Preservação de células | De Mãe para Mãe

Preservação de células

Responda
17 mensagens
tesourinho_nosso03 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

Boa tarde mamãs Espertalhão
Alguém já fez a crio-preservação das células estaminais do vosso bebe? Adorava fazer mas gostaria de ouvir opiniões e saber o que outras mamãs acham acerca disso. Aconselham? Já fizeram? Como é o processo?
Obrigada pela vossa atenção !

Boa continuação! Olá!

*30.03.2014* - descobri o posítivo...
É um menino... ❤
DPP 28/11/2014
Dia 29 de Novembro, o dia mais feliz das nossas vidas. O nosso bebé veio ao mundo e é um princípezinho perfeito! ◕‿◕
❤❤❤Amote muito filhote! ❤❤❤

IzzyWendy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Olá
Tb estou grávida e por isso, essa é uma das questões que tenho tentado aprofundar. Há sempre um receio porque não se sabe o dia de amanhã mas o certo é que isso tb não é nada barato...
Vou falar com os médicos para tentar decidir o mais rapidamente possível...

Sobre IzzyWendy

Izzy (",)

martalili -
Offline
Desde 25 Set 2008

Olá tenho precisamente as mesmas duvidas, já ouvi o relato de varias pessoas e são quase todos de ideias diferentes, a verdade é que acho que não há uma certeza concreta se efectivamente essas células poderão servir de alguma ajuda.

Beijinhos

DEsperanca -
Offline
Desde 21 Dez 2013

Olá,

Eu também estou gravida pela 1ª vez e andei a pensar sobre o assunto e a falar com os médicos e umas primas enfermeiras que tenho e todos me indicaram que não devia de gastar dinheiro nisso mas sim doar para o banco publico , visto que essas células não vão funcionar para o nosso bebé, visto que as doenças que o nosso bebé possa vir a ter já estão nessas células.
As células são muito importantes para resolver varias doenças mas são as células de outras pessoas alem de só durarem 25 anos. Muitas vezes acontece pessoas que pagam as bancos privados para guardarem essas células e depois nada funciona e teem que ir ao publico para resolver o seu problema, como aconteceu com aquele jogador do Benfica que se falou muito na Tv, o filho ficou bem mas foi com as células de outro bebé e isso é o que acontece com os nossos também caso precisem.
Por isso devemos sim mandar guardar as células mas não pagar a um banco particular, porque é muito dinheiro que vamos gastar sem haver necessidade, é só mais um negocio.
Mas isto é a minha opinião após ter falado com varias pessoas da area.

Beijinhos

tesourinho_nosso03 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

Tem realmente sentido Sorriso
Obrigado mamãs!

*30.03.2014* - descobri o posítivo...
É um menino... ❤
DPP 28/11/2014
Dia 29 de Novembro, o dia mais feliz das nossas vidas. O nosso bebé veio ao mundo e é um princípezinho perfeito! ◕‿◕
❤❤❤Amote muito filhote! ❤❤❤

Pars -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Ola mamãs! A melhor opção seria efetivamente o banco público, no entanto em Portugal o banco público fechou e a única alternativa agora é mesmo o privado.
Nós ainda não nos decidimos se vamos fazer recolha e se sim se recolhemos células estaminais do sangue do cordão umbilical ou células estaminais do cordão e do tecido. É uma decisão mto difícil...
Bjinhos

VeraMSilva -
Offline
Desde 22 Mar 2014

Mamã vá a um ou vários bancos privados e peça esclarecimentos. A minha GO comentou comigo que há algumas doenças que as células podem estar afetadas mas há muitas mais em que as células podem ajudar. Eu fiz na Criestaminal, fiz o pacote máximo (sangue e células do cordão) porque não quero um dia ouvir: se tivesse preservado células podia resolver...é um investimento que espero não tenha utilidade, mas acredite que não é exatamente assim como lhe disseram, caso contrário não haveria tantos bancos privados. Na crioestaminal, por exemplo, já resolveram 4 casos e 3 deles de leucemias daquelas estranhas. Informe-se, não perde nada por isso. Beijinho

Moda Stylo -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Ola mamas....este é realmente um tema com muitas versoes....o que nos deixa ainda mais confusas.
Olha eu na minha opiniao; e vale o que vale; decidi fazer; acredito que se nao fizesse e um dia fosse preciso morria de desgosto.
Por isso vou fazer e nao pensar mais nisso...e esperar k nunca seja preciso.

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá mãe,

Eu tive a sorte de os avós oferecerem. Em vez de darem dinheiro ou roupas ou carrinho ou berço para o neto, investiram nesta salvaguarda que todas esperamos nunca vir a usar! Existem casos de insucesso, mas existem muitos casos de sucesso também.

Como todas as mães, poderia ter escolhido não fazer, porque é muito caro. Mas quando me falaram o que poderiam oferecer para o meu filho... eu respondi logo! O KIT CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS!

