período fértil | De Mãe para Mãe

período fértil

Responda
20 mensagens
Catarina2015 -
Offline
Desde 25 Out 2014

Olá meninas! sou nova nisto, ando a treinar à três meses o meu primeiro filho e ainda não consegui perceber quando estou no período fértil ou seja os sintomas alguém me sabe ajudar? Sei que por norma é 14 dias após o red depende da mulher mas alguém me ajude?! Queria tanto ter uma prendinha de Natal!

- Última pílula em Junho 2014
- Treinante desde Julho 2014

littlesi -
Offline
Desde 13 Set 2014

Olá Catarina,

O período fértil depende de quantos dias o teu ciclo normalmente tem. Os 14 dias é para um ciclo de 28dias, onde o 14º dia será supostamente o dia da ovulação, mas como falamos do corpo humano e não de maquinas nem sempre é assim. O PF referente a um ciclo de 28 dias será entre o dia 11 e o dia 16 ou 17.

Ora como sintomas de PF temos a secreção de um muco transparente tipo clara de ovo muito elástico: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão ai. Este muco serve de auxilio para que os espermatozoides façam o seu caminho.
Aumento da temperatura: ocorre pois os folículos que libertam os óvulos, que aumentam a quantidade da progesterona, Se a temperatura for medida diariamente pelas manhas antes de levantar (a chamada temperatura basal), pode-se identificar a ovulação pelo aumento da temperatura.
Estes são os maiores sintomas. Depois há mulheres que sentem pontadas na zona dos ovários/útero.

Durante o PF devemos treinar dia sim dia não porque os espermatozoides vivem cerca de 2 ou 3 dias dentro do nosso corpo mas o óvulo só vive 24h. Logo ao treinar dia sim dia não garantimos que o pai tem um numero adequado de espermatozoide (se treinares todos os dias a cada ejaculação a quantidade de espermatozoides será menor que se treinares dia sim dia não) a quando da ejaculação e que quando o nosso óvulo é libertado tem la algum "bichinho" à espera! Sorriso

Espero ter ajudado! Sorriso

renquit -
Offline
Desde 01 Out 2014

Como a littlesi falou mas nem sempre é facil perceber. Eu falo por mim...
Pois este mes tive dificuldade em perceber quando foi o periodo fertil...
O nosso corpo nem sempre reage da mesma maneira à mesma situaçao...
Bjs

Catarina2015 -
Offline
Desde 25 Out 2014

O meu período é irregular Triste vou estar atenta a esses grandes pormenores. Será melhor comprar o teste de ovulação da clearblue? Obrigada littlesi ajudaste sim

- Última pílula em Junho 2014
- Treinante desde Julho 2014

Catarina2015 -
Offline
Desde 25 Out 2014

Este mês tive o período dia 18 um bocadinho depois desapareceu e voltou dia 20 até dia 23. Qual a data que conto que veio o período?

- Última pílula em Junho 2014
- Treinante desde Julho 2014

littlesi -
Offline
Desde 13 Set 2014

Catarina, Contas o inicio da menstruação com o 1º dia de sangue mesmo.
Quanto aos testes, aqui no fórum nas lojas das mamãs arranjas testes mais baratinhos que os da clearblue igualmente eficazes.

Renquit, eu este ciclo pela 1ª vez em 18 meses sem contracetivo vi o tal muco.. E olha quando engravidei à 12anos não me lembro de ver muco se quer, bem como não tive qualquer sintoma antes do atraso!!

renquit -
Offline
Desde 01 Out 2014

Eu estou no 2o ciclo de à uns dias para cá vejo um muco mas nao acho que seja do periodo fertil. Já vou no 35 dias de ciclo e tou à nora quando é que ovulei. O meu 1o ciclo foi de 44 dias por isso vou esperar e vet no que dá.
Também desde ontem que tou com uma infeçao urinária Triste
Bjs

littlesi -
Offline
Desde 13 Set 2014

Uii infeções urinarias.. já andei a fazer recorrentes.. neste momento ate tenho medo de falar nelas..

Eu coloquei este link noutro tópico, não sei se viste.
Como reconhecer os mucos..

http://brasil.babycenter.com/l7000062/fotos-diferentes-tipos-de-secre%C3...

