Primeiro mês - As questões /desabafo | De Mãe para Mãe

Primeiro mês - As questões /desabafo

Responda
9 mensagens
sonia isabel c. r. -
Offline
Desde 08 Jan 2010

Olá novamente a todas, ainda há pouco escrevi aqui e resumindo, o meu bebé está a enfrentar as malfadadas cólicas. Como mãe de primeira viagem, sem tempo nem companhias para falar vou ter de abusar do fórum por isso perdoem o testamento.

A minha melhor amiga foi mãe há um tempo e ao que parece saiu-lhe na rifa dois meninos sem problemas de maior por isso por mais que falemos ela não me consegue ajudar. Tenho lido o fórum dezenas de vezes ao dia para tirar dúvidas mas é a tal coisa, casos são casos, opiniões variam e so cada uma sabe de si. Como o meu bebé ainda não tem um mês devo estar naquela fase histérica ainda e estou preocupada. É normal um bebé nunca estar''bem''?

Pode parecer exagero mas o meu é raro. Raro momento está relaxado, que possamos falar, brincar, as mudas de fralda há choro muita vez, banho idem. Para dormir, nem '' dormir''existe agora. Como disse no meu outro tópico quis testar o colimil, sendo que muita gente até o dá na primeira semana. Não vejo realmente avanços e ainda o vejo mais irritado. O nosso dia a dia basicamente é ele acordar mais ou menos dou mama, e como indicado seria falar e desperta lo um pouco, isso significa berreiro... Ele ou está a pedir mama ou está com dores. É estas coisas que me começam a afligir, sei que haverá mais casos mas não deixo de entrar em stress. Muitas mamãs dizem que estão a disfrutar que adoram, eu não consigo ter o meu menino acordado sem haver choro pela casa.

Depois enfrentamos outras coisas, devido a isto dou lhe mama na cama, mete-lo no berço, se conseguir, dez minutos depois começa a retorcer-se, acorda e novo choro.. Mama, como pede mama com dores já nem sei quando realmente come, está a aumentar mas a mama tornou-se um suplício, não a apanha bem, chega a largá-la cinco seis vezes, adormece após cinco min, e depois podia dormir mas não... Acorda chora e pede mama de novo. O nosso dia é assim, não há berço nem carro que valha.. É colo o dia todo toda gente me diz que não pode ser... A médica diz meta-o no berco. Quando estou sozinha em casa não consigo comer e ir à wc também é algo que tem de ser planeado com tempo. No inicio de dia ele era muito sonolento não havia grande stress até ao final da tarde, agora só dorme qualquer coisa por volta das 21 para depois acordar as 23 e recomecar o choro ate as 4.o choro é colica pois corresponde a todos sintomas que as mamãs falam, choro que pára e recomeça do nada, agudo, fica vermelho, contorce-se não se cala a não ser com a mama ou se conseguirmos aguentar o som... Durante o sono choraminga muitas vezes e continua a contorcer-se. Na mama chega a por as maos a frente da boca e espeta-as com força na cara e percebo que está em sofrimento. Por isso é descartado ser outra coisa pois vem acompanhado de puns e por vezes cocó mas isso não acalma o choro às vezes chora ainda mais.

As massagens não funcionam sempre e às vezes até parece que se sente pior quando pressiono. No meio disto tudo estou realmente desgastada. Não por dar mama não por dormir pouco (porque de manha ele deixa-nos dormir umas horinhas seguidas) não porque não possa fazer a minha vida, porque todos me deixaram alerta disso tudo, mas sim porque ele nunca está bem. Vejo mamãs dizer 'dei lhe a maminha e ele dormiu uma sesta de duas horinhas' eu não sei o que isso é e faz-me confusão. Já segui dicas de tudo, de seguir a rotina para ele se adaptar, cortar coisas na minha alimentação, tenho lido e relido e parece que não há qualquer avanço. Inclusive a única coisa que não tinha cortado foi o leite e derivados porque a minha alimentação girava muito em volta disso hoje já não toquei, mas entretanto li que se ele for intolerante que há sintomas os quais não vejo por isso posso estar a perder tempo.

