Primeiro mês do bebé | De Mãe para Mãe

Primeiro mês do bebé

Responda
33 mensagens
ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Olá!

Estou a poucos dias de ser mãe pela primeira vez e a ansiedade é muita. Se até há pouco tempo pensava mais no desenrolar da gravidez e como seria o TP, na verdade agora o que me ocupa o pensamento é o depois, como serão os primeiros dias com a bebé em casa. E é por isso que coloco este tópico, de certa forma para vos pedir que, enquanto mães, partilhem as vossas experiências relativamente às primeiras semanas passadas em casa com um recém-nascido (especialmente o primeiro filho).

Como correram as coisas, como foi a alimentação, como foi o sono dele, como foram os banhos, que sustos tiveram, o que foi mais difícil de lidar, o que correu melhor do que estavam à espera...

Enfim, gostava que partilhassem as vossas experiências. Sei que somos todas diferentes, e que os bebés também são diferentes. Mas julgo que enquanto mães de 1a viagem temos sempre receios em comum Sorriso e estas partilhas são valiosas!

Beijinhos e obrigada!

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

De uma maneira prática: o bebé é simples, as visitas e os bitaites inconvenientes é que são os mais complicados.
O que eu aconselho a uma mulher que está prestes a ser mãe:
-vá a um supermercado e abasteça-se de água, muita água! Compre legumes (de preferência congelados, que a esta altura do campeonato não deve estar inspirada para cortar e descascar doses industriais de legumes), faça sopas e congele em doses individuais. Faça o mesmo com comidas que sejam só de aquecer. Lasanha, empadão, rolo de carne, etc. Compre comida que seja só de aquecer (vai dar muito valor a uma pizza). E compre bolachas, biscoitos e chá, para os convidados, e não se dê ao trabalho de lhes fazer miminhos.
Quem precisa de nós é o bebé, e nos raros momentos que não precisa, nós precisamos é de dormir!
Tratar deles é instintivo mama. Acredite!

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

Melmi -
Offline
Desde 06 Maio 2013

Acho que o primeiro mês é o mais difícil, mas superável Sorriso Temos de nos lembrar que eles saem do conforto do nosso ventre, sempre alimentados e confortáveis e de repente vêm cá para fora onde têm frio, calor, desconforto, fome, etc... e só se sabem expressar através do choro...

Estamos inseguras, o bebé chora e não percebemos logo porquê, a amamentação pode começar por ser difícil (o meu primeiro mês de amamentação foi PAVOROSO com fissuras, mastite, mais fissuras, mas não desisti e ainda bem: ainda hoje amamento Sorriso ) e estamos cansadas.

Aconselho-te a seres bastante firme quanto às visitas - nos dias e horas que te sejam convenientes a ti e ao teu bebé e quem não gostar, olha: gostasse! Tenta descansar sempre que possas: sestinhas longas e boas com o teu bebé porque as noites, regra geral, vão ser longas a acordares para o amamentares.

Acima de tudo, espírito positivo e lembra-te que tudo passa e que é uma fase especial em que o bebé ainda é tão pequeno, em que tu te adaptas a ele e ele a ti.

Muito boa sorte Sorriso

Missap -
Offline
Desde 13 Mar 2009

Bem a minha experiência e bem recente... Tenho de concordar que há muita coisa que é instintiva. No entanto, aconselho que nestes últimos dias leia e procure informações sobre a subida do leite, a higiene do bebe, ou então fazer essas perguntas todas antes de sair do hospital. Porque se já soubermos como proceder, como lavar o bebe, como tratar do umbigo, a subida do leite deu-se e agora... Se já estivermos bem informadas é meio caminho andado para que corra tudo bem.
No dia antes do bebe nascer eu ainda fui ao super abastecer a casa (parece que estava a adivinhar), e foi o melhor que fiz, quando sai do hospital soube bem chegar a casa e ter o frigorífico cheio de frutas, legumes, leite e outras coisinhas para os primeiros dias... E já tinha dado uma grande limpeza a casa antes dele nascer, agora o tempo é escasso, ou é para dormir, ou para tratar da minha higiene e tenho alguns minuciosa por dia para ir arrumando umas coisitas mas nestes dias é melhor nem contar com isso.
Com mas visitas, só tenho uns cafés e umas cervejas, não tem feito grande sala e tem corrido tudo bem...
Vai correr tudo bem, apesar das noites já não serem o que eram, eu e o pai temos dividido tudo, eu amamento e ele troca a fralda e põe o bebe a arrotar, e isso é uma grande ajuda para os dois. Está é a melhor experiência da nossa vida Sorriso

Sobre Missap

Missap

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Sim, a dica para amamentar é informar-se e ler muito. Se quiser relamente amamentar, aconselho este grupo, que me ajudou muito com a amamentação
https://m.facebook.com/groups/202567586425304?ref=bookmark
Tem que mandar pedido de adesão e mensagem a pedir para aceitarem o pedido.
Ah, não é fácil.... Mas compensa MUITO!

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá querida,

Olha o meu bebé tem um mês! O que costumo dizer agora é que as dores que tive antes do parto (não conseguia ter posição para dormir) e as do parto são toleráveis e mais fáceis que as noites e os dias que passas no primeiro mês com o teu bebé Sorriso Não é para te assustar claro, e tudo varia de mulher para mulher e de bebé para bebé.
Antes do parto, já tinha feito grandes limpezas em casa, tinha abastecido frigorífico e armários, e tinha tudo o que era necessário para o bebé em casa. Aproveita mesmo para ter tudo em casa, porque o que mais vais querer depois do parto é estar tranquila. Não vais ter tempo para nada!
No hospital, ensinam-te o essencial para te safares em casa, e também podes ver vídeos no you tube sobre banhos, amamentação, etc.
Eu estava como tu: cheia de estresse, porque era o meu primeiro filho, mas no hospital ensinam-te muitas coisas, e também tens que colocar o máximo de perguntas, de forma a te sentires aliviada quando fores para a casa com ele/ela.
Posso-te dizer que, no 2º dia em casa, entrei em grande estresse, porque o bebé não parava de chorar. Já fazia 6h seguidas que chorava, até que chamei uma familiar para me dar apoio. Pensei que fosse do meu leite, porque começaram logo a rebaixar-me, afirmando que o meu leite poderia não prestar! Afinal, não era nada disso. O bebé chora de birra, mimo, cólicas, fralda molhada, etc. Vais conseguir distinguir o choro de dor do de mimo!

