Preparada para andar sozinha... como saber quando? | De Mãe para Mãe

Preparada para andar sozinha... como saber quando?

Responda
10 mensagens
Dini -
Offline
Desde 13 Abr 2009

Boa Tarde a todas

Cada fase da minha filha é uma nova aventura para mim.
A minha menina faz este mês 14 meses, esta é uma fase muito gira mesmo, mas tambem de cansaço para os pais, pois começam a querer andar e a explorar o mundo, com as mãos claro está.

Começou a semana passada a dar os primeiros passos sozinha, ou melhor, deu os primeiros passos à séria sozinha.... mas sempre com alguém a protegê-la não vá se desiquilibrar.

Como sabemos que eles estão preparados para andar sozinhos mesmo? Sem ninguém por detrás?

É que por vezes ela vai muito bem a andar e de repente desiquilibra-se para trás ou para a frente e se lá não estamos ... é queda certa.

Parte do bebé essa independência ou de nós pais que temos de lhe dar espaço?

Tenho pânico que ela caia e se magoe... e acho que ela não está preparada, apesar de nos ultimos dias ter evoluido imenso.

obg

Sobre Dini

dini

Kikamonteiro82 -
Offline
Desde 18 Maio 2009

Olá

Como eu te compreendo! O meu faz amanhã 1 ano Sorriso mas tb já se aventura a andar sozinho. Eu bem lhe quero dar a mão mas ele a maioria das vezes tira-ma e quer andar sozinho. Eu ando a tras a tentar amparar pois como a tua filhota ele acaba por se desiquilibrar e é tombo na certa.
Espero que haja alguma mamã que nos possa dar alguns conselhos!!

Mãe do Afonso --- dia 13/06/2011 com 3520kg e 51,50cm
Mãe da Maria Rita -- dia 28/09/2015 com 2700kg e 47 cm

TCosta -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Vou ficar colada se não te importas, pois tenho um bebé com um ano e está para breve o começar a andar ( levanta-se e anda agarrado ás coisas, ainda não anda sozinho)..... mas já deu umas boas quedas, ao cair bate com a cabeça no chão tadinho.. custa tanto vê-lo a sofrer... agora ando sempre a ter conta que ele não se levante sozinho.

Sobre TCosta

- o meu bebé nasceu a 1/6/2011 Sorriso Sorriso
- Em treinos desde fevereiro de 2012 para a segunda estrelinha..........Madrinha da menina Womenboy, mamã de gémeos Sorriso e afilhada da minha vizinha a Rute791 Sorriso

fcardoso -
Offline
Desde 16 Maio 2007
I Love DMPM

Olá,

Costuma-se dizer que ao menino e ao borracho mete deus a mão por baixo lol
O pânico que ela se magoe vais tê-lo sempre, e não te desanimando mas ela vai cair mtas vezes e mtas vezes vais pôr as mãos à cabeça, mas eles levantam-se com uma pinta do caraças. faz parte as cabeçadas e as nódoas negras. Nós é que não achamos piada nenhuma à coisa.
Para ela ganhar confiança a andar sozinha vais ter de a deixar um bocado à solta e respirar fundo mtas vezes Sorriso

beijinhos

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

o meu começou a andar sozinho com 1 ano e algumas semanas Sorriso acho que não devemos temer as quedas,são completamente normais e vão acontecer imensas ainda!claro que se deve ter é o cuidado com quinas,algum objeto perigoso perto deles...eles precisam de espaço e se os pais andarem sempre atras deles não é bom,pois querendo ou não demonstram tensão e medo e isso eles percebem!
Tem de mostrar que o cair é natural,ao cairem,não ir a correr "oh coitadinho",com medo no rosto,mas agir naturalmente,dizer "não foi nada,não foi nada!" sorrir,passar segurança para o bebe Sorriso para quem é muito medroso e super protetor,há capacetes e joelheiras a venda Sorriso mas acredito que assim não passamos a segurança que eles precisam no andar...não deve ser confortavel andar apetrechado Preocupado

