Pílulas nos Centros de Saúde | De Mãe para Mãe

Pílulas nos Centros de Saúde

Responda
14 mensagens
Everblue -
Offline
Desde 22 Maio 2007

Olá!
Tomei durante anos a Diane 35, parei quando decidi engravidar. Depois do parto tomei a Cerazette e quando parei de amamentar a minha GO receitou-me a Yasminelle, que tomo há dois meses... ora, fico um bocado chateada porque não é comparticipada e custa quase 10 euros cada embalagem...
Então, fui hoje ao meu centro de saúde vacinar os garotos e aproveitei para perguntar o que tinha que fazer para obter a pílula gratuita lá. Para além de me informarem que tenho que marcar uma consulta ou levar uma receita de um médico particular, disseram-me que agora nenhuma pílula é comparticipada pelo Estado e poucas são as que são distribuídas gratuitamente nos centros... fiquei pasmadinha, tanto que nem perguntei quais eram as que havia... Cabe na cabeça de alguém, com tanta necessidade que este país tem ainda de educar para evitar gravidezes adolescentes, ou gravidezes indesejadas que acabam em aborto, deixarem de comparticipar as pílulas??? Se bem me lembro, já ouvi mil vezes que nem sempre o centro de saúde tem pílulas disponíveis para dar...

Sobre Everblue

Elsa Oliveira
Gonçalo e Guilherme - 10 Setembro 2009! http://oblogdofeijoca.blogspot.com

Madrinha e afilhada da Tekuxa e princesa Leonor, da Manina e princesa Lara, e da MLuís e príncipe Gustavo! Afilhada da Kikas07 e do príncipe Guinho!

debora sofia -
Offline
Desde 14 Jan 2010

a yasminelle é a q tomo. ja tomei varias e digamos q é a unica com q me dou lindamente e sem problemas nenhuns.

olha eu q ja tomei varias, digo te q raramente consegui apanhar pilula no centro de saude. ora tava esgotada, ora deixaram de fornecer aqela, ora outra desculpa qalqer. e foi á pala disso q n me importei qd a medica me passou a yasminelle.

eles qerem ajudar ajudar e n ajudam nda.

é isso e os preservativos. tb supostamente fornecem mas dps qd alguem la vai pedir nc teem. e depois admiram se q os jovens engravidem a torto e a direito!

Se alguem qiser é so adicionar [email protected]

Kitty_ -
Offline
Desde 16 Mar 2010

Olha querida, se deixara de comparticipar a pilula nos centros de saude foi so na tua terra Espertalhão LOOOL
Porque na minha terra e a minha pilula(minigeste), mesmo estando gravida, sempre me deram la e sei que continuam a dar as pilulas ás meninas.
Acho mesmo que te deves informar disso numa farmacia porque sinceramente acho que isso é balela =)
Beijoca*

estrela123 -
Offline
Desde 17 Fev 2010

Na minha terriola Gondomar enhe , também me dão a pílula Harmonet pois é boa pilula conheço muita gente que a toma e da-se super bem tens mesmo que te informar porque acho duvidoso o estado fazer isso!
Bjs:*

ASofiaN - O meu sonho por se REalizar por causa Da crise Triste
Aiiii sou Madrinha do Diego da ANADIEGO AI é tao lindo ele Espertalhão Madrinha da tripeira eunice88 e da pequena IRIS ,Madrinha babada de encanto, Madrinha Babada Pinkshirt ,Madrinha babada de M_19 , Madrinha de Ritinhacruz , Madrinha de Rosita, Madrinha de Saoxinha, Madrinha de Andreia32
Afilhada babada de RitaD Afilhada babada de Rosita=))Afilhada babadissima de encanto Afilhada babada de karol almeida

-»ELSA«- -
Offline
Desde 03 Nov 2008

Olá Bom dia!
Olha o que te posso dizer é que aqui em Évora tambem me teem dado a pílula!!!

Aliás eu tomava a yasmin antes de ficar gravida mas como passou a ser paga a minha medica de planeamento familiar, deu-me a minigeste.

Mas em principio derivado a ter ficado hipertenso mesmo depois da gravidez terei que voltar a tomar a yasmin, mas já disse á médica que se eu podes-se comprar não iria ao planeamento iria a um ginecologista.E tambem me falou em tomar sempre a cerazet pílula de amamentação, mas tenho receio por ser muito fraquinha....

Para o mês que vem vou lá vamos ver o que ela me diz...

Quando é que tens consulta?!
Quando lá fores diz á medica(o), que não podes comprar, para veres o que eles te dizem...
O mais que te podem dizer é...

" e se nunca tivesse-mos dado o que fazia?!Só tens que responder á medida que eles merecem!Como o estado dá não faz mais que a sua obrigação, pois descontamos tanto para quê?!!!"

Estas coisas do nosso estado até me dão raiva!!!!

º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
σѕ вяαçσѕ ∂α мãє ѕãσ ƒєιтσѕ ∂є тєяηυяα є α мιηнα ƒιℓнα ∂σямє ρяσƒυη∂αмєηтє ηєℓєѕ. 21/04/2009
♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥º♥
http://arteslove.forumeiros.com
https://www.facebook.com/pages/Pintalolas

Llocas -
Offline
Desde 13 Abr 2009

A minigeste é comparticipada e até já existe uma genérica, um pouco mais fraquinha.

Eu tenho a mesma qustão que tu, a pilula que tomo não é comparticipada e por isso vou pedir á GO para mudar..

