Um pouco triste... | De Mãe para Mãe

Um pouco triste...

Responda
20 mensagens
inesgarrote -
Offline
Desde 03 Jan 2016

Olá mamãs, sinto-me um pouco triste e gostaria que me pudessem ajudar dando algumas sugestões e /ou soluções de atitudes que possa tomar.
A questão é que o meu namorado só esteve uma semana com a bebé e estava tão cansado que nem acordava com o choro dela. Após essa semana foi trabalhar e sou eu que cuido dela 24h por dia, esteja acompanhada ou sozinha. O problema é que aos olhos do meu namorado eu 'não faço nada', ou seja, tenho 24h por minha conta e não tenho os meus afazeres em dia. Dado que trabalhamos por conta própria eu, para além de ir trabalhar, geria sempre a parte de escritório, compras, encomendas, negociações, resolvia todos os assuntos em entidades públicas, organizava o armazém, coordenava os funcionários, etc. Agora tem sido complicado realizar estas tarefas, mas ele não compreende isso. Ontem chegou a questionar com toda a ironia do mundo se a pequena me ocupava 24h por dia?

Eu sinceramente respondi-lhe muito torto pois senti-me muito frustrada e continuo muito desiludida. Nunca esperei ouvir isto. Ou sou eu que sou muito má mãe ou então é a minha filha que é diferente das outras, mas a verdade é que ela nunca pára , dorme 20 minutos e aí está ela, com toda a energia, sinceramente não sei como arranjar mais horas por dia!

Alguém que me elucide?

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Eu acho que é normal o que sente. O que não acho normal é a atitude dele, sinceramente.
A mim irritam-me muito pessoas como ele. Então mas tem um filho e pensa que continua tudo igual? Eu acho que se pudesse trocar com ele 1 semana e dar-lhe todas as responsabilidades não era nada mal pensado.

E falar da divisão a meias de tudo também.

Sinceramente: vês-te a viver essa vida para sempre? Não? Então faz agora algo por mudar. Ele está acomodado à vidinha dele e pelo que parece nunca fez nada em casa, certo? Claro que agora lhe custa.
O problema é que enquanto as mulheres conseguem vão aguentando tudo...depois deixam de aguentar e todos ficam frustrados : eles porque pensam que é a obrigação das mulheres, elas por acharem que já fizeram muito.
O problema vem de à muito tempo e agora falta saber se vão conseguir entrar em consenso. Desejo-te muita sorte e paciência (vais precisar) mas eu tinha uma conversa séria e metia os pontos nos "is".

E, sim, um bebé pode ocupar 24h/dia. Mais não seja porque a maioria nem dorme a noite toda e a mulher também precisa de viver para não entrar em parafuso.

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Minha querida tu mete o homem no sítio. Mas que atitude de m.... é essa? Se ele acha que a filha não dá trabalho invertam os papéis: ele que tome conta da menina e tu vais trabalhar! Nem iria levar 3 dias a chegar à conclusão que qualquer bebé dá uma trabalheira dos diabos. Sim, vai melhorando aos poucos, mas dão sempre trabalho. Eu neste momento estou em casa com o meu bebé e o meu marido sabe que muito faço eu pois ele não pára um segundo. O meu marido está perfeitamente desperto para esta realidade dos bebés, pois nunca me fez sentir mal ou que não fizesse nada em casa. Ele sabe perfeitamente o que o filho pinta pois volta e meio fica com ele em casa e não é pêra doce. O que denoto nas tuas palavras é que de certeza que sempre fizeste tudo em casa e ele era um lord. Ou então ele acha que a vida não uma vírgula depois dos filhos nascerem. Mas é como te digo, se ele te julga assim dessa maneira, se não assumir essas palavras da treta, então tens uma boa dor de cabeça para o futuro.

Boa sorte

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Estás só "um pouco" triste? Eu subiria às paredes se ele me dissesse isso. Essa desvalorização completa do trabalho doméstico e cuidado das crianças é insultuosa. O teu namorado só não percebe isso porque nunca lhe calhou ficar assim uns dias seguidos sozinho com ela. Vocês não vão partilhar a licença de parentalidade? É que é para isso mesmo que ela serve e não pode ser gozada em conjunto com a mãe, nem durar menos de 30 dias...

