Primeiras sopas - Ajuda | De Mãe para Mãe

Primeiras sopas - Ajuda

Responda
13 mensagens
Maria Caetana -
Offline
Desde 11 Abr 2015

Olá Mamas, preciso do vosso conselho. A minha bebé tem 4 meses e meio e por indicação da pediatra esta a comer sopa com batata, cenoura, cebola e borrego. Tem sido introduzido os alimentos aos poucos, sendo que o último foi o borrego. Contudo ontem ela começou a ficar com prisão de ventre. Esteve o dia todo a fazer força e à noite decidi ajuda-lá com bebé gel. E quando conseguiu o seu cocozinho era literalmente pequenas pedras de tão duro que era (desculpem os pormenores Sorriso ). Agora não sei o que fazer desconfio que é da cenoura. Devo retirar a cenoura ? Substituir por outro alimento? Se sim qual? Não quero ver a minha bebé a sofrer tanto como ontem :(. Já estou a tentar falar com a pediatra mas tenho receio que só me responda no final do dia e até lá tenho de voltar a dar a sopinha.....Obrigada

Mamã da Di -
Offline
Desde 02 Maio 2015

Ola mama!

A minha bebe tambem iniciou as sopinhas ha duas semanas e ainda estou um pouco leiga nisto, mas a cenoura pode ser substituida pela abobora. A pediatra da minha filha disse para nesta primeira fase e como ela é presa dos intestinos usar apenas abobora e nao cenoura

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Bom dia!!
Aqui aconteceu algo parecido e foi aqui no fórum que me ajudaram Sorriso Funcionou retirar totalmente a cenoura e fazer a sopa mais à base de abóbora e/ou courgette. A courgette com casca ajuda muito porque é onde se concentra a fibra. Por outro lado, adicionar uma ou duas folhas de alface também é boa ideia.
Espero que a pequenina melhore!! Beijinho

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

As coisas mudaram então muito pois os meus nessa fase não comiam carne. A carne é de difícil digestão e pode causar essa prisão de ventre. Tem a certeza q é suposto por já a carne aos 4 meses, mamã?

A base dos meus era batata e cenoura. Mesmo a cebola só foi introduzida mais tarde. A partir do momento em q estavam familiarizados c a base (cerca de 1 semana) o pedi sempre aconselhou a ser base+1 legume verde folhoso (por esta ordem de introdução seria alface ou agrião ou espinafre)+ 1 ou 2 ingredientes extra no máximo, respeitando sempre o intervalo de 3 dias entre a introdução de cada novo alimento.

A dica da abóbora é tb útil. P os meus n era preciso pois como estavam a LM n tinham prisão de ventre, mas a abóbora ajuda muito sim e pode fazer perte da base juntamente c a batata. N se esqueçam tb q a sopa tem de ter algumas fibras e por isso se usa um robot de cozinha tipo Bimby isso n deixa fibras inteiras.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

Maria Caetana -
Offline
Desde 11 Abr 2015

Mama Twin, sim tenho a certeza. Cada semana foi introduzido algo novo. Primeira semana só batata, cenoura e cebola, segunda a mesma base mas com o caldo do borrego e terceira semana o borrego passado. Isto sempre em paralelo com a papinha. Para a semana é a introdução da pera e maca. Obrigada a todas pela dicas, vou retirar a cenoura para já.....

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

O meu nunca comeu carne nessa fase, aliás começou nos sólidos mais tarde...mas trocar a cenoura pela abóbora ajuda muito.

Em relação às fezes serem em bolinha, atenção que tal costuma ser um claro sinal de desidratação, até nos adultos. Sendo que o tempo tem estado mais quente, eu avaliaria se o consumo de líquidos está a ser suficiente...

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Por acaso só aos 6 meses a minha começou a carne, só frango e peru. Mas a verdade é que mesmo continuando a leite materno, como é o caso aqui, mantém as fezes duras. A minha dificuldade é dar0água à minha bebé, que não se adapta ao biberão e ao copo, dou à colher mas mesmo assim ela bebe pouco.
Têm-me dito que relativize porque o leite materno hidrata... Confuso
Será mesmo assim?

Sfonte -
Offline
Desde 05 Jul 2015

Carne aos 4 meses??

Sobre Sfonte

Martim e Miguel <3

Shikamaru -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Ola mamã.
Ca também iniciamos as sopas, o meu pimpolho ficou mais preso. Para evitar, pode substituir a cenoura por abóbora, usar courgette, alface ou couve. O pediatra na altura da consulta insistiu que temos de reforçar bastante a água com o início da alimentação complementar. Tente dar mais água nos intervalos das refeições e fazer uma ou outra substituição nos ingredientes.

Sobre Shikamaru

DDP 08/02/2015
Indução marcada 16/02/2015

Maria Caetana -
Offline
Desde 11 Abr 2015

Olá Mama, a minha Pediatra foi o que mandou, começar com o borrego.

Maria Caetana -
Offline
Desde 11 Abr 2015

Obrigada a todas as mamas pela partilha e conselhos. Entretanto também consegui falar com a Pediatra e ela disse para substituir a cenoura pela alface. Vamos lá ver se melhora.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Água! Fezes duras é quase sempre falta de água.
Por aqui também só começamos a carne aos 6 meses e começamos com frango, peru e coelho.

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Eu não vejo a lógica de substituir cenoura por alface, esta última não tem betacarotenos...é trocar alhos por bugalhos, como se costuma dizer...

A trocar a cenoura, seria sempre pela abóbora, que não prende, mas continuo a achar que há aí desidratação.