Preciso de ajuda... | De Mãe para Mãe

Preciso de ajuda...

Responda
6 mensagens
brums -
Offline
Desde 05 Ago 2015

Boa tarde, faço 18 anos daqui a 2 dias e descobri que estou grávida, contei aos meus pais mas o que me disseram logo foi que iria abortar, ia ao medico e iria abortar porque não tenho condições e sou muito nova, eles podem-me obrigar abortar? Eu quero muito ter este bebe apesar de não ter sido planeado, sou totalmente contra o aborto e mesmo que seja nova e não trabalhe, eu tenho vontade para seguir em frente e lutar. Mas o único apoio que tenho é do meu namorado e da família dele. A minha família tudo está contra e eu sinto-me muito mal só sei chorar porque me querem obrigar abortar. Preciso de ajuda para esclarecer isto, obrigada.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Claro que ninguém pode obrigar ninguém a abortar. O que lhe podem fazer é isso que estão a fazer: pressioná-la. Se está convicta do que quer o que tem de fazer é preparar-se para as consequências, enfrentar a situação e não ceder. Isso e fazer planos para o futuro.

Boa sorte.

NinaMarelinha -
Offline
Desde 12 Jul 2015

Brums, como foi referido e muito bem no comentário acima, ninguém a pode obrigar a abortar. Claro que tudo seria mais fácil se tivesse o apoio dos seus pais no entanto, se não quer abortar e tem o apoio do seu namorado e dos seus sogros, siga o seu instinto. Já vai fazer 18 anos esta semana, portanto será maior e vacinada. Pense bem no que vai fazer para conseguir sustentar esse bebé, pois por muito boa vontade que os seus sogros tenham, o filho será sempre e só seu e do pai. Ideal seria talvez viver com os sogros já que não são independentes a nível económico, continuar a estudar à noite e trabalhar de dia. Não é fácil mas com força de vontade tudo é possível. Não é a primeira nem será a última! Boa sorte e... Tudo de bom!

Staaarz -
Offline
Desde 07 Nov 2015

Brums, primeiro que tudo parabéns Sorriso
Quero-te dizer que também sou nova (apesar de ter mais de 18 anos) e estou no estrangeiro a estudar com o meu namorado. Ainda não contámos aos nossos pais nem a ninguém. Este é, por enquanto, um segredo nosso.
Quando voltar para Portugal (se voltar, claro, porque a nossa ideia inicial era arranjar trabalho por cá depois de acabar os estudos) também não vamos ter suporte financeiro nem tão pouco uma casa.
Quero com isto dizer que querer é poder, e só temos que nos rodear das pessoas que realmente nos querem bem Sorriso
Confia em ti e segue o que o teu grilinho falante te diz para fazer.

Boa sorte!

Desde 20 Abr 2015

Ola. Claro que ninguem te pode obrigar a abortar, isso é uma decisao pessoal de cada mulher.
No entanto nao me leves a mal, no que te vou dizer a seguir.
Ter um filho é sem duvida das melhores coisas que te pode acontecer na vida.
Hoje, tenho 30 anos e estou gravida do meu 2 filho. A primeira vez foi aos 25. Estava casada e tinha emigrado recentemente. Tinha portanto uma situacao estavel emocionalmente e financeiramente.
No entanto, deixa-me que te diga: nao estava minimamente preparada para ser mae. Digo-te com toda a humildade que nem nos meus melhores sonhos imaginava o que era isto de ser mae. E porque?
Existe uma ideia um bocado romanceada da maternidade. Achamos que mal tenhamos um filho nos bracos tudo se resolve e que passamos de meninas a maes num golpe de magia. Nao. As dores que se tem para parir um filho sao as mesmas que para parir uma mae.

Um filho exige muito tanto a nivel psicologico como financeiro. No primeiro ano sobretudo os gastos sao imensos e nunca te fies no "ah e tal tudo se cria". Tens de ter dinheiro. O amor so nao chega. Tens de pagar contas de hospital, fraldas, roupa, leite, medicamentos, creche... e é tudo caro e necessario no dia a dia. Ou tu ou o teu namorado, alguem vai ter de trabalhar para isso. Os teus sogros ou pais nao tem obrigacao de financiar as vossas escolhas, tem isso em atencao. A ajuda que possas receber da tua ou da familia do teu namorado é insubstituivel, mas quem tem de fazer o trabalho duro es tu e o pai do bebe.
Nao sei como é a relacao que tens com o teu namorado mas penso que teras de avaliar bem isso. Ter um filho é um desafio, algo que é para a vida toda e que vos vai unir sempre independentemente se ê isso que queres ou nao.

Por fim... nao te deixes iludir so pelo lado bom da maternidade porque ha muitas coisas que so vais descobrir á base da experiencia e nem sempre fazer certas descobertas com um bebe no colo é o melhor. Como te disse nao me leves a mal pelo que te digo. Nao quero com isto deprimir-te ainda mais. So estou simplesmente a dar-te a minha sincera opiniao que gostaria que me dessem a mim se estivesse na tua situacao. No entanto tu melhor que ninguem sabes da tua vida. Se achas que reunes condicoes para poderes levar a gravidez por diante desejo-te toda a força, sorte e felicidade do mundo! Fala com os teus pais, explica-te, diz-lhes o que sentes e ouve bem o ponto de vista deles. É a conversar que as pessoas se entendem. Como ja referiram nao has-de ser nem a primeira nem a ultima, mas mentaliza-te bem do desafio que vai ser.
Um grande beijinho e boa sorte.