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

olha, a minha dá-me descanso e eu se me apetecer ficar esparramada o dia todo sem fzr nestum, fico. Ele não me diz nada, nem tem nada q dizer. Se sonhasse em reclamar de alguma coisa, madava-o ir fazer lol e quando sai de casa deseja-me um bom trabalho.
esta semana tambem lhe pedi para lhe mudar a fralda (ele tenta sempre se esquivar lol), nem tinha cocó, era so xixi e ele pediu-me para eu mudar q nao lhe apetecia. e eu insisti e ele começou com o chorinho dele "va laaa" e tal. e eu disse q não, q era sempre eu e tbm merecia descanso (nem era lol é mesmo pq gosto q ele interaja com ela sem ser para brincar) e ele sai se com essa "mas tu tas em casa o dia todo, eu vou trabalhar" e eu "deves de pensar q tou o dia todo de papo pro ar" e ele "não, mas não tas com um trabalho tão pesado como o meu" e eu "pois, mas enquanto o menino dorme, eu tenho que tratar dela, enquanto tomas banho, comes, vês tv eu tou com ela, nas tuas folguinhas e ferias eu tou com ela. 24h/dia 7 dias/semana" ele nem disse mais nada, limito-se a dizer "vá laaaa"
e eu "tantas voltas já tinhas trocado a fralda. eu troco, mas amanhã das-lhe tu banho" e pronto, assim foi. No dia a seguir deu banho á menina Sorriso
Não é por eu estar em casa o dia todo que ele tem q deixar de fazer tudo tipo um rei.. Obviamente que faz muito menos, pq eu estou em casa o dia todo. Mas também cozinha aos fins de semana quando não lhe agrada o q houver feito, passeia os cães todos os dias, alimenta-os e dá os banhos, arruma/aspira/lava/limpa o pó da salinha dele. É que se fossemos trabalhar, eles tinham q fazer tudo a meias e de repente vivem que nem reis? não é bem assim. Enfim, não tenho nenhum conselho para te dar, alem de te dzr para conversarem bem sobre isso :x

Mar Inês -
Offline
Desde 12 Jan 2014

É muito fácil resolver: diga-lhe que lhe vai mostrar o que faz durante o dia. Saia de casa e deixe a bebe só com ele.
Por algum motivo há licença de maternidade que impede as mães de trabalharem...
Boa sorte!

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Mais vale conversar calmamente com ele, antes que chegue a um ponto em que já nao haja retorno, pois essa raiva e frustraçao so vai acumular se nao a deitar pr fora, e se tiver q discutir discuta, mas imponha se, pois nenhuma mulher merece ouvir isso principalmente c um bebe tao pequeno, eu fui trabalhar qd o meu tinha 4 meses, e quase dei em louca, pois ele teve colicas quase ate aos 6 e chorava dia e noite. Eles dao muito trabalho sim, e mesmo que sejam calmos, temos tudo o resto, casa, comida e uma parte que nos esquecemos mts vezes, temo nos a nos, temos q nos sentar no sofa nem q seja por 30 min, assistir a algo q gostamos e etc . Não é o q eles fazem qd chegam a casa do trabalho?

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Acho que deve conversar com ele com calma. Está a ser um pouco injusto... Porque não tentam um dia você ir trabalhar e ele ficar em casa com a bebé, para ver como custa?

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Vandinha21 -
Offline
Desde 26 Ago 2010

O bebé foi feito a dois e, aposto que ele adorou fazê-lo.
Tomar conta do bebé, é tarefa dos dois e mais nada.

Eu por exemplo, da minha primeira gravidez, como não amamentei, o meu marido dava os biberons á noite e eu fazia o turno da madrugada, para que ele pudesse descansar. Banhos, mudar fraldas, tudo isto são tarefas que têm que ''obrigatoriamente'' ser divididas! Porque para além do bebé, presumo que te encarregues da lida da casa. Nós não somos de ferro! Há que fazer os Homens entender isso!

lucelialima -
Offline
Desde 24 Maio 2016

É natural que se sinta triste, mas também é normal que depois de um bebé nascer não nos resta tempo para nada. Eu encontro-me na mesma situação, estou em casa 24h por dia, e nem tempo para tratar das minhas coisas eu tenho. Antes de ser mãe, eu tinha o mesmo tipo de pensamento do seu namorado: "Uma criança não ocupa 24h por dia". Mas a verdade é que ocupa sim. Ser mãe é óptimo, mas também é muito desgastante. O meu marido é muito compreensivo, mas às vezes também tem saídas infelizes. Quando chega do trabalho, peço-lhe que fique com a bebé para eu poder tratar do jantar, aproveitar para colocar a roupa a secar, ir num instante ao super mercado, etc...fazer em poucos minutos algumas tarefas para que a casa não fique do avesso, e este responde..."Agora não...acabei de chegar, quero tomar banho, descansar, ver aquele programa televisivo, etc...". E uma pessoa fica a pensar: "Também eu queria poder descansar e ter momentos só meus. E no entanto, aqui estou eu a tentar negociar um minutos para fazer coisas para NÓS os dois e para a casa". Quando os homens estão em Marte, não vale apenas nos chatearmos. Com calma, peça-lhe que dedique 1 a 2 horas por dia ao bebé, para que você possa fazer coisas para si e para a casa. A melhor coisa que fiz foi combinar com o meu marido, ao fim de semana eu saio por 2 horas e ele fica com a bebé. Desde aí ele tem valorizado o meu esforço diário e a minha falta de tempo em fazer todas as tarefas domésticas.