Sei que como sempre o segredo é paciência, que a adaptação custa e que vai passar. Mas só queria saber se é mesmo normal que eu não consiga um min do meu dia deixá-lo só, não consigo adormece-lo a noite sem ser na mama, e o facto de agora estar sempre a contorcer-se e a largá-la. Por mais que me convença que vai passar, por mais que as opiniões variem, não consigo ver isto. Como uma situação normal. Mas as mães por aqui melhor saberão. Isto é mais um desabafo em mais uma noite meia complicada. Obrigada a quem tiver paciência Sorriso

Blog WordPress
https://oultimoblog.wordpress.com

Blog da nossa vida /página
➡️➡️➡️https://www.facebook.com/Oultimodiablog/

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Olá mamã antes de mais: Parabéns pelo seu bebé!!
Tenho uma bebé com quase 3 meses e revi-me em tudo o que disse, se bem que neste momento numa melhor fase pois já dorme a noite toda. Desde q fez 2 meses q come às 21h depois dorme a noite toda e só volta a comer por volta das 6h/7h volta a comer e dorme ate as 9h/10h, apartir dai comeca o inferno pois nao dorme mais até à noite e chora muito com dores! Entre o 1 e o 2 mes foi o + complicado em que as noites eram um martirio até às 5h/6h!! (Ela nesta fase mais complicada dormia 8h/dia) Já estava a ficar choné, valeu-me a preciosa ajuda do marido apartir das 20h pois n tinha ngm durante o dia q me ajudasse. É uma fase muito dificil que estamos muitas vezes no limite da paciência e do cansaço, as tarefas com ela eram feitas por dever e obrigação e nao por gosto porque é desgastante nao poder dormir, comer em condições ir ao wc sem ser c ela ao colo... ė uma mudanca muito grande na vida da mae. Tive dias em que nem a minha cama consegui fazer!! Experimentei de tudo aero-om, alivit gases, infacalm, biogaia, infacol, coliprev. .. nada resultou! Neste momento nao está a tomar nada, apenas faço as massagens antes de todas as mamadas (ainda tenho 2 embalagens de infacol por abrir se quiser posso enviar-lhe por ctt).
O q tenho a dizer-lhe: É Normal, tranquilize-se q n está a fazer nada errado, alguns bebes sofrem mais q outros.

O que resultou com a minha:
-muito colo e muito amor, o nosso mimo acalma e reconforta-os. Não se preocupe se fica viciado em colo, neste momento a prioridade é acalmá-los, á medida q vao melhorando vamos retirando... toda a gente opina sobre o colo mas somos nós q estamos com eles todo o dia e vemos o sofrimento ainda por cima a minha nem c chucha acalma porque nao gosta!
- som do útero e musica tem-me ajudado mto, ainda hoje, a acalmá-la. Só assim a consigo adormecer.
- deitá-la em cima do meu peito de barriga p baixo (houve uma fase em q era a única maneira de dormir)
- sair c ela todos os dias, ela acalma um pouco no carrinho e a mae espairece um pouco (se bem q com a minha so Resultou durante uns dias pq ela até a andar na calçada portuguesa chora, toda a gente pergunta se é fome ( como se fosse o único motivo para um bebé chorar, enfim!)) Se tiver alguem c quem deixá-lo enquanto sai um pouco ainda melhor.
- tentar perceber a duração da mamada porque no tempo a mais que estao na mama engolem mais ar e acabam por bolsar o q comeram em excesso;
- dormir de barriga para baixo. É a única maneira q consegue dormir, coloco a cabeceira um pouco inclinada, um resguardo descartavel bem preso por baixo do colchao de forma a nao poder agarrar e ja está!
- conversar muito com eles.a minha neste momento ja interage muito o q torna tudo mais facil... "pensa" menos nas dores;
- muita cumplicidade e entreajuda no casal, em casa todos sofrem com as colicas!
- rotina do banho, é sagrada. 20.45h/21h banho, mama e adormece-la. Neste momento por volta das 23h, depois de muito berreiro adormece. É quando posso finalmente jantar com o marido e desfrutar um pouco do silêncio! Em suma: carregar baterias!

força mamã vai passar! É uma fase...

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Olá mamã.

Com o seu testemunho fez-me relembrar como o primeiro mês foi duro. Sempre com dúvidas, cansada e muitas vezes o desespero tomava conta de mim. Sentir perdida é normal e chorar também. É toda uma nova fase. Claro está que também é uma nova fase para o bebé e por isso ele também chora.

O meu primeiro conselho é, e sei que é difícil pois até eu falhei por vezes, manter a calma. Estes pequenitos sentem mesmo a nossa ansiedade e o nosso medo. Por isso calma, quanto mais calma melhor as coisas vão correr acredite.

