Placiocefalia/braquiocefalia | De Mãe para Mãe

Placiocefalia/braquiocefalia

Responda
5 mensagens
Olga Trindade -
Offline
Desde 05 Mar 2015

Olá a todos

Tenho uma bebé que acabou de completar 6 meses que foi diagnosticada ter placiocefalia/braquiocefalia.
Estou a ser seguida pelo Dr. Josué Pereira no Porto, que me indicou o Dr. Pinyot para colocar a doc band. Estava decidida a fazer o molde para colocar o capacete, até que o Dr. Pinyot e as suas poucas certezas me deixaram baralhada.
A própria pediatra diz que a Matilde teve uma evolução considerável, e põe em questão a necessidade do uso da doc band.

Na verdade a consulta do Dr. Pinyot foi como se de uma consulta comercial se tratasse, mas sem informação especifica.

Alguém tem experiência do uso do doc band? Encontram estudos/informação que comprovam que este tipo de "formatação" da cabeça não trará problemas neurológicos futuros? Ou em caso positivo pode até prevenir que estes problemas possam ocorrer.

Muitos médicos não valorizam, ou simplesmente são contra por não ser algo "natural" e algo formatador. Dizem ser algo estético, quando na verdade é morfológico.

Agradecia que partilhassem experiências.

Obrigada

Sofia Clara -
Offline
Desde 22 Dez 2018

Olá!

Sei que esta publicação já tem alguns anos. Se possível gostaria de saber como actuou para resolver o problema. A sua bebé ficou bem? Espero que sim.

Reparei há dias que o meu bebé está com braquiocefalia (ainda não foi ao médico mas já é evidente). Já encontrei almofadas ortopédicas para prevenir à venda, não sei é se ajudam a corrigir. Também já ouvi falar do "tummy time" mas também não sei se resolve ou é apenas uma prevenção.

Agradeço a resposta e a eventual partilha de experiências com as mamãs.

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

Bom dia mamã,
O meu filho tinha plagiocefalia, tambem foi um problema que me preocupou bastante, mas com o tempo passou e a cabeça ficou redondinha. Como nem sabia da existencia das almofadas e so me aconselharam quando ele ja tinha 9 meses não cheguei a comprar, pois ele não ia ficar lá com a cabeça. Mas mesmo assim passou, mas so por volta de 1 ano.
Com a minha filha foi diferente, tinha braquiocefalia e comprei logo a almofada. Por volta dos 4 meses já tinha a cabeça quase perfeitinha. E o resto foi com o tempo. Agora o mais velho ja tem 4 anos e a mais nova quase 2 e não se nota nada em nenhum.

M-Céu -
Offline
Desde 10 Out 2016

Olá. Também foi diagnosticado ao meu filho uma plagiocefalia na sequência de um torcicolo congênito detetado aos 2 meses, sensivelmente. Fez fisioterapia e tambem tive várias opiniões. Relativamente ao capacete li, e o que me foi dito (creio que pelo pediatra) é usado em casos severos e quando o crânio do bebé já está menos moldavel. Numa primeira fase (por aconselhamento do fisiatra que tratou o torcicolo) seria colocar um rolinho entre a omoplata e a linha do umbigo no lado que estava afetado. Deveria dormir assim. Tummy time muito importante. Assim fizemos, mas em simultâneo e em conversa com o pediatra compramos a almofada mimos própria para estes casos. Na consulta final do fisiatra já estava bom do torcicolo, ele não tinha melhorado muito da plagiocefalia, mas optamos por seguir a opinião do pediatra e ainda hoje usa almofada. Já não se nota praticamente. Procure várias opiniões pediátricas e siga uma que ache que é o melhor para o seu filho. Tinha ouvido dizer que o capacete é impingido às vezes sem necessidade, mas em casos graves creio que é a melhor solução.
Espero ter ajudado

Sobre M-Céu

Início dos treinos -> 05/2015 || Microcistos nos Ovários -> 10/2016 || Dufine+Progestik -> 9/2016 || Espermograma -> 12/2016- 1% de formas normais Triste || Restantes exames do casal -> Tudo Ok || Positivo a 15/5/17 (agarra-te a mim bebé) || AE a 19/5/17 Triste || Positivo a 15/8/17

Sofia Clara -
Offline
Desde 22 Dez 2018

Agradeço a todas as mamãs pela partilha de experiências e opiniões! O meu bebé está um pouquinho melhor. Espero que com o tempo vá ao sítio. Obrigada! ☺️