Pode-se dormir de barriga para cima estando de 6meses de gravidez? | De Mãe para Mãe

Pode-se dormir de barriga para cima estando de 6meses de gravidez?

Responda
12 mensagens
SRosa -
Offline
Desde 21 Nov 2010

olá companheiras deste momento tão especial pelo qual partilhamos... a gravidez Sorriso
sou estreante nestas coisas de fóruns e também o facto de estar grávida pois espero a minha primeira filha tão desejada!gostaria que me esclarecessem se podemos dormir de barriga para cima estando de 6meses...é que as dores nas costas são insuportáveis e só me aliviam estando deitada de barriga pra cima!ja tentei dormir de lado quer para o esquerdo como para o direito e de almofada entre as pernas mas nada alivia a não ser ficar de barriga para cima, disseram-me que n convém de barriga para cima pois a bébé pode asfixiar será verdade?

fico a espera de opiniões e sugestões para melhorar as dores
obrigada

Sobre SRosa

1***5****10****15****20****25****30****35****(:))
dpp: A 25 de Março 2011 ja estarás com a mamã, Alícia

A minha vida mudou desde que te vi pla 1a vez a 26 de Março 2011
Amo-te mto filhota

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

Já ouvi dizer isso da asfixia. Não sei se é verdade.

Mas uma coisa é certa, há momentos que estás a dormir e acordas numa posição sem dares conta. Eu com quase 6 meses de gravidez acordei uma vez de barriga para baixo, como consegui nao sei, mas acordei.

Mar_Sil -
Offline
Desde 21 Jun 2010

Não te sei responder, mas o facto é que estou de 33 semanas e acordo diariamente de barriga para cima. Dores nas costas????!!!!! Como te compreendo Espertalhão
Bjs e felicidades

Sobre Mar_Sil

39+3 Dia 28/01/2011 Nasceu a razão do meu viver. Amo-te filho

Visitem a minha Loja com Roupa e Acessórios Novos e Usados para Bebés em: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/65679

Nfonseca -
Offline
Desde 06 Maio 2010

Eu sempre ouvi dizer que não se podia dormir de barriga para cima não só por causa do bébé, mas por nós também. Corrijam-me se estou errada, mas há uma artéria (ou veia ou o que é) que pode não suportar o peso do utero e deixar de levar oxigénio para o cérebro.
Eu de vez em quandolá acordo de barriga para cima e a verdade é que da última vez acordei com os dedos das mãos e dos pés dormentes.
Vim aqui também com uma missão: recrutar-te para o grupo das mamãs e março Careta . Somos umas gralhas lá e falamos de tudo e mais alguma coisa. Vai lá apresentar-te e ler todas as dúvidas qu já colocamos umas ás outras. Podes colocar esta também, no meio de 116 mamãs alguma há-de saber responder melhor que eu.
Beijocas

SRosa -
Offline
Desde 21 Nov 2010

pois muitas vezes acordo de barriga para cima e é quando me sinto mais aliviada mas tenho medo que aconteça algo com a minha menina o melhor é tentar mesmo dormir de lado para prevenir, vou tentar mas nao sei como Careta
obrigada pela opinião muitas felicidades com o teu menino

Sobre SRosa

1***5****10****15****20****25****30****35****(:))
dpp: A 25 de Março 2011 ja estarás com a mamã, Alícia

A minha vida mudou desde que te vi pla 1a vez a 26 de Março 2011
Amo-te mto filhota

SRosa -
Offline
Desde 21 Nov 2010

obrigada plo convite...vou la passar para falarmos entao... mas o que referiste foi o que me disseram também...vou ter que arranjar alguma forma de aliviar as dores durante o sono senão ate ao fim da gravidez fico corcunda Gargalhadas

Sobre SRosa

1***5****10****15****20****25****30****35****(:))
dpp: A 25 de Março 2011 ja estarás com a mamã, Alícia

A minha vida mudou desde que te vi pla 1a vez a 26 de Março 2011
Amo-te mto filhota

na-net -
Offline
Desde 13 Mar 2008

Olá!

De facto, quando estamos deitadas completamente na horizontal, de barriga para cima, fazemos pressão sobre a veia cava, que é a veia responsável pelo retorno do sangue venoso e do dióxido de carbono. Isto não significa que a o teu bebé vá asfixiar, somente que receberá menos oxigénio se estiveres nessa posição, porque como o retorno do dióxido de carbono é mais lento, a "entrega" de oxigénio também diminui. Basicamente, a tua circulação sanguínea abranda.

O ideal é mesmo dormires sobre o lado esquerdo, mas se tiveres dificuldade tenta pelo menos alternar (não que consigamos ter muita lucidez durante a noite, né?). O meu pequenito, por volta das 22 semanas acordava-me aos pontapés quando eu inconscientemente me virava de barriga para cima. Não gostava mesmo. Eu virava de lado e ele lá acalmava. Hoje, com 35 semanas as dores de costas e a falta de posição às vezes tb me levam a virar de barriga para cima, mas quando me apercebo viro-me logo de lado..

Se puderes evitar, evita.. senão tenta alternar.

