Preciso da vossa opinião!!! | De Mãe para Mãe

Preciso da vossa opinião!!!

Responda
11 mensagens
Steff -
Offline
Desde 26 Jun 2011

Olá mamãs

Tenho um casal de gémeos com 19m. E bem...n há nada mais stressante do que ter gémeos no que toca a comparações de desenvolvimento Triste

A minha filha é mt atenta, imita tudo, aponta para tudo...embora ainda n diga nada...cumpre ordens na perfeição.

O meu filho..irra que o rapaz dá-me cabo do juízo lol. Ele é mt mais despistado (já foi mais), palra imenso e gesticula imenso mas na linguagem dele..tb n diz nada intencional (vai repetindo algumas coisas sem lhes atribuir significado e só qdo lh apetece).

Ele n aponta para pedir o que quer (aponta c outras finalidades) mas faz-se entender mt bem..qdo quer alguma coisa estica a mão, pede colo para chegar ao que quer, empurra-nos até ao armário das bolachas, até à mesa onde está a água, até algum brinquedo...

A nível da compreensão noto uma boa evolução nos ultimos 2 meses (+/-): percebe qdo lhe pergunto pela bola e pela xuxa (procura-as), qdo lhe pergunto se quer pão/bolachas/água. Qdo quer vai até ao sítio onde isso costuma estar e qdo n quer diz q n c a cabeça. Se lhe pergunto se quer ouvir musica vai a correr para o quarto, fica à frente do armário onde está o radio e pede colo para chegar até ele e liga-o. Cumpre ordens simples do género: vai acender a luz; vai ligar a tv. Mas se lhe disser para ir buscar o livro (foi o q a pediatra lhe pediu na consulta ele n vai...axo q nem sabe o que é lol). Noto que ele só faz, só percebe aquilo que realmente lhe interessa.

Na consulta dos 18m só sabia onde estava o nariz e a boca...agr já aponta tb para as orelhas, mãos, pés, barriga. Imita o cão, cobra e o macaco (só qdo lhe apetece).

Vem ter cmg qdo lhe chamo, qdo lhe digo: anda aqui à mamã (ele vem); qdo lhe digo vamos embora? (ele empurra-me logo para a porta da rua); qdo lhe peço para me dar a mão ele dá. Ainda hj estava a sair de casa e disse-lhe xau..ele veio logo a correr ter cmg e puxou-me para dentro. Apaixonado

Dantes qdo ele acabava de beber o leite e n queria mais deixava cair o biberão...agr vem-nos dar.

Diz adeus, manda beijinhos. Dança imenso, ri-se imenso. Interage mt c a mana, brincam imenso e riem-s à gargalhada um para o outro..tem mta necessidade de afecto..de mimo. Pede-nos mtas vezes pra brincarmos c ele...interage tb c outras crianças (qdo vamos ao parque). Nesta idade penso q ainda n brinquem em conjunto mas aproxima-se delas (n s isola) e tenta brincar ou tirar o brinquedo c q a outra criança está a brincar a até fala para as outras crianças na linguagem dele.

A pediatra stressou-m um pouco na consulta dos 18m. Falou em despiste auditivo (mas acho q ouve bem) mas para irmos controlando a evolução.

Eles ficam c a minha sogra em minha casa, ou seja, passam a semana inteira fechados em casa (o q m desagrada mas n posso fzr nada para mudar isso). E para além dos meus filhos a minha sogra tb tem um filho dependente e p isso ficam os 4 em minha casa durante o dia. Acho q é mt cansativo para ela...e n estou a ver esta situação a arrastar-se p mais um ano...

Eu e o meu marido estamos a ponderar coloca-los num infantário agr em setembro. O que acham mamãs? Acham q o meu filho (e a minha filha tb mas o meu filho preocupa-m mais agr) iria ganhar c isso? Notaram evoluções no desenvolvimento dos vossos filhos qdo os colocaram no infantário??
Acham q o meu filho está assim tão atrasado???

Não sabia q ser mãe era assim tão difícil Triste

Obrigada!!

JoyceReis -
Offline
Desde 07 Jul 2012

ainda há bocado pus um tópico sobre a mesma coisa "opiniões precisam-se sff" vai lá ver :) A minha vai fazer 22 meses e também não fala muita coisa mas percebe tudo o que dissemos e pede apontando também. Faz algumas coisas que para a idade dela acho um pouco "demais". Na minha opinião o melhor mesmo é a creche,não há nada melhor,interagem com outros bebes,brincam,falam...eu se pudesse também a metia mas neste momento não temos possibilidades mas a minha responta é OBVIO QUE SIM põe eles na creche se assim o poderem :) O teu filho não esta atrasado,cada um a seu ritmo como me dissera :)

