Pouco leite materno | De Mãe para Mãe

Pouco leite materno

Responda
40 mensagens
Star Catia -
Offline
Desde 19 Jun 2017

Minhas queridas mães experientes...

Ajudem-me por favor:

O meu bebé fez 1 mês na passada 6ª feira, no inicio ele perdeu mais peso do que era normal e então passei a lhe dar suplemento sobre indicação do pediatra. O meu bebé era muito preguiçoso e dormia sempre que lhe dava mama, como sou inexperiente e não tive ajuda no hospital, conclui que o meu bebé passou fome!!! A verdade é que já experimentei tudo para o meu bebé mamar mais e melhor, mas sem sucesso...desde tomar Promil, tentar que ele mamasse melhor com bicos de silicone, tentar extrair leite de bomba manual, de bomba automática, mas continuo a ter pouco leite.

Consigo retirar uns poucos 10 dl...no máximo 30 dl após muito tempo na bomba, mas nada mais...

É possível produzir pouco leite, ou será que se passa algo comigo?

Muitas vezes tento retirar com a bomba, mexer no peito para vir o leite e depois meter a bomba de novo, mas saem só pingos ou pouca quantidade de cada vez que o faço...

Cátia Sousa

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Tente amamentá-lo especialmente depois de cada soneca, e arrotá-lo e oferecer mais mama. Arrotar acorda o bebé e se ele quiser mais continua a mamar. Pode também ir mexendo os pezinhos, pescoço, orelhas, etc.

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Quanto mais o bebé mamar mais leite produzirá... O facto de tirar 10ml não quer dizer nada, a bomba não estimula nem de perto o mesmo que o bebé...

Se tem mesmo o desejo de amamentar invista em colocar o bebé na mama mais vezes para aumentar a produção de leite e começar a reduzir o LA até que consiga deixar de usar.

Paula alexandra... -
Offline
Desde 05 Jul 2015

Ola.. estou na mesma situaçao.. na maternidade foi um castigo para lhe dar mama, porque ela é muito perguiçosa, adormecia e nao acordava, tinha k a despir toda e apertar os pes ate ela chorar, mudar lhe a fralda e mesmo assim ela mamava nem 5 min e voltava adormecer.. ate que me deram o suplemento para lhe dar.. depois em casa sempre o mesmo ate que comprei a bomba.. mas claro a bomba não faz o mesmo efeito que o bebe a puxar, cada vez tenho menos leite..

Star Catia -
Offline
Desde 19 Jun 2017

Não pode desistir Paula...eu continuo a fazer de tudo...agora encomendei umas sondas nasogastricas pediátricas para fazer o método da relactação...se funcionou com mães adotivas porque não irá funcionar connosco?!? Entretanto como também muito bacalhau e milho, muito milho e continuo a tomar promil...aconselho-a procurar a ajuda da CAM, pode ser que lhe dêem outras orientações...Força porque não está sozinha!!!

Cátia Sousa

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Eu também passei pela mesma situação, mas na maternidade eles foram os primeiros a dizerem-me para lhe dar um complemento com biberão.
Ele cansava-se, adormecia ao fim de 5 ou 10 minutos, por isso, e para garantir que não passava fome e que ganhava peso, ANTES da mamada dava-lhe um biberão com leite meu que eu retirava com a máquina!

Agora, devido a cansaço e a algum stress também tenho dificuldade em tirar leite com a máquina.
Não sei se tenho menos, ou se só quando ele mama é que se produz.!

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Como é que sabem que produzem pouco leite?
Se é pelo que tirar com a bomba,esqueçam. Isso não é um bom indicador.
Os vossos bebés bebem suplemento de LA em todas as mamadas ou só à noite? Se só tomam à noite, então provavelmente nem precisariam. Se têm pouco leite, têm sempre pouco e não apenas à noite.
Se os bebés fazem xixis frequentes e aumentam bem de peso, então não há razão para achar que não têm leite. Cada mãe produz o leite suficiente para o seu bebé. Só porque A ou B tira 200ml de leite duma mama só e vocês não, isso não significa que ela tem mais leite. Se calhar nem tem.
Procurem informação no site da Sos Amamentação.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

SH -
Offline
Desde 25 Mar 2008

Star Catia escreveu:
Não pode desistir Paula...eu continuo a fazer de tudo...agora encomendei umas sondas nasogastricas pediátricas para fazer o método da relactação...se funcionou com mães adotivas porque não irá funcionar connosco?!? Entretanto como também muito bacalhau e milho, muito milho e continuo a tomar promil...aconselho-a procurar a ajuda da CAM, pode ser que lhe dêem outras orientações...Força porque não está sozinha!!!

