Preciso de Ajuda Centro de Saude ... | De Mãe para Mãe

Preciso de Ajuda Centro de Saude ...

Responda
19 mensagens
CallMeMinnie -
Offline
Desde 07 Out 2016

Olá mamãs ... estou de 6 semanas e 3 dias e devo ser a única que odeia o seu centro de saúde , pela incompetência e arrogância das pessoas Hipnotizado Hipnotizado ... vou contar a historia...
Fui ao centro de saúde para saber como começar a ser acompanhada lá ... e a rapariga do balcão do centro de saúde sendo este da Alameda em Lisboa disse que eu tinha que ter uma consulta com um medico " normal" para este se certificar que estou mesmo gravida , mesmo com a ecografia por sonda mostrada Gargalhadas ... e só depois sim e que sou reencaminhada ( passado duas ou três semanas para a consulta materna ... Hipnotizado Hipnotizado
Marco ja para consulta materna ou é obrigatório passar por esse tal medico? Que raivaaa!!! Que raivaaa!!!

* perda a 3-1-2012 *
* baixa de peso 07-09-2016 (120kg) até Março 2017 (72 kg ) *
* positivo a 21-04-2017* 5 semanas e 5 dias , minha maior alegria <3 *
* nasceu a 19-11-2017 *
* 3º positivo 20-06-2019 *

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Acho que em portugal é normal ser-se feito assim, pois de facto têm sim de confirmar com o médico de que está grávida... marque pelo médico primeiro.

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

Alechandra Dourado -
Offline
Desde 29 Nov 2015

Quando fiquei grávida do meu primeiro filho fui ao centro de saúde (ainda tinha médica de família) ela fez me um teste de urina e marcou logo as próximas consultas. Nesta gravidez como não tenho médica de família fui a uma urgência e pedi para ser seguida no hospital e assim é até hoje. Depois dessa urgência mandaram me carta para casa com a próxima consulta já no hospital ...

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Olá e parabéns pela tua gravidez Sorriso
Não és a única a odiar o teu centro de saúde, o meu centro de saúde é o da parede e NUNCA na minha vida vi tamanha incompetência, seja a marcar consultas por telefone ou ao balcão, seja para pedir uma justificação o que for. Das utimas que nos fizeram, saímos da consulta dos 12meses em dezembro com a bebé e disseram que só poderiamos marcar a próxima consulta (aos 15meses-Março) em Janeiro que era quando tinham a agenda do ano de 2017, liguei para marcar consulta na primeira semana de Janeiro para os 15 meses e disseram que iriam ligar a confirmar e nada, voltei a ligar 2semanas depois e disseram a mesma informação, até que me dirigi ao centro de saúde para falar com a enfermeira da saúde infantil ao qual ela me responde que a agenda já estava cheia para Março e que a minha filha não tinha vaga para consulta, expliquei que já tinha ligado 2x para fazer marcação ao que ela verifica que as consultas tinham sido marcadas duas, uma para dia 6 de Janeiro e outra para dia 12 de Janeiro e que a minha filha tinha faltado e que agora não iria ter consulta, só a dos 18 meses, reclamei e pedi o livro de reclamações e aí arranjaram logo consulta para ela, quanto a carta da reclamação chega a casa foi com uma explicação absurda por parte deles que nem tinha acontecido nada do que vinha ali escrito mas optei por ignorar pois a situação já tinha sido resolvida.
Quanto ao procedimento só te posso contar como quando foi comigo, cheguei ao centro de saúde e pedi para falar com alguém da saúde materna e veio a enfermeira do planeamento familiar, disse-lhe que fiz teste apenas e pelas contas deveria de estar de 7semanas, a enfermeira fez logo pedido para uma médica só para passar eco e analises de sangue e ficaria logo consulta marcada para a médica que passaria a seguir-me. Quanto fui à consulta com a médica da saúde materna já levava os exames todos.
Pelos centros de saúde que já passei o que me dá a entender é que cada um tem a sua politica, coisa que não deveria de ser pois se existe um sistema nacional de saúde deveriam de todos mais ou menos ter as mesmas normas, digo eu, que era o que faria mais sentido..

