Percentil | De Mãe para Mãe

Percentil

Responda
4 mensagens
Esther.777 -
Offline
Desde 02 Mar 2016

ola maes e futuras maes. hoje as 36 sem e 3 dias senti que os movimentos do meu bebe diminuiram e fui as urgencias. estava tudo bem, mal la cheguei ele la comecou a mexer se bastante, disseram que estava tudo bem mas tinha pouco liquido amniotico mas o suficiente. como tenho consulta segund la me vao controlando. disseram me tambem que ele estava com o percentil 42. que nao era muito grande. isso do percentil confunde um pouco.. alguem que disseram a mesma coisa? como correu?

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Juro que não percebo porque não explicam às mães como funciona o percentil. Evitava ansiedades desnecessárias...
Isso só significa que, com esse tempo de gestação, 42 por cento dos bebés são menores que o seu filho e que 58 serão maiores. Valores entre 10 e 90 de percentil são considerados normais. Não se preocupe com isso!

serounaoser -
Offline
Desde 03 Nov 2016

O percentil é uma escala que mede as crianças numa determinada zona do Globo, e calcula uma estatisca.
Ora bem aquilo vai de 0% a 100 %. So que é o seguinte: Se uma criança se encontra com o peso na percentil 3% ou abaixo quer dizer que ela é tao pesada, quer dizer leve como 3% das crianças naquela idade. O mesmo acontece na percentil 97. (de 97 para 100 vai 3), e por isso so 3% das crianças da região da mesma pesam assim tanto. No percentil 97 estão as crianças mais pesadas (no caso da altura as maiores).

Quando uma criança esta na percentil 25, quer dizer que 25% são assim leves, consequentemente 75, significa que ha 25% (de 75 para 100) das crianças são assim pesadas.
Na escala pode imaginar na linha de cima nos 100, em vez disso um 0, que ao descer aumenta até se encontrar com o 50 outra vez. (Assim seria mais fácil das pessoas perceberem)

Ora na percentil 50% (é o mais fácil) quer dizer que 50% das crianças tem esse peso nessa idade.
No caso do seu bebe, 42% das crianças, ou melhor dos fetos, tem o mesmo peso.
Podemos interpretar que nao é um bebe muito grande, mas esta no tamanho normal.
Seria de ficar preocupada, se estivesse na percentil 3, que seria no grupo dos "mini-bebes".

Se partirmos do principio que os bebes que nascem na percentil 50 tem 3300 gr. Ja pode imaginar mais ou menos o peso do seu bebe, se nascer as 40 semanas, claro.

Agora isto é sempre so uma estimativa feita por ecografia. E como todas as estimativas tem tudo para no final sair diferente. Espertalhão

A percentil dos bebes ja nascidos é mais realista.

Esther.777 -
Offline
Desde 02 Mar 2016

Obrigado. fiquei completamente esclarecida..