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9 mensagens
Última entrada
Retrato de Jima
Offline
Desde:
22.02.2010

Pompoarismo

Boas tardes, colegas mães.

Na falta de abordagem a este tema neste forum, venho assim iniciar este tópico, pois após ter tido duas filhas senti necessidade de praticar e necessidade de questionar outras mulheres se também praticam ou se nao praticam dar-lhes a conhecer.

Pompoarismo é uma técnica asiática, creio que indiana ou tailandesa que consiste em exercitar os músculos do interior da vagina.

Há muitos séculos que essas mulheres ensinam essa técnicas à suas filhas e netas, mas como na sociedade ocidental tudo o que se relaciona com o nosso sexo é tabu e motivo de ruborescimento, esses exercícios só cá chegaram há pouco tempo e muito timidamente.

Quando estava grávida da minha primeira filha, questionei-me acerca da elasticidade futura e tonus dos músculos da minha vagina e até da largura que ela iria atingir depois de por lá passar uma criança ainda por cima com o uso da episiotomia.

Depois da minha pesquisa, encontrei na internet informação preciosa sobre este tema.

Encontrei inclusivé um site, de seu nome, EU, MULHER, que forma as mulheres no sentido de elas em casa poderem praticar pompoarismo.

Segue um texto que retirei do site acima mencionado, que refere o tema que quero abordar de maneira mais completa.

Ei-lo:

"Factores que debilitam e agravam o deterioramento da musculatura pélvica

Existem variadas razões para o enfraquecimento da musculatura do pavimento pélvico (MPP), sendo algumas delas listadas de seguida:

Herdabilidade (genética)
Quase duas em cada 10 mulheres têm uma debilidade inata da MPP. Por isso é importante avaliar o seu estado ainda que não existam outras causas de enfraquecimento.

Gravidez e Parto
A gravidez e o parto são as principais causas e factores de risco de enfraquecimento da MPP. Na gravidez, o maior peso intra-abdominal pressiona significativamente a MPP distendendo-a e debilitando-a, chegando ao máximo no momento do parto natural, quando o bébé passa através dela. O enfraquecimento agrava-se ainda mais após uma episiotomia (incisão efectuada na região do períneo - área muscular entre a vagina e o ânus) para ampliar o canal de parto e prevenir que ocorra um rasgamento irregular durante a passagem do bébé. Outros factores, são o peso do bébé, o perímetro craniano do bébé, o aumento de peso da grávida e se já fez mais que um parto.
Por vezes, os efeitos de enfraquecimento da MPP aparecem muitos anos depois do parto. Não se deve realizar exercícios abdominais prematuros a fim de recuperar a silhueta, até que a MPP esteja recuperada.

Práticas Desportivas
Os desportos com alto impacto (aeróbica, ténis, corrida, saltos, entre outros) aumentam a pressão intra-abdominal e debilitam o tono da MPP. Entre jovens (inclusive sem filhos) que praticam estes desportos, 6 em cada 10 sofrem de incontinência urinária de esforço.

Menopausa
As mudanças hormonais da Menopausa (especialmente o decréscimo de estrogénio) pode produzir uma perda da flexibilidade da MPP e a presença dos efeitos do seu enfraquecimento como a incontinência urinária de esforço. Com a idade, a MPP enfraquece naturalmente, ainda que se mantenha uma excelente forma física a nível dos outros grandes grupos musculares. O exercício que visa o condicionamento físico bem como a prática desportiva não reforça a MPP. Torna-se necessária uma terapia específica com a ajuda de acessórios ou cones vaginais.

Hábitos quotidianos e outros factores
Alguns hábitos e outros factores que danificam a MPP são: reter muito tempo a urina, consumir em excesso alguns alimentos e bebidas, vestir roupas muito apertadas, a obesidade, a obstipação, tocar instrumentos de sopro, ou cantar, entre muitas outras actividades.

Uma MPP enfraquecida leva a curto, médio ou longo prazo a:

Incontinência Urinária de Esforço
A perda de uma quantidade variável de urina depois de um aumento repentino da pressão intra-abdominal que sucede quando se realiza um esforço como tossir, espirrar, rir, ou simplesmente saltar, dançar ou andar. Prejudica em muito a vida social da mulher reduzindo as suas actividades e afectando a sua auto-confiança e a sua auto-estima.

Prolapsos, transtornos graves que requerem a intervenção cirúrgica
Prolapso uterino, da bexiga (cistocele) e do recto (rectocele).

Redução da sensibilidade sexual e perda de qualidade nas relações sexuais
Provocadas pela flacidez vaginal e debilidade da MPP."

Gaia e Flor. As minhas filhas perfeitas e lindas.

Retrato de margarida17
Offline
Desde:
20.07.2009

Hmmm.... no mínimo muito interessante. Também é algo que me preocupa, como ficarei no pós-parto e já tinha andado a ver de exercícios para recuperar a musculatura do soalho pélvico. Vou pesquisar mais sobre o pompoarismo. Muito obrigada pelo teu post. Sorriso

Retrato de Camélia_Branca
Offline
Desde:
13.01.2010

Olá Jima!!