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Nas minhas duas gravidezes NUNCA ninguém me pediu comprovativo de gravidez, nem exame ao sangue fiz.
Na primeira gravidez marquei uma consulta materna, na segunda já tinha consulta de planeamento marcada e fui a essa. Seja uma ou outra, no meu centro de saúde, são feitas no mesmo horário (planeamento, saúde materna e consulta de revisão), por isso não faz diferença, só muda a "conversa".
Na segunda gravidez a única prova era o atraso e um teste de farmácia positivo (que nem levei). Na primeira tinha uma eco.
Este tipo de consulta costuma ser difícil de marcar, talvez seja por isso que foi aconselhada a marcar uma consulta normal, para ser atendida mais rápido. A primeira consulta resume-se a marcação de exames, eco, isenção e pouco mais.
Se não for isso (dificuldade em arranjar vaga) é mesmo implicância.
Felicidades!!

CallMeMinnie -
Offline
Desde 07 Out 2016

Fui lá agora de manhã , estive com o médico e ele passou-me já os exames já tenho o boletim de grávida , ecos para fazer , e a isenção , só que ele não reparou que eu tinha ADSE , então os exames foram passados pela adse e não pela isenção , ia para tirar sangue e só me disseram isso ai , correrias de um lado para o outro ....

* perda a 3-1-2012 *
* baixa de peso 07-09-2016 (120kg) até Março 2017 (72 kg ) *
* positivo a 21-04-2017* 5 semanas e 5 dias , minha maior alegria <3 *
* nasceu a 19-11-2017 *
* 3º positivo 20-06-2019 *

Subarbosa -
Offline
Desde 22 Mar 2009

Fui na segunda à primeira consulta e a médica de família nem teste fez para confirmar a minha gravidez. Liguei para lá para marcar consulta com a médica mas ao final do dia para não faltar ao trabalho. Mas foi logo consulta materna.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Sara.rs.90 , dá-te por feliz por te atenderem o telefone Careta . É que no meu não atendem...e não dá para marcar pela net por exemplo. Ah, e pelos vistos não recebem faxes (a minha irmã uma vez ligou para a saúde 24h, que no seguimento enviou um fax para lhe marcar uma consulta de urgência, blablá... chega lá ela, desconheciam completamente a situação...e ficou sem consulta), ou seja, só mesmo presencial.... quando foi de marcar a consulta de planeamento familiar estive uma hora á espera (para marcar, não para ter a consulta)

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Claramente, não és a única a detestar o Centro de Saúde...
Quando a minha irmã engravidou, foi seguida pela GO privada que já consultava.
Quando soube que estava grávida, a médica dela pediu uma série de exames, como é normal e ela foi à médica de familia, para pedir a credencial. Resposta da médica "Acha que eu lhe vou pedir estes exames todos sem sequer saber se está mesmo grávida?!? Nem pensar... primeiro vai ter de ir fazer um teste de sangue para confirmar a gravidez!"
Ou seja, atrasou os exames que tinham sido pedidos pela GO 2 ou 3 semanas, sem razão nenhuma!
O que é que ela achava, que a médica da especialidade estava a pedir exames proprios para grávidas só pelo gozo?
Enfim...

Luacheia shanty -
Offline
Desde 21 Fev 2017

Hoje passei por um belo filme no centro de saúde da penha de frança...a primeira consulta no medico dito "normal" foi hoje...e como estou a ser acompanhada no privado a médica que me atendeu só teve atidudes estranhas...só espero lá voltar se for para pedir alguma baixa...

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

E descobri hoje que no meu centro de saúde também funciona assim: marcaram-me para MF para ele passar eco ou exame para confirmar a gravidez e depois é que me inscrevem nas consultas maternas.... ainda bem que li este tópico, senão tinha ficado a achar tudo muito estranho....

Manusi -
Offline
Desde 08 Out 2016

Parabéns Catia s pelo positivo! Uma santa gravidez! Sorriso

ALMOFADAS -
Offline
Desde 13 Jun 2012

O meu deve ser a excepção.
Quando descobri que estava gravida tentei marcar consulta saúde materna pelo e-agenda e só me marcaram para 31/05, como achei que era imenso tempo mandei um email a explicar a situação e a pedir uma consulta mais rápido. Mandei o email numa quinta e na Sexta já me estavam a ligar com a marcação para o quarta feira seguinte. Quando lá fui a sra da recepção não me cobrou nada pois disse e a médica me ia passar e isenção por isso já não valia a pena cobrar a consulta.
Estava gravida de 4 semanas e só tinha o positivo nos testes que deixei em casa, mas não foram precisos. A médica passou-me a isenção, análises, nova marcação da próxima consulta, cheque dentista e o papel para a marcação da eco das 12 semanas.

