pre-eclampsia 2ª gravidez | De Mãe para Mãe

pre-eclampsia 2ª gravidez

Responda
17 mensagens
isabel costa ramos -
Offline
Desde 04 Ago 2009

Boa noite a todas as mamas, eu gostaria que me pudessem ajudar e fornecer-me testemunhos de alguem que tivesse tido uma pre eclampsia numa 1ª gravidez e de como correu numa 2ª.

Eu tive uma pre-eclampsia detectada as 30 semanas tendo ficado internada durante 4 semanas (1mes)ao fim das quais nasceu a Leonor por cesariana e com peso mto mto baixo (1345Kg), pq o fluxo estava mto reduzido e tiveram que me fazer o parto. Foi com anestesia geral pq não sabiam exactamente o que iria acontecer.

Eu até nem tinha as tensões mto altas, a minha media era 12\8, mas tinha proteina na urina e redução de fluxos.
A Leonor esteve tb internada 3 semanas a ganhar peso e foi uma situação simplesmente horrivel.

Graças a Deus correu tudo bem e tenho aki uma menina saudavel e super activa com 4 anos.
Agora gostava de ter um segundo filho mas tenho mto medo do que possa acontecer, principalmente pq a Leonor precisa mto de mim e não axo justo priva-la da minha companhia e carinho para estar internada num hospital novamente.

Gostava que se pudessem me contassem experiencias que tenham tido ou que conheçam de 2ª gravidez dps de uma pre-eclampsia para que possa decidir o que fazer.

Obrigada a todas

Isabel Ramos

Bebezocca -
Offline
Desde 08 Mar 2010

foi uma rapariga á fatima lopes á um tempo a trás contar a sua historia... http://gleice.blogs.sapo.pt/2010/04/15/
a historia é sobre obesidade causada pela pre eclapsia,,, dá uma espreitadela

Sobre Bebezocca

DPP: 09/11/2010
Afilhada da _Mia_ e da Sandra 79
Madrinha da _Mia_ e da Andreia 36 e da Docemãe

A princesa Madalena já nasceu, dia 9 de Novembro com 3520 e 50 cm.

Patynet -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Isabel, eu tive uma pré-eclampsia na 1ª gravidez. Não se deu tão cedo como a tua, pois no meu caso ocorreu ás 34 semanas....ainda aguentei até ás 37 semanas até que a minha GO decidiu induzir-me o parto. Correu tudo bem. O meu Henrique também era pequenino...tinha 48cm e 2650Kg mas cá fora fez-se e hoje é um lindo rapagão com 4 aninhos!!!

Estou grávida da Madalena, com 21 semanas, e encontro-me de baixa com gravidez de risco por ter começado com contracções muito cedo, ás 11 semanas, e por já apresentar tensão mais para o alto - 140/9 ou 136/83....quando eu por norma tenho ten~sões normais 12/8 ou 11/7!!!! A minha GO por prevenção, receitou-me a aspirina 100. Comecei a tomá-la ontem e terei de o fazer até ás 35 semanas.
A aspirina 100 não evita que o mesmo possa vir a acontecer mas a sua toma permite que não haja uma aglomeração das plaquetas o que pode ajudar na prevenção de uma Pré-Eclampsia.

Fala com a tua GO pois melhor que ninguém ela sabe dar-te as melhores orientações e conselhos.
A gravidez nas mais diversificadas situações...é sempre um risco que corremos....e isso tens de ter sempre presente...eu própria tenho medo....mas como queríamos muito outro filho....arrisquei e estou muito confiante!!!

BOA SORTE!!!!

Bjs

Sobre Patynet

Patynet
Mamã do Henrique e da Madalena - Os meus príncipes!!!!!
Madrinha das mamãs CarmenSoraya e Sandrinha Lopes. Afilhada da querida Sandrinha Lopes

E a princesinha Madalena nasceu a dia 02 de Setembro 2010!!!!

isabel costa ramos -
Offline
Desde 04 Ago 2009

Muito obrigada as 2 pelo cuidado e respostas.

É complicado saber que a probabilidade de vir a ter uma pre-eclampsia novamente é bastante grande.
Já foi tão dificil com a Leonor e agora realmente da medo, mas por outro lado gostava mmo muito de ter outro filho e tambem acho importante mesmo para ela.