Olá,onde posso comprar/encomendar as sondas nasogastrico? Obrigada

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Mamãs recentes o leite vem da nossa cabeça
Temos que estar confiantes em nós próprias
A bomba não indica nada ( nunca tirei muito na bomba e amamento até hoje, e em exclusivo até aos 6 meses)
No início estava 2h para dar de mamar
1h para o acordar , fazíamos de tudo , desde compressa com água fria nos genitais, morder calcanhar, tudo... ele lá acordava e estava mais 1h para mamar
Foi custoso mas consegui e deu frutos
Por isso coragem e não desistam

Star Catia -
Offline
Desde 19 Jun 2017

Boa tarde, olhe encomendei numa farmácia...como é um produto que por norma não existe em stock nas farmácias, tiveram de encomendar ao fornecedor...em principio chegaram esta semana e depois já vou ver o resultado, espero que consiga que funcione.

Boa sorte e não desista...cumprimentos

Cátia Sousa

Star Catia -
Offline
Desde 19 Jun 2017

Boa tarde mamãs,

Precisava da vossa ajuda..

O meu bebe tem 1 mês e meio, ainda lhe dou LM mas tb lhe dou suplemento da Nidina Confort, contudo ele não consegue fazer cocó sem ser estimulado com cotonete e vaselina, ou bebegel...para as cólicas tenho lhe dado Aero Om, mas ganha ainda muitos gases e fica aflito para dar peidinhos e fazer cocó.. alguma dica para me darem?

Obrigada

Cátia Sousa

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Ola mama Star Catia
Minha bebe tem 27 dias e ha uma semana para ca nao faz coco senao estimulada. Neste momento faz so LM mas ha uns temos atras sismei que nao ficava satisfeita e introduzi o LA so à noite 30ml, ultimamente tenho desistido de lhe o dar e dou exclusivo LM.
Engordar, vai engordando devagarinho...em 27 dias engordou 580gr...estava a dar maminha a livre demanda mas esta semana medrou so 17gr/dia...pouco portanto!
Queria mudar de estrategia para ver se melhora, as enfermeira mandam insistir na maminha de 2h em 2h mas para mim acho que resulta mal, porque sou forçada a acorda la e nao mama nada de jeito, mas dar lhe so quando ela chora, nao esta a resultar...queria tirar mais com a bomba e dar lhe, mas estou que tempos para extrair qualquer coisa de jeito, 1h e com a maquina da Medela que dizem ser bastante eficiente...mas agora ando mais cansada nao é nada prático...nao sei que fazer para ela medrar mais...opinioes. Obrigado

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Em relaçao ao uso das maquinas de extração de leite...a minha é automatica tal como ja disse em cima.
Tenho extraido apenas 1x/dia e dou lhe ao biberon e isso e sempre na mamada da madrugada porque ela esta mais sonolenta e eu faço isso para garantir que mama qualquer coisa de jeito para eu tb descansar alguma coisa...mas ela esta a engordar pouco e queria extrair mais vezes e dar lhe nesses moldes.
Nao consigo extrair muita quantidade derepente, por isso estava a pensar ir extraindo sempre que possa para acumular e quando finalmente tivesse a quantidade que entendesse ser satisfatoria, neste momento cerca de 100ml dava lhe.
Minha duvida é se tirar agora um pouquinho, mais meia hora ou uma hora mais um pouquinho, tenho de esterilizar a cada extraçao a bomba e seus componentes? Ou nao faz sentido ser assim? Nao e pratico estar sempre a esterilizar a cada extração, meter agua a ferver...esperar...que ferva...tirar, por, nao fazia outra vida, mas se tiver que ser assim sera. Obrigado

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Acho que sim Mãmã q deve esterelizar
Ela é muito pequenina e tudo o q está em contacto com o leite ganha baacterias
Por isso aceitei uma máquina de esterelizar que me foi muito útil ( antes disso Tb fervia)
Acho é q tirar por períodos de meia hora é uma hora são muito curtos e talvez não compense... mais vale esperar um pouco e tirar mais de cada vez
Eu tinha q tira umas 4x para fazer esses 100 ml nessa altura
Era uma seca mas lá tinha q ser... mas eu fazia para congelar para qd fosse trabalhar
Não é muito boa política começar a dar leite materno no biberao em vez de mama pq vai acabar por produzir menos leite e pode correr o risco de ficar sem Triste