Alimentação: amamentação só! No hspital, ensinam-te a amamentar, tive enfermeiras impecáveis, que me ajudaram em tudo! Nunca tive problemas com a amamentação, mas sei que, para algumas mulheres, torna-se muito complicado. Nunca desistas, tenta sempre informr-te melhor, porque o bebé pode não agarrar bem a mama, ou haver outro problema qualquer.

Banho: comprei uma banheira, mas ainda não a utilizei. O bebé é tão pequeno que só lhe dou banho na pia da casa de banho. E mais fácil. Água morna (38º). Tens que desinfectar o cordão umbilical durante cerca de 10 dias com álcool 70%. Quanto aos cremes, ofereceram-mos, mas só os utilizei porque o pediatra disse que o bebé tinha a pele irritada.

SUSTOS: CÓLICAS!!!!!! Horrível! Tem mesmo muito cuidado com aquilo que comes. Bastou que eu bebesse algo que não devia e o bebé gritou até dizer chega. A sorte foi manter a calma, fazer as massagens que me tinham ensinado no hospital, e dar-lhe as gotas cor-de-rosa.

Visitas: tenta estipular regras. As pessoas têm que te contactar com antecedência, porque são horas complicadas. Podes estar cansada, de pijama, etc. Eu limitei as visitas no hospital e em casa também. Como tenho uma segunda residência, vim para cá, porque se ficasse na casa da aldeia, posso-te dizer que apareceram lá cerca de 30 pessoas, logo nos dias a seguir à minha saída do hospital. Assim, tive a sorte de não ter que aturra gente louca!
Menos gente vês, melhor! Eu sofri muito com as bocas da minha sogra, passa o tempo a apontar erros no bebé e em mim, e digo-te que não tens mesmo paciência para issso! Estás a aprender a tratar do teu bebé, e queres é paz!

Noites: sempre complicadas. O bebé não tem horários, por isso, aproveita para dormir quando ele dorme, senão não aguentas! Eu já estou a educar o meu a trocar horários. Não dorme muito de dia, para podermos dormir de noite tranquilos e está a funcionar!

O primeiro mês é, de facto, muito complicado, porque o bebé esteve na tua barriga e não dava trabalho,e quando está fora, tens que te habituar a ele e ele a ti.

Olha eu passo os meus dias de pijama a tratar dele. O primeiro mês tive de o passar com ele sempre no colo. Só queria sentir o meu calor. É muito cansativo, pois não podes fazer nada em casa! Agora, já começamos a entender-nos Sorriso

Tenta descansar o máximo que puderes agora, para teres força para o pós-parto. Não estresses que vai correr tudo bem!

gatita5 -
Offline
Desde 21 Ago 2013

Interessante!

Sónia Leal -
Offline
Desde 10 Mar 2013

Mamã, esse medo é geral.
Eu já fui mãe um pouco tarde, digamos (36 anos) e tinha muito medo porque sempre fui muito independente e ter alguém 100% dependente de mim estava a pôr-me maluca.
Saí-me lindamente (acho eu).`É um instinto que já nasce connosco. Algumas informações aqui e ali e o resto é connosco.
Tirar informações sobre a alimentação e higiene do bebé e o resto confie em si mesma. Esqueça as lides domésticas durante uns tempos. Eu ainda tive tempo de deixar tudo em ordem e também tenho um namorido fantástico que ajuda em tudo, mas é muito complicado até para tomarmos banho. Eu, pelo menos, tinha receio de estar na casa de banho e não a ouvir chorar. Então tratava de mim antes do pai sair e depois logo se via. O pouco tempo que vai ter livre (enquanto o bebé dorme) vai ser para descansar também. Bem vai precisar.
De resto...somos mulheres...e como tal, com o instinto de conhecer e proteger os nossos amores.
Não tenha medo. Vai ver que vai correr bem.
Felicidades!
Ah uma coisa muito importante...
Ouvir só quem vem realmente ajudar. Não às coisas que a deitem abaixo. Estamos muito fragilizadas e as pessoas não têm noção do que dizem. Confie mais em si e no seu sentido do que em pessoas que não sabem o que dizem

Sónia Vieira

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Magnum escreveu:
De uma maneira prática: o bebé é simples, as visitas e os bitaites inconvenientes é que são os mais complicados.
O que eu aconselho a uma mulher que está prestes a ser mãe:
-vá a um supermercado e abasteça-se de água, muita água! Compre legumes (de preferência congelados, que a esta altura do campeonato não deve estar inspirada para cortar e descascar doses industriais de legumes), faça sopas e congele em doses individuais. Faça o mesmo com comidas que sejam só de aquecer. Lasanha, empadão, rolo de carne, etc. Compre comida que seja só de aquecer (vai dar muito valor a uma pizza). E compre bolachas, biscoitos e chá, para os convidados, e não se dê ao trabalho de lhes fazer miminhos.
Quem precisa de nós é o bebé, e nos raros momentos que não precisa, nós precisamos é de dormir!
Tratar deles é instintivo mama. Acredite!

Obrigada pela resposta, Magnum.

Mas não percebi a questão da água - não serve a água da torneira?

