problema na anca | De Mãe para Mãe

problema na anca

Responda
16 mensagens
Bea M. -
Offline
Desde 08 Mar 2012

Olá mamãs, a minha menina nasceu no dia 1 de Maio, é super linda e calminha :).Ela tem um problema na anca, para a semana vai com a pediatra para ver o que será a melhor resolução do problema.Já ouvi falar em colocarem duas fraldas ou então um aparelho. Goataria de saber se alguém tem algum filho com este tipo de problema.Ando um pouco assustada e mto preocupada, mas sei que quando mais cedo for tratada , melhor.

caty_02 -
Offline
Desde 28 Fev 2012

Nao sei como procedem agora mas eu desde os 2 meses ate aos meus 11 andei com aparelho nas pernas, era ferrinhos que todos os meses apertavam pois tinha as ancas um pouco deslocadas e afastadas. Foi em frança, hoje ja tenho 19 anos.

Mas pelo que am minha mae diz, custou lhe mais a ela do que a mim, tanto que fiz a minha vidinha de bebe normal e começei a andar com 9 mesinhos.

Vai ver que vai correr tudo bem.
n sei qual é o problema, nem os procedimentos de agora, mas boa sorte mama, se é para o bem dela é o que importa.

Sobre caty_02

♥ Raphael - Nasceu no dia 13.11.2010 ás 39 semanas e 3 dias, com 3.250kg e 49cm ♥
♥ Kimberly - Nasceu no dia 02.11.2013 ás 41 semanas e 1 dia, com 3.438kg e 50.5cm ♥

Carina02 -
Offline
Desde 08 Maio 2011

Mas o problema já foi mesmo diagnosticado? Ou é só uma suspeita?

É que o meu filho quando foi observado por pediatras logo na maternidade detetaram-lhe um estalinho na anca. Ficou marcada uma consulta para os 4 meses e quando fui deram-lhe Alta porque já não tinha nada.

sofiajorge -
Offline
Desde 17 Jun 2011

a minha bebé também foi detectado um click na anca, fez ecografia com 1 mês para confirmar e já tinha desaparecido. Já fizeste mais exames? ou esse diagnóstico é só com base em observação?

Mãe orgulhosa da Ema e do Martim

Visitem a minha lojinha, tudo em óptimo estado
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/104748

tcorisca -
Offline
Desde 28 Set 2010

O meu irmão teve esse problema e agora está impecavel Sorriso

Na altura usou aparelho e custava-lhe horrores Triste Dormiamos no mesmo quarto e lembro-me de inumeras vezes ver o meu pai a meio da noite tirar-lhe o aparelho.
Acordava a meio da noite e chorava... o meu pai não aguentava e ia lá tirar-lho...
Custou mas felizmente resultou

Hoje em dia os aparelhos são muito melhores do que ele usou... parecia tortura Triste Além disso já lhe foi colocado tarde. Devia ter sido no 1º ano de vida e foi só aos 3 anos e nesta idade custa muito mais.

Fala com o medico e pergunta-lhe se não convinha teres um marsupio.
Ela aí sentada fica sempre com as pernas abertas, como convem neste problema.
A minha mãe nunca enrolava o meu irmão ao colo para não lhe juntar muito as pernas Piscar o olho Ou o colocava na anca com uma perna para cada lado ou no colo com uma mão a afastar as pernas.
se fosse hoje o ideal teria sido um marsupio.

Sobre tcorisca

Madrinha "chata" mas babada da Socas e BiaMarlene Sorriso

Madrinha babosa da linda Princesa da Xaninha_17 <3

Afilhada de taniaxana28 Espertalhão

Bea M. -
Offline
Desde 08 Mar 2012

Após 3 dias de nascimento foi-lhe diagnosticado mesmo pela pediatra no hospital e já tive a primeira consulta aos 15 dias e a médica de familia disse que ainda tha o problema e ela solicitou uma consulta de pediatria no hospital, para a semana tho consulta com pediatra.

Saroca -
Offline
Desde 19 Out 2010

Olá.
As minhas duas filhas saíram do hospital com suspeita de problemas na anca, mas o pediatra disse que era normal haver aquele estalido, porque a anca não está ainda estabilizada. Depois fui seguida no hospital em ortopedia; só aí com um exame mais completo e um rx mais tarde é que se sabe ao certo se tem ou não algum problema.
De qualquer forma, deves manter a calma. Normalmente, o problema resolve-se bem se for diagnosticado a tempo e vais ser seguida. Os aparelhos são mais incómodos para nós do que para eles, mas conseguem pôr tudo no sítio e é isso o importante.
Realmente o pediatra disse-me paralhe pôr duas fraldas de pano enquanto não fizesse o rx, apenas por precaução e para ajudar a estabilizar.
Podes sempre fazer isso, muito mal não deve fazer. Pode é ser um pouco incomodativo com o calor...

Bea M. -
Offline
Desde 08 Mar 2012

pois só mesmo para a semana é que vou saber o k fazer.Mas sei que ela tem de fazer uma ecografia, a pediatra lá no hospital quando ainda estava lá, disse que ja tha marcado a eco, o problema é que ainda não me telefonaram.Ela garanttiu-me que até aos 4 meses não há problema, mas quando mais cedo tratar melhor. Deus queira que seja só para colocar as fraldas pq se for para colocar aparelho já estou ficando preocupada.... em relação as fraldas, alguém usas aquelas que são reutilizáveis? será que essas vão ajudar no problema?