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Ola mama...obrigado pela sua resposta.
Podera nao ser boa politica extrair leite e dar lhe o biberon, mas ela nao esta a engordar o devido, e ao invés de lhe dar LA preferia arriscar e dar LM dessa forma pelo menos 2x ou 3x por dia para controlar as quantidades, nas outras mamadas dava maminha normalmente.
Se me vai secar o leite, eu nao sei, mas como ela nao esta a satisfazer as necessidades da minha bebe, ja nem me importo que seque ( digo eu isto hoje, que fiquei desanimada com a pesagem de hoje :-(...enfim)

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

O que é uma pega...com um mes ainda nao tive uma greta e ou uma dor no peito, conprei Purelan nas nem tenho aplicado por esquecimento, dado que nao doi, n sinto grande falta...é uma bebe que sempre fez uma boa pega, quando lhe pega com vontade e um regalo ve la mamar...pior é que nao engorda por ai alem, muito embora a mim me parecesse que mamava bem...afinal nao e suficiente...ela bolsa muito muito, talvez a causa esteja ai, mama bem mas desperdiça muito depois tambem e nao a faz engordar...uma chatice!:-( ando bocadinho desanimada com a amamentaçao, parecia ser perfeita e nas paragens revelasse insatisfatória

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Ahh ok não tinha percebido isso...
Pois assim é mais complicado
Mas talvez seja isso de bolsar
Tente q ela mame o mais na vertical possível e depois ande com ela direitinha um bom tempo para arrotar sem a mexer muito nem q tenha q ser 1h nisto...
Boa sorte

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

O stress do meu eram os soluços ... era horrível pq durante a noite começava a soluçar após mamar e não adormecia por causa disso

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

A minha soluça muito tambem, bolsa muito, soluça muito, faz muito xixi a cada mamada, mas nada de cocós...so estimulada.
Uma hora na vertical? De dia ainda aguento, aguento tudo, mas de noite sinto mw exausta e nao ha paciencia para estar assim, ja me custa estar uma hora a extrair leite de madrugada para lhe dar alguma coisa de jeito e nao chega a ser nada de jeito, quanto mais ficar uma vida a espera que arrote...dava em maluca, ando ja cheia de enxaquecas de nao descansar...nao ha sanidade mental que aguente assim lol...ja para nao falar nas birras que faz de noite que nao deixa ninguem descansar. Ela e um anjinho de dia mas ultimamente faz das noites dia e dos dias noite...nao tem sido facil, muito embora no geral nao é de birras, ou nao era, agora parece me que esta a querer mudar para mal dos meus pecados lol...tambem e dada a colicas...tadinha...nao faz coco, e normal...

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Loool é verdade não é fácil
Só lhe desejo a si q a sua não seja como o meu que ainda hoje acorda 3 a 4x
Estou ko Triste

mãe_mb -
Offline
Desde 28 Fev 2016

Quanto conseguem tirar no total com a bomba?

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Isso é muito relativo e não é comparável.
Há quem consiga tirar muito e há quem não consiga tirar nada.
Se der de mamar durante a noite só da mama direita, consigo tirar 100ml da esquerda de manhã. Se fizer o esquema ao contrário só tiro 50ml da mama direita.
Agora que tenho de tirar leite durante o dia,à hora do almoço nunca consigo mais que 50ml no total das duas mamas.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

mãe_mb -
Offline
Desde 28 Fev 2016

Eu comecei a congelar e como ele msma o dia td d 2 em 2h optei p tirar a noite. Tirei 50 d cada lado. Fiquei c o medo

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

l.marques escreveu:
Eu comecei a congelar e como ele msma o dia td d 2 em 2h optei p tirar a noite. Tirei 50 d cada lado. Fiquei c o medo

Medo porquê?
50 de cada mama parece-me muito bom.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

mãe_mb -
Offline
Desde 28 Fev 2016

D ser pc

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

l.marques escreveu:
D ser pc

Podes juntar o leite de 2 dias e congelar tudo. Eu fiz isso, caso contrário não conseguia encher um saquinho daqueles da avent para congelar leite materno.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Ela tem um mes e uma semana quase a minha piolha e estou a conseguir tirar cerca de 50ml por maminha, isto de madrugada ou demanha...durante o dia tiro bem menos...nao me stressa muito parece me suficiente para as necessidades actuais da minha bebe e eu n tenho bebido agua...ando distraída