Ainda hoje liguei para o centro de saude a perguntar me arranjavam uma consulta mais cedo pois não aguento os enjoos (que nunca tinha tido) e disseram-me para passar lá na sexta de manhã.

O meu é o Nova Salus de Soares dos Reis em Gaia.

Sobre ALMOFADAS

15/10/07-Princesa Ariana
20/08/14 - Nasceu o André
25/12/17 - prenda de Natal - Nasceu a Alice

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

RBSilva escreveu:
Claramente, não és a única a detestar o Centro de Saúde...
Quando a minha irmã engravidou, foi seguida pela GO privada que já consultava.
Quando soube que estava grávida, a médica dela pediu uma série de exames, como é normal e ela foi à médica de familia, para pedir a credencial. Resposta da médica "Acha que eu lhe vou pedir estes exames todos sem sequer saber se está mesmo grávida?!? Nem pensar... primeiro vai ter de ir fazer um teste de sangue para confirmar a gravidez!"
Ou seja, atrasou os exames que tinham sido pedidos pela GO 2 ou 3 semanas, sem razão nenhuma!
O que é que ela achava, que a médica da especialidade estava a pedir exames proprios para grávidas só pelo gozo?
Enfim...

Os médicos de família não têm a obrigação de passar credencial de exames pedidos por outro médico. O princípio é: se existe disponibilidade para ir a consultas no privado, também deverá existir disponibilidade para fazer os exames pedidos no privado. Sei que existem médicos que facilitam, mas não é de todo o modo normal de proceder.

Steppy88 -
Offline
Desde 22 Set 2016

O que quer dizer medico normal????

Sobre Steppy88

Positivo a 22/9/2016 - DPP: 23/5/2017
Nasceu a AL a 26/5/2017 com 48 cm e 3170 g
Positivo a 15/11/2020 - DPP: 24/7/2021
Nasceu o EF a 6/7/2021 com 49 cm e 3080g

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Manusi escreveu:
Parabéns Catia s pelo positivo! Uma santa gravidez!

Obrigada Manusi Sorriso

Vi agora, já sabes que vai ser uma menina é? Que corra tudo bem por aí também Sorriso

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

O meu CS é o do Lumiar, em Lisboa, e devo dizer que já saí de lá a chorar umas 3 vezes.

Primeiro, n me quiseram atender por causa da morada do CC.

Depois, fiquei sem médico de família (desconhecia que isto era um luxo em Lisboa).

Mas vá lá, a enfermeira, muito a contragosto, deu-me o livro da grávida e colocou a isenção no meu dossier. Depois até foi simpática, com muitos conselhos e a medir a tensão, mas começou por dizer q era cedo... Estava de 7semanas.

Sem vagas, primeira consulta (que nem é para a consulta materna, PK senão só no final da gravidez) foi marcada para o final do 1.o trimestre.

Óbvio que nunca aguentaria TT tempo sem saber nd da gravidez. Fui a um particular e confirmei que era uma gravidez evolutiva (embrião com batimentos cardíacos).

Pedi no CS para me serem passadas as análises do 1.o trimestre (para a eco ainda vou a tempo na consulta) que já devia ter feito... Não... Tinha de ir a uma consulta de recurso para pedir a prescrição das análises!!!! A sério???!! Zangado

Enfim, decidi acalmar para meu próprio bem e levar a gravidez mais na "desportiva" tendo os meus cuidados, é claro.

Felizmente, sou saudável e nunca precisei muito do SNS, mas fiquei muito desiludida com esta situação... E até tinha tido boas experiências com os cuidados primários de saúde no norte (boas instalações, organização, MGF pra todos). Em Lisboa parece ser uma autêntica selva Preocupado
Infelizmente foi aqui q engravidei...