Sobre JoyceReis

DPP- 25\09\2012
DP- 30\09\2012 39s + 6d , 04h35m com 4kg 51cm
- MAIOR ALEGRIA DE SEMPRE, AMAMOS-TE MUITO PRINCESA -
* Afilhada virtual da Elisabete Costa Medeiros Sorriso *

turtlee -
Offline
Desde 01 Out 2012

mamãs sou Terapeuta da Fala, se quiserem enviem MP e esclareço as vossas dúvidas, no que conseguir ;)
Steff quanto ao rastreio auditivo, mesmo que ache que eles ouvem bem, mal não faz. eu faria o despiste sim, é uma coisa simples e pelo menos tira as suas dúvidas ;)

Sobre turtlee

Abril 15: provera, dufine e pregnyl...
23/05: Positivo!!!!!!! Bendito Dufine e Pregnyl Sorriso
28/05: gravidez bioquímica Triste
De novo com dufine e pregnyl...
27/06: positivo Espertalhão agarra-te bem estrelinha

vessssss -
Offline
Desde 15 Jul 2014

Eu acho que ele não está atrasado... sabes, sempre ouvi dizer que os rapazes acabam por fazer as coisas mais tarde do que as meninas. Não sei se é verdade..., mas que já me disseram isso diversas vezes já. Além disso, cada bebé tem o seu ritmo e se ele se está a desenvolver bem e faz por se perceber acho que não tens que te preocupar.
Eu, o meu bebé tenho levado assim... sei que há alguns com a idade dele que já andam por exemplo, e ele só agora aos 11 meses começou a gatinhar. Mas levo a coisa com calma, e vou vendo as coisas e fazendo ao ritmo dele.

Quanto à creche, se tens possibilidades e achas que é o melhor para eles nesta altura, arrisca. Tenho a certeza que com outras crianças as vivencias deles serão outras e diferentes. De qualquer forma, os bebés gémeos têm sempre a vantagem de terem um companheiro/a sempre com eles e acabam sempre por ter alguém da mesma idade para interagir :)

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

Independentemente de haver atrasos ou não, um bebé ou uma criança só tem a ganhar em ir para um infantário. Por mais não seja para ganhar outras competências sociais, pelo relacionamento com outros bebés/crianças, que em casa não tem.

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

Steff -
Offline
Desde 26 Jun 2011

Obrigada mamãs pelas vossas respostas e opiniões.

O rastreio auditivo estou mm tentada a fazer pq será um despiste e é sp bom se fazer até pq ele em bebé só passou à 3ª tentativa de um dos ouvidos.

Carlota M respeito a sua opinião mas quem os comparou sempre foi a pediatra na consulta o que me deixou a cismar. E é inevitável estabalecer comparações qdo se tem 2 bebés em casa..acabamos sp p comparar embora eu durante os 9 meses de gravidez tentei mentalizar-m para as questões do desenvolvimento e n stressar c isso.

Eu n acho o meu filho nenhum anormal até pq vejo q ele percebe o q quer, o q lh interessa e o q n lhe interessa ele simplesmente ignora...ainda hj lh perguntei se queria uma bolacha e ele foi logo a correr para o armário onde elas estão.

O meu marido tb era mt aluado em criança (e mm agr lol)...mt focado apenas no q lhe interessava e o meu filho é mt parecido c ele. Lembro-me de a minha sogra me contar mtas vezes q a primeira coisa q o meu marido fazia qdo s levantava era ir a correr para a sala ver tv. O meu filho é exactamente igual! Mal se levanta vai logo a correr para a sala e liga a tv...fica vidrado!! Para conseguir captar a atenção dele tenho q lhe desligar a tv (o que ele n gosta nada).

Já falamos c a minha sogra e ela quer continuar c eles, diz que apesar do trb eles estão melhor c ela do q no infantário...Temos q pesar os pros e os contras e p isso tb vos venho pedir opinião.

Obrigada mais um vez a todas!!

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

ai Steff eu acho que o teu filho está ÓTIMO!
o que é que as pessoas querem que ele faça mais, o jantar???
se faz falta a socialização com outras crianças? não sei, os especialistas dizem que até aos 3 anos não é relevante - e ele interage com outra criança, a irmã!
se vai adquirir novas competências, ao ir para a creche? sim, claro, é uma vivência nova, tem prós e contras. eventualmente vai aprender novas regras e adquirir hábitos e rotinas, mas ao mesmo tempo irá apanhar mais doenças ;)
eu não posso dizer que notei diferença no Rafael por ter ido para a creche, pois entrou a fazer os 8 meses, portanto... não tenho termo de comparação. agora, uma coisa é certa - os bebés quando estão nas creches passam o dia em "atividades de bebés" - não vêm televisão, não ficam no parque ou na espreguiçadeira porque precisamos de ir fazer o almoço, entendes o que eu quero dizer? nisto eu acho positivo, o meu filhote por exemplo, se tivesse sequer posto em causa ele ficar com a avó, sei que de certeza ia passar tardes a ver televisão, uma coisa com a qual eu não concordo. isto é apenas um exemplo...
a única coisa que eu acho que lhes faz falta, aos 2, é apanhar ar, sairem de casa, apanhar sol.