Em segundo lugar, apesar de sermos de primeira viagem não há nada como um coração de mãe. Feche os ouvidos a coisas que digam. As pessoas vão sempre opinar porque é fácil opinar quando se está de fora. Ainda hoje e com o meu filho perto dos 5 meses há pessoas (algumas que vi uma vez na vida) que têm o desplante de dar "dicas". Comigo não têm hipótese. E aquilo que gostam sempre de opinar é o colo que dou ou como adormeço. Graças a deus que o filho é meu e sou eu que o tenho em casa. Pois adormece ao colo sim e anda muitas vezes ao colo. Daqui a uns tempos lá vai ele querer saber do meu colo... portanto vou desfrutar o máximo e ninguém tem nada a ver com isso.
Além disso eles começam a aguentar cada vez mais tempo sozinhos. Até aos 3 meses era colo a toda hora, depois lá começou a estar sozinho. Dê tempo.

Quanto às cólicas não posso mesmo ajudar. Sei que é uma fase dura pois tive uma amiga na mesma situação. Com 5 dias de diferença de idade pareciam opostos os nossos bebés. Claro que ela tentou de tudo mas só mesmo o tempo resolveu a situação a 100%. Até lá, muito mimo, massagem, ginástica de pernas e alimentação o mais saudável para o leite ser do melhor.

Coisas boas que resultam: embrulhá-los tipo casulinho, sons do útero ou white noises, dar passeios, criar rotinas e demanda livre nas mamadas (mas cuidado com a ingestão de ar e pôr a arrotar).

Não se sinta perdida mamã, é normal ainda estar a conhecer o seu bebé e ele a habituar-se a este novo mundo. Quando deixei o meu mandar no rumo do barco foi quando as coisas começaram a correr melhor. Quer colo dá-se, quer mama dá-se, quer mimo dá-se, quer dormir toca a embalar. Eu comecei a ficar mais calma e ele muito melhor.
Mãe nunca faz nada de errado... vai melhorando técnicas Piscar o olho

Beijinhos e estamos cá para os desabafos e dúvidas

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

l3oneca -
Offline
Desde 13 Mar 2012

Olá mamã,

Primeiro parabéns pelo seu menino.

Felizmente não sei o que é o meu filho ter cólicas. Mas já lidei com uma sobrinha do meu marido que tinha muitas por isso acabo por já ter experiência no assunto. Não há muito que possa acrescentar ao que está a fazer mas se diz que ele dá puns é porque são cólicas causadas por fezes. Não desista das massagens pois é super normal que lhe doa. Imagino o quanto custe ver o seu menino em sofrimento mas tem de ser forte e massajar com um pouquinho de força para que se for o caso de acumulação de cocó os seus dedos ajudarem a desfazer ou a deslizar daquela zona do intestino. Tem de pensar que é para o bem do bebé e além disso se não o fizer assim ele vai sentir a dor de lhe tocar mas não vai fazer nada. Massage com óleo quentinho.

Empurre as pernas dele dobradas pelos joelhos contra o corpo para ele tentar fazer cocó. Não sei se já tinham lhe dito isto.

Boa sorte mamã. Eu sei o que é eles não estarem bem e o quanto isso dói. O meu já tem dois anos e eu ainda me desmanchado a chorar se algo se passa com ele ou acontece alguma coisa Triste