A ti Patynet desejo-te especialmente MUITA SORTE com a Madalena. Espero que corra tudo bem e que consigas prolongar ao maximo a tua gravidez.

Se souberem de mais alguns casos digam-me por favor.
Mais uma vez obrigada

Isabel Ramos

Rosanna -
Offline
Desde 12 Ago 2011

olá eu tive também na minha gravidez, desde os 3 meses placenta prévia parcial e depois foi detectada a pré eclampsia o que fez que a gravidez fosse muito chata e com muitos internamentos, o meu filho nasceu com 36 semanas 2k 420g...foi prematuro mas apesar de nascer aos oito meses está bem, o meu medo é mesmo de engravidar de novo e voltar a passar por tudo, alguém já teve duas vezes pre eclampsia???

SandraNobre -
Offline
Desde 31 Dez 2011

Olá a todas,

eu tive pré-eclampsia às 33 semanas na 1.ª gravidez. Agora, estou de novo grávida, de 18 semanas e este é um assunto que me preocupa bastante. Temos de estar muito atentas ao sintomas...

Bjinhos a todas

Jo -
Offline
Desde 04 Abr 2007

O problema é mesmo esse...a gente preocupa-se muito e depois as tensões sobem....

Eu tive pre eclampsia na 1ª gravidez por volta das 35 semanas (tensoes altas e albumina na urina). Tive de ficar internada na Maternidade JD até completar as 37 semanas, altura em que me induziram o parto e não foi concerteza das melhores experiências por ter estado muito tempo à espera de fazer a dilatação toda. O corpo ainda não estava totalmente preparado. Nesta primeira gravidez tinha as tensões controladas mesmo tomando aldomet 250 2x dia e a aspirina 100 e apesar de no final as tensoes descontrolaram-se.

Hoje estou grávida de 32 semanas e às 28 semanas fui encaminhada para as consultas de risco por causa das tensões já um pouco altas, e redução de líquido amniotico...Encontraram albumina na urina mas isso tem a ver com um problema no rim que me provoca as tensões altas (segundo um estudo que fiz após a 1ª gravidez)....Estou a ser acompanhada por uma médica 5 estrelas no Hospital CUF Porto, a Dr.ª Filomena Cardoso. Todas as semanas vou lá pra ser avaliada, ouvir o bebé, fazer a eco e fazer o CTG...Para já está tudo bem, o bebé mexe bem e está a crescer à volta de 100 a 200 gr por semana mas mesmo assim as tensões estão altas 150/100 mesmo tomando aldomet 500 2x dia e a aspirina 100. A Dr.ª Filomena que para além de ser um doce é uma excelente profissional já me avisou que a qualquer momento caso os movimentos do bebé diminuam, ele terá de sair...mas estamos a tentar aguentar o mais possível.

Portanto, estou com um pouco de receio...queria muito que a minha menina aguentasse pelo menos até às 38 semanas, algo que será difícil concerteza mas se nascer às 37 semanas como a anterior já me dou por feliz porque já tem peso suficiente para se desenvolver bem cá fora...

O segredo é a gente não se enervar muito e ir vigiando e claro sempre acompanhada por uma boa médica...Tenho seguro e por isso posso ussufruir desta regalia no Hospital CUF apesar de ficar sempre um pouco mais caro....mas com esta médica sinto-me bem e confiante...portanto quero continuar..

Isto para dizer que bem acompanhadas nada acontecerá se Deus quiser....temos de estar confiantes! Tudo de bom e não tenhas medo...

SandraNobre -
Offline
Desde 31 Dez 2011

Olá,

eu na 1.ª gravidez também fiquei internada e às 36 semanas fiz cesariana. Depois da gravidez não fui aconselhada a fazer qualquer acompanhamento médico pelo que não fiz. Atualmente, com 19 semanas, penso que está tudo bem e não estou a fazer nenhuma medicação.
Jo começaste a fazer medicação logo desde o inicio da gravidez ou assim que algum sintoma se manifestou?

Obrigada e tudo de bom tb para ti.

Jo -
Offline
Desde 04 Abr 2007

Eu fiz acompanhamento após a primeira gravidez porque já era hipertensa e a ideia era tentar descobrir se essa hipertensão estava relacionada com alguma outra coisa que não a hereditariedade como já me haviam dito. A verdade é que sim sou hipertens não porque o meu pai tb tem mas sim porque tenho uma lesão no rim esquerdo o que provoca o aparecimento de albumina na urina mesmo não estando grávida.