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

Xana Fonseca -
Offline
Desde 05 Jul 2010

Olá!! O meu David sempre se fez entender por gestos, já dizia mamã, papá, aba (água), dá, mas nada mais que isso... Eu estava preocupada e falei com o pediatra, mas ele disse que era perfeitamente normal e para esperar, porque cada criança tem o seu ritmo. O David começou a construir frases completas em Janeiro deste ano e fez os 3 aninhos em Junho... Agora não há quem o cale!! Ontem eram 10:30 e ele, em vez de dormir, estava a cantar o "atirei o pau ao gato" bem declarado e alto!! (ainda bem que não temos vizinhos!!!) :)

10 de Junho de 2011 - Nasceu o David Miguel, com as bochechas mais fofas do mundo.

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

[quote=sofialopes78]se vai adquirir novas competências, ao ir para a creche? sim, claro, é uma vivência nova, tem prós e contras. eventualmente vai aprender novas regras e adquirir hábitos e rotinas, mas ao mesmo tempo irá apanhar mais doenças ;)
eu não posso dizer que notei diferença no Rafael por ter ido para a creche, pois entrou a fazer os 8 meses, portanto... não tenho termo de comparação. agora, uma coisa é certa - os bebés quando estão nas creches passam o dia em "atividades de bebés" - não vêm televisão, não ficam no parque ou na espreguiçadeira porque precisamos de ir fazer o almoço, entendes o que eu quero dizer? nisto eu acho positivo, o meu filhote por exemplo, se tivesse sequer posto em causa ele ficar com a avó, sei que de certeza ia passar tardes a ver televisão, uma coisa com a qual eu não concordo. isto é apenas um exemplo...[/quote]

Ora lá está! Por isso é que a minha opinião é que é bom irem para uma cresce. Vale o que vale e haverá sempre coisas positivas e negativas. Mas as primeiras são mais do que as segundas :p

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

Steff -
Offline
Desde 26 Jun 2011

Sofialopes eu e as minhas dúvidas existenciais lol...

O meu filho n faz o jantar ainda mas já brinca c as panelas e as colheres e já me dá a pápa lol.

O que me custa mais neste momento é mm eles ficarem fechados em casa o dia todo...quem me dera ter um trb q pudesse sair mais cedo para ir dar uma volta c eles. Eles adoram!! O meu filho qdo se vê "solto" c mt espaço só quer correr e xutar à bola :X

O q eu gostava mesmo era q eles ficassem c a minha sogra, ter um trb q os conseguisse acompanhar mais e coloca-los numa actividade qq para conviverem c outras crianças. Isso seria perfeito!! O mimo da avó, o acompanhamento da mamã e o convívio c outras crianças. Mas isso seria o mundo perfeito. Neste meu mundo chego a casa 3 dias às 21h e ou outros 2 às 19h q é a hora do jantar deles. Não dá nem para ir dar uma volta ao predio lol.

CarlotaM o meu filho obedece a ordens simples tipo: vai apagar a luz, vai ligar a tv...mas lá está..pq lhe interessa..pq gosta de s esticar todo até ao interruptor. Mas se lhe disser para ir buscar o livro, para ir buscar os sapatos ele n vai..isso n lh interessa. Ele responde ao q lhe pergunto..se quer água/bolacha/pão. Se quer vai até onde isso está ou vai-m empurrando até esse local. Se não quer diz q não c a cabeça (mas o sim c a cabeça n diz).

mdps -
Offline
Desde 10 Dez 2009

Bom dia,

Francamente acho que o seu filho ( e filha) têm um desenvolvimento perfeitamente normal comparativamente com a minha experiência de mãe de um bebé de 18 meses...

Eu, por opção, tenho o meu filho com a minha mãe e estou satisfeita com a minha opção ;) Com a diferença que ele sai bastante de casa.

Em relação aos infantários, eu acho que eles são imprescindíveis a partir dos 2,5/3 anos para que aprendam rotinas, para conviver e para fazer atividades lúdicas que por mais q façamos em casa lá é totalmente diferente. Mas acham que lá os bebês não ficam na espreguiçadeira ou no tapete de atividades muito mais tempo do que confeccionar o jantar? Bem pelo contrário no infantário há pouco colo que eu acho q eles precisam de bastante neste momento, mas concordo com a parte da tv ;)

Obviamente que esta minha opinião é pá tenho opção de escolha, senão estaria no infantário porque tb trabalho.