Perímetro cefálico acima da média | De Mãe para Mãe

Perímetro cefálico acima da média

Responda
12 mensagens
Ana Sofia Braz ... -
Offline
Desde 19 Nov 2012

Boa noite mamãs,
Hoje fui à consulta dos 4 meses do meu bebe e fiquei em choque quando o pediatra me disse que a cabecinha estava a desenvolver demasiado...que estava muito grande...pediu para fazer uma eco e estou em pânico. O meu bebe sempre foi grandinho...neste momento tem 8,100 kg, 66 cm e 45 cm de perímetro cefálico... Ele esteve sempre acima nos percebeis e até agora nunca foi mencionado o tamanho da cabeça... O pai também é enorme e toda a gente diz que o bebe tem a cabeça igual à do pai. Estou em pânico que possa ser hidrocefalia. Ele é um bebe super bem disposto, está sempre a sorrir, agarra nos brinquedos, segue tudo com o olhar, enfim parece me tudo dentro do normal. Estou de rastos a pensar no que possa ser...não aguento olha pa a o pequenino e pensar que ele possa ter alguma coisa.

Mama do Martim -
Online
Desde 29 Mar 2010

Não aconteceu com nenhum dos meus, até porque a minha mais nova aos 12 meses tinha 42,5cm de perímetro cefalico mas tenha calma, você própria diz que o bebé parece estar normal e acredite que quando algo está mal nos mães pressentimos.
Faça a eco como o médico mandou e acredite que está tudo bem,pode ser só "cabeçudo" ? o meu do meio é ligeiramente cabeçudo (fase ao pouco tamanho) porque ele não tem percentil de tamanho ou peso (é prematuro)mas de perímetro cefalico tem percentil 15.

Vai tudo correr bem ?

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Calma! As minhas filhas gémeas quando nasceram estavam uma no percentil 5,outra no 15 e de cabeça já estavam no 50...uns meses depois passaram para o percentil 25 no peso e no PC fixaram se no 90-95! Foram sempre cabeçudos e olhe que em bebés notava se a olho nu! Eram umas minorca com uma cabeça enorme e uma delas, coitada, meia deformada pela posição no útero!
A médica de família alarmou me imenso, também queria que fizessem eco, mas eu ri me e disse que saiam à mãe. O pediatra não valorizou minimamente, porque não foi um crescimento súbito (esse sim, pode ser preocupante). Só há razão para preocupação se o bebé aumentar bruscamente de pc.
Muitas vezes é uma questão genética. Quando eu era bebé não se media a cabeça, mas lembro me bem de as camisolas não me passarem na cabeça, não encontrar chapéus que me servissem... Ainda hoje sinto isso, para encontrar um chapéu vejo me grega.
Portanto, não entre em pânico, o mais certo é só ter um cabeçudo!

inesgarrote -
Offline
Desde 03 Jan 2016

Os meus dois têm percentil 97 de perímetro cefálico e o médico de família sempre disse 'estas é uma medida genética', as camisolas também não passam e os chapéus são muito à frente Sorriso

Para o pai ainda há pouco comprei o chapéu de palha e senhora disse que era mesmo o maior que tinha, mas nem sequer lhe entrava na cabeça!

Pode não ser nada mamã Sorriso

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Não sei, mas dado o tamanho do bebé não me parece exagerado Sorriso

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Não vai ser nada mama, o meu também sempre ultrapassou os limites no perímetro cefálico, quando avançou a linha a pediatra disse que ia mandar fazer uma eco por descarga de consciência, porque achava que não era nada e que o menino tinha a cabeça igual à do pai. Foi o que aconteceu, graças a deus estava tudo normal, só são mais cabeçudinhos lol até houve uma altura que andei sismada porque ele ainda não segurava bem a cabeça e pendia para um lado por ser mais pesada. Depois ganhou mais força e ficou tudo normal, hoje em dia nem se nota nada que tinha a cabeça maior que o normal. Vai ver que está tudo bem mama.. Beijinhos

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

Ana Sofia Braz ... -
Offline
Desde 19 Nov 2012

Obrigada mama do Martim pelo apoio...sempre me pareceu um bebe super bem disposto, ri-se para toda a gente mas realmente e bebe grande e claro tem a cabeça grande mas na minha opinião ao nível do corpo...não ssei o o que pensar ?

