Prevenar: efeitos secundarios vs beneficios | De Mãe para Mãe

Prevenar: efeitos secundarios vs beneficios

Responda
14 mensagens
Ana Rue -
Offline
Desde 16 Set 2014

Boas tardes,
começo desde ja por clarificar que sou completamente pro-vacinas, pelo menos no que diz respeito às do PNS. Em relação à prevenar 13 estou a ficar com algumas duvidas... A minha filhota foi levar hoje a 1ª dose e está a reagir mal, ainda não teve febre mas tem claramente dores mesmo depois de ter tomado be-ur-on e, para piorar, quando fui pesquisar em relação a efeitos secundarios (que a enfermeira falou em febre mas não em dores sem febre) deparei-me com quem afirme que a vacina não tem eficacia significativa em relação aos riscos e que foi associada a alguns casos de morte subita infantil e convulções. A primeira dose ela já tomou e já não há nada a fazer, mas sinceramente, se a vacina não for assim tão necessária escuso de estar a sujeitar a minha pipoquinha a desconforto ou pior... já para não falar em custos (que apesar de ter sido aprovada para o PNS, ainda nada foi implementado). Se alguém me pudesse ajudar a esclarecer sobre a vacina com informação actual agradecia imenso. Grande abraço

cattus -
Offline
Desde 29 Maio 2013

colada

Sobre cattus

♥ Positivo 02-10-2015 ♥ DN 29-05-2016 ♥
♥ Positivo 22-05-2018 ♥ DN 17-01-2019 ♥

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Bom, tanto quanto sei a Prevenar entrará no PNV a 1/06, daqui a escassos 5 dias. A minha filha fez febre, mas em 2 dias passou. Nunca ouvi falar sobre casos de morte súbita e não acredito que saísse para o mercado uma vacina com maior incidência de efeitos secundários que da doença que previne em si.
Tenho uma amiga que trabalha em ensaios clínicos que sempre foi muito transparente comigo nestes temas sendo também absolutamente favorável à toma destas vacinas fora do PNV.
Por outro lado, noto que a eficácia e até pertinência das vacinas são apenas questionadas quando estão fora do PNV; depois as mesmíssimas vacinas já são encaradas como vacinas comuns. Não entendo. Mas pronto, é a minha opinião, vale o que vale.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Como o disse o pediatra do meu bebé: 70 e tal crianças que morreram ou ficaram com sequelas muito graves só no ano passado (que não teria acontecido se tivessem tomado esta vacina...eu culpo o Estado de ter demorado tanto tempo a incorporar a mesma no PNV)...em termos percentuais pode ser residual, mas eu como mãe não tenho qualquer dúvida...

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Ana Rue -
Offline
Desde 16 Set 2014

A informação que vi data sobretudo de 2009 a 2012, por exemplo: http://octopedia.blogspot.pt/2010/03/prevenar-eficacia-limitada-e-numero... , daí até agora não sei se houve alguns melhoramentos ou se a introdução no PNS é mais devida à pressão existente por parte de numerosos pais, visto que se não me engano já houve umas quantas petições para a vacina ser gratuita de há uns anos pra cá e só agora foi acedido pelo estado. Na minha sincera opinião nenhuma vacina se devia pagar, os pediatras/medicos de familia é que deviam recomendar as necessárias a cada caso e bébé. Não faço ideia se me expressei mal mas o que pretendo com este post é esclarecer se o que vi é caça às bruxas dos anti-vac ou realidade.

Niskinha1 -
Offline
Desde 27 Maio 2015

Reações adversas mais frequentes da Prevenar13:

- Eritema
- Induração/ tumefacção
- Dor/ sensibilidade ao toque
- Diminuição do apetite
- Perturbações do sono
- Vómitos
- Diarreia
- Irritabilidade
- T > 39 C

Benefícios: É uma vacina muito importante para aqueles bebés que vão para o berçário/ infantário.

As reações poderão estar relacionadas com a junção de várias vacinas. Passo a explicar: alguns profissionais não vacinam os bebés com a Prevenar 13 + Bexsero + Vacinas do plano ao mesmo tempo.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

O pediatra da minha diz que o nosso futuro são as vacinas com cada vez mais doenças e novas estirpes da mesma doença a surgir o que será de nós senão tivermos meios de as combater???? Como o seguro morreu de velho eu prefiro dar ...

