Preparar mamilos para amamantação | De Mãe para Mãe

Preparar mamilos para amamantação

Responda
8 mensagens
Elsa Juliana -
Offline
Desde 26 Mar 2008

Olá mamãs,
Com a entrada no terceiro trimestre começaram-me a surgir algumas duvidas sobre a preparação para o parto.
Alguém usou algum tipo de creme para os mamilos para os preparar para a amamentação? E qual a melhor forma de hidratar a vagina para os tecidos terem mais elasticidade durante o parto? Tenho ideia de me terem falado que é possível fazer isso....

Elsa

**************
"Um filho, afinal, é quem dá à luz a mãe.
Pois cada menino nascido, faz nascer uma mãe de uma respectiva mulher." (Mia Couto)

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá! Vais ouvir algumas coisas diferentes sobre ambos os temas, como é comum em quase todas as coisas, mas a minha opinião aqui fica:

para os mamilos, não precisas de preparação nenhuma. Não são recomendadas massagens (estimulam a ocitocina e, como tal, as contracções) e não vale de muito pôr creme. O que te pode realmente ajudar é, após o parto, assim que o teu bebé começar a mamar, passares o teu leite nos mamilos a seguir, deixares secar com as mamocas ao léu (o leite tem propriedades cicatrizantes e anti-bacterianas) e depois usares um bom creme como o Purelan da Medela ou um da Lansinoh (na minha opinião são as melhores marcas para produtos de amamentação). Da minha filha comprei um biológico na Amazon de que gostei imenso e que usava também na muda das fraldas dela, acabava por sair mais barato do que os destas marcas. Ao fim de um tempo, já vias poder pôr os cremes de parte :)

Para evitares a episiotomia tens uma série de exercícios e massagens que podes fazer - há quem fale em azeite, óleo de rosa mosqueta... Tens várias páginas sobre o assunto, deixo-te aqui uma.

http://doulanatural.blogspot.co.uk/2011/12/laceracao-como-evitar-massage...

vera_lp_silva -
Offline
Desde 23 Nov 2009

Colada

anne heart -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Vinha te dizer que massagens nos mamilos estimulam a ocitocina e pode provocar contracções e consequentemente o parto mas já te explicaram.
No dia a seguir aos meus bebés nascerem comecei a passar leite nos mamilos a seguir às mamadas e deixava secar ao ar e depois do banho e quando me lembrava punha o Purelan da Medela.
Nunca tive dores, gretas ou feridas, sorte, boa pele ou boa hidratação, n sei! Mas lá que deu bons resultados deu!

Quanto ao resto...embora estivesse programado parto normal (acabou por ser cesariana), nunca pensei nisso, acho uma preocupação desnecessária.
Se puderes e conseguires concentra-te numas caminhadas e exercícios de respiração n te preocupes com as partes baixas que têm bastante elasticidade!

Anocas.. -
Offline
Desde 17 Abr 2014

Olá!
Eu acho que não é necessário fazer nada! o leite virá a seu tempo e o bebé fará esse estimulo! e o resto é o que as mamas já falaram.
Quando ao períneo podes sempre ir fazendo os exercícios de Kegel!
Eu comprei, agora que estou a entrar a 32 semana, um discos da medela para salientar mais o meu bico pois eles são planos. Vamos ver se não foi dinheiro desperdiçado, mas acho que não :)

debby1986 -
Offline
Desde 23 Dez 2013
I Love DMPM

Eu tenho usado a bucha vegetal nos mamilos na hora do banho, faço massagem pois amigas minhas que já tem bebé falaram que é bom pra o mamilo engrossar mais assim não machuca tanto quando fores amamentar.
Eu não passo creme nenhum nos mamilos, não convém hidratar.
Do períneo é bom fazer exercício kegel e a partir de 32 ou 33 semanas fazer massagens no períneo, podes olhar na net, se quiser pode fazer com o creme especifico pra isso, Elastolabo.

Desde 26 Abr 2012

Na altura colocava um creme da medela nos mamilos apartir das 34s. Com OS labios vaginais nao fiz nada. Quando o meu bebe nasceu usava manteiga de cacau nos seios para que nao encarossacem e para OS mamilos e resultou, na recuperacao DOS pontos na vagina cadavers vezes que IA a wc lavava com gel de duche da Oleoban e com agua fria e nunca infectou nem doeram os pontos

Elsa Juliana -
Offline
Desde 26 Mar 2008

Obrigada a todas pelas partilhas! Já foi uma boa ajuda ;)
Vou seguir as vossas dicas :)

Elsa

**************
"Um filho, afinal, é quem dá à luz a mãe.
Pois cada menino nascido, faz nascer uma mãe de uma respectiva mulher." (Mia Couto)