Catia_Lisboa -
Offline
Desde 16 Fev 2012

Daniela Gonçalves Domingued escreveu:
Ola. Claro que ninguem te pode obrigar a abortar, isso é uma decisao pessoal de cada mulher.
No entanto nao me leves a mal, no que te vou dizer a seguir.
Ter um filho é sem duvida das melhores coisas que te pode acontecer na vida.
Hoje, tenho 30 anos e estou gravida do meu 2 filho. A primeira vez foi aos 25. Estava casada e tinha emigrado recentemente. Tinha portanto uma situacao estavel emocionalmente e financeiramente.
No entanto, deixa-me que te diga: nao estava minimamente preparada para ser mae. Digo-te com toda a humildade que nem nos meus melhores sonhos imaginava o que era isto de ser mae. E porque?
Existe uma ideia um bocado romanceada da maternidade. Achamos que mal tenhamos um filho nos bracos tudo se resolve e que passamos de meninas a maes num golpe de magia. Nao. As dores que se tem para parir um filho sao as mesmas que para parir uma mae.
Um filho exige muito tanto a nivel psicologico como financeiro. No primeiro ano sobretudo os gastos sao imensos e nunca te fies no "ah e tal tudo se cria". Tens de ter dinheiro. O amor so nao chega. Tens de pagar contas de hospital, fraldas, roupa, leite, medicamentos, creche... e é tudo caro e necessario no dia a dia. Ou tu ou o teu namorado, alguem vai ter de trabalhar para isso. Os teus sogros ou pais nao tem obrigacao de financiar as vossas escolhas, tem isso em atencao. A ajuda que possas receber da tua ou da familia do teu namorado é insubstituivel, mas quem tem de fazer o trabalho duro es tu e o pai do bebe.
Nao sei como é a relacao que tens com o teu namorado mas penso que teras de avaliar bem isso. Ter um filho é um desafio, algo que é para a vida toda e que vos vai unir sempre independentemente se ê isso que queres ou nao.
Por fim... nao te deixes iludir so pelo lado bom da maternidade porque ha muitas coisas que so vais descobrir á base da experiencia e nem sempre fazer certas descobertas com um bebe no colo é o melhor. Como te disse nao me leves a mal pelo que te digo. Nao quero com isto deprimir-te ainda mais. So estou simplesmente a dar-te a minha sincera opiniao que gostaria que me dessem a mim se estivesse na tua situacao. No entanto tu melhor que ninguem sabes da tua vida. Se achas que reunes condicoes para poderes levar a gravidez por diante desejo-te toda a força, sorte e felicidade do mundo! Fala com os teus pais, explica-te, diz-lhes o que sentes e ouve bem o ponto de vista deles. É a conversar que as pessoas se entendem. Como ja referiram nao has-de ser nem a primeira nem a ultima, mas mentaliza-te bem do desafio que vai ser.
Um grande beijinho e boa sorte.

Brums, subscrevo tudo o que a DanielaGonçalves escreveu e a minha situação é muito idêntica à dela.
No meu caso, fui mãe de um filho muito desejado e muito planeado, quando quis ao 29 anos, união muito estável, muito apaixonada, emprego muito bom (era professora Universitária convidada), mas passei momentos muito bons e outros menos bons (claro que olhando para trás, os bons superam).
No entanto, a minha família nunca viu com bons olhos o facto de eu ter um filho no auge da minha carreira, nunca apoio familiar, os pais do meu marido já faleceram, ou seja, era só eu e ele.
Sempre fui seguida no privado e mesmo assim tive o azar de ter um parto prematuro e horrível, no qual íamos morrendo os 2, que causou problemas de saúde ao meu filho e que fez com que ele tivesse internado várias vezes durante os 2 primeiros anos de vida. Claro que tive de abdicar do meu emprego para dormir no hospital com o meu filho e o meu marido teve de começar a trabalhar a dobrar para pagar tratamentos, medicamentos, sustentar a casa, etc.
Se o amor por um filho supera isto tudo? Supera! Se estava preparada? Não estava minimanente! sempre fui muito positiva, tinha uma visão romanceada maternidade (nos casos em que tudo corre bem, até pode ser assim).
Isto só para te dizer que sim, é verdade que "tudo se cria" mas se podermos ter o mínimo de condições psicológicas, monetárias, familiares, para ajudar os nossos filhos em qualquer situação, melhor.
Claro que ter vontade de ter um filho já é meio caminho andado e depois de os termos ganhamos outra força para trabalhar lutar etc.
Eu acabei por criar um emprego por conta própria na área da formação e neste momento vou ter outro filho (tenho 32 anos).
Bem isto tudo para te dizer que nem sempre é fácil, mas é muito bom. Agora deves pensar nos prós e nos contras, analisares o que "perdes" e o que ganhas e ver o que neste momento da tua vida é o mais importante para ti. Cada caso é um caso.
Força qualquer que seja a tua decisão.
Beijinho*