Liliana88Carvalho -
Offline
Desde 12 Mar 2012

O meu filhote tinha um desnivel na anda de 3mm e andou alguns meses com duas fraldas. Foi um "tratamento" simples e resultou. Já não me lebro ao certo quantos meses foram mas foi o suficiente para voltar tudo ao normal.
Convem também quando se pega ao colo, pela-lo de lado e colocar uma perna para cada lado.
Depois fez novos exames e já estava tudo bem.
Não fiques aflita sem necessidade.
Vai dando noticias.
Boa sorte Sorriso

sofiajorge -
Offline
Desde 17 Jun 2011

Bea muita calma muitos casos não dão em nada mesmo mas o "protocolo" manda que as crianças tenham que ser seguidas e fazer a ecografia de v erificação após 1 mês de idade. Como disse quando a minha foi fazer não tinha rigorosamente nada e o médico ainda disse que é comum são os tendões que estão atrofiados e fazem esses estalidos.

Mãe orgulhosa da Ema e do Martim

Visitem a minha lojinha, tudo em óptimo estado
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/104748

Saroca -
Offline
Desde 19 Out 2010

Eu não uso reutilizáveis, mas tenho a sensação que são mais grossitas no meio, não? A ideia com que fiquei é que quanto maisas pernocas ficarem abertas, menos eles mexem com a articulação e ajuda a encaixar direitinho. Lembro-me que o pediatra me disse que agora há mais problemas na anca e que pode ter a ver com isso das fraldas, porque dantes, com as fraldas de pano, eles andavam mais de perna aberta Sorriso

Não há de ser nada!

Bea M. -
Offline
Desde 08 Mar 2012

Obrigada mamãs Sorriso pelo apoio. Ser mãe não é fácil embora seja a melhor e mais bela profissão do mundo, mas tem destas coisas que põe uma pessoa preocupada , tenho confiança em Deus que td vai correr bem, depois mando noticias.

kary -
Offline
Desde 06 Mar 2008

A pediatra que viu o meu filho quando nasceu detectou o "click" na anca e marcou logo consulta de ortopedia para os 4 meses e até lá andar com duas fraldas. entretanto o pediatra dele diz já não detectar o "click", que provavelmente o problema estaria resolvido. Em junho será a consulta de ortopedia, até lá andará com as duas fraldas Sorriso
Tem calma e não te assustes que a maior parte das vezes não é confirmado nenhum problema nos exames Piscar o olho

tcorisca -
Offline
Desde 28 Set 2010

Por causa das fraldas e da moda dos slings... onde o bebe anda d epernas mais apertadas.
Alias sabiam que este problema aparece mais no inverno que no verão?
Porque no verão não pomos os bebes tão enrolados em roupa Piscar o olho

Sentar à chinês também é bom para prevenir isto Piscar o olho

Sobre tcorisca

Madrinha "chata" mas babada da Socas e BiaMarlene Sorriso

Madrinha babosa da linda Princesa da Xaninha_17 <3

Afilhada de taniaxana28 Espertalhão

carlinhaferreira -
Offline
Desde 16 Nov 2009

ola Bea M.Eu posso contar-te a história da minha filha porque passei por isso.Na maternidade foi-lhe detectado o tal click na anca, e a pediatra mandou fazer um raio-x para confirmar.Como ficou esclarecido que realmente tinha uma diferença entre as duas ancas, fui encaminhada para o Hospital D. Estefânia para o Dr Delfim Tavares, ortopedista, que me mandou esperar um mês,visto que,segundo a sua opinião, no 1º mês 90% dos bebes curam-se sozinhos deste problema.
No mês seguinte,voltei,fizeram-lhe ecografia,e foi mesmo dito que teria de usar um aparelho nas perninhas,em que só pode tirar para o banhinho e para a muda da fralda.
Claro que fiquei triste e apreensiva, mas pensando que é para o bem futuro deles, fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance.
Ela no mês seguinte foi observada e teve que usar mais um mês.
Passados dois meses voltei e aí deram-lhe alta,após verificarem na ecografia que a cabeça do fémur já estava no sítio normal.
Só voltei lá 2 meses após ela começar a andar (que foi aos 14meses) e deram-lhe alta.Felizmente tudo correu bem, e eu segui o tratamento á risca, apesar de ser dificil vê-la naquela situação, mas se assim não fosse, em vez de usar o aparelho 2 meses, teria de ser mais tempo, ou ser operada.
Tudo passa e nós maes e pais temos que ter a capacidade de ser fortes.
Felicidades para vocês

Carla Ferreira

Susana_Patricia -
Offline
Desde 24 Out 2011

Olá! Como ja muitas mamas disseram, muitas destas situacoes solvem se por si so durante os primeiros meses. Contudo, uma percentagem de bebes desenvolve displasia de desenvolviment da anca (DDA). A minha bebe tem 6 meses e aos 3 meses tivemos diagnostico de DDA. Esta a ser seguida no hospital pediátrico de coimbra e desde então que utiliza talas de pavlik. Tem de usar sempre e só retiramos de 3 em 3 dias para dar banho. De facto no inicio foi um choque mas ela adaptou se lindamente e hoje nao lhe custa nada. Terá de usar pelo menos até Agosto. Mas o que interessa e que depois fique bem. Nestas idades são ainda muito maleáveis e de fácil correcção por isso se for o caso a tua bebe vai recuperar lindamente e vai se adaptar num instante Sorriso Vou me mantend por aqui e se quiseres mais alguma informação é só dizeres.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?