Eu já há algum tempo que conheço o pompoarismo e confesso que até já pratiquei alguns exercícios mas, como tudo em mim que envolve exercício físico, acabei irresponsavelmente por me desinteressar e não prosseguir com os exercícios... ~ Zangado

Mas sim, concordo contigo e acho que os exercícios de fortalecimento dos músculos da vagina só nos trazem vantagens, tanto a nível da nossa saúde (como o caso de ajudar a prevenir a incontinência), como a nível da nossa satisfação sexual (e dos nossos parceiros), uma vez que aprendemos a controlar os músculos vaginais. já li inclusivamente que o pompoarismo ajuda na hora do parto, aquando da fase de expulsão do bebé, precisamente por conseguirmos controlar os nossos músculos.

Há alguma informação sobre o pompoarismo e os seus exercícios na net. É só ir ao google Piscar o olho

Camélia Branca ;)
A surpresa da minha vida chegou prematura e inesperadamente a 22março2012 :)
Beijinho JB Beijinho

Retrato de serdovento
Offline
Desde:
30.08.2009

nas aulas pre parto e agora nas pos parto tb aprendemos a exercitar o pavimento pelvico. sei q é muito importante ara n ficarmos, por exemplo com perdas urinarias.,,

DPP: 25/12/2009 :)
D.N. 15/12/2009

Retrato de Jima
Offline
Desde:
22.02.2010

Olá. Se te preocupa vai a este blog: http://se_eu_soubesse.blogs.sapo.pt/6583.html

Há livros na Fnac também que têm ilustrações e indicam como praticar.

Boa sorte.

Gaia e Flor. As minhas filhas perfeitas e lindas.

Retrato de Saluzinha
Offline
Desde:
27.03.2009

Interessaante abordares este tema...e' deveras importante e tal como tu acho k ha tabus demais a volta disto!(e de tantas outras coisas,k se fossem mais faladas,nao seriam um bixo de 7 cabecas!)a perda de tonus dos musculso pelvicos e' definitivamente a pior coisa k me aconteceu!seguido da incontinencia!(porque e' k ng fala disso tambem?)
O meu filho ja tem 4 meses...achas k vou tarde para reparar o estrago,ou na verdade,nao importa quando se comeca a praticar?
Obrigada por trazeres este tema a baila!
Beijinhos!

***Vivo 24hrs de Sol por dia,por causa de ti meu Anjo!AMO-TE!***

Madinha e afilhada babada do *Salvador*!Pimpaz
Madinha e afilhada tambem da*Eva*!Lilisil

Retrato de Camélia_Branca
Offline
Desde:
13.01.2010

Saluzinha,
Eu tenho uma amiga a quem aconteceu o mesmo depois do parto e quando ela abordou o tema com o médico, o que ele a mandou fazer foi exercícios. Contrair os músculos da vagina várias vezes ao longo do dia. Fazer algumas repetições (tipo um minuto), várias vezes ao dia. É algo que se pode fazer numa fila de trânsito, numa esplanada, a ver tv... Não custa nada!

E ela ficou sem esse problema!

Pesquisa sobre os exercícios do pompoarismo na net Piscar o olho e força que tudo se resolve!

Mas sim, custa sempre às pessoas falarem dos assuntos "menos bonitos"... E é uma pena...

Beijinho

Camélia Branca ;)
A surpresa da minha vida chegou prematura e inesperadamente a 22março2012 :)
Beijinho JB Beijinho

Retrato de Jima
Offline
Desde:
22.02.2010

Começa a treinar o mais rápido possível.

Gaia e Flor. As minhas filhas perfeitas e lindas.

Retrato de Jima
Offline
Desde:
22.02.2010

Experimenta aquelas bolas da sex-shop. As melhores bolas são aquelas que estão presas por um fio entre elas.

Existem vários tamanhos, sendo que para iniciar a arte do pompoar, deves começar pelas mais pequenas. Primeiro colocas todas as bolas dentro da vagina e deixas de fora só o cordel que ajuda a puxar para fora.

Quando fores puxando para fora, tens que apertar por dentro de modo a oferecer o máximo de resistencia a que as bolas saiam.

Posso-te aconselhar que visites o site de Eu, Mulher, que dá foração nesta área.

Também podes treinar com um vibrador desligado.

introduzes em pé e tentas apertar ao máximo de modo a qu ele não cais ao chão. Não éfácil. Mas não desistas porque os resultados são evidentes. Tens que fazer do treino de pompoar um hábito diário. não só com o aparato das bolas ou vibrador, mas apenas tomar consci~encia dos músculos que tens por dentro e conraí-los muitas vezes por dia.

boa sorte

Gaia e Flor. As minhas filhas perfeitas e lindas.