Sobre Llocas

Madrinha da ALICE da minha querida amiga Bituxa, que é a princesinha mais linda do Norte e arredores!!! Piscar o olho

http://tim-pam-pum.blogspot.com

Arisca -
Offline
Desde 04 Jan 2010

Os centros de saúde, continuam a ter pilulas que são distribuidas gratuitamente, a toda a populção desde que:
-Sejam seguidas nas consultas de planeamento, e tenham iniciado a pilula com prescrição do médico de familia;
-Estejam a ser seguidas em médico particular, mas tenham em sua posse a recita do médico para a pilula em questão...
São várias, as pilulas disponíveis: mercilon, marvelon, minigeste, harmonet, diane 35, cerazette, gynera e minulet...
O problema q se passou contigo. é q essa pilula q te receitaram, faz parte de um conjunto de pilulas recentes (de nova geração) com baixas doses hormonais e que só durante os períodos de "propaganda dos laboratórios" é q é ofertada (tipo 1 ano se tanto e em pequenas quantidades)...
Dessas pilulas q não fazem parte das ofertadas e q só em determinados períodos se ofereceram (devendo sempre avisar q iriam terminar e q nessa altura teriam q mudar) fazem parte a Yasmin, a Yasminelle, Yaz ou a Belara, valette, etc...

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

Ola acho estranho essa resposta que tiveste pq eu ha muitos e muitos anos que vou buscar a pilula que tomo ao centro de saúde eu tomei a triquilar durante 14 anos mas ela foi retirada do mercado e a minha medica passou me a Mercilon quando voltei a casar em setembro de 2007 e tanto uma como outra fui buscar sempre ao centro de saúde em março de 2009 tive o meu segundo filho deram me a Cerazette e agora estou novamente com a Mercilon custa quase 12 euros mas eu nunca a comprei sempre a fui buscar a unica exigencia que o meu centro de saúde faz é que vamos regularmente as consultas de planeamento pelo menos uma vez por ano.

Beijinhos Beijinho

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

catycat -
Offline
Desde 11 Ago 2008

Eu tomo a minigeste e costumava comprar pq ia ao go privado, mas entretanto estive no centro de saude e disseram-me k nao precisava comprar k me davam e desde ai dao-me sempre gratis. Por acaso so 1 ou 2 vezes é k nao tinham a minigheste mas deram-me 1 generica da minigeste. Nunca me mudaram para outra marca. Agora dp da bebe anscer deram-me tb a cerazzete mas entretanto já estou a tomar novamente a minigeste e foi novamente o centro de saude k me deu. Depende dos centros de saude, alguns tem outros nao tem... é o pais k temos infelizmente.
De kk forma tenta mudar de pilula para 1 k tenham lá ou para 1 mais barata, a minigeste por exemplo mesmo sem receita médica custa 5 euros, sempre é mais em conta.

Sobre catycat

10/10/2009 nasceu a minha Princesa Sorriso
02/08/2012 nasceu o meu Principe Sorriso
07/04/2016 nasceu o meu Principe Sorriso

gomes.ana -
Offline
Desde 26 Mar 2009

Ola...
agora fiquei de boca aberta porque apos o parto deram-me a cerazette (pilula de amamentaçao). quando deixei no CENTRO DE SAUDE deram-me a Novynette (antiga Mercilor) nao tive que ir a consulta e muito menos ter receita de medico particular... xiça esta malta anda doida.

Sobre gomes.ana

http://miminhosdaaninhas.blogspot.com

17/11/2009 o dia mais feliz da minha vida!

Kitty_ -
Offline
Desde 16 Mar 2010

Eu tambem nunca fui a consulta de planeamento para me darem a pilula Sorriso LOL

titaf -
Offline
Desde 06 Ago 2009

No meu centro de saude dão a pilula, mas mediante a receita, para isso peço a receita ao médico de familia e entrego a uma enfermeira no planeamento familiar que depois dá-me a pilula.

pityta -
Offline
Desde 12 Abr 2010

Olá meninas!
Mas em que raio de centros de saúde é que estão inscritas?
É que sou enfermeira e no centro de saúde onde trabalho há quase sempre pílulas (a yasminelle não há, mas há boas alternativas!), nós avaliamos a situação e pedimos a opinião ao médico, que normalmente é a mesma que a nossa e começamos a dar a pílula gratuitamente! Quando não há registamos que há mais uma utilizadora, fazemos o pedido e no mÊs seguinte começa a vir para ela!
Realmente... as coisas não funcionam bem em todo o lado, é pena!
Secalhar tens que te informar melhor junto de uma enfermeira, colocares o teu problema e perguntares se não dá para começaram a mandar vir para ti também.
Às vezes é má comunicação...
Beijinhos e boa sorte!

Sobre pityta

Estou tão feliz!!!
POS: 22/3/2010
DPP: 26/11/2010

Everblue -
Offline
Desde 22 Maio 2007

O que eu quis dizer quanto a não haver pílulas comparticipadas, é nas farmácias. Lembro-me de comprar a Diana 35 a 1,5 euros; quando não havia no centro de saúde para ma darem, pedia receita e comprava. Agora nenhuma pílula tem comparticipação do Estado, sendo vendida nas farmácias.
Em relação às do centro de saúde, vou falar com a médica de família para me receitar. Calha bem que a minha mãe tem uma consulta com ela na próxima semana e eu vou junto! Porque para marcar para mim, só para JULHO!!! Liguei hoje para lé e fiquei parvinha de novo! lol
Já agora, Pityta, qual me aconselharias?

Sobre Everblue

Elsa Oliveira
Gonçalo e Guilherme - 10 Setembro 2009! http://oblogdofeijoca.blogspot.com

Madrinha e afilhada da Tekuxa e princesa Leonor, da Manina e princesa Lara, e da MLuís e príncipe Gustavo! Afilhada da Kikas07 e do príncipe Guinho!