Temos que abastecer o frigorífico e congelador...e cozinhar algumas refeições,de facto. Mas como vivo perto dos meus pais e avó, sei que terei esse apoio da parte deles.

A minha questão dirigia-se mais a tentar saber como foram os primeiros tempos quanto â amamentação, sono do bebé... Como foi gerir isso tudo, as vossas expectativas iniciais e se ficaram aquém ou não das mesmas.

Obrigada pela partilha!

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Melmi escreveu:
Acho que o primeiro mês é o mais difícil, mas superável Temos de nos lembrar que eles saem do conforto do nosso ventre, sempre alimentados e confortáveis e de repente vêm cá para fora onde têm frio, calor, desconforto, fome, etc... e só se sabem expressar através do choro...
Estamos inseguras, o bebé chora e não percebemos logo porquê, a amamentação pode começar por ser difícil (o meu primeiro mês de amamentação foi PAVOROSO com fissuras, mastite, mais fissuras, mas não desisti e ainda bem: ainda hoje amamento ) e estamos cansadas.
Aconselho-te a seres bastante firme quanto às visitas - nos dias e horas que te sejam convenientes a ti e ao teu bebé e quem não gostar, olha: gostasse! Tenta descansar sempre que possas: sestinhas longas e boas com o teu bebé porque as noites, regra geral, vão ser longas a acordares para o amamentares.
Acima de tudo, espírito positivo e lembra-te que tudo passa e que é uma fase especial em que o bebé ainda é tão pequeno, em que tu te adaptas a ele e ele a ti.
Muito boa sorte

Olá Melmi, obrigada pela partilha!

Quanto à amamentação, sentiste que estavas já alerta e prevenida em relação às dificuldades que pudessem surgir? E se estavas, pensas que isso te ajudou a não desistires? E em relação as sestas, fazias as tuas sempre perto do bebé?

Sónia Leal -
Offline
Desde 10 Mar 2013

Quanto à amamentação posso dizer que para mim foi o mais difícil. Ela não pegava no peito. Mesmo na maternidade com a ajuda das enfermeiras, foi complicado. Acabei por começar a tirar à bomba e depois fiquei sem leite. Só amamentei durante 1 mês com muita pena minha.
Estamos sempre alerta para as coisas essenciais.
Ainda hoje quando quero descansar é à beira dela. Antes era porque me sentia mais segura estar ao seu lado porque se ela precisasse de alguma coisa euy estava logo ali, agora é porque ela é uma trapalhona a dormir e mexe-se muito. Para ir parar ao chão (apesar das almofadas e afins à volta) é num instante.
Não sei se tens possibilidades de adquirir ( a mim ofereceram) mas uma câmara é um descanso fantástico. Só assim eu comecei a tratar de mim e da casa descansada.

Sónia Vieira

Sónia Leal -
Offline
Desde 10 Mar 2013

Ah e confesso que o meu maior medo sempre foi a parte do banho. Eu sou tão brutinha e ela tão frágil...
Foi sempre um banho a três. Eu segurava e o pai dava banho ou vice-versa.
Posso dizer que ela já tinha 9 meses quando lhe comecei a dar banho sozinha. Que pavor que eu tinha.....

Sónia Vieira

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Missap escreveu:
Bem a minha experiência e bem recente... Tenho de concordar que há muita coisa que é instintiva. No entanto, aconselho que nestes últimos dias leia e procure informações sobre a subida do leite, a higiene do bebe, ou então fazer essas perguntas todas antes de sair do hospital. Porque se já soubermos como proceder, como lavar o bebe, como tratar do umbigo, a subida do leite deu-se e agora... Se já estivermos bem informadas é meio caminho andado para que corra tudo bem.
No dia antes do bebe nascer eu ainda fui ao super abastecer a casa (parece que estava a adivinhar), e foi o melhor que fiz, quando sai do hospital soube bem chegar a casa e ter o frigorífico cheio de frutas, legumes, leite e outras coisinhas para os primeiros dias... E já tinha dado uma grande limpeza a casa antes dele nascer, agora o tempo é escasso, ou é para dormir, ou para tratar da minha higiene e tenho alguns minuciosa por dia para ir arrumando umas coisitas mas nestes dias é melhor nem contar com isso.
Com mas visitas, só tenho uns cafés e umas cervejas, não tem feito grande sala e tem corrido tudo bem...
Vai correr tudo bem, apesar das noites já não serem o que eram, eu e o pai temos dividido tudo, eu amamento e ele troca a fralda e põe o bebe a arrotar, e isso é uma grande ajuda para os dois. Está é a melhor experiência da nossa vida

Olá e agradeço a partilha!

E parabéns pelo bebé!

Em relação ao sono, o seu bebé dorme bem? E fica muito tempo acordado? E relativamente ao período da noite, fica tão acordado entre soninhos quanto de dia?

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Magnum escreveu:
Sim, a dica para amamentar é informar-se e ler muito. Se quiser relamente amamentar, aconselho este grupo, que me ajudou muito com a amamentaçãohttps://m.facebook.com/groups/202567586425304?ref=bookmark
Tem que mandar pedido de adesão e mensagem a pedir para aceitarem o pedido.
Ah, não é fácil.... Mas compensa MUITO!

Não conhecia o grupo, obrigada!

