O parto e as visitas | De Mãe para Mãe

O parto e as visitas

Responda
24 mensagens
FFM -
Offline
Desde 29 Nov 2013

Bom dia,

estou grávida pela primeira vez e estou a entrar no terceiro trimestre. Hoje, numa troca de mensagens com uma amiga que foi mãe há umas semanas (também pela primeira vez), contava-me ela do pesadelo que foram as visitas no hospital. Ou seja, em como foi complicado gerir que os familiares se ausentassem do quarto quando tinha de ser observada pelo médico ou enfermeiras; o facto de de alguns amigos terem aparecido também no hospital e/ou ainda o tempo de duração (prolongado) das visitas.

Pensei em perguntar aqui, sobretudo a quem já foi mãe, se partilham desta experiência e pedir sugestões para uma boa gestão, sobretudo para que com o marido não surjam discussões, desnecessárias sobre quem deve aparecer para visitar no hospital e em que moldes é que a visita se deve e pode dar.

Pergunto ainda se, aquando da ida para casa, foi fácil também aí gerir quer o tempo de que se deve necessitar para o núcleo familiar (pais) se adaptarem ao bebé e este a nós e ao novo ambiente, sem que também aqui surjam desaguisados.

Muito obrigada desde já,

FFM

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

foi um pesadelo... e foram so os avós e irmãos...

IN_AND_OUT -
Offline
Desde 29 Abr 2008

No hospital não tive grandes problemas. O horário para visitas (sem ser o pai) era 1h e só podiam estar 2 pessoas de cada vez. Depois o pai já podia estar a tarde todo.

Em casa, foi uma chatice. Ainda por cima mãe de primeira viagem. Se algum dia tiver outro filho, vai ser totalmente diferente. As pessoas faziam-se de convidadas e sentavam-se a tarde toda Triste Eu queria era descansar. Até atrás de mim foram para o quarto quando fui amamentar. Um horror. Impõe-te!

FFM -
Offline
Desde 29 Nov 2013

Pois, imagino...
Eu estou já a começar a 'trabalhar' o meu marido para que as visitas no hospital sejam só para os familiares directos (avós e pouco mais) e que na altura em que venha a ser examinada saiam do quarto.
Quanto às visitas em casa, o que tentarei é que só após alguns dias de estarmos instalados comecem as visitas e uma por dia, para tentar evitar enchentes.
Mas já comecei a perceber que esta é uma das questões sensíveis com que teremos de lidar.

Obrigada pelas vossas partilhas!

PATPINBRAZ -
Offline
Desde 13 Maio 2008

É aborrecido sim..
Tu a tentares adaptar-te a uma nova rotina, ao teu bebé e o pessoal a "abancar" literalmente na tua casa.

Desta vez vai ser diferente.. As pessoas com quem tenho confiança vou gerindo... Peço para irem na semana seguinte, ou uns dias depois.. Senão com 3 dou em maluca.

Pat

Suzy4 -
Offline
Desde 04 Set 2009

Eu estava alertada para esse problema por causa de uma prima minha, então durante a gravidez fui "alertando" as pessoas que me queriam visitar.
Na maternidade tive só a família próxima (pais e irmãos). Em casa nos primeiros dias15 dias não tive visitas e as que vieram depois telefonavam sempre antes e nunca vieram todos juntos. Correu bem.
Quanto à adaptação familiar, a verdade é que é uma nova pessoa em que tudo vai andar à volta dela... a vossa vida vai mudar completamente... nunca stressem... apoiem-se mutuamente....
Verás que tudo corre bem.

Sobre Suzy4

A tentar desde Maio de 2010. Eu: 36 - Ele: 34.
Diagnóstico em Setembro de 2011: obstrução tubar bilateral.
1.º FIV em Março de 2012 - S/ embriões.
1.ª ICSI em Julho de 2012 - Negativo
2.ª ICSI em Novembro de 2012 - POSITIVO!!!! Sorriso 14/12/2012

FFM -
Offline
Desde 29 Nov 2013

Obrigada Suzy4!
São importantes estes testemunhos, porque deixam-nos atentos para questões que, não sendo as mais prementes durante a gravidez, podem gerar situações desagradáveis a posteriori.
Pelo que percebi, a minha amiga estava na sua boa fé e a coisa saiu do seu controle. Por isso, há todo um 'trabalho' que devemos ir fazendo à medida que o fim da gravidez se aproxima de forma a que o dia-a-dia no pós parto seja o mais tranquilo.
Se o casal chegar a acordo e estiver unido, então, tudo se torna ainda mais fácil (ou pelo menos não terá de ser tão difícil Piscar o olho ).