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Skillerific escreveu:

RBSilva escreveu:Claramente, não és a única a detestar o Centro de Saúde...
Quando a minha irmã engravidou, foi seguida pela GO privada que já consultava.
Quando soube que estava grávida, a médica dela pediu uma série de exames, como é normal e ela foi à médica de familia, para pedir a credencial. Resposta da médica "Acha que eu lhe vou pedir estes exames todos sem sequer saber se está mesmo grávida?!? Nem pensar... primeiro vai ter de ir fazer um teste de sangue para confirmar a gravidez!"
Ou seja, atrasou os exames que tinham sido pedidos pela GO 2 ou 3 semanas, sem razão nenhuma!
O que é que ela achava, que a médica da especialidade estava a pedir exames proprios para grávidas só pelo gozo?
Enfim...

Os médicos de família não têm a obrigação de passar credencial de exames pedidos por outro médico. O princípio é: se existe disponibilidade para ir a consultas no privado, também deverá existir disponibilidade para fazer os exames pedidos no privado. Sei que existem médicos que facilitam, mas não é de todo o modo normal de proceder.

Skillerific, não concordo... uma pessoa pode estar a ser seguida por um médico privado pelas mais variadas razões, entre as quais, o facto de o SNS não consegue dar resposta em tempo útil. Infelizmente isto acontece imensas vezes!

Muitas vezes, as pessoas fazem imensos sacrificios para conseguir pagar uma consulta num médico privado (e não estou apenas a falar durante a gravidez), porque não conseguem aguentar as dores/ sintomas durante os meses que demora a conseguir uma consulta no público!

Mas no caso que relatei, a questão nem era essa - a médica não tinha problemas em passar a credencial para exames pedidos pela GO do privado. O problema é que exigiu um comprovativo de que a minha irmã estava, de facto grávida! Como se houvesse algum motivo para a GO estar a pedir uma credencial para o rastreio do primeiro trimestre a alguém que não está grávida!

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

RBSilva escreveu:

Skillerific escreveu:
RBSilva escreveu:Claramente, não és a única a detestar o Centro de Saúde...
Quando a minha irmã engravidou, foi seguida pela GO privada que já consultava.
Quando soube que estava grávida, a médica dela pediu uma série de exames, como é normal e ela foi à médica de familia, para pedir a credencial. Resposta da médica "Acha que eu lhe vou pedir estes exames todos sem sequer saber se está mesmo grávida?!? Nem pensar... primeiro vai ter de ir fazer um teste de sangue para confirmar a gravidez!"
Ou seja, atrasou os exames que tinham sido pedidos pela GO 2 ou 3 semanas, sem razão nenhuma!
O que é que ela achava, que a médica da especialidade estava a pedir exames proprios para grávidas só pelo gozo?
Enfim...

Os médicos de família não têm a obrigação de passar credencial de exames pedidos por outro médico. O princípio é: se existe disponibilidade para ir a consultas no privado, também deverá existir disponibilidade para fazer os exames pedidos no privado. Sei que existem médicos que facilitam, mas não é de todo o modo normal de proceder.

Skillerific, não concordo... uma pessoa pode estar a ser seguida por um médico privado pelas mais variadas razões, entre as quais, o facto de o SNS não consegue dar resposta em tempo útil. Infelizmente isto acontece imensas vezes!
Muitas vezes, as pessoas fazem imensos sacrificios para conseguir pagar uma consulta num médico privado (e não estou apenas a falar durante a gravidez), porque não conseguem aguentar as dores/ sintomas durante os meses que demora a conseguir uma consulta no público!
Mas no caso que relatei, a questão nem era essa - a médica não tinha problemas em passar a credencial para exames pedidos pela GO do privado. O problema é que exigiu um comprovativo de que a minha irmã estava, de facto grávida! Como se houvesse algum motivo para a GO estar a pedir uma credencial para o rastreio do primeiro trimestre a alguém que não está grávida!

Tem toda a razão nos motivos que levam muita gente a ir ao privado, mas não deixa de ser verdade que os médicos de família (ou qualquer outro médico) não têm essa obrigação. É até estranho pedir a um médico que nos mande fazer exame X ou Y porque outro médico, com igual autoridade para pedir exames e que este nem conhece, disse.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?