Perda de peso aos 2 anos | De Mãe para Mãe

Perda de peso aos 2 anos

Responda
6 mensagens
cathy79 -
Offline
Desde 21 Nov 2011

Mamãs estou muito preocupada já chorei e tudo. Hoje tivemos a consulta dos 2 anos e já na dos 18 meses tinha descido o percentil mas como tinha ganho peso, apesar de pouco e tinha ficado doente muitas vezes com a entrada na creche a pedi desdramatizou. Hoje quando o pesámos tinha perdido 1kg que é 10% do peso dele, pura e simplesmente ficou sem percentil, está com 9.100. Ela mandou fazer mil análises e disse que para uma perda assim tinha que haver uma origem patológica, não acreditava que muita energia e menos apetite justificassem 1kg. Eu estou muito triste e assustada porque ela falou que na melhor das hipóteses poderá ser uma alergia alimentar como a doença celíaca ou uma infecção urinária assintomática, isto para não pensarmos em doenças graves. Alguém com alguma experiência para me contar? Ainda por cima ele é horrível para ser avaliado nem sei como vai ser para tirar sangue e fazer xixi para um saco, em jejum, e como vou fazer à noite pois ele mama quando acorda, e de manhã também, estou a desesperar!

Sobre cathy79

Positivo 10/2/2012
DPP 18/10/2012

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Minha querida,
Quero dar-te um beijinho. Por acaso, o meu filhote também fez hoje a consulta dos 2 anos e imagino como deves estar. Vais ver que não é nada: uma alergiazita qualquer que há-de passar. Só quero desdramatizar a questão da análise de urina: o meu filho já fez. Eles colocam a pilinha num saquinho e fixam com adesivo. Eles nem dão por nada.
Um beijinho e que não seja nada de cuidado

sara felix -
Offline
Desde 21 Set 2014

Sim a analise de xixi nao se procupe que n custa nada o meu filho fez imensas...e um saquinho com um boraquinho para pir a pilinha e a volta fem adesivo que e so tirar o plastico e cola...quanto a de sangue e um pouco complicdo mas depe.de do bebe e tb eles custumam s chorar um pouco como nws vacinas...espero que o seu bebe melhor...e n ade ser nd de mal...bjs

Mama que estraga os filhotes com miminhos e os filhotes estragam a mama com miminhos que a derretem toda

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

Antes de mais quero dizer-lhe que tem uma excelente pediatra... ela podia ter atribuído a causa à inergia normal das crianças dessa idade, podia ter ignorado o tema para já, em fim, podia simplesmente não ter atribuído importância. Fez o que é correto. Mesmo não sabendo grande coisa sobre crianças, toda a gente sabe que eles não devem encolher. portanto, a pediatra do seu menino está a ser muito competente ao querer descobrir a causa para uma perda tão acentuada de peso.

Não lhe vou dizer que vai correr tudo bem, pois isto parece-me um clichê a que muitas vezes se recorre quando não sabemos o que havemos de dizer, mas vou dizer-lhe que, entre tantas coisas que podem estar a causar este problema, muitas não são graves e são de fácil tratamento. Uma intolerância alimentar que lhe dificulte a absorção dos notrientes pode estar a causar esta perda de peso. Muitas outras causas podem existir, mas não vale a pena expecular...

Quanto às análises, é como já foi dito... urina é muito fácil... piloca num saquinho e pronto, nada de mais... Análises ao sangue são um pouco mais evasivas, mas as vacinas também implicam uma picadela e nenhum bebé deixa de ser vacinado por isso. O que é mais complicado na retirada de sangue de um bebé é que as veias deles são mais difíceis de detetar... mas, com uma equipa de enfermagem experiente, tudo corre bem.

O meu menino aos 8 meses teve que fazer análises a tudo e mais alguma coisa, (urina, feses e sangue) devido a gastrointerite com desidratação severa) e esteve a soro, o que implicou colocarem-lhe um cateter... foi complicado, não vou mentir, mas conseguiu-se com algumas lágrimas minhas à mistura.

O importante é manter a calma e seguir as indicações da pediatra. Alguma coisa há de ser, mas isso não significa que seja grave ou sem tratamento. Não comece a pensar no pior! É importante descobrir o que o afeta, para que se possa contornar a questão de forma a promover-lhe um desenvolvimento adequado.

Vá dando notícias por aqui...

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

anasoca -
Offline
Desde 26 Set 2012

Concordo com a mamã Sónia, é bom haverem médicos que se preocupam em vez de dizerem sempre que "faz parte da idade" e outras que tais.

Não tenho ideia nenhuma nem tenho grande coisa a dizer, e neste momento há que seguir as indicações do pediatra que está a acompanhar. Mas queria apenas deixar aqui um bocadinho de otimismo, porque às vezes também faz falta: a minha mãe até pouco depois dos 3 anos pesava 9 kg. Desde 1 ano e pouco até aos 3 anos não passou disso. Baixinha e magrinha. A minha avó dizia que até tinha vergonha de a pesar lá na balança do moinho para não pensarem que não lhe dava comida! Na altura obviamente não havia percentis nem pediatras xpto, e muito menos no caso da minha mãe que vivia no campo nessa altura, pelo que se teve realmente alguma coisa, nunca ninguém chegou a saber, porque ela de facto não comia muito, e corria bastante, energia nunca lhe faltou. Certo certinho é que (felizmente, e pelo menos até à data) é a pessoa mais saudável que conheço. De vez em quando lá tem uma constipação, e olhem que não é sequer por se alimentar bem, porque conheço bem a forma como se alimenta desde que eu e o meu irmão saímos de casa (não faz comida só para ela, come "qualquer coisa", e é quando come).

Por isso vamos esperar que o seu menino "sofra do mesmo mal" e que não seja nada de preocupante Piscar o olho

Beijinhos

Sobre anasoca

Positivo 19/09/2012 - dpp 14/05/2013, nasceu 21/05/2013 meu primeiro amor.
Dezembro 2016 - GQ
Positivo 04/05/2017 - AE 05/06/2017
Positivo 28/09/2017 - gravidez anembrionária, aborto retido. Internamento para expulsar 01/11/2017
Positivo 24/07/2018 - AR 26/09/2018
Positivo 13/02/2019 - GQ

cathy79 -
Offline
Desde 21 Nov 2011

Mamãs muito obrigada pelo alento que me deram com as vossas respostas, mas felizmente tenho um marido muito mais racional e ponderado que eu que ontem à noite quando chegou a casa me disse para ir pesá-lo na balança dde casa porque alguma coisa não batia certo, que era impossível o nosso filho estar a pesar menos do que há 1 ano atrás e que isso se via a olho nu, que desconfiava que ele tinha sido mal pesado. A vedade é que ele foi pesado numa balança de bebé, sentado com as pernas de fora, não sei pq raio a pedi insiste em pesá-lo ali e não na balança normal. Ora em casa pesava 11,400 e na farmácia hoje de manhã 11,450. Posto isto resta-nos concluir que a pesagem foi muito mal feita e eu feita parva porque vi a médica alarmada nem questionei e nem pedi para o pesar novamente.

Hoje o pai ligou para a clínica a exigir nova pesagem.

Parece-me óbvio que o meu filho não tem problema algum!

Sobre cathy79

Positivo 10/2/2012
DPP 18/10/2012