amostrinha -
Offline
Desde 04 Jan 2014

Num hospital público é fácil... Eles restringem o horário das visitas... No privado tenho uma sugestão: só mandas sms a quem queres mesmo que te visite - os outros, mandas quando já estiveres em casa.
Claro que a saga de visitas em romaria também depende muito da família e amigos que se tem... Mas é como tu dizes, casal unido, supera!! Respira fundo e vai correr bem Piscar o olho

Joanitaf -
Offline
Desde 27 Set 2011

Sim, é um assunto complicado e não tão fácil de gerir quanto parece.. Nem sempre as pessoas entendem o porquê de não querermos tanta visita pelo menos nos primeiros 15 dias e chegam a ficar ofendidas...
No hospital só recebi a família e mesmo assim foi cansativo, no segundo dia pedi para ir apenas o papá.. O próprio médico aconselhou que em casa restringíssemos as visitas no início porque os bebés ficam muito agitados com a confusão, o barulho, e depois quem sofre também são os pais porque fica difícil tranquiliza-los..
Os amigos têm sempre tendência a telefonar antes e aí podes gerir melhor as visitas.. Sorriso
Quanto ao ambiente familiar, há sim um período para que o bebé se habitue aos pais e os pais ao bebé.. Mas penso que não seja um assunto que tens de te preocupar, é uma coisa natural.. Sorriso Acredito que o papá babado vai estar sempre grudado em vocês e não vai haver tempo para desacordos quer seja em relação às visitas ou qualquer outra coisa.. Eles ficam tão fascinados com o bebé quanto nós.. E com a mamã também.. Sorriso o amor sobressai ainda mais nestas alturas.. Sorriso
Muitas felicidades para vocês e que corra tudo bem.. Sorriso

Sobre Joanitaf

Sorriso

Ludani -
Offline
Desde 16 Jul 2013

Chato, muito chato mesmo mamas isso das visitas, eu tive a minha bebe num hospital publico ai é normal porque as visitas são bastantes restringidas, mas em casa foi demais familiares e aparecem aos montes e ainda estava em casa da minha mãe que é muito grande. Agora estou a me preparar para " coar" as visitas porque ja estou em minha casa e não é tão grande, vou suportar apenas os parentes do marido que podem não compreender os meus motivos e nunca vão para ficar. agora os meus ja os avisei que devem fazer escala. se não vou dar em doida.

mary vie -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Olá FFM, quando o meu primeiro filho nasceu parecia que éramos uma família de ciganos, acreditas que abancaram a porta da maternidade!
Pois.... agora deves imaginar lá dentro, eu com muita calma e como estava muito debilitada pedi com muito carinho para depois irem a minha casa. Foram uns amores, quando cheguei a casa parecia que tinha um casamento , estava tudo cá em casa. Mas sabes não me importei porque souberam respeitar os sonos do bebe e os meus.

Da minha kiki foi bem diferente, a minha idade era diferente as regras eram diferentes e já tinha o meu menino, sabes foi ele que ditou as regras.
Na maternidade ninguém foi porque a primeira visita (que por acaso era a minha tia que ele tanto adora) tentou entrar ele berrou , não deixava ninguém tocar na mana, só o pai , as tias pequeninas e os avós mas era tudo muito pouquinho tempo por causa dos "mincromios". Quando fui para casa ao fim de uns 5 dias com a ajuda do meu maridão e uma amiga fizemos um lanchinho tranquilo e mesmo assim tive aqui em casa 20 pessoas mas tal e qual como da primeira vez sempre respeitaram a hora de dormir e comer da bebe e do menino.

E posso dizer te que passei uma situação menos boa e estiveram sempre comigo e quando pedi descanso respeitaram.
Sabes eu acho que vai muito de pessoa para pessoa.