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Caloira escreveu:
Olá querida,
Olha o meu bebé tem um mês! O que costumo dizer agora é que as dores que tive antes do parto (não conseguia ter posição para dormir) e as do parto são toleráveis e mais fáceis que as noites e os dias que passas no primeiro mês com o teu bebé Não é para te assustar claro, e tudo varia de mulher para mulher e de bebé para bebé.
Antes do parto, já tinha feito grandes limpezas em casa, tinha abastecido frigorífico e armários, e tinha tudo o que era necessário para o bebé em casa. Aproveita mesmo para ter tudo em casa, porque o que mais vais querer depois do parto é estar tranquila. Não vais ter tempo para nada!
No hospital, ensinam-te o essencial para te safares em casa, e também podes ver vídeos no you tube sobre banhos, amamentação, etc.
Eu estava como tu: cheia de estresse, porque era o meu primeiro filho, mas no hospital ensinam-te muitas coisas, e também tens que colocar o máximo de perguntas, de forma a te sentires aliviada quando fores para a casa com ele/ela.
Posso-te dizer que, no 2º dia em casa, entrei em grande estresse, porque o bebé não parava de chorar. Já fazia 6h seguidas que chorava, até que chamei uma familiar para me dar apoio. Pensei que fosse do meu leite, porque começaram logo a rebaixar-me, afirmando que o meu leite poderia não prestar! Afinal, não era nada disso. O bebé chora de birra, mimo, cólicas, fralda molhada, etc. Vais conseguir distinguir o choro de dor do de mimo!
Alimentação: amamentação só! No hspital, ensinam-te a amamentar, tive enfermeiras impecáveis, que me ajudaram em tudo! Nunca tive problemas com a amamentação, mas sei que, para algumas mulheres, torna-se muito complicado. Nunca desistas, tenta sempre informr-te melhor, porque o bebé pode não agarrar bem a mama, ou haver outro problema qualquer.
Banho: comprei uma banheira, mas ainda não a utilizei. O bebé é tão pequeno que só lhe dou banho na pia da casa de banho. E mais fácil. Água morna (38º). Tens que desinfectar o cordão umbilical durante cerca de 10 dias com álcool 70%. Quanto aos cremes, ofereceram-mos, mas só os utilizei porque o pediatra disse que o bebé tinha a pele irritada.
SUSTOS: CÓLICAS!!!!!! Horrível! Tem mesmo muito cuidado com aquilo que comes. Bastou que eu bebesse algo que não devia e o bebé gritou até dizer chega. A sorte foi manter a calma, fazer as massagens que me tinham ensinado no hospital, e dar-lhe as gotas cor-de-rosa.
Visitas: tenta estipular regras. As pessoas têm que te contactar com antecedência, porque são horas complicadas. Podes estar cansada, de pijama, etc. Eu limitei as visitas no hospital e em casa também. Como tenho uma segunda residência, vim para cá, porque se ficasse na casa da aldeia, posso-te dizer que apareceram lá cerca de 30 pessoas, logo nos dias a seguir à minha saída do hospital. Assim, tive a sorte de não ter que aturra gente louca!
Menos gente vês, melhor! Eu sofri muito com as bocas da minha sogra, passa o tempo a apontar erros no bebé e em mim, e digo-te que não tens mesmo paciência para issso! Estás a aprender a tratar do teu bebé, e queres é paz!
Noites: sempre complicadas. O bebé não tem horários, por isso, aproveita para dormir quando ele dorme, senão não aguentas! Eu já estou a educar o meu a trocar horários. Não dorme muito de dia, para podermos dormir de noite tranquilos e está a funcionar!
O primeiro mês é, de facto, muito complicado, porque o bebé esteve na tua barriga e não dava trabalho,e quando está fora, tens que te habituar a ele e ele a ti.
Olha eu passo os meus dias de pijama a tratar dele. O primeiro mês tive de o passar com ele sempre no colo. Só queria sentir o meu calor. É muito cansativo, pois não podes fazer nada em casa! Agora, já começamos a entender-nos
Tenta descansar o máximo que puderes agora, para teres força para o pós-parto. Não estresses que vai correr tudo bem!

Muito obrigada pelo testemunho tão completo!

E como são as rotinas - se é que as há neste primeiro mês - do teu bebé? Podem existir ou vamos levando as coisas ao sabor do momento e dos dias? E como fazes para ele dormir menos durante o dia, mais estímulos? E se ele dorme mais de noite, não tens receio que fique com mais fome? Ou ele tende a acordar sempre que tem fome?

Desculpa ter colocado mais questões, mas atrás de uma dúvida vêm sempre mais duas ou três! Sorriso

Em relação às visitas, penso que não terei muitos problemas - tenho uma família pequenina e um núcleo de amigos igualmente pequeno. E já lhes disse que os avisaria mal me sentisse ok para nós virem visitar. Conto com essa compreensão por parte deles!

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Sónia Leal escreveu:
Mamã, esse medo é geral.
Eu já fui mãe um pouco tarde, digamos (36 anos) e tinha muito medo porque sempre fui muito independente e ter alguém 100% dependente de mim estava a pôr-me maluca.
Saí-me lindamente (acho eu).`É um instinto que já nasce connosco. Algumas informações aqui e ali e o resto é connosco.
Tirar informações sobre a alimentação e higiene do bebé e o resto confie em si mesma. Esqueça as lides domésticas durante uns tempos. Eu ainda tive tempo de deixar tudo em ordem e também tenho um namorido fantástico que ajuda em tudo, mas é muito complicado até para tomarmos banho. Eu, pelo menos, tinha receio de estar na casa de banho e não a ouvir chorar. Então tratava de mim antes do pai sair e depois logo se via. O pouco tempo que vai ter livre (enquanto o bebé dorme) vai ser para descansar também. Bem vai precisar.
De resto...somos mulheres...e como tal, com o instinto de conhecer e proteger os nossos amores.
Não tenha medo. Vai ver que vai correr bem.
Felicidades!
Ah uma coisa muito importante...
Ouvir só quem vem realmente ajudar. Não às coisas que a deitem abaixo. Estamos muito fragilizadas e as pessoas não têm noção do que dizem. Confie mais em si e no seu sentido do que em pessoas que não sabem o que dizem

Sónia, obrigada pelas suas palavras de encorajamento Sorriso

Eu gostava de ser um pouco menos stressada, mais descontraída... mas só de me imaginar sozinha em casa com um ser tão pequenino e dependente... Parece tão contraditório: levamos uma gravidez com ele a desenvolver-se dentro de nós e sem nos preocuparmos com alimentação, sono, higiene...parece um ser já tão autónomo (embora 100% dependente de nos) que não da trabalho nenhum. Depois nasce, e tudo muda, não é?

