Posição placentar e grau placentar | De Mãe para Mãe

Posição placentar e grau placentar

Responda
6 mensagens
Anokas1989 -
Offline
Desde 26 Out 2011

Estou de 35 semanas, fiz a ultima eco ás 32 semanas, reparei agora que indica placenta "anterior baixa" e grau placentar i/ii. Estive a pesquisar e fala em problemas quanto ao parto... Acabei de ficar em pânico, alguém que me possa dar algum esclarecimento?

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá mamã...
A placenta baixa significa que está perto do orifício do colo do útero. O facto de ser baixa não implica necessariamente que tenha influência no parto, uma vez que pode ser baixa mas estar a mais de 2cm de distância do colo e sendo assim pode ter um parto normal. Se estiver perto do colo ou mesmo a tapar o orifício significa que tem uma placenta prévia e que não poderá ter um parto vaginal, nem sequer entrar em trabalho de parto pelo que lhe será marcada previamente uma cesariana. Não está a ser seguida no hospital? O seu médico/a com certeza mandará avaliar esta situação (se por acaso não o fizer faça referência a isso na próxima consulta). Na ecografia não indica se a placenta está "a <2 cm do orifício do colo do útero" ou "a >2 cm do orifício do colo do útero" ou ainda "sem relação com o colo uterino" ?
Quanto ao ser posterior, não tem qualquer implicação, indica apenas que a placenta fica na parte frontal do útero, entre o bebé e a sua barriga...
Em relação ao grau i/ii também é óptimo para o seu tempo de gestação, porque indica que a placenta ainda está bem conservada e consequentemente a fazer correctamente o seu trabalho ao passar os nutrientes necessários para o bebé.

Espero ter ajudado.
Beijinhos

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Grau I/II é excelente para o tempo de gestação. Vai do I (menos envelhecida) ao IV (mais envelhecida), ou seja, tens uma placenta jovem, o que é excelente para o tempo de gestação (eu já tinha grau III a meio do segundo semestre).

Quanto a estar baixa, a principal complicação é que pode dar origem a hemorragias. Se descair mais e se tornar prévia, então sim terá de ser marcada uma cesariana. E ser placenta anterior significa apenas que se fixou à frente. Não tem significado clínico.

Relaxa que está tudo bem. Boa sorte

Anokas1989 -
Offline
Desde 26 Out 2011

CatarinaSa26 ajudou bastante... o meu médico não tocou em assunto nenhum, o que vou fazer uma vez que terei um exame com ele esta semana vou colocar todas as minhas dúvidas.... Muito obrigada pelo esclarecimento

Anokas1989 -
Offline
Desde 26 Out 2011

KellyPT não sabe como ando nervosa... Ando em pânico por causa do parto, tenho medo dde morrer, tenho medo pelo meu bebe.... tem sido uma gravidez muito complicada por causa dos meus medos... ando a ser seguida no gabinete de psicologia da maternidade.... agora tudo o que leio me leva para hemorragias ... estou em pânico ....

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Olá Anokas,

Pensamento positivo. Pode nunca ocorrer hemorragias.

Eu tive uma ligeira hemorragia mesmo no inicio, como tinha mtas dores e tinha sofrido um AE no mês anterior, fiquei de repouso às 6 semanas.
As dores mantiveram-se fortes e às 13 semanas soube que tinha placenta posterior baixa, o que poderia estar a causar as dores, mas sempre sem hemorragias.
Às 20 semanas tinha passado para placenta prévia marginal. Aqui sim instalou-se o pânico. Neste altura fiquei de repouso quase absoluto e a usar faixa quando tinha de estar de pé.
Às 26 semanas a placenta já estava posterior alta.

Por isso mamã calma. Máximo de repouso possível e vai tdo correr bem Piscar o olho