Sobre l3oneca

Amo-te demais maridão Apaixonado 17-05-2008

Mamã muito babada de um príncipe lindo e perfeito *-*

Minha lojinha
¬ Projector Minnie - http://demaeparamae.pt/vendo/loja/l3oneca

CarolinaL -
Offline
Desde 01 Maio 2014

Ola!
Deixo o meu testemunho pq também tive um bebe muito difícil nos primeiros quatros a cinco meses! Eu já tinha pavor, suava e chorava quando se aproximava a noite, pq de dia andava de rastos a bater com a cabeça pelos cantos de cansaço, mas lá se passava, de noite é que era um suplicio pra mim! Essas malditas colicas, experimentei o biogaia que dizem ser dos melhores e à base de produtos naturais, mas foi quase um frasco pro lixo pq ao meu menino de nada fazia... O que lhe acalmava de vez enquando era uma espreguicadeira que tinha música e vibracao, à noite metia-o lá e ele lá se aguentava nem que fosse 15 min sem chorar. E a maminha também o acalmava MUITO, eu via que lhe dava segurança e conforto.
Houve uma coisa que me ficou sempre na cabeca, pq o meu filho dormia comigo desde que nasceu (ate na maternidade não conseguia mete lo no berço) ate aos seis meses. É que nos mães somos invadidas com "não dês demasiado colo", "não o habitues a dormir contigo", "não o vicies à mama" não isto e não aquilo! E uma vez li um artigo de "se não te aconselhassem a fazer tudo que dizem Farias á tus maneira ou fazias o que os outros te dizem?" e isso deu me que pensar pq nós muitas vezes fazemos o que dizem ser melhor! Mas não ha nada mais certo do que o filho ser nosso e nós termos o instinto de fazer o que achamos melhor! Eu pra dormir um bocadinho à noite metia-o a dormir em cima de mim, e não é por isso que hoje só dorme assim! Pra dormir de tarde tinha que o meter no carro na alcofa e embala lo de trás pra frente durante meia hora, e não é por isso que agora só dorme assim! Quando era pequenininho muitas vezes tb só dormia no meu colo ou apoiado no meu braco, e agora nem no colo me dorme...
Felicidades

Potezinho -
Offline
Desde 29 Nov 2012

Mama já lhe deram boas indicações em cima...
Aconselho a do a procurar outros anti cólicas no mercado. Cá em casa o q resolveu foi o infacalm... Nos primeiros dias não vi resultados mas ao 4 dia de toma os efeitos foram aparecendo.
Procure tb nas medicinas alternativas uns saquinhos q se aquecem um pouco (não me lembro do q são mas também fazem maravilhas.)
Embrulhe o seu bebê numa manta. Eles ficam mais calmos pois estão habituados a estar aconchegados. Veja no youtube como fazer e procure tb vídeos com o som do útero ou experimente o aspirador ou exaustor ligado... Esses barulhos são calmantes para os bebes.
Por fim... Massagens, mimo, deite o no seu colo pele c pele durma de dia com ele.... Não desista de fazer o que tem feito pois vai ver que com tempo as coisas entram nos eixos.
Parabéns pelo bebê e sempre que se sentir perdida não hesite e fale com alguém (aqui ou fora)

Sobre Potezinho

tudo o que sou criou o que tu és
tudo o que tu és transformou o que sou <3
piscaninha

Shikamaru -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Olá mamã.
Os primeiros tempos são um pouco complicados, tudo é uma adaptação, nós ao bebe, o bebe a nós, o bebe ao mundo novo... Tente manter a calma, sei que por vezes é difícil mas vai melhorar com o tempo.
Primeiro, faça ouvidos moucos. Haverá sempre pessoas a opinar, mas o bebe é seu. Quer colo, dê, quer mama, dê. Aos poucos irá entender-se melhor e vai começar a desfrutar mais.
O seu bebe aumenta bem de peso? Pergunto pq com o meu, achamos tb que tinha cólicas mas na verdade tinha fome. Coincidiu com uma fase em que não fazia coco, mas tb não aumentou de peso nessa altura. Eu achava que não podia ser fome, ele mamava praticamente de hora a hora, chorava imenso, ficava vermelho e só parava na mama novamente. Tivemos de introduzir suplemento, sossegou muito mais pois já ficava satisfeito. Com isto somente estou a tentar perceber se há mais razões para ele chorar para além das dores.

Para as cólicas, para além das massagens tb pode tentar usar a bola de Pilates. Deite o bebe de barriga para baixo, suporte a cabecinha e faça movimentos para frente e para trás, ajuda a aliviar as dores. Pode usar os saquinhos de sementes que se aquecem e colocar na barriguinha.
No caso de meu bebe, qd pega e larga a mama muitas vezes, ele precisa de arrotar. Depois já pega bem novamente, experimente, pode ser isso.
Para o banho, foi sempre um berreiro até há algumas semanas. Passamos a encher a banheira (muito mais que os tais 4 dedos que nos dizem no hospital) com agua bem morninha, começamos pela cara mas acabamos com a cabeça para evitar ele ter frio. Ponho a toalha no aquecedor para ficar mais aconchegadinho e faço igual com o body. Agora já gosta e relaxa, só se chateia na parte de vestir.
Vai ver que aos poucos tudo fica mais calmo, faça o que o seu coração mandar, independentemente do que disserem.
Beijinhos

Sobre Shikamaru

DDP 08/02/2015
Indução marcada 16/02/2015

sonia isabel c. r. -
Offline
Desde 08 Jan 2010

Boa tarde e obrigada a todas. Realmente este fórum é um pequeno milagre porque às vezes basta sabermos que não estamos sós.

