Presentes | De Mãe para Mãe

Presentes

Responda
15 mensagens
Manon -
Offline
Desde 24 Maio 2016

Zangado Eu gostaria de pedir um conselho. Eu sou brasileira e na minha terra nunca vi esse tipo de coisa! A minha sogra ( portuguesa ) quando da um presente para os meus filhos, sempre da algo bem baratinho e ainda com o preço! Nem sequer se da ao trabalho de tirar o preço e nem de embalar. E muitas vezes da coisas com defeitos!
Tipo, hoje disse que foi fazer um passeio pra Alemanha e trouxe algo pros meus filhos. quando cheguei em casa e fui olhar o que tinha na sacola, era uma camisa de 4,00 euros pro meu filho e um conjunto pra minha filha, onde a calça estava toda borrada na perna ( mancha preta ) e a blusa com costura toda torta! é claro que ela nunca vai usar essa roupa! eu fico muito ofendida! Voces nao ficariam?
Como voces reagiriam? Eu nao quero ser grossa, nem mal agradecida, mas eu acho que isso nao se faz! Eu nao teria coragem de dar algo assim pra alguem, muito menos pra uma criança!
Observaçao: Ela é uma pessoa que vive bem, Nao é problema de dinheiro! Sorriso

Realb -
Offline
Desde 30 Set 2015

Olá Espertalhão aqui em Portugal temos um pouco como cultura viver acima das nossas posibilidades, sendo que, na maioria das vezes, damos presentes caros. Mas parece que a tua sogra foge à regra, a minha avó materna tb é assim mas ela compra enganada, ou seja, como n percebe nada de crianças dá-lhe carros q ele estraga na primeira utilização, compra roupa com bonecos q ele n gosta (imagina, 8 anos com roupa do Noody) e depois diz que a senhora da loja disse que se usava muito!! Espertalhão
Um dia destes pedi-lhe mesmo para n comprar nada porque o meu filho n precisa de nada e eu n quero que ele fique a olhar para a bisavó sempre q a vê à espera de presente, acho que isso é crença dela de que com presentes compra a atenção deles...
No teu caso, como é sogra, eu delegaria essa conversa para o meu marido Piscar o olho

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, por experiência própria,que tenho problemas com a sogra, falar com o marido às vezes só piora. Já recebi presentes que não gostei e o que fiz, devolvi caso seja possível, caso não seja usei e mandei foto para emigrantes ou para quem esta cá, usei só para levar a casa dessas mesmas pessoas para dar a entender que estimei. Se não gostaste, um dia que vaias a casa da sogra e saibas que vão andar a brincar com primos e estragar a roupa ou sujar, vestes essa roupas e pronto. Chegas a casa, lixo.. Problema resolvido

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Pode ser por maldade ou não , é difícil avaliar sem conhecer outros pormenores da vossa relação. Eu não daria muita importância ao assunto. Siga o conselho que lhe deram, usa uma vez para a sogra ver e pronto. E pode ir dizendo umas coisas de forma subtil, por ex "veja lá que pena, o conjuntinh/a camisa que ofereceu à X/ao Y era tão bonito mas vinha com defeito...". Se for coisa comprada cá, pode sempre pedir para ela lhe mandar o talão porque não servia/já tinha outro igual/era quente ou frio/etc.

Manon -
Offline
Desde 24 Maio 2016

Obrigada pela resposta Realb. Nao adianta eu falar com meu marido, ele nao tem coragem de dizer nada a mae dele! rsrs... Sorriso
Vou fazer como me disseram usar pra brincar no jardim, ou pra fazer bricolagem, etc.. e depois , lixo! Piscar o olho

Tem gente que nao tem bom senso mesmo! Fazer o quê!

Manon -
Offline
Desde 24 Maio 2016

Obrigada FSilva! Vou fazer assim mesmo! Piscar o olho

Manon -
Offline
Desde 24 Maio 2016

Obrigada a todas pelas respostas! Até ja passou um pouco a minha raiva!!! kkkkkkkkkkk Gostei da ideia de dizer que era bonitinho, mas com defeito!... Piscar o olho

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama, acho que o mais importante é avaliar se a senhora faz de propósito. Se n é de propósito eu n ligaria muito! De facto, há pessoas mais "forretas" e outras que simplesmente têm mau gosto mas n fazem as coisas por mal! Se n for maldade então ponha uma vez a roupa e tire uma foto e mostre-lhe! Há uma pessoa de família de quem gosto muito e sei que gosta de mim! Dá sempre prendinhas simbólicas e bastante feias às minhas filhas! nunca faço má cara, sei que n sabe fazer melhor! Agradeço sempre, digo que adorei e tiro uma foto para mandar! Se o material n for mau, usa se para dormir. Se for mau usa se para brincar na terra!
MAs como n preciso dessa roupa para vestir a minha filha, n perco muito o meu tempo preocupada com isso! Sei k n é por mal

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

ahhh... esqueci me de dizer que pelo seu relato n me parece que faça por mal! Parece me ignorância mesmo! Se tal n fosse iria tirar o preço por ser baixo! Acho que nem repara! Deve ser uma senhora de meio pequeno por exemplo, ou já com alguma idade n?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