Catarina2015 -
Offline
Desde 25 Out 2014

Obrigada littlesi foi muito util obrigada

- Última pílula em Junho 2014
- Treinante desde Julho 2014

marina21 -
Offline
Desde 04 Jul 2010

ola meninas porque nao pesquisam no google calculadora do periodo fertil assim sabem os dias em devem fazer mais o amorrr ....espero ter ajudado bjkas

Sobre marina21

positivo dia 18-02-2008 o afonso nasceu dia 22-10-2008
positivo dia 14-09-2009 a beatriz nasceu dia 08-05-2010
positivo a 14-07-2011 data prevista 18-02-2012
amo vos o meu gabriel nasce dia 9 de fevereiro lolololllll o doutor enganou se e foi adiadA cesariana para uma semana depois.......tanta espera.....ahaha surpresa o meu menino quis mesmo nascer no dia dois.......amo te amor 4,020 e 51cm de muita doxura.......

renquit -
Offline
Desde 01 Out 2014

Oi littlesi sim eu vi....é a primeira vez que tenho uma infeçao urinaria... Triste
Marina21 eu tenho a calculadora mas o problema é que nao tenho ciclos regulares por isso nunca ha certezas de nada.... Tentámos vamos ver se temos sorte... Bjs

littlesi -
Offline
Desde 13 Set 2014

As calculadoras não são muito fiáveis em ciclos não regulares. Por exemplo eu andava a fazer ciclos de 30/31 dias.. entretanto o meu desequilíbrio hormonal começou a estabilizar e os ciclos passaram para 27dias.. caso eu não andasse a fazer os testes de ovulação de tirinhas não sabia qd tinha ovulado e perdia a melhor "janela" de oportunidade! Sorriso

renquit -
Offline
Desde 01 Out 2014

Quando tiver de ser será....

Marta Fangueiro -
Offline
Desde 26 Out 2014

olá miúdas, eu já tenho uma filha de 7 anos ( engravidei á primeira tentativa ) e também nessa altura não me lembro de sentir qualquer sintoma mas tembém não andava á procura! no inicio do ano resolvi voltar a engravidar... fiz os exames todos, tomei o ácido fólico durante os 3 meses antes de tentar, tudo direitinho!!!!
O meu marido trabalha no estrangeiro e vem a casa apenas 3 a 4 dias por mês a casa, por isso tinha esperaça de engravidar em junho porque ele estaria o mês todo de férias em casa, e assim foi!!! tive o meu positivo no dia 13 de Julho mas já sabia que estava grávida porque ao contrário da minha filha nesta gravidez tive muitos sintomas até engordei e fiz barriga antes de me faltar a mestruação!!! mas infelizmente o meu bebé morreu ás 11 semanas e tive que fazer aborto medicamentoso ( isso foi a 28 a 29 de Agosto ) a minha menstruação veio logo ao fim de 1 mês ( dia 29 de Setembro ) e já tenho livre transito para voltar aos treinos lololol mas ter o marido fora torna muito complicado e ele só para o ano é que tem férias outra vez!!!! agora a vossa ajuda.... Eu sempre fui certa com periodos regulares de 30 a 31 dias! visto eu ter tido a menstruação no dia 29 de Setembro e ter tido relações nos dias 18/19 e 20 de Outubro posso ter hipoteses de estar grávida???? tem dias que acho que sim mas tem outros que acho que não! e como nesta ultima gravidez tive sintomas logo a seguir a engravidar que as pessoas diziam que era impossivel! tive sintomas 8 dias antes de me faltar o periodo ( enjoos, tonturas, caibras, barriga, dores insuportáveis no peito... não faltou nada!!!! ) mas na gravidez da minha filha só tive sintomas com 5 ou 6 semanas! Agora apenas estou com muitas muideiras e dores no fundo da barriga desde que tive relações e alguns enjoos! mas o peito está normal, eu sei que tenho que esperar, mas a ansiedade é muita e só penso nisso! Felizmente até agora não tive dificuldades em engravidar mas mesmo asim cada dia e mês que passa é uma angustia, quero engravidar e acho que me vai ajudar a superar! vou chorar sempre porque foi um filho que perdi mas tenho que pensar para a frente e só pensando nisso me ajuda a não pensar na perda! por favor dêm a vossa opinião

Albina Marta

littlesi -
Offline
Desde 13 Set 2014

Olá Marta,

Eu só te posso dar a minha experiência. Do meu filho eu engravidei no 1º treino que coincidiu com o PF (no 3 mês de treinos porque o pai só vinha a casa ao fim de semana). Eu não me lembro de ter qualquer sintoma estranho a não ser a falha do período.. sintomas só mesmo depois das 6 semanas, onde tive quebras de tensão e sensibilidade mamaria mas nada de extraordinário.
Neste momento estou no 1º ciclo de treinos.. estou a 9 dias do red, o que sinto: moinhas na barriga, uma ligeira sensibilidade mamaria e vontade de fazer xixi aumentada.. mas pode tudo ser psicológico.
Há 6 anos achei que estava gravida (ainda agora não sei se não estava mesmo porque o medico não me fez HCG só uma eco endovaginal) e tinha todos os sintomas e mais alguns e não deu em nada, 15 dias de atraso começou um sangramento com dores e o sonho foi-se.

