfermeira SUPER querida que me disse que no final de eu fazer a minha Eco, me dava o boletim de grávida, visto que eles tinham confirmado através de análises á urina, ao sangue e através da eco, que eu estava grávida.
No entanto eu tinha lá estado duas noites antes e foi-me dito rudemente por outra enfermeira que nas Urgências não se dão boletins.
É tudo uma questão de qual delas tem boa vontade... e da forma como as abordas.
Se te ajudarem com isso, já ficas com o boletim despachado!
Boa sorte! Um beijinho Sorriso

Desde 09 Set 2011

Layra Sousa eu perguntei se me davam logo ali o boletim de grávida e a resposta delas foram que é a médica de familia que trata disso. Sabes que às vezes por nos conhecerem já da profissão que temos tratam no piores e nem facilitam nada.

Layra Sousa -
Offline
Desde 21 Set 2014

Pois, foi o que me disseram... "Só a médica de família é que lhe dá o boletim..."
Que chatice...
Então e não dá para pedires uma consulta esporádica de grávida? Eles marcam-te com maior rapidez... Foi o que eu fiz no meu centro de saúde Confuso

Sonii -
Offline
Desde 19 Dez 2010

Eu quando tive positivo no teste feito em casa, dirigi-me no dia seguinte ao centro de saúde, pedi uma consulta do dia e expos a minha situação. Atenderam-me nesse mesmo dia e deram-me um boletim de grávida. Sera que se fizeres o mesmo não consegues ser atendida? Tanto no centro de saúde para teres o boletim como na pneumologista...

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Olá Ana Filipa. Eu também sou asmática. Não sei quais são as indicações em Portugal, mas quando engravidei estava em Inglaterra e fui acompanhada lá até às 19 semanas. Todos os médicos que vi disseram que não se mexe na medicação para a asma porque o risco para a saúde da mãe (e consequentemente do bebé!!) é sempre maior do que o risco que a medicação da asma pode apresentar. Eu tomava seretaide uma vez por dia como prevenção e continuei. Também tomo ventilan em caso de urgência. Agora tenho andado muito pior, ando a tomar seretaide diskus (que é à base de corticóides) duas vezes por dia mas estou a tentar marcar uma consulta com um pneumologista. Ah, e depois de voltar para Portugal disse a vários médicos e enfermeiros a medicação que fazia (enfermeiros do centro de saúde e da maternidade, médica de família do centro de saúde, pelo menos 3 OBs da maternidade), e nenhum me disse fosse o que fosse relativamente à medicação que faço para a asma. Boa sorte!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Pelo que estive a ler agora os estudos com medicação à base de corticóides (para a asma) em grávidas são muito escassos, daí ainda não haver uma certeza conclusiva da sua utilização. Foram realizados estudos que incluíram cerca de 1000 grávidas que tomavam essa medicação e verificaram que não houve, nesses casos, nenhum efeito adverso de fazerem essa medicação. O estudo com animais revelou problemas, mas não especificam quantidades e os animais foram ratos, o que geralmente não prova nada para humanos (há muita medicação que já está mais do que aprovada para grávidas com estudos bem consistentes, e que revelam problemas com animais). Todos os estudos que consigo encontrar com grávidas chegam à mesma conclusão...são é poucos, daí não poderem dizer que é 100% seguro: "Our results are in agreement with previous large studies where no increased rate of adverse outcomes was reported with the use of inhaled corticosteroids during pregnancy.".

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Desde 09 Set 2011

Eu fui ao centro de saude no dia 25 e a médica fez me fazer analises à urina, e mostrei lhe a ecografia disse o que a obstetra de urgência disse e tudo mas a médica de familia parece que estava a duvidar do que estava a dizer. em relação à asma a minha pneumologista vem de ferias dia 13 e ela marca logo com prioridade