O facto de vir com preço não é propriamente uma tradição portuguesa mas é um gesto muito comum por parte de pessoas esquecidas. Tenho uma avó que dá sempre as coisas com o preço porque se esquece. Tanto que nós brincamos com ela porque às vezes até a vemos incomodada por o preço estar lá. Sorriso Por isso, a questão do preço é muito provavelmente uma distracção da senhora. Sorriso

Quanto ao valor e à qualidade dos produtos, nem sempre o que é barato é mau e o que é caro é bom. Mesmo não tendo dificuldades, a senhora pode achar que não faz sentido gastar muito em roupa de criança ou em lembranças. O facto de não serem de qualidade, realmente é pena, mas não fazendo por mal o melhor é ignorar. Há sempre quem ofereça casacos de inverno com o tamanho que a criança terá no verão, há quem ofereça brinquedos pouco acertados para aquela idade, e não é por mal.

Agradeça e pronto. Não gosta, não usa. Como se fosse para si. Sorriso Caso as coisas até se possam usar e seja apenas uma questão de gosto, pode sempre vestir uma única vez para fazer agrado à senhora. Se acha que ela não tem mesmo jeito para escolher roupa, pode sempre um dia comentar que a neta já tem imensa roupa e que por agora não precisa de mais. Caso não dê mesmo para vestir, porque estão sujas ou mal-feitas, é dizer que teve pena mas tinham defeito, e pronto. Sorriso

Manon -
Offline
Desde 24 Maio 2016

Obrigada a todas pelos conselhos! Tambem acho que nao faz por mal. Tenho é que me acostumar que o jeito dela é esse, mas que no fim é boa pessoa. Sorriso

Obrigada! Abraços

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Marion doublhe ainda mais um exemplo. Nem sempre as adaptacoes a novas culturas sao faceis. Eu tenho uma cunhada estrangeira. É de um pais nordico e la sao todos muito calmos. Ela demorou a habituar se a nos dalarmos alto, rirmos alto, etc! Eu adoro a minha sogra (que é sogra dela) e um dia ela falou comigo pk ficou incomodada porque a minha sogra estando de visita quis pagar a conta do supermercado. E ela faz o mesmo comigo. Ela sabe que nenhuma de nos precisa. Como nos dizemos que n queremos ela quase que salta por cima para dar o cartao ao senhor da caixa!! A minha cunhada como é de uma cultura diferente ficou incomodada e falou comigo. Eu expliquei lhe que n é de todo estranho para nós (n sei como seria no brasil). Ou seja, a minha sogra estava a fazer um agrado! Mas à nossa maneira!
Nem sempre é facil a juncao de culturas mas dá certo quando se conversa e quando deixamos de lado o que n é importante. Eu por exemplo tb n gosto se gastar demasiado dinheiro com roupas embora obviamente procure a qualidade na mesma. Por isso veja so se ela a respeita como mãe, se ela a trata bem e a sua filha e o resto sao diferencas que existem sempre. Ate na mesma cultura por vezes n nos entendemos por sermos de geracoes diferentes!

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Eu não levaria a mal, pois se ela foi à Alemanha e trouxe lembranças, provavelmente é apenas simbólico, uma t-shirt do País algo assim. Eu nunca me ofendo com ofertas por muito pobres que sejam, o que conta é a intenção e quando se oferece dá-se com gosto mas sem nunca ter a certeza do que o outro vai achar. Não leve a mal.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

No que relata não me parece ser uma questão de cultura mas muito mais uma questão da pessoa em si.

Em Portugal não se tem o hábito ou a cultura de dar prendas estragadas nem de dar prendas com preço. E mesmo nunca receber nada embalado...eu conheço centenas de portugueses e não conheço nem 1 que faça isso.

No entanto, isso é a tendência cultural e todos nós somos individuos.
Achar que tudo o que um português que conhece faz é porque todos os portugueses são assim chama-se estereótipo o que leva ao preconceito.
E se formos por aí muitos de nós também poderiamos encaixar os brasileiros em múltiplos estereotipos e criar preconceitos horriveis contra brasileiros.

A sua sogra pode ter dinheiro mas pode não ter muita instrução, ou pode simplesmente não ligar às prendas, pode considerar estar a dar somente 1 lembrança e não 1 prenda, etc. Mas isso é a forma de ser dela.

Se vê que não é por mal, eu nem dizia nada.
Pode dizer-lhe que não é preciso mas pode simplesmente ignorar. As roupas que ela lhes dá pode guardar e doar depois ou simplesmente usar como roupa para andar em casa/quando estão a pintar ou a fazer qualquer actividade onde possam estragar as roupas e prefira que não usem as roupas boas que têm.

Ps: Já agora, acho uma falta de respeito reclamar face ao dinheiro gasto em prendas/lembranças que lhe são dadas a si ou aos seus. Uma coisa é não gostar que venham com o preço e até compreendo, não gostar do que lhe dão também é algo natural até porque os gostos são diferentes.
Já tendo ou não tendo dinheiro, oferecer algo é um gesto de carinho que se para si só vale se for caro e não "bem baratinho" então lamento mas acho que diz muito mais sobre si do que da sua sogra.

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Mamã Asuos, assino por baixo!