Primeiro Trimestre de Gravidez | De Mãe para Mãe

Primeiro Trimestre de Gravidez

Responda
1 post /
OlgaMourato -
Offline
Desde 25 Fev 2007

Como sei a data provável do nascimento do meu bebé?

Há duas formas de determinar:

Se tiver um ciclo menstrual regular, recorde o primeiro dia da sua última menstruação: subtraia 3 meses: adicione 7 dias= terá o dia provável para nascimento do seu bebé. Exemplo: Se tiver um ciclo regular e, por exemplo, o primeiro dia da sua última menstruação tiver sido a 20 de Maio, então o dia provável para o parto será a 27 de Fevereiro.
Caso não tenha uma ciclo menstrual regular (muitas mulheres não têm), o médico poderá indicar um período provável para o parto através de ultra-sons/ecografias (realizado a partir das 8 semanas de gravidez).
Quais os exames necessários no 1º trimestre de gravidez?

Ecografia
Análises sanguíneas
Testes genéticos
Recolha de cultura vaginal (para detectar possíveis infecções, DST, detecção de bactérias prejudiciais, outro problema)
Como é que o meu bebé se vai desenvolver durante este 1º trimestre?

Nos primeiros três meses de gravidez há um desenvolvimento muito rápido do bebé, aliás, o desenvolvimento neste 1º trimestre é muito importante: no 2º e 3º trimestres o bebé basicamente cresce em tamanho por que tudo o que é necessário já está/foi desenvolvido no 1º trimestre da gravidez. Mais adiante será feita uma descrição mais pormenorizada acerca do desenvolvimento do bebé no 1º trimestre.

Como é a rotina de exames durante a minha gravidez?

Esta é uma questão importante. Cada gravidez é única e a resposta a esta pergunta varia consoante alguns factores como, por exemplo, a idade da figura materna, alguma patologia presente previamente à gravidez, etc.

O ideal seria o seu médico antecipar o que será feito numa próxima consulta. Ser avisada sobre o que fará numa próxima consulta, diminuirá o nível de ansiedade com o aproximar da mesma e, assim, a mãe fica muito mais tranquila e o bebé também. Se o seu médico não lhe explicar o próximo passo, pergunte-lhe, não tenha receio: a mãe tem o direito de ser informada e o médico o dever de a informar.

Assim, quando for ao médico (por exemplo às 12 semanas de gestação), irá combinar com o seu médico uma próxima visita e este avisa-a sobre o que acontecerá no próximo encontro: 'entre a 16ª e a 18ª semana de gestação, geralmente, fazem-se análises ao sangue e uma primeira ecografia...'; depois, nessa consulta, combinam um próximo encontro onde será feita uma ecografia, ou outro exame e assim sucessivamente.

Como posso aliviar as náuseas durante a minha gravidez?

As náuseas podem ser aliviadas de diferentes formas, ficam aqui alguns exemplos (podem ou não resultar):

O aroma de um fruto massajado na palma da mão;
Produtos com gengibre;
Alguns medicamentos (só recomendados pelo seu médico);
Vitamina B6 (consulte o seu médico)

Em treinos desde Julho de 2008
ISCI Fevereiro 2010 (-)SAMS(médico)/CLINDIGO (tratamento)ISCI Julho 2010 (-) HPP Lusiadas FIV Maio 2012 (-) HSM FIV Abril 2013 (-) HSM
Gravidez espontânea Junho de 2013
20/10/2013 - O Vasco nasceu às 24 semanas e 3 dias e faleceu umas horas depois (cesariana de urgência) :'(