Espero conseguir estar à altura do desafio e ser uma boa mãe! Tenho também a sorte de ter um marido que me apoia imenso, especialmente nas tarefas de casa...e vai ser uma ajuda muito preciosa nos primeiros tempos!

Obrigada pelo seu testemunho!

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Sónia Leal escreveu:
Ah e confesso que o meu maior medo sempre foi a parte do banho. Eu sou tão brutinha e ela tão frágil...
Foi sempre um banho a três. Eu segurava e o pai dava banho ou vice-versa.
Posso dizer que ela já tinha 9 meses quando lhe comecei a dar banho sozinha. Que pavor que eu tinha.....

As minhas amigas mães dizem-me o mesmo! É das coisas que mais receio têm de fazer sozinhas com os bebés! No curso de PP lidamos com bonecos que não se mexem - se pegamos neles numa determinada posição, assim ficam. Com um bebé é sempre imprevisível!

Eu sempre gostei de crianças, mas quando são mais velhinhas, a partir dos 2 aninhos em diante... Adoro brincar com elas! Confesso que bebés muito pequeninos nunca foram a minha perdição. Talvez mude com o nascimento da minha! Sorriso

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

ritam1980 escreveu:

Sónia Leal escreveu:Ah e confesso que o meu maior medo sempre foi a parte do banho. Eu sou tão brutinha e ela tão frágil...
Foi sempre um banho a três. Eu segurava e o pai dava banho ou vice-versa.
Posso dizer que ela já tinha 9 meses quando lhe comecei a dar banho sozinha. Que pavor que eu tinha.....

As minhas amigas mães dizem-me o mesmo! É das coisas que mais receio têm de fazer sozinhas com os bebés! No curso de PP lidamos com bonecos que não se mexem - se pegamos neles numa determinada posição, assim ficam. Com um bebé é sempre imprevisível!
Eu sempre gostei de crianças, mas quando são mais velhinhas, a partir dos 2 aninhos em diante... Adoro brincar com elas! Confesso que bebés muito pequeninos nunca foram a minha perdição. Talvez mude com o nascimento da minha!

Um aparte: eu nunca tive curso de PP, e quando cheguei ao hospital, chateram-me todos a cabeça. Queriam saber o motivo pelo qual nunca tinha seguido ess ecurso, pois eu trabalhei quase até ao parto, e tenho um horário difícil e exaustivo. Então qual a surpresa das enfermeiras e da parteira quando consegui fazer tudo direitinho e melhor do que aquelas que têm PP. Ensinaram-me tudo na hora, e eu apliquei.
Por isso, até acredito que se aprenda muita coisa nesse curso, mas a prática é outra!

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Quanto às rotinas conforme o tempo passa percebemos que um bebé que é amamentado em exclusivo, a única rotina que tem é a hora do banho. Porque de resto, pode ter mais fome agora, menos fome daqui a pouco, mamar 5 vezes esta tarde, e 2 na próxima, ou então estar num pico de crescimento e passar 3 dias só a mamar. Não convém criar muita esperança quanto a rotinas. Basicamente, o bebé pode maminha como conforto, como porto de abrigo, como forma de aliviar a dor, como carinho, como aconchego, e por fome. Não se assuste se quiser mamar 20 vezes num dia, porque o estomago deles quando nascem é do tamanho de um berlinde, logo enche tão rápido quanto esvazia. A amamentação deve ser em livre demanda. Sem horários, sem relógios, sem timings, sem limites. O bebé mama o que quer à hora que quer, e só assim se garante que ele está a conseguir indicar às maminhas a quantidade de leite que precisa. E não há horas para isso. Até às 6 semanas nenhum bebé deve passar mais de 4h sem comer (e se for permaturo, nunca exceder as 3h). É muito giro dormir a noite toda, mas um bebé desta idade sofre baixas de glicemia (compensada pelo leite) muito facilmente, e mal esta desce, ele pode não conseguir acordar para avisar. A partir daí pode dormir 7h na boa. Não estou a querer assusta-la.. Mas as pessoas têm a mania de perguntar "já dorme a noite toda?" como se isso fosse obrigatório.. Eles têm tempo para dormir a noite toda, afinal nos primeiros tempos, se há coisa que eles fazem é dormir. Com o tempo eles próprios aprendem a regular os horários segundo os nossos. Não se deve forçar a nada
Quanto mais se mantém o bebé acordado, mais irritado, e cheio de estímulos ele fica, o que se traduz numa possível péssima noite. Eles têm o ritmo deles, e só têm que ser respeitados. Bebés respeitados são mais calmos, mais sossegados.