Um filho nunca se esquece. Mas por esse não podes fazer mais nada, tens de pensar no que ainda virá! Sorriso boa sorte e que em menos de 9 meses tenhas um bebé lindo e saudável nos braços!!

Marta Fangueiro -
Offline
Desde 26 Out 2014

Obrigada Littlesi! o vosso apoio é muito importante pois o resto do pessoal pensa que eu estou a ficar maluca lolol
MAs é mais forte que eu só penso nisso hihihi
beijinhos

Albina Marta

Catarina2015 -
Offline
Desde 25 Out 2014

Olá meninas, ando super nervosa. Fazendo um pequeno resumo deixei a pílula em Junho, a minha última menstruação foi 20 de Outubro até agora não me veio o período sou bastante irregular tenho ciclos de 30 32 26 22 já fiz um teste e deu negativo sinto a barriga muito inchada e sou presa dos intestinos e neste momento ando a ir todos os dias à casa de banho já não sei o que pensar sinto às vezes umas dores semelhantes à menstruação e nada ajudem me

- Última pílula em Junho 2014
- Treinante desde Julho 2014

Leninha Pinto -
Offline
Desde 13 Out 2014

Olá Catarina. Tem calma, eu também tenho ciclos irregulares e já passei por muitas situações semelhantes. Tens anotado os teus dias do ciclo? Se sim, aguarda mais uns dias até ao dia do teu ultimo ciclo mais longo e se ainda não tiver vindo o período, volta a fazer um teste.
Não estejas nervosa, pois altera ainda mais o ciclo.
beijo

Positivo: 06/05/2010 - Aborto retido: 17/06/2010
Positivo: 30/01/2012 - Nasceu a minha princesa: 18/09/2012

Catarina2015 -
Offline
Desde 25 Out 2014

Sim tenho anotado sempre. Leninha e costuma te sempre vir o período depois? Ou deu te alguma vez o positivo.

- Última pílula em Junho 2014
- Treinante desde Julho 2014

Leninha Pinto -
Offline
Desde 13 Out 2014

Olá Catarina. Eu já tenho um longo percurso. Iniciei os treinos para a minha 1ªgravidez em finais de 2008. Após mais de um ano sem resultados e com a minha menstruação muito irregular procurei uma nova ginecologista que de imediato me diagnosticou ovários poliquisticos. Comecei a tomar medicação para estimular a ovulação e engravidei pela 1ºvez em Abril de 2010. Até lá tive algumas situações como a que estás a passar. Fiz alguns testes sempre negativos, até que me aconselharam a esperar sempre até ao dia do ciclo mais longo para fazer o teste. Nesta gravidez descobri que estava grávida já com 4 semanas. Como os ciclos eram tão irregulares nunca imaginei que seria uma gravidez. Esperei para fazer o teste até ao dia 41,42. Infelizmente tive um aborto retido às 11 semanas. Só voltei a engravidar novamente em Janeiro de 2012. Inesperadamente numa pausa da medicação e a uma semana de uma consulta no CETI (Centro de estudos e tratamento da infertilidade), no Porto, já com vários dias de atraso na menstruação fiz o teste por descargo de consciência e tive o meu positivo. Desta vez correu tudo bem e tenho uma menina com 2 anos. Estou há um ano a tentar o meu segundo rebento mas até agora sem resultados.
Muitas vezes, se a gravidez for muito recente o teste pode dar um falso negativo. Devemos aguardar uns dias e voltar a fazer. Eu engravidei na primeira vez na altura em que me deviria estar pra vir o período. Quando temos o ciclo irregular podemos engravidar em qualquer dia do ciclo porque nunca sabes quando tens a ovulação. Poderás fazer os testes de ovulação que te irão ajudar a perceber melhor o teu ciclo.

Positivo: 06/05/2010 - Aborto retido: 17/06/2010
Positivo: 30/01/2012 - Nasceu a minha princesa: 18/09/2012

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?