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mamã Niskinha permita-me discorda a vacina mais importante para crianças no infantário é a Rotarix que é a que protege contra o rotavirus - que causa diarreia aguda e gastroenterite grave que é mais recorrente nas creches com a convivência com outras crianças , utilização dos mesmo utensílios etc.... A Prevnar é fortemente indicada tanto para crianças que frequentem as creches ou não pois protege da septicemia, meningite, e pneumonia doenças muito graves principalmente nas crianças... Esses são os seus beneficios.... E não são poucos... Agora estão como tudo tem os seus contras que são os efeitos secundários como tudo, mas certamente que se os efeitos secundários fossem tão recorrentes não teria sido recomendada para direcção geral de saúde... e não passaria a fazer parte do plano nacional de vacinação ainda este ano....

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

A minha filha ontem tomou a 3a dose da bexsero (Sei que o tópico é sobre a prevenar). Está irritada, quer muito colo, muito mimo,... mas para mim isto não é nada.
Um tio do meu marido teve meningite e ficou com marcas para sempre, deixou de falar e tem muitos problemas de mobilidade. Talvez por ter um exemplo ao lado não sinto que só acontece aos outros ou que são só estatísticas, números, probabilidades demasiado baixas...
Não vacinar para mim não é opção.

z0ra -
Offline
Desde 11 Jul 2011

Eu dei as 4 doses à minha filha de prevenar e correu tudo bem. Agora ando a arranjar coragem para lhe dar a Bexsero... Confuso

Sobre z0ra

Nutricionista
- Especialização em Nutrição e Fertilidade e Saúde da Mulher
- Pós Graduada em Nutrição e Metabolismo em Pediatria

www.tanialopes.com

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Eu dei á minha mais velha, e paguei-a, não teve nenhum efeito secundário, pelo menos que eu desse conta, a não ser o chorinho da pica.
A esta que vai nascer se o estado ma oferece, ai pois dou com toda a certeza.
A bexsero, para a minha mais velha a medica de família diz que já não é tão importante porque já é grandinha, mas agora quando a pequena nascer e falar sobre isso com o pediatra vou falar na mais velha também.

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

a Prevenar entra no plano de vacinação a 1 de julho, sendo dada aos 2 e 4 meses e aos 12 meses, mas só aos bebés que nasceram a partir de 1 de janeiro deste ano.

Ana Rue -
Offline
Desde 16 Set 2014

Obrigada pelas respostas Sorriso
Depois de as ler e fazer mais umas pesquisas fiquei mais descansada. Na verdade não tinha pesquisado muito sobre o assunto até agora porque assumi que a pediatra e/ou enfermeira me iam dar os basicos para poder decidir, parece que me enganei, de fato quando marquei a vacinação de hoje perguntei quando iria começar a administração da prevenar gratuitamente (e até hoje quando lá fui fiz a mesma pergunta) e a resposta foi que ainda não se sabia de nada.
Acrescentando ao fato de a piolha reagir mal e não me terem dado a bula pra levar pra casa, fiquei um bocado assustada quando comecei a ler horrores sobre a vacina... Até porque a Sara sempre foi um bébé que reage bem mesmo quando está desconfortavél, por exemplo chora enquanto ta a levar a pica mas quando tiram a agulha já passou. A ultima vez que a vi chorar desta forma durante tanto tempo seguido foi com cólicas quando era recém nascida. Mas pronto, já estou a divagar. Mais uma vez obrigada pelo "insight" e deixo aqui outro link que depois daqueles horrores que li me ajudou a relaxar mais um bocado http://eosfilhosdosoutros.blogspot.pt/2013/05/em-casa-de-ferreiro.html Olá!

NicLuna -
Offline
Desde 22 Mar 2011

Mamã eu ja assisti a uma menina de 4 anos ficar entre a vida e a morte, perdeu as duas perninhas e um braço. .sobreviveu é verdade mas eu prefiro q eles passem por um pouco de desconforto do que sofrerem sequelas destas para o resto da vida. A minha levou e mesmo assim qd tudo isto aconteceu teve de ficar de quarentena a fazer uma medicação horrivel mas graças a deus q ficou por ali.
Espero mesmo que opte pela vacinação.
Felicidades

Sobre NicLuna

Madrinha do baby da Didi ❤❤❤❤ Leo ❤❤❤❤
A madrinha do meu baby boy é a ❤ MartaVitor ❤

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?