é preciso mta paciência | De Mãe para Mãe

é preciso mta paciência

Responda
11 mensagens
masirada -
Offline
Desde 19 Set 2011

tenho 2 meninos.o rafael de 5 anos e o daniel de 16 meses.o rafael sempre foi difícil para comer mas com paciência acabava por comer aquilo q eu achava q ele precisava.agora já com 5 anos era de esperar que ele comesse melhor.,o problema é que ele demora uma eternidade para comer.sem exagero!ele é capaz de estar mais de uma hora à mesa para fazer qualquer refeição!o stress começa logo com o pequeno almoço.nunca quer comer e demora uma eternidade para comer 2 torradas e um copo de leite.têm alguma técnica para os vossos filhos comerem mais rápido?em relação ao mais pequeno já faz segundo prato e também demora mto tempo para comer...mas enfim a mastigacao é naturalmente mais lenta.,paciência é preciso!que sugerem?já agora que quantidade de sopa dão a uma criança de 16 meses que já faz 2'prato?200 ml é pouco?desculpem tanta pergunta!

zorbas -
Offline
Desde 28 Jul 2010

olá, posso responder-te à questão da quantidade. tenho um bebe com quase 10 meses e come cerca de 330ml de sopa + 1 peça de fruta! mas sei que ha bebes a comer menos, no entanto sei que 210ml é o minimo para esta idade...se calhar 200ml para 16meses é pouco! ah, quanto a ser dificil comer...para "castigo" guarda a comida que não come para a refeição seguinte. pelo que já vi e contaram RESULTA sempre.

Sobre zorbas

**minha piciridja**

MarisaResendeDias -
Offline
Desde 25 Jun 2011

concordo plenamente com a zorbas. Nada como dar-lhe a comida anterior, para eles aprenderem que não se pode estragar. Eu sempre fui igual, e comigo ia resultando. :p

Dpp: 18 Fev 2012
Nasceu : 13 Fev 2012 - Cesariana - 3.070 kg e 50 cm

♥ Quando o amor de duas pessoas não cabe no peito, nasce outra vida ♥ Gabriel Alonso Nunes Dias

sva -
Offline
Desde 22 Ago 2011

Eu nunca obriguei o meu filho a comer e ate o pediatra me dizia que nao me preocupasse que ele nao morria de fome. Nunca gostou muito de comer e certas comidas nunca gostou mesmo assim como eu tb nao gosto de algumas. Felizmente sempre gostou de pão e de sopa o que me deixava menos nervosa na hora da refeição. O segundo prato ele provava mas nunca comia como eu via outros miúdos aqueles que se costuma dizer que ate Da gosto ver comer. Lá foi crescendo sempre muito alto e sempre magro mas para evitar traumas com a comida sempre tentei descobrir o que ele gosta e esquecer o resto.

Sobre sva

Gonçalo - 3500Kg e 50cm
António Maria - 2860Kg e 46cm

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Só se lhe colocares a comida para dentro da boca!! Gargalhadas Gargalhadas Acho que não há grande solução para comer mais rápido! Tenta dar cereais ou algo que seja mais bebível, pode ser que demore menos, pelo menos ao pequeno almoço (não deves ter esse tempo todo para esperar que ele coma!). Em relação às outras refeições, ou continuas a ter a paciência até ele acabar de comer, ou então, se ele comer uma parte tira-lhe o prato, pode ser que ganhe mais apetite para a próxima refeição. Isto na minha opinião, claro! Já falaste com a médica, pode ter alguma outra solução!!

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

Sain -
Offline
Desde 19 Ago 2008

E se em vez de te preocupares com a comida, te preocupares com o ambiente em que é feita a refeição?!

Já pensas-te que até para ele, comer é um castigo?

Muda o ambiente das refeições, torna-o mais leve e clean!!!! Piscar o olho

Faz da hora da refeição um momento divertido e de partilha!

Se para ele é uam seca comer, só o facto de saber que se está a aproximar a hora da refeição, fica logo sem fome....

Há que os ensinar a gostar da comida... muita gente não sabe, mas é preciso experimentar mais do que uma vez um tipo de comida para se aprender a gostar!!!

Torna o prato divertido e apelativo, usa alimentos com cores garridas e façam contras-te!

Cria uma cara, uma casa, etc.

Assim eles ficam divertidos e à medida que vão comendo vão inventando histórias e situações!!!!! Piscar o olho

O meu mais velho já tem 11 anos e muitas vezes quando o jantar é peixe cozido ele ainda me pede para lhe fazer o "castelo" Sorriso

Tens que ter paciência, e levar as coisas na descontraída!
Até porque se o pediatra diz que ele está bem, a comida não deve de ser para ti uma obsessão!!!