Sabendo a médica que já era hipertensa aconselhou-me a substituir logo mesmo antes de engravidar a medicação que estava a tomar pelo aldomet (medicamento aconselhavel na gravidez) quer na primeira tal como na segunda gravidez.

Por isso, não te rales com o assunto, acalma-te, alimenta-te bem, não te enerves e vive a tua gravidez muito feliz....se pensas em coisas más é pior e isso atrai por isso.....tem paciencia!

SandraNobre -
Offline
Desde 31 Dez 2011

Obrigada pela tua resposta.

Eu não sou hipertensa, aliás até costumo ter tensões mais ou menos baixas mas na 1.ª gravidez subiram repentinamente... Espero que não volte a acontecer desta vez.

Arbsm -
Offline
Desde 11 Set 2011

boa noite meninas

tenho uma duvida preciso que alguem me esclareça caso contrario fico doida...

tenho nortmalmente a tensao baixa...

hj ao levantarm de repente vi umas luzinhas brancas... pensei que fosse tensao alta.... cheia de medo fui a farmacia mais proxima e media a tensao estava normal 11 7... mas fikei assustada...

sera k essas luzinhas foi a tensao k subiu???? alguem ja passou por isto????

Sobre Arbsm

Raquel
------------------------------------------------------------
A minha primeira estrelinha nasceu a 17-06-2003 com 3770Kg e 50cm
A segunda estrelinha nasceu 9-05-2012 com 3710kg e 53cm Pedro Afonso
DPP 21-05-2012

isabel costa ramos -
Offline
Desde 04 Ago 2009

Ola Raquel,

Eu axo que não te deves assustar sem ter provas concretas do que poderá ser.
Foi só um episódio e no caso de ser tensão alta esta não iria regularizar assim tão rapidamente (como disseste que foste logo á farmacia) ainda por cima tendo em conta que estavas ansiosa e nervosa. Se as tensões estavam normais acho que não tens motivos para te preocupares.
De qualquer forma, e tranquilamente, vai prestando atenção a alguns sintomas, como dor de cabeça, visão turva, inchaço e tb se essas luzinhas se mantêm. Se voltar a acontecer convém mesmo falares com a tua médica porque os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa.

Boa sorte e tudo de bom
Isabel Ramos

Isabel Ramos

juliana locks -
Offline
Desde 29 Set 2015

Oi maes bom dia
queria deschar aqui minha esperiencia com a pre eclampicia.
tenho um filho de 10 anos, de em fevereiro desse ano eu e meu marido desidimos ter outro filho, engravidei no final de fevereiro mesmo, aus 4 meses tive a confirmacao mais feliz de minha vida era a minha sofhia que estava a caminho, com 22 semanas comecei a ter os primeiros sintomas dessa doenca, nao dormia e comecei a inchar, fui internada as presas, fiquei 2 semanas no hospital ate que dia 16 de agosto veio a dor, o coracaozinho de minha bebe tinha parado de bater, comecou dai a inducao do parto ela nasceu dia 18 e foi interrada no mesmo dia, ate esse dia triste nao teve um dia que nao chorei de saudades mais deus quiz assim quem sou eu pra questionar, hoje faz 41 dia do parto dela.
eu e meu marido nao vamos desistir, pretendo tentar novamente em janeiro mais tenho um pouco de medo da doenca aparecer novamente, sei que minha sofhia vai me ajudar de onde ela estiver.

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Olá mamãs, sei que este tópico ja foi criado ha algum tempo. Não sei se alguém me pode ajudar. Eu tenho risco de pré -eclâmpsia devido à tenção alta que sempre tive até antes da gravidez. Tenho sido seguida no hospital por causa desse risco. Na última consulta a médica disse-me para ter atenção às estrelinhas e às dores de estomago repentinas. E é ai que vem a minha dúvida. Estrelinhas sempre vi durante a gravidez, até antes isso acontecia momentos antes de desencadearem as enxaquecas. Quanto às dores de estômago, houve duas noites que acordei com um desconforto muito grande meio dorido como se tivesse levado um murro. Acabei por não conseguir estar mais tempo deitada por qualquer que fosse a posição nada acalmava. A minha tenção até tem estado relativamente boa menos quando me enervo com alguma coisa. Não sei se deva ir as urgências por isso pois não sei se serão os tais sintomas ou se apenas coincidências. Também não quero estar a ir lá sem motivo aparente. Ao mesmo tempo tenho receio de não estar a interpretativa algum suposto sinal. Alguém que me pode ajudar com alguma indicação?