Mamã Milene o meu também não gosta de chucha, curioso pegou-lhe na maternidade (porque lá teve uma crise no segundo dia e apesar delas torcerem o nariz foi o que me deixou dormir algo) agora cospe-a sempre até faz careta. Quanto ao Infacol, ouvi dizer bem muito bem, mas quando estamos assim perdemos confiança que algo resulta, até estava tentada a testar mas será que tenho hipótese. As dicas que deu, terei de seguir, infelizmente po-lo a dormir é que não sei como será. Para melhorar tudo isto o meu grande stress é que o meu namorido trabalha por turnos.. É extremamente exaustivo termos de ttatar dum bebe e ter de implementar horários quando o marido dorme de dia por exemplo. É o caos e depois não lhes podemos exigir muito porque estão cansados.

Mamã Patrícia, eu já tentei músicas que metia na minha barriga mas ele nessas alturas nada liga. E embrulho-o na mantinha mas se ele consegue pôr uma mão de fora acorda logo e irritado. Será que tenho de prender a manta com força mesmo? Às vezes sinto que o estou a deixar desconfortável.

Mamã L3oneca as massagens foi o que me ensinaram logo no hospital no inicio realmente ajudava e ele calava mas agora parece que é motivo de mais dor ou sou eu mesmo que vejo assim. Mas sim não tenho hipótese de as deixar de usar mesmo...

Mamã Carolina, verdade, nas primeiras semanas eu perguntava a uma amiga fazes como dizia A, a outra dizia B, eu lia na net C e a médica dizia Z... Desisti de perguntar porque como referi no meu tópico a minha melhor amiga às vezes a falar comigo, sinto-me um Et parece que ela não passou nem 1/3 da minha sorte e acabo por me sentir mal por me queixar tanto... As outras mães fazem parecer que tudo foi bom e fácil. Tal como ja disseram aqui para mim as tarefas são obrigação não gosto, pois também tenho muitos dias que apetece bater com a cabeça e também já fico ansiosa naquele horário da noite que sei que é crítico.

Mamã Potezinho, estou ainda a ponderar se testo mais algum produto ou não, esses saquinhos não terão o mesmo efeito que os panos quentes na barriga? Os barulhos por acaso já tentei o secador não ligou a nada disso.

Mamã Shikamaru, é o que estranho também, ele engordou e aparentemente a enfermeira achou que está óptimo,o cocó não posso queixar-me faz quase sempre é capaz de falhar uma vez mas na muda tem lá quase sempre... Como anda a pedir sempre mama acho que comer come até porque não bolsava mas agora com o excesso até fica maldisposto.. É confuso, afinal parece estar tudo bem mas as dores estão sempre lá.

Vou mesmo optar pelo qur dizem não ouvir ninguém e dar o colo que tiver de ser e dormir com ele o tempo que tiver de ser. E sobretudo seguir as rotinas pois já vi qur convosco sempre deu para limar alguns problemas e ver se começa a dormir a noite toda...

Obrigada a todas Sorriso só saber que houve mais casos já me ajuda muito

Blog WordPress
https://oultimoblog.wordpress.com

Blog da nossa vida /página
➡️➡️➡️https://www.facebook.com/Oultimodiablog/

Potezinho -
Offline
Desde 29 Nov 2012

Em relação a rotinas e horários esquece...
Só aos seis meses começamos a ter horários "fixos" até lá os horários eram feitos por ela. A partir da mamada da manhã comia de três em três horas mas dependia sempre da hora que acordasse. Durante a noite tentava que dormisse mais tempo e se acordava já sabia q tinha de comer e trocar a fralda. Sim esses sacos são iguais as toalhas mas como algs tem um ligeiro odor a alfazema dizem que relaxam mais.
O infacalm foi uma ajuda preciosa no nosso caso. Oito gotas/4x ao dia até aos dois meses depois oito gotas 2x ao dia até acabar os três meses e depois deixamos de dar.
Também implementei o banho a noite por volta das 10:30/11h... Depois leite e cama e esse sono era sempre mais longo e relaxado.
Dormi muito c ela em cima de mim e na espreguiçadeira. O berço parecia que tinha picos para ela (ainda hoje parece lol)
Esquece os conselhos dos outros e segue o teu instinto. Eu tb ouvia toda a gente e dstrambelhava...
Um beijinho

Sobre Potezinho

tudo o que sou criou o que tu és
tudo o que tu és transformou o que sou <3
piscaninha