Boa tarde a todos.
Não sei se me conseguem ajudar com alguma opinião mais profissional ou com a partilha de experiências semelhantes, mas estou a sentir-me preocupada.
O meu filho tem 4 anos e meio e gosta muito de pintar. Pinta com todas as cores, cumpre mais ou menos os contornos e identifica as cores certas para cada objecto. Esta semana começou na escola nova e a educadora alertou-me para um comportamento que eu já tinha igualmente reparado nas férias, mas que relativizei. O que se passa é que o meu filho pinta a folha toda, ou seja, não deixa nenhum espaço em branco. Imaginem que a folha tem um desenho de uma casa, uma árvore e um carro. Ele pinta cada coisa de suas cores e pinta também o fundo de azul claro porque, segundo ele, é o céu e não pode haver nenhum espaço em branco. Mesmo quando tem um animal para pintar, pinta-o com as cores respectivas e, mais uma vez, pinta o fundo todo com a mesma desculpa de não poderem haver espaços em branco.
Ele anda a ser acompanhado na terapia da fala por não dizer os "r" em palavras como "amarelo" (diz amaielo) e terapeuta não detectou qualquer problema/patologia/síndrome que carecesse de acompanhamento, mas agora já nem sei...
Não sei o que pensar. Isto é comum?
Obrigada pela ajuda.
Não acho nada preocupante
O meu filhote também tem 4 anos e não tem jeitinho nenhum, MESMO NENHUM para pintar o quer que seja.
É uma criança extremamente comunicativa, com um óptimo desenvolvimento (segundo a pediatra) mas tem dificuldade em pintar sem sair do contorno.
Um dos teste que fazem aos meninos na consulta anual é pedir para desenhar uma cruz e um circulo. O meu filhote fez um x e um ovo muito parecido com um pepino lol
O comentário da pediatra foi: sais ao papá querido... não tens mesmo jeitinho nenhum para artes lol (Ela fez esse comentário por causa do meu trabalho/ eu pinto qualquer coisita... dá para pagar as contas lol)
Resumindo como em tudo... pintar ou não bem pode ser um indicador mas só deve ser valorizado se houverem outros indicadores que estejam fora dos parâmetros habituais e mesmo assim temos de nos lembrar que cada criança tem o seu ritmo, cada criança tem a sua "visão" a sua personalidade... cada um é um ser único.<3
Ofereça um desenho à educadora do seu filho e escreva-lhe uma nota: Sem espaços em branco porque é assim que é o meu coração... cheio e pleno de amor <3
Muitas felicidades
Obrigada pelas vossas opiniões e sugestões
A educadora alertou porque achou estranha a necessidade de não ficar mesmo nada em branco. Ela apenas pediu para pintarem um animal, mas ele achou (como sempre) que à volta do animal também teria que ser tudo pintado e foi o único que fez isso. Aliás, quando pinta caras nunca deixa os olhos em branco. Tudo tem cor nos desenhos dele e se lhe pergunto "então e porque não deixas esta parte de cor branca?" normalmente responde-me:
- "porque é o céu"
- "porque à volta do desenho há mais coisas"
- "porque o branco são todas as cores juntas e então pinto de cor"
E pronto, é isto. Nós já tínhamos reparado, mas sempre relativizámos e achámos que seria uma questão de estética pessoal. Mas agora com o reparo da educadora ficámos mais preocupados, porque o comentário veio do nada. Em todo o caso, hoje de manhã perguntei à educadora se achava alguma coisa de diferente nesse comportamento e ela respondeu que não via nenhum problema, mas que tinha ficado surpreendida pela atitude dele.
ehehe "porque o branco são todas as cores juntas e então pinto de cor" a unica coisa que eu vejo aqui é individualidade e inteligencia... Com 4 aos e uma resposta destas caramba!!!
E sim concordo com o que já foi dito aqui, hoje em dia já não há lugar para o individuo como ser unico e especial. Temos de ser todos formatados a responder da emsa forma como se fomos maquinas, E começa logo na gravidez e depois apois o nascimento, com o peso e percentis e afins. Claro que existem questão para as quais devemos estar alerta, mas não podemos achar que tudo os que os nossos fiilhos façam ou não façam dentro do expectavel para a idade seja sinal de um problema, porque na verdade a grande maioria das vezes é sinal da da sua individualidade e é diferença que no torna unicos e especiais enquanto seres humanos
***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014
Tania Campos
Mama eu sou da área e como é obvio que se deve estar atenta a essas coisas. Mas com a idade do seu, para já não me parece preocupante. Deve estar atenta, mas como qualquer mãe
Por vezes as crianças desenvolvem pequenas obsessões como os tiques, entre outros.
Dou lhe um exemplo de obsessões que eu tive em pequena:
- tique de fechar os olhos com força
- Quando estava a aprender os números obsessivamente queria pintar as bolas dos números com bolas como o 8,9, 6... Mas lembro me da sensação daquilo ser mais forte que eu. Por vezes a professora apagava me tudo para eu fazer outra vez e eu tornava a pintar
- Desta n me lembro mas contou me a minha mae: queria por pequenas caudas nas letras
Isto para lhe mostrar que isso n tem de ser necessariamente patologico! Por vezes queremos que as crianças todas sejam iguais, encaixem no que é esperado!
