Prejudicada no trabalho | De Mãe para Mãe

Prejudicada no trabalho

Responda
15 mensagens
Saracosta91 -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Olá Menina

Preciso que me ajudem... Trabalho como operadora de caixa num supermercado e desempenho mais funções, transferiram me de loja, mandaram me para longe de casa. Mas esse não é o problema... o problema é o trabalho que me estão a dar, obrigam me a fazer os trabalhos pesados com pegar em coisas pesadas não me deixam fazer pausas para comer nem para ir à casa de banho, um dia destes tive de ir ás urgências porque desenvolvi uma infecção urinaria! E também estão me a desgastar psicologicamente! Chego a casa e só choro! O que devo fazer? Estou esgotada! Nada me protege enquanto gravida?

Beijinhos

Treinante Fevereiro

Positivo Sorriso 06.08.2016

Os papás estão à tua espera

neag -
Offline
Desde 18 Abr 2016

Supostamente pela lei quando engravida os patroes sao obrigados a dar-lhe funcoes que se adequem com a gravidez. Ja faloi com o seu patrao sobre isso?

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

faça queixa ou peça a baixa por risco...

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

Saracosta91 -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Sim já sabe... e dá me trabalhos intermináveis e pesados.... não me deixa ir a casa de banho nem comer...

Treinante Fevereiro

Positivo Sorriso 06.08.2016

Os papás estão à tua espera

ClauDani -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Infelizmente situações como esta e o pao nosso de cada dia...
Eu tb sou operadora de caixa. Quando estava grávida era um suplicio para poder ir ao wc, era quase preciso implorar. Ate ao dia em que me fartei e EU fechava a caixa quando precisava de ir ao wc ou para comer. Claro que haviam sempre bocas e olhares de lado, mas primeiro estava a minha saude. Acabei por ir de baixa aos 7 meses, por outros motivos, mas se fosse preciso ia contactar o ACT.
Por isso mama não deixe que abusem de si, informe-se, através do ACT ou do sindicato.
Boa sorte!

Maria Cid -
Offline
Desde 26 Set 2016

Primeira coisa que eu faria: arranjar urgentemente uma declaração médica em como, estando grávida, não podes carregar pesos acima de x quilos e tens necessidade de pausas curtas para comer ou ir à casa-de-banho.

Se não resultar, e se o patrão sabe que estás grávida, tens de te queixar quanto antes à ACT.

Artigo 62.º do Código do Trabalho
Proteção da segurança e saúde de trabalhadora
grávida, puérpera ou lactante
1 – A trabalhadora grávida, puérpera ou lactante tem direito a especiais condições de segurança e saúde nos locais de trabalho, de modo a evitar a exposição a riscos para a sua segurança e saúde, nos termos dos números seguintes.
2 – Sem prejuízo de outras obrigações previstas em legislação especial, em actividade susceptível de apresentar um risco específico de exposição a agentes, processos ou condições de trabalho, o empregador deve proceder à avaliação da natureza, grau e duração da exposição de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, de modo a determinar qualquer risco para a sua segurança e saúde e as repercussões sobre a gravidez ou a amamentação, bem como as medidas a tomar.
3 – Nos casos referidos no número anterior, o empregador deve tomar a medida necessária para evitar a exposição da trabalhadora a esses riscos, nomeadamente:
a) Proceder à adaptação das condições de trabalho;
b) Se a adaptação referida na alínea anterior for impossível, excessivamente demorada ou demasiado onerosa, atribuir à trabalhadora outras tarefas compatíveis com o seu estado e categoria profissional;
c) Se as medidas referidas nas alíneas anteriores não forem viáveis, dispensar a trabalhadora de prestar trabalho durante o período necessário.
4 – Sem prejuízo dos direitos de informação e consulta previstos em legislação especial, a trabalhadora grávida, puérpera ou lactante tem direito a ser informada, por escrito, dos resultados da avaliação referida no n.º 2 e das medidas de protecção adoptadas.
5 – É vedado o exercício por trabalhadora grávida, puérpera ou lactante de actividades cuja avaliação tenha revelado riscos de exposição a agentes ou condições de trabalho que ponham em perigo a sua segurança ou saúde ou o desenvolvimento do nascituro.
6 – As actividades susceptíveis de apresentarem um risco específico de exposição a agentes, processos ou condições de trabalho referidos no n.º 2, bem como os agentes e condições de trabalho referidos no número anterior, são determinados em legislação específica.
7 – A trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, ou os seus representantes, têm direito de requerer ao serviço com competência inspectiva do ministério responsável pela área laboral uma acção de fiscalização, a realizar com prioridade e urgência, se o empregador não cumprir as obrigações decorrentes deste artigo.
8 – Constitui contra-ordenação muito grave a violação do disposto nos n.os 1, 2, 3 ou 5 e constitui contra-ordenação grave a violação do disposto no n.º 4.