Se não comer agora, come daqui a um bocado!!!! Piscar o olho

Espertalhão

Sobre Sain

https://www.facebook.com/pages/Gente-Crescida/182021205178031 Todas as novidades das minhas coisinhas lindas!!!!
Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/19568 A lojinha deste cantinho Espertalhão

zo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

Bem isso de não os obrigar a comer para mim é ficção, "quando tiverem fome comem", não pode ser assim, pelo menos com casos como o que eu tenho, críticos, como o meu sobrinho de 6 anos. Ora janta com nós todos os dias e é um pesadelo. Ele se pudesse não comia NADA TODO O DIA. Demora 1hora ou mais a comer uma refeição. Finge que lhe dói a barriga ou a garganta ou inventa uma birra para não comer. E muito magro (18/19kg) a altura é normal. Claro que tentamos mas há alturas que não dá para controlar, como quando vai pá mãe, se quiser come se quiser não, as vezes nem se faz de comer e dorme-se todo o dia e quando se tiver fome come-se bolachas. E´claro, para ele este modo de vida é um paraíso. Comigo obrigo-o a Comer e com ele é a unicacoisa que resulta, quando o chamo para ir comer ele torçe logo o nariz e eu aviso-o logo que tem de comer o que lhe puser. Demora uma eternidade, mas eu sou mais teimosa e ele lá come.Se fosse a dar so o que ele gosta era só comia bolachas, iogurtes e ketchup...Ta muitas vezes doente e eu acredito que seja por ter poucas defesas.Agora vai ser operado ás amigdalas e vamos ver se melhora qualquer coisa...

Sobre zo

Os meus filhos dão-me cabo da mona...
Xandre - 17/05/2009 8h35 34s+5 2.370kg 44cm
Diego - 19/07/2011 03h45 39s+2 2.650kg 45cm
Tenho uma madrinha que é a Thinkerbell
E sou madrinha da Tânia Filipa Caldeira que é uma lutadora!

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Vou colar ao tópico estou com mesmo problema com mais velho, almoça na escola mas é sempre o último a sair da mesa, as educadoras desesperam com ele, muitas vezes acabam perder a paciencia e enfiar o comer na boca. ontem quando o fui buscar á tarde, ainda estava a comer o pão do lanche + de uma hora.
O que me estar a preocupar é para o ano vai para a primária se continuar alimentar assim, será que vai aprender?
Bjos

Cristina Fonseca -
Offline
Desde 01 Abr 2009

Sofia Guerreiro escreveu:
Vou colar ao tópico estou com mesmo problema com mais velho, almoça na escola mas é sempre o último a sair da mesa, as educadoras desesperam com ele, muitas vezes acabam perder a paciencia e enfiar o comer na boca. ontem quando o fui buscar á tarde, ainda estava a comer o pão do lanche + de uma hora.
O que me estar a preocupar é para o ano vai para a primária se continuar alimentar assim, será que vai aprender?
Bjos

Eu também era assim como o teu filho... Quando fui para a primária, foi remédio santo! Espertalhão Espertalhão Espertalhão
Em primeiro lugar ninguém ficava à minha volta, a dar-me atenção, se eu fosse a última a sair do refeitório. Depois, as minhas amigas iam brincar e eu não podia enquanto não comesse tudo... Espertalhão Em casa não tinha nada de muito especial para fazer, mas na escola era diferente! Sorriso
O professor (daqueles à moda antiga... Sorriso ) que tomava conta do refeitória dizia que o último a comer ia ajudar a lavar a loiça, o que também é capaz de ter ajudado! Espertalhão
O meu sobrinho, em casa também tem sido "péssimo" para comer mas no colégio nunca teve problemas.
Não me leves a mal mas parece-me que parte do problema está na "manha" das crianças enas vantagens/desvantagens que tiram da situação. É claro que este problema só se põe com aquelas crianças que não sentem muita satisfação em comer.
No meu caso, desde os 11/12 anos que passei a comer mesmo muito bem! Sorriso
Não te preocupes que o tempo resolve quase tudo.
Sorriso

Cris

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Obrigado Cristina! Elas na escola quem fica para último fica lá não vai ao recreio, mesma coisa se passa com o lanche, ainda ontem estava numa sala á parte a comer o pão, os outros meninos estavam noutra sala a ver TV.
Ele tb precisa de ir ao recreio para poder socializar com os outros, até tem mtos meninos novos.
è so uma fase eu tb era uma criança mto mal de comer, ele herdou isso de mim.
bjos
Luna

sva -
Offline
Desde 22 Ago 2011

O Gonçalo adoração ficar para ultimo porque assim ia com as auxiliares para comida. Nunca cai na tentação de com pena o encher de bolachas e batatas fritas como outras mães sei que fazem pelo contrário sempre adorou legumes e comidas de adulto bem temperadas etc. Tenho é que aceitar que ele come pouca quantidade. Para resolverv o problema do pequeno almoço que nao há tanto tempo ele come uma pratada gigante de cerelac em modo massa de cimento porque se for liquida ou se nao tiver boloes nao gosta. Cada pessoa com as suasvmanias... Eu tb sou um pouco lenta a comer e se nao gostar faço o sacrifício de fingir que como mas como nunca fui daquelas mães que gosta de ver os filhos gordos lá fui percebendo e adaptando ao sistema dele.

Sobre sva

Gonçalo - 3500Kg e 50cm
António Maria - 2860Kg e 46cm

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?