Os primeiros dias na escola | De Mãe para Mãe

Os primeiros dias na escola

Responda
8 mensagens
maeisamaria -
Offline
Desde 03 Mar 2014

Ola a todas,
Esta semana a minha filha começou a pre escola, mas não tem corrido nada bem mesmo, vai de mal a pior..., ela tem 3 anos e nunca frequentou o infantário, nos 2 primeiros dias fiquei com ela para que se integrasse, no entanto hoje deixei-a lá a chorar nums gritos terriveis a dizer mama, mama, etc... fui busca-la antes do almoço, não lanchou, estava de todas a cores e ate vem rouca de chorar tanto. a educadora disse que passou a maior parte do tempo a chorar, mas para ir de novo amanha e tentarmos a mesma estratégia.
Estou com o coração apertado, chorei tanto como ela esta manha, ela é a unica na sala que faz isto os outros não choram assim, nem mesmo os pequeninos que também entraram este ano, as vezes choram um bocadinho, mas depois passa, agora a minha filha não, não se cala até vomita.
Não sei o que pensar....
alguém passou ou esta a passar pelo mesmo?

patferreira78 -
Offline
Desde 31 Jan 2012

Minha querida, a minha filhota andou no infantário desde os 9 meses. Este ano mudou para a pré escola ...escola nova, sem amiguinhos, educadora nova, sem sestinha depois de almoço. Não está a ser fácil...imagina a tua q nunca frequentou! Tens de te mentalizar de duas coisas ( e acredita que sei q é dificil):
1º é mais normal do q parece!
2º Se lhe transmitires calma ( se ela te notar triste ou preocupada ou ...em pânico cm é natural , é mt pior) com o tempo passa!
As educadoras e auxiliares são profissionais e estão mais que habituadas a lidar com esse tipo de situações!!! Mas tudo tem de partir de nós, pais!!!

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

acho que nao devias ter la ficado nos 1ºs dias
ela agora quer que la fiques... e nao a vas buscar, so fazer pior. ou entao vai uma semana demanha, e aumentando o tempo. eles sao pequenos mas sabem os pontos fracos dos pais.

da para mandar outra pessoa leva-la?

maeisamaria -
Offline
Desde 03 Mar 2014

Não da porque o pai entra mais cedo. tenho mesmo de ser eu. amanha lá vamos de novo. estou a tentar manter uma atitude firme, mas não sei se lhe devo falar no assunto ou não. a educadora disse-me para eu a tentar mentalizar, tenho falado muito com ela, fazemos acordos e tudo, mas quando lá chega, esquece tudo, só quer a mae.

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Imagino como devas ficar com o coração apertadinho ao deixá-la assim Coração despedaçado

A minha também entrou apenas este ano para infantário mas felizmente tudo está a correr bem e nunca chorou... Se fizesse o mesmo que a tua faz acho que eu ficava destruída por dentro em deixá-la.

Mas olha, a única coisa que posso dizer é que com o tempo melhora. Pode ser mais rápido ou mais lento conforme as crianças. Mas não podes é "voltar atrás".

Força e um abraço apertadinho. Grande abraço

sjhp -
Offline
Desde 01 Abr 2009

Pois foi uma má opção ter lá ficado no primeiro dia.
A minha filha foi pro infantario desde os 5 meses de idade. Sempre gostou e adaptou-se muitissimo bem... quando passou para a pre escola, foi mais dificil primeiros dias, por ser um ambiente diferente, com educadora e auxiliares diferentes, mas o 1º ano correu bem...apesar de em alguns dias tb fazer birra, dizer que não queria ir para escolinha...etc... mas temos que ser fortes.... este ano foi pro 2º ano de pre escola, e no primeiro dia e no segundo, também ficou a chorar, a chamar pela mamã, mas eu fui forte. Quanto pior a tua menina que nunca frequentou.. é mais dificil a habituaçao, mas qd ela conseguir ter confiança tudo passa.... A minha deixo-a muitas vezes ao colo de uma auxiliar, porque só faz aquilo um bocadinho de manhã, depois anda todo dia bem e ao final do dia quando a vou buscar, demora para vir, ou pk esta acabar um jogo, ou a brincar...coisas de crianças... por isso pior a tua... mas força e coragem, pede a uma auxiliar que a vá entreter enquanto tu sais, se chorar depois isso vai passar com o tempo... coragem...:)

Sobre sjhp

1º filho: Barbara nasceu dia 11 Dez 2010
Á espera do 2º baby: Dpp: 04/03/2016

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

Acho mais dificil a adaptação qd eles já têm mais idade que bebezinhos Triste

O meu entrou com 2 anos e meio e custou mto a adaptação, 4 meses de pranto. Mas no nosso caso, apesar da adptação ser gradual em tempo, nunca ficámos com ele. Ao fim de um mês já não chorava durante o dia, mas à porta de manhã para ficar, foram 4 meses!

Hoje, 2 anos depois, nunca mais chorou p ficar na escola, nem depois de férias nem nada, mas ainda está na mesma escola.

Eu, já ando em pânico com a adaptação ao 1º ano, e ainda falta tempo...

Boa sorte, custa mto, mas temos de ser firmes e vai melhorar. Eles têm de ir para a escola, mais tarde ou mais cedo...

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

maeisamaria -
Offline
Desde 03 Mar 2014

muito obrigado a todas pelas vossas respostas e pelo carinho que demonstraram, sinto-me mesmo em baixo..., Vou pensar positivo para ver se ajuda... um grande beijinho de agradecimento