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

lucelialima escreveu:
É natural que se sinta triste, mas também é normal que depois de um bebé nascer não nos resta tempo para nada. Eu encontro-me na mesma situação, estou em casa 24h por dia, e nem tempo para tratar das minhas coisas eu tenho. Antes de ser mãe, eu tinha o mesmo tipo de pensamento do seu namorado: "Uma criança não ocupa 24h por dia". Mas a verdade é que ocupa sim. Ser mãe é óptimo, mas também é muito desgastante. O meu marido é muito compreensivo, mas às vezes também tem saídas infelizes. Quando chega do trabalho, peço-lhe que fique com a bebé para eu poder tratar do jantar, aproveitar para colocar a roupa a secar, ir num instante ao super mercado, etc...fazer em poucos minutos algumas tarefas para que a casa não fique do avesso, e este responde..."Agora não...acabei de chegar, quero tomar banho, descansar, ver aquele programa televisivo, etc...". E uma pessoa fica a pensar: "Também eu queria poder descansar e ter momentos só meus. E no entanto, aqui estou eu a tentar negociar um minutos para fazer coisas para NÓS os dois e para a casa". Quando os homens estão em Marte, não vale apenas nos chatearmos. Com calma, peça-lhe que dedique 1 a 2 horas por dia ao bebé, para que você possa fazer coisas para si e para a casa. A melhor coisa que fiz foi combinar com o meu marido, ao fim de semana eu saio por 2 horas e ele fica com a bebé. Desde aí ele tem valorizado o meu esforço diário e a minha falta de tempo em fazer todas as tarefas domésticas.

loool eu não negocio nada xD chego ao pé dele, sento a menina no colo dele ou se estiver em pé, digo "segura ai" e viro costas. piro-me logo Espertalhão
Ele nem tem hipotese. So se ele fosse deitar a miuda e ela ao fim de um bocado chora.. Mas tbm era mto mau se fizesse isso, não?

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu faria o seguinte! Arranjava algo inadiavel para ter que fazer o dia todo num sabado ou domingo e deixava o com a bebé! E ja agora com umas tarefas para fazer em casa ja que ha tanto tempo disponivel! Quando voltasse ia ver se fez as tais tarefas e se tinha os cabelos em pé! -... n estou a gozar...faria isso mesmo

lucelialima -
Offline
Desde 24 Maio 2016

Ah ah ah...também faço isso. Mas ao avaliar as sugestões de algumas leitoras, decidi dar uma abordagem mais delicada. Afinal, aqui pretende-se uma solução amigável para o casal e não que a situação piore Preocupado

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mas quem disse que n seria amigavel?? O truque da minha proposta é que ele n se aperceba que é um teste!! Tem de o fazer acreditar que n esta a fazer isso 'so para testar' senao ele vai fazer um esforco extra para dizer que fez tudo!

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

a resposta era para mim, pq disse que eu não negocio.. meto lhe a bebe no colo e vou fazer o q tenho a fazer lol :p

A ines amamenta, por isso não sei se seria a melhor solução deixar o bebe o dia todo com o pai :x

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Ahhhh n me lembrei desse pormenor! Mas sei o desespero! Eu mal o meu marido entrava em casa em ja lha estava a passar para o colo!!!!

inesgarrote -
Offline
Desde 03 Jan 2016

Olá mamãs, peço desculpa por só agora vir responder mas estou a tratar de um evento que vamos participar. Quanto às lides da casa eu, praticamente, só me encarrego da roupa, arrumar os nossos quartos, escritório, carros, armazém e tudo a tralha da pequenina. Tenho ajuda da minha mãe ou sogra na alimentação.
Pois a questão dele é que, como trabalhamos por conta própria muitas vezes tem de chegar a casa e fazer isto ou aquilo para certos eventos. Então a licença acaba por não ser cumprida à risca, tanto vou trabalhar até à bebé acordar para mamar e venho a correr para casa como ele não tem possibilidade de partilhar a licença.
Eu já lhe disse, 'estou desejosa que vás de férias (se tudo correr bem vamos uma semana) e vais estar encarregue a 100% da bebé, eu só faço companhia e dou mama! '
Ele às vezes anda com ela ao colo e se ela começar a chorar mesmo a sério entra logo em parafuso e grita por mim parece sei lá o quê. Agora vou começar a deixá-la mais tempo com ele e depois quero ver.

E depois o problema maior foi ele dizer aquele comentário em frente aos meus pais e eles dizerem 'pois se tivesses dois queria ver como ia ser' e eu respondi 'desculpem, ou sou eu que sou muito má mãe e muito burra ou então é a minha filha que não é normal e igual aos outros!'

Acham isto normal?!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Não. .. de todo! Acho mt mau de ambos os lados !! Mas eu n dizia o que disse. Ao dizer " depois quero ver " está a desafia lo e ele pode fazet tudo para lhe provar o contrário. Eu arranjaria maneira de essa semana ter coisas para fazer e ele ter que ficar com a menina. Quando tivesse bem desesperado é que eu dizia: mas entao nao disseste que dava para fazer tanta coisa enquanto se tratava da menina???

inesgarrote -
Offline
Desde 03 Jan 2016

Eu vou arranjar maneira de o fazer, só lhe dou mama e pisgo-me.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Estou parva com o que li, isso não é uma relação de igual para igual, não há compreensão ou solidariedade.
Vocês partilhavam tarefas domésticas antes?
EU nunca admitiria que um homem encarasse a relação assim, que a mulher está lá para ser criada, e que não se importasse se a mulher está cansada ou não.