Ana Sofia Braz ... -
Offline
Desde 19 Nov 2012

Pois o meu bebe esta a crescer em tudo, peso, comprimento e perímetro cefálico. Num mês aumentou 1cm de perímetro cefálico, 1 cm de comprimento e 1 quilo. Ele não segura a cabecinha totalmente mas está cada dia melhor e segue os objectos com o olhar... Estou tão preocupada e assustada.

pinkpeonies -
Offline
Desde 04 Mar 2008

O meu filho tem percentil máximo no PC. Aos 6 meses ele deu um pulo de crescimento. Subiu em todos os percentis. Mas a pediatra quando mediu a cabeça ficou assustada. Falou me na ecografia mas depois mediu a minha cabeça e eu tenho uma cabeça enorme para mulher. A média são 53cm e eu tenho 56. O pai também tem a cabeça grande. Por isso, a pediatra disse logo que o meu filho não podia sair ao padeiro Sorriso
O que ela nos disse foi que, se o bebé tiver o desenvolvimento esperado e que não haja crescimento abrupto não há motivo para alarme.
Vai ver que está tudo bem com o bebé.

Ana_Rita_Silva -
Offline
Desde 12 Ago 2013

Não se preocupe mamã, em princípio não será nada.
Os meus 2 filhotes sempre tiveram as cabecitas num percentil elevado.
Eu acho que eles têm a "cabeçorra" do pai, o pai acha que a cabeçuda sou eu.. E pronto, não passa disso, mas serve inclusive de brincadeira, e acredite que com o passar do tempo a cabecita vai ficando cada vez mais proporcional em relação ao resto do corpo Sorriso

claves -
Offline
Desde 11 Mar 2009

o meu filho mais novo aos 4 meses subiu muito de percentil cefálico mantendo os outros percentis . Na altura fomos fazer uma ecografia ,mas mesmo assim consultámos um neurocirurgião ...conclusão o pequeno estava óptimo ,só tinha o formato de cabeça igual à mãe Piscar o olho espero que corra tudo bem com o seu bebé.
beijinho

Sobre claves

Se procuras um enxoval ÚNICO para o teu bebé ,tens de visitar a Mamã Pintinha!
Há oito anos que a Mamã Pintinha personaliza pecinhas de bebé .
Visita e partilha https://www.facebook.com/mamapintinha/

CFPA -
Offline
Desde 14 Ago 2014

Querida mama,
A minha filhota sempre teve a cabecinha grande, sempre de percentil alto, por descargo de consciência o pediatra em quem confio a 300% porque foi meu pediatra, dos meus irmaos e restante familia sempre me disse que era herança familiar mas pediu a eco transfontanelar fiquei com medo e apreensiva mas ele tinha razao, estava tudo normalissimo a rapariga so tinha a cabeca grande, passado estes meses todos a minha pipoca ja rebentou a linha do percentil mas tem tido um crescimento ritmado sem sobresaltos e que tem acompanhado o restante crescimento. Conclusao : macrocefalia familiar benigna.

Aconselho-te a sempre dissipares as tuas duvidas e mais vale prevenir,se te sentires melhor pede ao medico se ainda for possivel fazer a eco.

Sobre CFPA

SOP
À procura do meu 2° ❤
1° CP Fev 2022 (-), 2° CP Mar 2022 (-), 3° CP Abr 2022 (-)
Inscrita para FIV
Jan 2023 histerosalpingografia - trompas permeáveis
1° IIU Mar 2023 🙏🙏🍀