Pedido de ajuda: Neuropediatra na zona do Porto | De Mãe para Mãe

Pedido de ajuda: Neuropediatra na zona do Porto

Responda
8 mensagens
Flores_de_Abril -
Offline
Desde 01 Mar 2012

Gostava muito de ter a vossa preciosa ajuda.
Conto-vos um pouco a minha história. A minha filha nasceu há 6 meses com 38 semanas e tudo normal. Notei que com 1 mês gostava de dormir sempre com a cabeça para o mesmo lado e chorava quando era contrariada. A cabeça dela tinha então um pequeno alto atrás sobre o lado direito. Falei com a pediatra que me disse para ir contrariando a posição de dormir e que tudo voltaria ao normal. Assim fiz e ela foi melhorando, mas nunca perdeu na totalidade a deformação da cabeça. No entanto aos 4 meses notei que tinha o olho direito sempre mais fechado do que o esquerdo e que a bochecha do lado direito era mais pequena que a do lado esquerdo. Ou seja, havia uma assimetria na face, que não é muito notória. Só quem está com ela todos os dias e é observador é que nota. Mas o qu é certo é que eu noto e estou preocupada. Já falei com a pediatra que me disse que é fruto da deformação da cabecinha, mas que com o tempo vais ao sítio, principalmente quando se começar a sentar. Também me falou no uso de uns capacetes mas diz que que a assimetria é mínima e que não vale a pena o seu uso.
A minha filha está agora com 6 meses e noto que está melhor mas ainda não está completamente bem. Estou muito preocupada. Estou a pensar levá-la a um neuropediatra.
Conhecem alguém com boas referências na zona do Porto que atenda particularmente? Vi referências a uma Drª Teresa Temudo, do Hospital de Sto. António, sabem se tem consultório privado? Vi também uma referência a um Dr. Josué Pereira.

Gostava muito de conhecer o relato de quem já se deparou com este problema. O que fizeram? Que médicos aconselham?

Muito obrigada pela vossa ajuda

Mãe de dois -
Offline
Desde 28 Out 2009

Mamã o unico BOM pediatra que conheço é o DR.Aires Pereira da Casa Saude Boavista (chefe dept neonatal do Pedro Hispano) se achas que te pode ajudar eu dou.te o nr dele.

bjs e tudo de bom.

A maior aventura da minha vida :SER MÂE DE DOIS

lobitinha -
Offline
Desde 22 Maio 2009

Olá Flores de Abril.

O que a tua pequenina tem, chama-se plagiocefalia. Acontece com alguma frequência e regra geral com o crescimento desaparece. A minha filhota aos 3 mesitos também lhe foi diagnosticado e o conselho do pediatra foi que nós em casa lhe tentássemos contrariar a posição ao dormir. Há quem coloque esses ditos capacetes que falas, e eu cheguei mesmo a falar deles ao meu pediatra, e ele o que me disse é que não é necessário um tratamento tão violento, é dar tempo ao tempo. Hoje com 9 meses, não se nota absolutamente nada, tem a cabecinha normal. Cada caso é um caso, e se ficas mais descansada procura mesmo um especialista, mas calma porque tem tratamento e a tua pequenina não vai ficar com a cabecinha deformada.
Beijos

Sobre lobitinha

"Nada acontece por acaso..."

Tateu -
Offline
Desde 23 Set 2009

A minha filha também tem plagiocefalia posicional. A fisioterapeuta da minha filha também me falou dos capacetes e inclusivamente deu-me o contacto e tudo, pois para ela era urgente que a bebé fosse consultada (ela fez fisioterapia devido a uma fractura da clavícula). No entanto a pedi recomendou o uso da almofada Mimos e nós, para desempatar, fomos a outro pedi, ex director da pediatria aqui de Leiria e ele também desaconselhou avançar tão cedo para o capacete (tinha 5 meses). A verdade é que em relativamente pouco tempo, a cabecinha dela está quase perfeitinha (nunca mais fica perfeita, mas a diferença é abismal) apenas como uso da Mimos. Claro que entretanto começou a sentar-se e passa muito menos tempo deitada, o que também ajuda (presentemente tem 8 meses). Fala a sério com a pedi, pois parece-me que essa teoria do "passa com o tempo" não é muito acertada. Possivelmente sim, passa com o tempo, mas isso não invalida que se tentem outros meios e que "se fique sentado à espera que o tempo passe. No entanto, e devido à assimetria da face (o que indica já estar num estado mais avançado do que a minha filha) eu também iria ao neuropediatra. Também foi esse o conselho da pedi da princesa, caso a almofada não resultasse, o que, felizmente, não se verificou e, de acordo com ela, já não será necessário. Deve é manter o uso da almofada e contrariar a posição sempre que possível, o que não inclui forçar a bebé até ao desespero, que era o que acontecia porque ela odiava e chorava. Ir contrariando para despertar o gosto pelo outro lado...

Boa sorte e bjs

Wattie -
Offline
Desde 19 Jul 2011

Olá mamã!
A primeira coisa que vi no Eduardo foi a enoooorme rampa que tinha na testa!Sempre teve a cabeçita torta devido à posição de dormir.Quanto ao olhito,o mesmo.Agora está muito melhor!!A pediatra disse que passaria com o tempo e de facto é verdade.
Se ficas mais sossegada consultando um especialista,fá-lo!
Beijinhos!!

Sobre Wattie

Ainda não acredito que sou mãe de um bebé liiiiindo!!
Madrinha orgulhosa da Lúcia Almeida e da sua/nossa feijoca Diana!!!!!À espera do Carlos Eduardo da AnninhaSu.(que já chegou no dia 7/06!)E agora a princesa Diana a 17/08!
Afilhada da querida SabineH e madrinha virtual de todo o coração do príncipe Odin.
Visitem a minha lojinha!

Flores_de_Abril -
Offline
Desde 01 Mar 2012

Muito obrigada a todas pelas respostas. É de facto muito importante ouvir os vossos testemunhos.
A minha filha vai ser vista no pediátrico em Coimbra. Sinto que realmente de dia para dia ela está melhor. Mas fico mais descansada em ouvir a opinião de um especialista.

Um Abraço.

Alefig -
Offline
Desde 31 Ago 2011

!

Sobre Alefig

Advinha o quanto gosto de ti
https://www.facebook.com/pages/Advinha-o-Quanto-Gosto-de-Ti/565558056915244

Partilha de receitas, actividades para fazer com as crianças, episódios da minha vida familiar em formato cartoon,e muito mais.... Venham conhecer

Alefig -
Offline
Desde 31 Ago 2011

Flores_de_Abril escreveu:
Muito obrigada a todas pelas respostas. É de facto muito importante ouvir os vossos testemunhos.
A minha filha vai ser vista no pediátrico em Coimbra. Sinto que realmente de dia para dia ela está melhor. Mas fico mais descansada em ouvir a opinião de um especialista.

Um Abraço.

Olá!

A minha filha também tem o mesmo problema, e vou agora a uma consulta no pediatrico de Coimbra. Gostava de saber qual foi a solução que eles indicaram e se a tua filha melhorou em relação à assimetria.

Sobre Alefig

Advinha o quanto gosto de ti
https://www.facebook.com/pages/Advinha-o-Quanto-Gosto-de-Ti/565558056915244

Partilha de receitas, actividades para fazer com as crianças, episódios da minha vida familiar em formato cartoon,e muito mais.... Venham conhecer

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?