Bjinhos

Sobre na-net

O Guilherme já chegou ♂ Espertalhão (08/01/2011)
O meu pedacinho de céu! Espertalhão
Madrinha da anita31 e da Um bebé Espertalhão Grande abraço
As coisinhas do Gui: http://demaeparamae.pt/forum/coisinhas-guilherme-d

vaniaDias -
Offline
Desde 11 Jun 2010

olas pelo que ouvi dizer não se deve dormir de barriga para cima devido a tal arteria ou veia que passa na zona onde esta o bebe e o peso do bebe pode fazer com ela deixe de funcionar bem. MAs já é a minha segunda gravidez e nem a medica, enfermeira e onde faço as ecos, ninguem me falou a cerca disso, mas uma vez li aqui um topico de uma mae a dizer que foi avisada pelo medico sobre esse facto.
A verdade é que eu acordo imensas vezes de barriga para cim, deito-me de lado mas acordo muitas vezes de barriga para cima e até me sinto muito bem assim...lol
Mas se não se deve vamos evitar, no teu caso é complicado porque é a unica maneira que te alivia as dores. desejo-te as melhoras!!
junta-te ao grupinho das mamas de março. Eu tenho DPP dia 31 de março e é uma menina.
Felicidades

Sobre vaniaDias

Amo muito os meus filhotes!! É bom demais ser mãe Sorriso
Nos treinos para o terceiro Sorriso

www.facebook.com/artecomtintasepinceladas
www.facebook.com/Happykidshappy (Acessorios /Roupas novos para bebe e criança) Visitem

Ana Sofia_ -
Offline
Desde 02 Ago 2010

não convem dormir de barriga para cima! As veias passam atrás do utero e com o peso do bebe e utero passa menos sangue para o utero e a o risco do bebe asfixiar.
aprendi isto na preparaçao para o parto
tenta usar e abusar das almoafadas. fica de barriga para cima com uma almofada na anca para subir um bocadinho... posso procurar umas imagens se n percebers assim

MONI.. -
Offline
Desde 17 Dez 2010

O peso do bebê quando você deita de barriga para cima comprime a artéria aorta , diminuindo a circulação e a oxigenação para os tecidos. Comprometendo a oxigênação adequada do bebê e jah que a nutrição do mesmo é dada pela circulação sanguínea da mãe pode comprometer o desenvolvimento adequado do bebê.
Tente deitar com um traveseiro apoiando a barriga, meio rodada para baixo, não totalmente de lado. além de colocar apoio para as pernas.
É mais confortável.
De dia quando permanecer sentado faça um rolo pode ser de toalha e coloque apoiando sua lobar, isso vai ajudar a equilibar o centro de gravidade e sempre que puder levante um pouco ou mude de posição.
Existem técnicas da fisioterapia que diminuem ou até acabam com este desconforto.
Procure um fisioterapêuta especializado na área ele poderá lhe auxíliar.
Se não achar algumas faculdades possuem atendimento fisioterapêutico a população praticamente de graça, alguns com custos como de 5 reais.
Espero ter ajudado Sorriso

Trapizonda -
Offline
Desde 06 Jul 2010

Eu já experienciei os efeitos de estar de barriga para cima durante algum tempo e já percebi o porquê de não ser recomendado...

Normalmente, antes de adormecer estou sempre um bocadinho de barriga para cima, pois a minha bebecas mexe-se um pouco menos, no entanto tenho sempre o cuidade do me virar, sobretudo para o lado esquerdo quando chega mesmo a hora do ó-ó.

No outro dia, fui fazer uma massagem às pernas. A moça que me fez a massagem era novita e não teve os mesmos cuidados que as outras massagistas. Ou seja, normalmente eu faço sempre as massagens deitada de lado e ela deixou-me estar de barriga para cima. De início não liguei, não me incomodou, mas ao fim de 30 mimutos, começei a sentir os tipicos sintomas de quebra de tensão: começei por sentir uma nausea, depois fraqueza, depois suores frios...e nesse momento disse logo à moça que tinha de me virar. Assim que o fiz começei logo a sentir-me melhor. O sentimento foi mesmo que algo estava a impedir a circulação e mal relaxei essa pressão fiquei logo normal...Estava acordada dei conta, mas imagino que o mesmo deve acontecer quando estamos a dormir e aí não reparamos...

Mariana - 28-02-2011 A vida que mudou a minha vida!

MarisaF -
Offline
Desde 11 Jul 2010

Olá...

Olha, eu só de pensar que poderei estar a fazer mal à minha bebé nao consigo dormir de barriga para cima. Pode ser uma tontice, mas nao consigo. Tenho tantas dores na anca e nas pernas nos dois lados, mas nao consigo.
Durante a noite acordo muitas vezes com dores e lá me deixo estar um bocadinho (5minutos no maximo) deitada de costas, mas enquanto estou acordada.
Já me aconteceu adormecer um bocadinho nessa posiçao e acordei com as maos completamente dormentes, isso é sinal que o sangue nao estava a circular normalmente, certo? Por isso nao arrisco mais.
Prefiro ter as dores mas ficar descansada.
Nao sei se é parvoice

Sobre MarisaF

Dia 14 de Fevereiro nasceu a minha princesa, foi o dia mais feliz da minha vida.
Magda Beijinho

A minha afilhada preferida: brigitep. Sorriso
Afilhada claudiagalvao Beijinho