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

vou deixar um video dele ao dar os pimeiros passinhos sozinho Sonhador

depois vou excluir Piscar o olho

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Cadi2212 -
Offline
Desde 17 Set 2011
I Love DMPM

Ola. Eles como sao pequeninos a queda não é tão grande. A minha pequena começou a andar aos 13 meses e fartou-se cair, 90% das vezes nem chorava... levantava-se e continuava. Tentei deixa-la tentar sem a rodear mt... normalmente ela caía de joelhos (anda sempre cheia de nodoas negras). Lá caiu uma vez ou outra p tras, chorava um bocado mas passava depressa. Acho que são coisas q faz parte... eles não se magoam mt. Passado uma semana ou duas ja corria a casa toda. Claro que hoje c quase 18 meses ainda cai. Mas levanta-se e lá vai ela Sorriso
Ah.. e ja ouvi dizer um medico q eles nestas idades têm a cabeça mais dura e assim proteje mais das quedas... nao sei se é verdade Sorriso

Sobre Cadi2212

22/12/2010 - O dia mais feliz da minha vida

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, Mãmãs!
Eu ainda estou no início da primeira gravidez - ams sou uma tia "encartada"! Gargalhadas

Os meus sobrinhos são 4 - um rapaz já com 25 anos, uma menina com 23; outra com 19 e outra com 18... E TODOS me passaram "pelas mãos"...

O que me diz essa experiência? Que os perigos quando eles começam a andar não são os trambolhões. São:

1. Toalhas de mesa, panos, etc., que tenham objectso pesados em cima. Os bebés têm tendência a deitar a mã a tudo para se agarrarem. Basta uma pequena distracção e eles puxam pela ponta da toalha da mesa, por exemplo - e panham com tudo o que lá estiver em cima! PERIGO muito grande se houver coisas quentes ou pesadas...

2. Tomadas de electricidade desprotegidas - estão muito mais ao nível dos olhos de les do que dos nossos. Quando os bebés gatinham e/ou começam a ndar, também estão na idade da curiosidade. E meter os dedinhos nas tomadas é uma aventura que os atrai - e pode ser FATAL!

3. Esquinas dos móveis - ficam á altura das cabecinhas. E as "turras" nas esquinas são perigosas (sobretudo se baterem com os olhinhos).

Quanto ás quedas para a frente ou para trás, não há grande crise, em espaços livres. POrque o pseo deles ainda é pouco, e a distãncia ao chão é muito curta. Não se magoam! O melhor é sorrir com eles, e deixá-los tentar levantar sózinhos. SEm pressa, nem ansiedade, para eles se habituarem a ter auto-confiança!

Espero ter ajudado...

Beijinhos!

Maria do Porto

Dini -
Offline
Desde 13 Abr 2009

Meninas "coladas" deixem-se estar Sorriso

Babyluney o teu menino é lindo!!!

Eu sei que vocês têm razão, ela vai cair muitas vezes, faz parte do crescimento dela e tenho que lhe dar espaço... mas ela a grande maioria das vezes pede-nos a mão para andar, significa que ainda não tem confiança suficiente ou não?

Outras vezes ela já nos larga a mão e quer andar sozinha.

E então será que devo insitir e não dar a mão? Será que ela já está preparada?

Muitas pessoas dizem para ter calma para não insistir, porque pode cair e pode apanhar medo e depois retrair-se e atrasar o andar.... ai entra a minha dúvida como vou perceber se ela está preparada ou não???

O que tenho feito é não dar-lhe a mão, deixá-la andar sozinha, mas comigo com os braços em forma de arco à volta dela para a amparar... mas é tão cansativo, mas tb acho que ela vai habituar-se a ter-nos ali...

Desculpem se estou a parecer confusa.

obg

Sobre Dini

dini

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

obrigada Sorriso
olha,andar é uma coisa tão natural acho que não devias andar assim tão preocupada Sorriso mas mãe é mãe não é?! ela segura-se nos moveis e paredes para andar?o meu começou assim....eles querem nossa mão para sentir mais segurança,o que eu fazia era ir em frente dele segurando suas maos mas ia soltando aos poucos e incentivava ele a continuar,para ganhar independencia Piscar o olho bjs

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso