Penicilina versus Antibiotico | De Mãe para Mãe

Penicilina versus Antibiotico

Responda
11 mensagens
Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Olá mamãs, preciso de uma opinião: O meu filho de 22 meses já conhece mais antibioticos do que aquilo que eu gostaria... O Inverno passado fazia com frequência faringites, agora duas semanas após termos curado a infecção respiratória com antibiótico e não só, temos mais uma ite... amigalite. O médico ía passar novamente antibiótico, mas após eu ter referido que acabou um antibiótico à 15 dias, o Inverno passado fez vários antibióticos, falou-me na injecção de penicilina. A febre poderia durar mais um ou dois dias (já vamos em 3), mas ficaria logo bom. Aceitei, após conversar com o médico e demonstrar o meu receio em antibióticos e no seu organismo começar a criar resistências aos mesmos daqui a não sei quanto tempo...E ele é tão pequenino (22 meses). Coitadinho, chorou que se fartou com a injecção, se pudesse levava eu... Qual a vossa opinião? Penicilina ou antibiótico? Existem efeitos negativos a longo prazo da penicilina? Alguém já fez a mesma opção pelo mesmo motivo? Obrigada a todas, beijinho

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Bom dia mamã!
Creio que existe aí alguma confusão!
Penicilina é considerada um antibiótico! Assim como existe a penicilina, existem outras substâncias e todas antibióticos à mesma. Umas substâncias mais apropriadas para alguns tratamentos que outras, outras vezes para o mesmo tratamento a utilização de outra, por se suspeitar de susceptibilidade de alergia àquela substância ou até mesmo para o organismo não entrar em contacto sempre com a mesma substância e as bactérias criarem resistência.
Só que nesse caso foi administrado por via venosa e não oral, talvez (como disse que tinha estado a tomar outro recentemente) não sobrecarregar o estômago do seu pequenino e porque se sabe que nem sempre é fácil também a aceitação por parte das crianças da toma oral do mesmo.
Os efeitos positivos e negativos são assim mais ou menos os mesmos que tomando antibiótico por via oral, só preservando o estômago, como referi e sendo os efeitos mais rápidos, pois entram logo na corrente sanguínea.
Beijinho

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

zo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

A penicilina e um antibiótico, e a mãe destes.

Sobre zo

Os meus filhos dão-me cabo da mona...
Xandre - 17/05/2009 8h35 34s+5 2.370kg 44cm
Diego - 19/07/2011 03h45 39s+2 2.650kg 45cm
Tenho uma madrinha que é a Thinkerbell
E sou madrinha da Tânia Filipa Caldeira que é uma lutadora!

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Obrigada pelas respostas mamãs, o meu receio com os antibióticos prende-se com o facto de ouvirmos com regularidade que devemos evitar o uso dos mesmos e também com o facto de a minha mais velha, ter passado uma fase de antibióticos de 15 em 15 dias durante algum tempo e depois acabou por fazer a operação tripla (retirou as amígalas, anedoídes e colocou uns tubinhos no nariz). A dúvida prende-se com o facto se a penicilina tem efeitos secundários mais tarde e se o organismo também pode criar alguma espécie de "habituação" com as repetições caso seja necessário e que um dia possa necessitar de tratar algo com maior gravidade e o organismo não corresponda como deveria. Se bem que o médico disse-me que uma amigaliíte era grave explicando-me porquê e eu desconhecia totalmente. Obrigada, beijinho

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Pois mamã, sei bem como se sente, pois por aqui é igual. O meu menino já tomou antibióticos mais do que desejaria. Não que seja algo que se deseje, mas com tal frequência pior! Percebo por isso, bem a sua angustia e preocupação. O mal dos antibióticos, é o facto de muitas vezes serem prescritos, assim "por dá cá aquela palha" e também pela sua toma indevida (o não cumprimento do tempo de toma e horários, tornando as bactérias resistentes), mas salvam vidas, quando devidamente prescritos e tomados.
Resta-nos confiar no profissional de saúde, que decidimos escolher para atendimento aos nossos filhos. Sorriso
Normalmente eles variam as substâncias que compõe os antibióticos (quando o pediatra é sempre o mesmo e conhece o historial da criança), para não ser criada uma resistência à mesma substância.
Beijinho e votos de rápidas melhoras

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Sim a pediatra tem esse cuidado de variar o antibiótico e eu o cuidado de administrá-lo sempre as horas certas. Mas já o Inverno passado passámos por isto, agora é o 2º Inverno dele novamente à volta dos mesmos... Se pudesse eliminava o Inverno ... Mas resta-me confiar no que é prescrito, longe de mim desconfiar, eu não sou médica.Obrigada pela ajuda e o desejo de melhoras do meu pequenino. Beijinho

Di Pa -
Offline
Desde 28 Maio 2014

Olá mãe Pampy,
Tal como as outras mães já esclareceram, a penicilina é um antibiótico, de facto. Não é dos mais rotineiros, mas é usado, com êxito, em situações que se repetem devido à falha ou tratamento incompleto de outos antibióticos (nas amigdalites de repetição, por exemplo).
Respondendo à sua questão a Penicilina não tem mais efeitos adversos (nem menos!) do que outros antibióticos da mesma classe (amoxicilina, cefaclor etc). A penicilina é inativada pelo meio ácido do nosso estômago, e por isso tem que ser administrada por via intravenosa - é só este o motivo da diferente via de administração, que nada se relaciona com a redução dos efeitos adversos. Estes acontecem a partir do momento em que o medicamento entra na corrente sanguínea (e não pelo facto de "cair" no estômago!).
O antibióticos são alvo de resistências sim, mas pelo mau uso.
Quando são necessários o melhor que podemos fazer é tomar com regra e terminá-lo!
As melhoras! Sorriso

Sobre Di Pa

Di Pa

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Obrigada a todas pelo esclarecimento. Não era um caso de amigalite de repetição, o meu menino o Inverno passado fazia com frequência faringites, esta é a 1ª vez que faz amigalite, mas como tinha tomado antibiótico recentemente para uma infecção respiratória e tivemos efeitos secundários do mesmo, após conversa com o médico optei pela penicilina. E hoje tivemos que voltar às urgências...acordou com o tronco e costas cheios de manchas. Pensava que podia ser escarlatina, mas não é. Pode ser um efeito da penicilina (que a médica acha pouco provável) ou então exatema súbito devido aos 3 dias que teve febre. Obrigada mais uma vez pela ajuda e os votos de melhoras do meu anjinho. Beijinho

Di Pa -
Offline
Desde 28 Maio 2014

Olá novamente,
De facto é uma situação difícil de definir, o que originou esse exantema.
Mas eu não acharia assim tão estranho ser reacção à penicilina, que como se sabe é comum, e que fará com que na próxima prescrição deva referir isso ao médico pois a tendência é na próxima toma a reacção ser muito mais grave.
Quando me referi a "amigdalites de repetição", fi-lo apenas como exemplo, referia-me a situações (infecções) repetitivas, que pelo que descreve, é o caso do seu filho, e nesses casos recorre-se à penicilina (salvo uma excepção, geralmente não é um antibiótico de primeira escolha).

Sobre Di Pa

Di Pa

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Olá mamã Di Pa, agradeço o seu esclarecimento,realmente o meu filho tem situações repetitivas a nivel garganta e nariz. A médica também alertou para quando ele volta-se a necessitar de antibiótico referir esta reacção. Não querendo ser abusiva e porque já percebi que é entendida no assunto, existe alguma razão para não ser antibiótico de 1ª escolha (para além da dor na administração)? É que eu fiquei a ponderar para falar com a pediatra na consulta de rotina, quando ele volta-se a necessitar de antibiótico ser logo a penicilina, pois no hospital o médico referiu que saía logo tratado e o antibiótico normalmente só ao fim de 2 dias é que se nota melhoras. No entanto, pela sua explicação que pode ter uma reacção muito mais grave, devo de todo esquecer a penicilina, certo? Desculpe tantas perguntas, mas gostava de perceber bem o que será melhor para o meu filho e que menos transtornos possa causar-lhe. Obrigada

Di Pa -
Offline
Desde 28 Maio 2014

Olá mãe Pampy,
Não é um antibiótico de 1ª escolha porque é muito eficaz e de largo espectro (mata quase tudo!), e por isso reserva-se e preserva-se.
De acordo com a infecção existem orientações a seguir quanto ao antibiótico a escolher e assim começa-se com o antibiótico de 1ª escolha, que é aquele que na maioria das vezes resolve a doença e é direcionado para a bactéria em questão. Quando a 1ª escolha falha, vai-se "subindo a escada".
Normalmente, e corretamente, os antibióticos não se escolhem por comodidade, mas sim por indicação. A isto se chama racionalizar o uso dos antibióticos.
Se de facto for reacção alérgica à penicilina, será, no futuro, uma prescrição arriscada no ambulatório (só no hospital!), e, adicionalmente, essas pessoas pode reagir (de forma mais leve!) aos outros antibióticos da mesma família, pelo que a escolha terá que ser ponderada pelo médico. Por isso, se for estritamente necessário, será feito o teste de reacção antes da administração.
Não importo nada de esclarecer, não gosto é de ver ou "ler" mamãs mal esclarecidas.
Feliz Natal a todos!
Sorriso Anjinho

Sobre Di Pa

Di Pa

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?