Quanto à água, eu como bebo água engarrafada, supus (erradamente) que fizesse o mesmo. Mas claro que pode beber água da torneira.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

tisha83 -
Offline
Desde 12 Out 2008

ola, basicmante as mamas acima ja disseram tudo.
limpeza da casa e encher frig, e despensa antes do parto. tenta depois comer coisas saudaveis e muita agua para prevenir colicas.
o conselho mais importante: CUIDADO COM AS VISITAS e IGNORAR COMENTARIOS!!! o melhor é visitarem-te no hospital,pois ai tens ajuda, e pedes pelo menos 15 dias sem visitas com a desculpa que é o periodo de habituação (o ideal seria 1 mes).
relativamente a amamentação, NAO HA LEITE FRACO, por isso evita ao maximo dar LA. outro conselho: da muito muito colo, mimo e maminha sempre que quiser (ou seja, a qualquer hora)
felicidades

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

ritam1980 escreveu:

Caloira escreveu:Olá querida,
Olha o meu bebé tem um mês! O que costumo dizer agora é que as dores que tive antes do parto (não conseguia ter posição para dormir) e as do parto são toleráveis e mais fáceis que as noites e os dias que passas no primeiro mês com o teu bebé Não é para te assustar claro, e tudo varia de mulher para mulher e de bebé para bebé.
Antes do parto, já tinha feito grandes limpezas em casa, tinha abastecido frigorífico e armários, e tinha tudo o que era necessário para o bebé em casa. Aproveita mesmo para ter tudo em casa, porque o que mais vais querer depois do parto é estar tranquila. Não vais ter tempo para nada!
No hospital, ensinam-te o essencial para te safares em casa, e também podes ver vídeos no you tube sobre banhos, amamentação, etc.
Eu estava como tu: cheia de estresse, porque era o meu primeiro filho, mas no hospital ensinam-te muitas coisas, e também tens que colocar o máximo de perguntas, de forma a te sentires aliviada quando fores para a casa com ele/ela.
Posso-te dizer que, no 2º dia em casa, entrei em grande estresse, porque o bebé não parava de chorar. Já fazia 6h seguidas que chorava, até que chamei uma familiar para me dar apoio. Pensei que fosse do meu leite, porque começaram logo a rebaixar-me, afirmando que o meu leite poderia não prestar! Afinal, não era nada disso. O bebé chora de birra, mimo, cólicas, fralda molhada, etc. Vais conseguir distinguir o choro de dor do de mimo!
Alimentação: amamentação só! No hspital, ensinam-te a amamentar, tive enfermeiras impecáveis, que me ajudaram em tudo! Nunca tive problemas com a amamentação, mas sei que, para algumas mulheres, torna-se muito complicado. Nunca desistas, tenta sempre informr-te melhor, porque o bebé pode não agarrar bem a mama, ou haver outro problema qualquer.
Banho: comprei uma banheira, mas ainda não a utilizei. O bebé é tão pequeno que só lhe dou banho na pia da casa de banho. E mais fácil. Água morna (38º). Tens que desinfectar o cordão umbilical durante cerca de 10 dias com álcool 70%. Quanto aos cremes, ofereceram-mos, mas só os utilizei porque o pediatra disse que o bebé tinha a pele irritada.
SUSTOS: CÓLICAS!!!!!! Horrível! Tem mesmo muito cuidado com aquilo que comes. Bastou que eu bebesse algo que não devia e o bebé gritou até dizer chega. A sorte foi manter a calma, fazer as massagens que me tinham ensinado no hospital, e dar-lhe as gotas cor-de-rosa.
Visitas: tenta estipular regras. As pessoas têm que te contactar com antecedência, porque são horas complicadas. Podes estar cansada, de pijama, etc. Eu limitei as visitas no hospital e em casa também. Como tenho uma segunda residência, vim para cá, porque se ficasse na casa da aldeia, posso-te dizer que apareceram lá cerca de 30 pessoas, logo nos dias a seguir à minha saída do hospital. Assim, tive a sorte de não ter que aturra gente louca!
Menos gente vês, melhor! Eu sofri muito com as bocas da minha sogra, passa o tempo a apontar erros no bebé e em mim, e digo-te que não tens mesmo paciência para issso! Estás a aprender a tratar do teu bebé, e queres é paz!
Noites: sempre complicadas. O bebé não tem horários, por isso, aproveita para dormir quando ele dorme, senão não aguentas! Eu já estou a educar o meu a trocar horários. Não dorme muito de dia, para podermos dormir de noite tranquilos e está a funcionar!
O primeiro mês é, de facto, muito complicado, porque o bebé esteve na tua barriga e não dava trabalho,e quando está fora, tens que te habituar a ele e ele a ti.
Olha eu passo os meus dias de pijama a tratar dele. O primeiro mês tive de o passar com ele sempre no colo. Só queria sentir o meu calor. É muito cansativo, pois não podes fazer nada em casa! Agora, já começamos a entender-nos
Tenta descansar o máximo que puderes agora, para teres força para o pós-parto. Não estresses que vai correr tudo bem!

Muito obrigada pelo testemunho tão completo!
E como são as rotinas - se é que as há neste primeiro mês - do teu bebé? Podem existir ou vamos levando as coisas ao sabor do momento e dos dias? E como fazes para ele dormir menos durante o dia, mais estímulos? E se ele dorme mais de noite, não tens receio que fique com mais fome? Ou ele tende a acordar sempre que tem fome?
Desculpa ter colocado mais questões, mas atrás de uma dúvida vêm sempre mais duas ou três!
Em relação às visitas, penso que não terei muitos problemas - tenho uma família pequenina e um núcleo de amigos igualmente pequeno. E já lhes disse que os avisaria mal me sentisse ok para nós virem visitar. Conto com essa compreensão por parte deles!