Beijinho

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Né02 -
Offline
Desde 26 Set 2011

Bom dia,

Também sou mãe de 1ª viagem e tinha e tenho as mesmas duvidas.
Fui a uma feira e ouvi diversas empresas a falar, os que me convenceram, foi a crioestaminal, porque a conversa não foi de vendedor, foi tudo muito detalhado e sem pressão para comprar naquela hora o kit.
No entanto também falei com vários médicos e o que me disseram foi que nada é garantido, mas que se pudesse para fazer só para mais tarde não ter o peso na consciência. Nem eu nem o meu marido estamos muito convencidos, mas... mais vale prevenir e eu vou fazer não o mais económico que seria só o sangue mas o sangue e cordão, a crioestaminal depois ainda tem outros packs, mas ainda são mais caros.
Que tudo corra bem a todas e quer optem ou não pela criopreservação o importante é que nenhum de nós tenha necessidade de usar.

teixeirinha -
Offline
Desde 14 Nov 2011

Lá está, são opiniões e vais ouvir muitas diferentes. Já dei aqui no forum a minha opinião em relação a este assunto. Nós optamos por fazer, respeito quem acha que não deve preservar, ou não tem possibilidades para o fazer porque o investimento é realmente alto.. mas acho que nada paga a saúde dos nossos filhos.
A empresa que optei, foi a BebéCord e o que me disseram é que há realmente a probabilidade das células do teu bebé viram já "contaminadas" com alguma doença, mas nesse caso (eles fazem testes depois de recolherem as células no dia do parto) devolvem-te o dinheiro (perdes apenas o valor do kit, que no meu caso foi oferta). Mas caso esteja tudo bem na altura da recolha, existe um sem nº de aplicações possíveis das células estaminais do teu bebé.
Existia um banco publico, que fechou. Entretanto, reabriu mas só aceitam doações para fazer estudos sobre as doenças e possíveis utilizações das células. Nunca poderás recorrer ao banco publico no caso de necessitares, pelo menos, por enquanto. De qualquer das formas, quando o banco público estava a funcionar havia um protocolo de doação de células a nível MUNDIAL, ou seja, se as células que tu doaste para lá fossem compatíveis com alguém de qualquer parte do mundo, essas células iriam para lá... Isto, já para não falar que a probabilidade de haver células compatíveis para o teu caso, é muito, muito baixa.

Espero ter ajudado... no entanto, acho que só mesmo indo a várias empresas do ramo diferentes e pedindo opiniões é que deves tomar a tua decisão.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Né02, que outros packs mais caros existem?
Alguém sabe como é que funciona a recolha e transporte na altura do parto? É o hospital que faz tudo? É que o hospital nem tem nada a ver com essas empresas...
E no estrangeiro, alguém conhece opcoes?

teixeirinha -
Offline
Desde 14 Nov 2011

BagaLaranja, sei que tens de ligar no dia em que vais para o hospital/maternidade para o nº da empresa que te vendeu o serviço (no meu caso, vem escrito no kit em letras enormes) e eles mandam lá alguém ir buscar... não sei se é alguém da empresa ou uma empresa externa, tipo transportadora (acho que é a ultima opção). Vão lá buscar e levam para o laboratório.
O hospital não tem nada a ver com isso diretamente, mas sim, há uma parte que tem de ser preenchida pela tua GO em que ela depois coloca lá uma vinheta a dizer que estava tudo ok contigo durante a gravidez... acho que é basicamente isto.
No estrangeiro não sei como funciona.

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Também estou a pensar fazer e...tal como algumas mamãs referem...espero que seja dinheiro "para o lixo" e que nunca venha a precisar das células... É de facto muito dinheiro mas e se depois...há muitos "se"...

Né02 -
Offline
Desde 26 Set 2011

BagaLaranja custa 2400€ e é Células estaminais do Sangue e
DO TECIDOEsta solução de criopreservação de células estaminais do tecido do cordão umbilical inclui um método complementar de processamento do tecido, permitindo a criopreservação de mais células e a disponibilização imediata das mesmas, em caso de necessidade. Inclui as 3 restantes soluções, o acompanhamento 24/7. e eu só vou fazer o de 1600€ Células estaminais do Sangue e
DO TECIDO.
As células estaminais mesenquimais do tecido podem reduzir as complicações associadas aos transplantes alogénicos, aumentando a probabilidade de sucesso dos mesmos.
Na crioestaminal no dia do parto levamos os kit, a obstetra faz a recolha, depois o pai liga para o nº que tem no Kit e eles tratam do transporte. (vem tudo explicado no kit) depois a recolha é analisada e se eventualmente só servir o tecido ou só servir o sangue ou se não servir nada não pagamos, podemos correr o risco de optar pelos 2 e só dar um ou não dar nenhum

IzzyWendy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Continuo muito dividida sobre este assunto!!!
Ai ai.... é que não temos garantias de que daqui a 20 anos essas empresas ainda estejam ativas. Aconselharam-me a fazer, na presença d eum advogado, que garanta os meus direitos. Mas ainda não me decidi...

Sobre IzzyWendy

Izzy (",)

teixeirinha -
Offline
Desde 14 Nov 2011

IzzyWendy, todas estas empresas têm uma empresa de backup, que assumem a preservação das células até aos 25 anos de contrato, em caso de insolvência da empresa mãe. Normalmente, são noutro país.