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

A água é mesmo muito importante Vitamina.
Eu consigo tirar 100/120 da mama que ela não mamar, mesmo durante o dia. Mas, por mais que me custe, pelo menos 2 litros/dia tento beber

Mória -
Offline
Desde 25 Nov 2016

Olá,
Não li os comentários anteriores.
Não existe leite fraco nem pouco leite!
Junta-te ao grupo no facebook: da.me maminha. Lá, tens profissionais como CAM's e AL's que te podem ajudar!
Em relação á quantidade na extração com a bomba... não significa nada! A bomba não estimula como o bebé.
Já agora, usas bomba manual ou electrica? Não é aconselhado a uilização da electrica, pelo o menos enquanto o teu leite não establizar porque a electrica puxa muito mais, o que pode criar mastites!!

Sobre Mória

💙 O nosso mundo ficou ainda mais azul ás 40s1d.
No dia 30.04.2017, ás 10h51m com 3,045kg e 49cm 💙

Maria Clara 🌸 cefálica 🌸2,275gr 🌸46cm 🌸21h24
Maria Leonor 🌸 pélvica 🌸 2,220gr 🌸45cm 🌸21h30
Às 34+5

Mória -
Offline
Desde 25 Nov 2016

Vitamina,
Porque dizes que ela não engorda o suficiente?! Se engorda é porque estás a ir bem.
Em relação ao bolsar muito.. Experimenta cortar nos lacticinios. Ela pode não ser tolerante á lactose. Já falaste com o pediatra sobre isso?
Estou como tu, idealizei a amamentação de uma maneira e correu tudo mal, por isso optei pelo LA em exlusivo desde que ele tem 1m e foi o melhor que fiz, tanto psicologicamente como fisicamente (atenção que não te estou a querer incentivar, apenas dei o meu testemunho).
E não te procupes que ela não está a mudar. Deve estar apenas, a entrar num pico de desenvolvimento. Pesquisa sobre isso, existem tabelas com as idades em que + ou - isso acontece. Quando passar, vais ver que ela aprendeu a fazer uma coisa nova. Provavelmente, será sorriso. Há que ter paciência porque passa e depois é muito giro.
Beijinhos

Sobre Mória

💙 O nosso mundo ficou ainda mais azul ás 40s1d.
No dia 30.04.2017, ás 10h51m com 3,045kg e 49cm 💙

Maria Clara 🌸 cefálica 🌸2,275gr 🌸46cm 🌸21h24
Maria Leonor 🌸 pélvica 🌸 2,220gr 🌸45cm 🌸21h30
Às 34+5

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A minha tem 29 meses e ainda mama. O inicio da amamentacao foi horrivel, ela perdeu imenso peso, tambem pensava que nao ia conseguir, que ela estava a passar fome...
Sempre ganhou pouco peso, cerca de 150g por semana. Com a bomba (experimentei 3 diferentes) nao saia nada. Quando subiu o leite ou quando lhe nasceram os primeiros dentes e eu tinha as mamas a explodir, a bomba nao tirava nada (tirava uma colher de sopa de leite ao fim de uns 15min...). A bomba nao e mesmo nada indicacao para a quantidade de leite que se tem.
No hospital impingiram-me bicos de silicone. Odeiei aquilo, e depois li que nao ajuda a estimulacao. Tirei assim que consegui. Tive de dar suplemento, mas so nas 2 primeiras semanas e so no final da mamada. O que fiz, insisti, insisti, insisti. A bebe acordava para mamar com regularidade (a cada 3h, so a noite fazia 1 pausa de 5h). Cada vez que acordava "obrigava-a" a ficar 15min em cada mama (fazia-lhe cocegas, abanava a mama...). Sei que as coisas nao funcionam ao relogio, mas como nao tinha nocao se ela estava a mamar alguma coisa de jeito, foi assim que funcionou ate ganhar o jeito.
Ela ganhava pouco peso, mas fazia xixi e coco com regularidade, andava bem disposta, pelo que acabei por aceitar que estava tudo bem. Mas foi muito dificil nao me preocupar, ate porque 150g por semana nao e muito. Felizmente funcionou, e ainda hoje e uma mamona. Magrinha, come pouco, mas mamona. Sorriso
E se acharem que nao esta a funcionar, pecam ajuda a uma CAM! Eu tanmbem pedi, assim que sai do hospital.