Todas as tuas dúvidas são normais. É assim, não existe rotina! O meu bebé mudou cnstantemente de horários no primeiro mês. Nada se torna regular! Tudo é novidade! Para teres noção, o meu bebé passava a manhã toda (desde Às 06h até às 14h) a chorar. Depois dormia bem à tarde. VOltava a chorar desde às 20h até à meia noite. Depois trocou tudo!
Tens que saborear cada momento, apesar de eu não ter "degustado", pois acabei por ficar demasiado cansada, irritada com tanto choro (nada o acalmava - música, tv, recusou chupeta, etc.),enervada, etc. Cheguei a desesperar. A sorte é ter o meu marido do meu lado, que me ajudava imenso. Quanto à troca de sono, não podes fazer isso no primeiro mês. É demasiado brutal para um recém-nascido. Tens que te adaptar a ele! Eu estou a trocar-lhe o sono há 2 dias e tem funcionado bem. Tento mantê-lo acordado durante o dia, deixando-o dormir de vez em quando, mas menos! Funciona perfeitamente porque de noite dormimos todos! FOme? Ele chora quando precisa, mas também é importante salientar que lhe dou de mamar de hora a hora a partir das 20h até às 23h. Fica com a barriguinha confortável e dorme mais horas. Claro que não podia fazer isso no primeiro mês, porque o meu bebé nasceu com pouco peso, e no hospital obrigavam-me a acordá-lo. Fiz o mesmo em casa. Acordava-o de 3h em 3h, e num mês engordou 1kg200! Agora, tu como mãe vais saber melhor o que fazer, pois certas coisas para mim são estúpidas... COncordo em acordar um bebé regularmente para lhe dar de comer, mas isso até a uma certa altura. As minhas amigas com filhos também me disseram isso. É uma loucura fazer isso meses seguidos. No meu caso, tenho sorte porque ele mama muito no final da noite e depois dorme muito bem.Atenção que isso é um caso particular (o meu). As mães devem ver o melhor pelo seu filho, se for necessário dar de comer de 2h em 2h ou de 3h em 3h, eu respeito plenamente.

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Agradeço a todas o vosso feedback e as partilhas! Percebo que a informação é importante, mas longe de pensar que conseguirei matematicamente gerir todas as necessidades da minha filhota. Por mais planos que possa fazer, percebo que o mais sensato (e menos angustiante) é ir ao ritmo dos momentos... Espera-me uma aventura das grandes, logo eu que sou super meticulosa e gosto de ter tudo planeado e preparado e antever todos os possíveis imprevistos! Vem aí uma fase de crescimento pessoal Sorriso

Beijinhos e se mais mães quiserem partilhar as vossas experiências, serão muito bem-vindas! Obrigada!

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Mamã caloira, não percebi bem se quando falou das 2/3h de referia ao comentar que eu deixei. Mas quero dizer que deixei claro que isto deve-se fazer até às 6 semanas, altura até à qual os bebés não conseguem controlar os níveis de glicemia sem avisar que estão a baixar. Após as 6 semanas concordo que os bebés durmam a noite toda, mas atenção que o termo "a noite toda" até aos 6 meses são 7h no máximo (dito pelos 2 médicos que acompanham a minha filha).
Não quero que leve este comentário a mal, mas sim esclarecer qualquer coisa que possa ter entendido erradamente, ou qualquer coisa que eu inconscientemente possa ter explicado mal.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

Melmi -
Offline
Desde 06 Maio 2013

ritam1980 escreveu:

Melmi escreveu:Acho que o primeiro mês é o mais difícil, mas superável Temos de nos lembrar que eles saem do conforto do nosso ventre, sempre alimentados e confortáveis e de repente vêm cá para fora onde têm frio, calor, desconforto, fome, etc... e só se sabem expressar através do choro...
Estamos inseguras, o bebé chora e não percebemos logo porquê, a amamentação pode começar por ser difícil (o meu primeiro mês de amamentação foi PAVOROSO com fissuras, mastite, mais fissuras, mas não desisti e ainda bem: ainda hoje amamento ) e estamos cansadas.
Aconselho-te a seres bastante firme quanto às visitas - nos dias e horas que te sejam convenientes a ti e ao teu bebé e quem não gostar, olha: gostasse! Tenta descansar sempre que possas: sestinhas longas e boas com o teu bebé porque as noites, regra geral, vão ser longas a acordares para o amamentares.
Acima de tudo, espírito positivo e lembra-te que tudo passa e que é uma fase especial em que o bebé ainda é tão pequeno, em que tu te adaptas a ele e ele a ti.
Muito boa sorte

Olá Melmi, obrigada pela partilha!
Quanto à amamentação, sentiste que estavas já alerta e prevenida em relação às dificuldades que pudessem surgir? E se estavas, pensas que isso te ajudou a não desistires? E em relação as sestas, fazias as tuas sempre perto do bebé?

Eu acho que me 'documentei' e informei bem durante a gravidez, mas confesso que a gravidade da mastite me apanhou de surpresa. Foi muito doloroso, dores horríveis no corpo todo, febre, arrepios de frio, seguidos de calor insuportável... Não conseguia comer, não conseguia pegar no meu filho... Foram dois dias muito complicados, depois comecei a melhorar. Eu achei pior do que o trabalho de parto... Mas cá estou a contar a história, ou seja, não é o fim do mundo! Piscar o olho

Eu estava muito determinada em amamentar, por isso não desisti... Mesmo quando tive fissuras muito dolorosas em que gritava cada vez que ele me pagava no peito.... Custa, não vou tentar suavizar a questão, MAS (e este mas é muito importante!) é superável e temos que perseverar e pensar que as dificuldades vão ser superadas. Claro que tive momentos de pensar "não consigo mais dar mama" mas duravam 5 segundos... Sorriso

Quanto às sestas, ele dormia na alcofa, eu deitava-me na cama, ao lado. Às vezes ele dormia comigo, também. Ao princípio tinha medo de o magoar, mas rapidamente me apercebi que isso não acontecia (talvez por instinto inconsciente, não sei).