Retirado do site da CITE:
"A trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, ou os seus representantes, têm direito de requerer ao serviço com competência inspetiva do ministério responsável pela área laboral uma ação de fiscalização, a realizar com prioridade e urgência, se a entidade empregadora não cumprir as obrigações em termos de proteção da segurança e saúde da trabalhadora grávida, puérpera ou lactante".
Julgo que no teu caso será o MInistério da Economia, mas informa-te junto da CITE.

Maria Cid -
Offline
Desde 26 Set 2016

Que sacanas!

neag -
Offline
Desde 18 Abr 2016

Mas é mesmo! Nao se deixe abusar se nao é pior. É por muitas mamas se calarem com medo que coisas destas acontecem. As leis foram feitas para se usarem, e tudo bem que gravidez nao é doenca, mas carregar e fazer crescer um filho é uma coisa muito especial e cuidada. Forca!

Martabaptista -
Offline
Desde 05 Jul 2016

Parece-me a mim que a estão a obrigar a fazer esses serviços pesados para que se sinta cansada e se despeça. Não lhes dê esse gosto pois comigo tentaram fazer o mesmo. Se necessário fale com o seu médico de família e se puder passar-lhe baixa melhor. Pense em si e no seu bebé que o resto são histórias...

Adriana S -
Offline
Desde 03 Set 2015

Contacte o ACT e o CITE. E já agora o CESP.
Não fique calada.

tanyakirova -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Infelizmente o ACT é uma perda de tempo, já fiz lá 2 queixas em Maio, meteram o meu caso como urgente e estou à espera que me contactem ou que vão até ao meu posto de trabalho até ao dia de hoje... Pedi foi baixa, primeiro foi normal, mas agora é de risco.

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Olá. Essa situação é ridícula! Contacte os recursos humanos e ameace fazer queixa na ACT. Uma história dessas na televisão seria uma horrível publicidade para a loja... boa sorte e não se esqueça que primeiro está a saúde e não a podem despedir sem justificação plausível, ainda mais estando grávida.

Andreia FR -
Offline
Desde 20 Set 2016

Nao deixes que te prejudiquem, contacta a ACT e informa te dos teus direitos.

Beijinhos e boa sorte

Andreia R.

anna1988 -
Offline
Desde 05 Fev 2016

Faça queixa!
Enquanto as pessoas não reportarem estas coisas vão continuar a acontecer.
É triste e revoltante ver este tipo de relatos mas as autoridades têm que começar a fazer alguma coisa.
Triste
E é recusar qdo lhe disserem para fazer esforços. Tem que ir ao WC, fecha a caixa e vai. Isso não lhes dá justa causa para a despedirem.

Sobre anna1988

Nov. 2015 - Início dos treinos
Dez. 2015 - Gravidez ectópica Triste

Fev. 2016 - De volta aos treinos!
23 de Março 2016 - <3 Positivo <3 - **Cheia de medo de te perder**
22 de Abril 2016 - Primeira vez que ouvi o <3 a bater Sorriso

Saracosta91 -
Offline
Desde 18 Abr 2014

Boa noite,obrigada pela ajuda de todas as mamãs Sorriso neste momento estou de baixa normal e à espera da consulta do especialista que me irá passar gravidez de risco, conversei com a minha médica de família e a Dr achou uma barbaridade o que estava a acontecer comigo... Entre esses trabalhos e privações! Também tinha de ouvir constantemente bocas da parte da chefe para outras colegas do género, não me digas que tb estás grávida! E pronto era a grande risota, na qual me sentia incomodada, mas já farta das conversas virei me para a minha chefe e perguntei se alguma vez tinha me negado a fazer qualquer coisa pelo facto de estar grávida! E lá me disse que nunca lhe tinha faltado! Ok então era só o bobo da corte!

Beijinhos *

Treinante Fevereiro

Positivo Sorriso 06.08.2016

Os papás estão à tua espera