Por isso no meu ponto de vista deixaria estar, iria vigiando, mas so isso!
Há casos que podem ser distúrbios, por exemplo o meu caso que relatei, se hoje em dia eu tivesse que realizar comportamentos repetitivos que me impediam de ter uma vida normal, deveria ter um transtorno obsessivo-compulsivo. Mas tal n aconteceu. Foram manias que passaram
Eu não sou psicóloga mas acho que o seu filho tem toda a razão e se está a "materializar" uma realidade ele fá-lo muito melhor que os outros!
Eu percebo a preocupação pois quando nos vêm fazer reparos ficamos logo com medo, a mim todos de diziam que a minha filha estava presente mas o seu espírito algures noutro lugar e enquanto não fiz o despiste do deficit de atenção não descansei...
Na minha opinião vigie mas de certeza que está mais desenvolvido que o vulgo "normal"
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
Mais uma vez, obrigada pelas opiniões e por me tranquilizarem (mesmo com a dica de ir vigiando).
Eu hoje perguntei a uma psicóloga que o conhece se me deveria preocupar e ela respondeu que não, porque esta era apenas a forma dele ver o mundo: tudo colorido e cada coisa com a respectiva cor.
Experimentei fazer uma "brincadeira" com ele: dei-lhe um desenho para pintar de um boneco de neve, um prato com farinha, uma nuvem e um prato de açúcar e a reacção dele foi: "mas, mãe, são coisas todas brancas! assim como é que pinto? posso pintar das outras cores que fazem o branco? é que senão não é nada divertido!" E pronto, espero não ter nenhum desenvolvimento estranho no futuro, mas percebi que gosta mesmo de pintar e o facto de ser branco não o desafia.
Mais uma vez, obrigada pelas opiniões e por me tranquilizarem (mesmo com a dica de ir vigiando).
Eu hoje perguntei a uma psicóloga que o conhece se me deveria preocupar e ela respondeu que não, porque esta era apenas a forma dele ver o mundo: tudo colorido e cada coisa com a respectiva cor.
Experimentei fazer uma "brincadeira" com ele: dei-lhe um desenho para pintar de um boneco de neve, um prato com farinha, uma nuvem e um prato de açúcar e a reacção dele foi: "mas, mãe, são coisas todas brancas! assim como é que pinto? posso pintar das outras cores que fazem o branco? é que senão não é nada divertido!" E pronto, espero não ter nenhum desenvolvimento estranho no futuro, mas percebi que gosta mesmo de pintar e o facto de ser branco não o desafia.
Ele n têm nenhuma obsessão com as cores.. simplesmente é realista. Está muito à frente para a idade dele. Eu sentiria-me orgulhosa
Mama se fez esse teste entao parece me k o seu menino é extremamente atento !e vomo disse o mae é realista!
Quando disse para ir vigiando tb lhe disse que n me parecia haver motivo para preocupação e que a escola quer por vezes que os meninos entrem numa formatacao.
Vigiar é no sentido que devemos eatar atentos a kk coisa que nos preocupe. Eu por exemplo quando a mais velha nasceu achava estranho que ela n so n olhava nos olhos como chorava a virar a cara quando tentavamos olhar nos olhos. Sendo da area por um lado preocupava me por outro sabia que n era altura para haver nada definido e muito menos para um diagnostico. Tenrei relaxar mas mantive me atenta. Afinal...n tinha nada para me preocupar! Gracas a deus!!
Sim, eu tb referi vigiar pois é o que fazemos sempre, a minha não tem déficit de atenção apesar de vários profs me dizerem o mesmo e não descansei enquanto não apurei, o que revelou foi uma creatividade imensa, muita imaginação, o que é normal para uma criança saudável. Mas sei que é bastante distraída... tenho de estar sempre em cima a vigiar a situação.
Este é apenas um exemplo: ontem foi à 1º aula de natação. Qd era bebé teve um incidente na aula de natação e tirei-a e decidi que só voltaria qd já se soubesse defender minimamente numa situação de embaraço. Na 1º aula foi para uma piscina onde até metade tem pé e depois não tem. A prof avisa e espera que as crianças vão só até ao pino fazendo os exercícios. E é claro, lá vejo a minha filha ir... ir ... ir... passar o pino e ir... para a zona sem pe´, onde não sabe nadar.... ou seja, quando já ía intervir (eu e o pai aflitos na bancada) lá a prof olhou e viu e ela como é grande ainda tinha pé e a prof lá explicou novamente que era só até ali. (Mesmo assim ainda repetiu outra x a coisa, foi c tanto afinco no exercício que nem reparou que novamente ía para a parte funda).. são pequenos exemplos. Enfim, já me alonguei, iato para dizer que não foi com máintenção que falei no vigiar
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.