Sónia Leal -
Offline
Desde 10 Mar 2013

Como diz o meu namorido eu sou paranóica com as coisas da casa e afins. Muito meticulosa, tudo direitinho...Ora bem, continuo um pouco mas já mudei bastante desde que o meu amor nasceu. Nos primeiros meses só consegues tratar dela e descansar no pouco tempo que te resta. Eu também tinha tudo planeado. Ia fazer assim e assado...Não vale a pena planear, tens que ir ao sabor do vento Sorriso ou melhor, conforme a pequenina quiser. Quem vai mandar é ela. Um conselho: não stresses muito com os afazeres. Eu cheguei ao ponto de me sentir mal de tão cansada que andava. Bastou o susto de me sentir mal sozinha com ela em casa. Primeiro está ela e o nosso descanso físico e psicológico. Depois sim, vem o resto.
A minha borboleta já tem 11m e eu continuo de rastos porque ainda não me habituei muito bem ao sistema todo. Trabalho, casa, filha, marido, animais...
Mas é tão bom...
Alguma dúvida que tenhas conta connosco. Mas vais-te sair bem com toda a certeza. São coisas que já naascem connosco.
Beijinhos
Podes ter a certeza que vem aí uma aventura, mas mais certeza ainda podes ter de saber que vai ser a MELHOR aventura da tua vida.

Sónia Vieira

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

Amamentação: vai doer no início? Sim dói, mas compensa? É a melhor coisa do mundo Sorriso a minha princesa nasceu no domingo e tive a subida do leite a sério de sábado para domingo. Acordei nessa noite com os 2 peitos todos duros, tive que estar 2h a massajar com água quente para os vazar e depois colocar gelo para não produzir tanto. Andei assim uns 3 dias e depois normalizou. Na altura liguei para a sosamamentacao para me ajudarem e foram impecáveis! Vê contatos na net.

Sonos: não cries grandes expectativas. No primeiro mês não há sonos nem mamadas regulares. A minha nas primeiras 3 semanas acordava de 1h30 em 1h30 e demorava 1h para mamar de cada vez. Foi muito cansativo. Dormi nessa altura umas 3h por noite às prestações. A boa notícia é que depois começam a fazer intervalos maiores Sorriso

Mais difícil: foi a partir das 3 semanas conseguir adormecer e manter a minha princesa no berço tanto durante o dia como à noite. Felizmente soube da existência do livro "10 dias para ensinar o seu filho a dormir". Foi a minha salvação Sorriso desde que adoptei essas técnicas que a minha vida mudou. Já consigo arrumar a casa, cuidar de mim, etc porque ela aguenta-se sozinha no berço a dormir e faz sestas de 2h/3h. Gostava de ter lido o livro antes de ela nascer mas ainda fui a tempo porque está tudo a resultar na perfeição Piscar o olho

Muitas felicidades!!

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Taple, a autora refere que só é aconselhado para bebés com mais de 6 meses.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

CDM -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Alguns conselhos que me deram e que considero importantes:

- Visitas: controlar ao máximo pois ninguém está com paciência para fazer sala e lanchinhos. O bebé exige muito de nós e não estamos no nosso melhor. Agradece-se a quem traga ou o lanche ou uma sopa ou um tabuleiro de comida feita! Podem também passar uma roupa a ferro Sorriso

- beijinhos e festinhas ao recém-nascido: proibido às visitas. Têm tempo para isso mais tarde. Nunca se sabe quem está adoentado (e quem está nunca deve ir visitar um recém-nascido).

- Alimentação: Não existem leites fracos. O melhor é não ligar a quem diz isso. O bebé pode chorar por variadissimas razões. As maminhas podem ficar doridas por isso ter em casa (e levar para a maternidade) um creme apropriado (eu tive de usar bicos de silicone logo no 2º dia pois os mamilos ficaram gretados, mas depois tudo ficou e correu muito bem).

- Sono: ora aí está uma coisa que é uma verdadeira incógnita! O conselho é para dormir quando o bebé dorme

- Higiene: aí está uma coisa que quase que esquecemos por causa do bebé, principalmente quando estamos sozinhas. Temos sempre medo de deixar o bebé na alcofa ou no berço... eu levava a minha na alcofa para a casa de banho; ou então aproveitava quando o marido estava em casa para ir tomar banho, etc.

Pai/Marido: importantissimo o seu apoio em tudo! Nós ficamos esgotadas principalmente se estamos a amamentar. No meu caso tinha de amamentar de 2h em 2h, de dia e de noite. Se não fosse o pai a ajudar... não sei como tinha sido! Durante a noite era ele que ia mudar a fralda e a levava para eu amamentar...

Ah, e nas primeiras semanas estamos em modo de contemplação... sempre a olhar para o nosso bebé... por isso é aproveitar! É um tempo precioso!

Sobre CDM

CDM

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

Magnum escreveu:
Taple, a autora refere que só é aconselhado para bebés com mais de 6 meses.

Magnum, já leu o livro? eu já li o livro todo e o próprio livro está dividido em secções por idade 0-3 meses, 3-6 meses, etc. Como é óbvio só estou a aplicar as técnicas que a autora refere para a idade da minha princesa Sorriso Aliás ela diz que o grande mal dos pais é não aplicar logo no início.
Como é óbvio, não deve resultar para todos os bebés mas para a minha princesa felizmente resultou Sorriso

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Não li porque nunca precisei do livro para ela dormir. Só precisei de dar muita maminha, segurança, conforto e carinho. Não acredito que se deva deixar o bebé chorar 1 min "apenas" (porque para mim de apenas não tem nada), para ver se ele acalma sozinho. Porque ele não está sozinho, nem tem que se habituar a estar sozinho. (e isto são palavras da autora em vários programas de televisão, e notícias nos telejornais "deixar o bebé chorar um minuto para ver se acalma sozinho" quer chorar, que chore ela... Nunca deixei a minha filha a chorar e ela dorme bem.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Agradeço uma vez mais as vossas respostas e o tempo que disponibilizaram para as escrever! Consigo retirar delas conselhos importantes e que vou tentar colocar em prática Sorriso Faço hoje exatamente 39 semanas. Não vejo a hora de ter a Madalena cá fora!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?