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

Desde 09 Jun 2017

ola, vi este tópico e como também estou com duvidas em relação a uma segunda gravidez vou deixar aqui a minha historia.
Sempre fui saudavel, eu e o meu marido decidimos ter um bebe, engravidei e estava tudo a correr bem ate que as 20 semanas comecei a inchar muito mas de resto estava tudo normal. tive de parar de trabalhar porque andava sempre com um desconforto, o meu ginecologista dizia que estva tudo bem nas analises e ecografias. com 23 semanas ele comecou a dizer que a minha pequenina nao estava a crescer muito e que provavelmente ia ter de ir fazer um exame. ele deixou andar e so me dizia o mesmo, comececi a ganhar muito peso apesar de ter muito enjoos e vomitar. tinha muitas dores de cabeca, e sentia-me muito cansada, sempre muito inchada. com 27 semanas ele volta-me a dizer que vou ter de fazer o tal exame, manda-me para casa e diz que esta tudo bem, que so ela e que nao crescia muito. passado 3 dias deixei de a sentir a mexer, sentia-me sem forças, muito cançada e com umas dores no fundo da barriga, a meio da noite acordei e percebi que algo não estava bem, estava com contrações, dei entrada no hospital, tinha a tenção a 16/10, estava a perder proteinas pela urina, com a minha pequenina estava tudo bem mas ainda era muito cedo para nascer, deram-me uma medicação para parar as contracções mas eu ja tinha contracções de 7 em 7 minutos. fizeram-me uma ecografia e disseram que ela ia nascer na mesma, fui enviada para outro hospital de urgência, quando cheguei já estava com uma hemorragia interna, tive de fazer cesariana de emergência. a minha pequenina nasceu com 27 semanas e 5 dias com 755g. foi muito perigoso, esteve internada por 2 meses e meio e neste momento esta bem de saúde. eu ainda tive problemas de anemia, tencao alta e a perda de proteinas pela urina por 2 meses mas agora estou bem. sempre disseram que numa proxima gravidez tinha que ser muito vigiada e que corria o risco de ter outro bebe prematuro, o que me aconteceu foi o seguinte, estive doente e fiquei gravida sem querer, quando descobri (a uma semana) nao sabia se havia de rir ou chorar, so estou de 4 semanas, mas tenho muitas dores de barriga e nas costas, sinto-me muito cansada e estou com muito medo. neste momento estou a espera de ir as consultas. mas estou com muito medo do que possa acontecer, ja estou de repouso, com qualquer coisa fico cansada e com dores de cabeça. qual e a vossa opinião?

Ana Claudia Gomes -
Offline
Desde 27 Set 2017

Bom no meu caso ...foi que tive pre eclampsia bem no finalzinho da gestacao..entao o parto foi induzido,tive as reacoes pos parto sei que eh muito dificil mais infelizmente tive ..meu bebe ja tem 4 meses ,mas minha pessao regulou gracas a Deus ...mas ainda tenho albumina na urina..nao sei o que fazer , fui hoje na medica ela me disse que isso e normal por causa do pos parto sera?? Meninas tenho minhas duvidas ...estou muito preocupada com isso afetando meus rins ...nunca tive pressao alta..so no final da gestacao mesmo, ela disse que eh por causa de nao tomar agua ...bebo agua o dia interiro ... Ta estranho.

Serpentina -
Offline
Desde 06 Abr 2010

Patricia Gonçalves e Ana Cláudia... informem-se sobre o síndrome de HELLP.
Na minha 2a gestação, por prevenção, tive que tomar micro aspirina e injeções diárias de heparina. Não voltei a ter pré-eclampsia nem HELLP mas os meus gémeos nasceram às 26 semanas (tal como na 1a gestação).

FEV 2014- pré-eclampsia severa aos 6 meses e meio acompanhada de síndroma de hellp; a nossa filhota (29 cm; 454 gr) acabou por falecer nos meus braços 24h depois.
JAN 2015- gravidez anembrionária; curetagem às 12 semanas
AGO 2016- positivo!... UPSSSS... SÃO GÉMEOS!!!