Primeira papa: quanto tempo a habituar-se? Truques? | De Mãe para Mãe

Primeira papa: quanto tempo a habituar-se? Truques?

Responda
5 mensagens
LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Olá mamãs,
Iniciei no domingo a primeira papa da Nutribén ao meu filhote, que faz hoje 4 meses. Optei por dar à hora do jantar, mas um pouquito antes da hora a que deveria mamar para não o apanhar cheio de fome (li essa sugestão aqui no fórum). Não correu tão mal como eu pensava, para primeira vez, pois abriu bem a boca umas 4 ou 5 vezes (metade da papa foi para dentro e metade para fora...), mas depois começou a recusar a papa. Ontem voltámos à carga, e eu já esperava alguma evolução, mas foi igual... A partir de certa altura fecha a boca e pronto. Lá consigo enfiar mais uma ou outra colher à socapa mas não passa disso. Claro que depois dou maminha, senão fica com fome (apesar de não chorar com fome de seguida, aparentemente fica bem mas como é tão pouca quantidade sei que daí a pouco vai querer mamar, por isso dou logo). Fiquei desanimada pois pensei que à segunda vez fosse um pouco melhor.
Como foi com os vossos filhotes? Demoraram muito tempo até comer uma quantidade jeitosa de papinha ou foi uma questão de dias? Sei que é diferente de bebé para bebé, mas gostava de ter uma referência.
Há algum truque que ajude nesta tarefa? Para além de paciência, claro Piscar o olho
Li nalguns tópicos sobre o assunto que algumas mamãs punham mais papa do que a indicada, para a mesma quantidade de água, pois achavam que ficava muito líquida mas eu ponho as quantidades que vêm referidas na caixa e acho que fica com ótima consistência, portanto não me parece que seja por aí que o vou convencer.

Bjinhos e obrigada.

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Foi bem bom!
Sinceramente, dois dias ainda é pouco tempo, terás que esperar mais uns dias.
Eu nunca liguei às medidas que vem na caixa, normalmente ficam sempre líquidas, ponho sempre mais quantidade.
Experimenta dar água a meio da papa, vais ver que assim come mais. Pelo menos o meu se não lha desse água já não comia mais. A papa dá muita sede.
Mas no início é metade para fora, algumas colheres para a boca Careta

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

Telmysophie -
Offline
Desde 04 Abr 2011

ola o meu começou na 6feira, um dia é sopa, outro é papa... dou ao jantar e tambem dou um pouco antes por causa da birra de fome, o pediatra disse que um truque era por-lhe a papa na boca e imediatamente a seguir por-lhe a chucha para impedir que ele deitasse fora... no entanto estou bastante contente com o meu pois ate come bastante bem e praticamente n preciso da chucha...bjs e boa sorte

Desde 16 Maio 2011

Olha a minha começou pela sopa.. q normalmente é pior porque n é doce como o papa... e foi chato, a primeira semana tinha avanços e retrocessos.. ao final da segunda ja posso dizer q come bastante bem para o tempo... ao almoço sopinha e fruta e ontem iniciei ao jantar a papa(15 dias depois do inicio da sopa). Como suspeitava correu lindamente, limpou o prato!
O meu conselho é paciência, eles levam o seu tempo... e n esqueças de dar agora mais água..

A minha princesa nasceu dia 14-09-11 com 3.210kg e 47.5cm Sorriso

LaraS -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Olá a todas,
Obrigada pelas sugestões e pelo melhor conselho de todos: a calma e paciência Piscar o olho
Ontem só lhe fiz metade da quantidade (em água e em papa) pois era um desperdício e ele já comeu melhor, deu para ver, sobraram umas 3 colheres. Ora considerando o que ele deitou fora, posso dizer que a quantidade útil de papa que ele realmente comeu foi cerca de um quarto da quantidade sugerida na caixa, o que já me deixou mais animada (nesta altura contento-me com pouco Gargalhadas ).
Dei-lhe água pelo meio e ele gostou, de facto deve ajudar. Acho que o que influenciou também foi o facto do pai ter estado na brincadeira com ele enquanto eu lhe dava a papinha. Contudo isso era algo a que eu não queria habituá-lo. Confesso que sempre me fez confusão ver os bebés a demorarem horas a comer enquanto as mães cantam, põem música, desenhos animados, fazem o aviãozinho com a colher, etc, tudo o que a imaginação dá. Queria que ele se habituasse a que a hora da refeição é para se comer e não para se brincar. Claro que entre o que eu quero e o que vai ser, pode ir uma longa distância, como estes meses de maternidade já me mostraram Piscar o olho
Ajudar com a chucha no caso dele não dá pois não gosta de chucha. Já experimentei 6 diferentes e depois de andar com elas às voltas com a língua deita-as fora, apesar da minha insistência em segurar. Dava jeito para várias coisas, mas pronto, paciência.
Bom, vou continuando a saga da papa ao longo da semana, e pode ser que no final já coma tudo.
Bjinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?