Olha tenta falar já para não entrares em stress o bebe sente e depois dificulta a amamentação e os sonos.
Tudo de bom
Bjux

analauranuria -
Offline
Desde 27 Jul 2014

Grande topico, grande chatice... No hospital nao tive graves problemas, mas em casa.... toda a velha cusca com quem eu nunca falei na vida la foi, e sentavam-se à mesa tipo à espera de lanche ou coisa do genero, nao passava cartao nenhum a ninguem, achava um absurdo eu estar com a minha filha à dois dias em casa, cansada, a precisar de dormir, a habituar-me a novas rotinas, e as pessoas nao terem dois dedos de testa para pensar nisso, eu ficava tipo 'bicho'!
nao sou mal educada, mas ja nao bastava estarem la em casa a melgar o juizo, como tambem começavam a mandar palpites do genero: ah ela nao mama das duas? ela esta a chorar se calhar tem coco! vais deixa-la a dormir ao colo, ela assim habitua-se! HAJA PACIENCIA! Chegaram a acordar a miuda so para lhe pegarem a partir desse dia é que nunca mais ninguem la entrou! fiquei fula!
Impoe-te, nao deixes que as pessoas façam isso, pede ao teu marido que lhes diga que estas a dormir com o bebe ehehehehhe!
Boa sorte e nada de stress, sao coisas da vida!

Ana Laura

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

No hospital foi um pesadelo sim. Lembro-me de explicar 50 vezes que estava na hora da miúda mamar, e que eu não me sentia à vontade em mostrar as mamas aos amigos homens do meu homem. Pois eles abancaram lá, literalmente... Lembro-me de tentar ser cordial, mas no fundo estar com os cabelos em pé...
Mas em casa nem me lembro bem. Acho que chegou a um ponto em que deixei d3 abrir a porta a quem não avisava que vinha.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

Cátia C. Godinho -
Offline
Desde 04 Jun 2012

Esta é uma das questões que me atormenta um bocadinho.
Nós temos uma família chegada gigante, são 24 pessoas.
Quando foi da gravidez ectopica abancaram-se todos no hospital e assim que me transferiram para o quarto entravam dois a dois. Só estive 20 minutos com o meu marido.
Vou ter o bebé na CUF e acho que as visitas são do meia dia ás 8 da noite. Tenho a certeza que todos eles vão fazer questão de nos ir ver à maternidade e eu não tenho coragem de lhes dizer para não irem.
Vamos lá ver como corre.

Inicios dos treinos: Agosto/2012
POSITIVO: 20-04-2013 28-04-2013 - GE
De volta aos treinos: Outubro/2013
http://tdporumfilho.blogspot.pt/ Diagnóstico: Teratozoospermia 0% formas normais

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá querida,

Olha as visitas são cansativas, sobretudo para uma mãe da primeira viagem, que vai descobrir o que é ser mãe e ter de enfrentar todas as dificuldades do dia-a-dia com o seu bebé e com a casa. Vou-te contar a minha experiência. Fui mãe pela primeira vez há 3 semanas, tive o meu bebé no público onde as visitas são restringidas (3h por dia). O pai ficou comigo 24h/24h, porque as enfermeiras autorizaram, tendo em conta que não havia muita gente e foi uma ajuda muito importante! Quanto às visitas, eu só aceitei a dos meus pais, sogros e uma amiga. Já tinha avisado atempadamente quem queria que fosse ao hospital e depois decidi os dias, pois fiquei lá 3 dias, e assim dividi pelas pessoas supracitadas. Quanto ao resto, teve de aguardar. Atenção às visitas em casa!!!!!! Há gente sem educação que aparece, sem avisar, e invade-te o espaço, não te deixando fôlego. Olha eu tenho a sorte de ter duas residências, fugi da aldeia do meu marido, e vim para a cidade, para evitar confusões. Qual a minha surpresa quando descubro que, no dia a seguir à minha saída do hospital, apareceu montão de gente na aldeia para ver o bebé que tinha apenas 4 dias!!!! A minha sorte é estar mais longe e ninguém saber onde era a casa na cidade. Ao fim de duas semanas, pedimos aos sogros para avisar o pessoal da aldeia que iríamos estar lá um sábado inteiro, para quem quisesse ver o bebé, pois olha, ninguém apareceu!!!!! Falava-se em 50 pessoas... uma loucura mesmo! Eu, no teu lugar, só aceitava receber visitas após 15 dias, porque no início é sempre complicado, mesmo com 15 dias, posso-te dizer que é difícil. Ainda te estás a adaptar ao teu filho e ele a ti. As visitas cansam-no muito, e tenho prova disso. Cada vez que vou para a aldeia e me venho embora, parece que o bebé fica irrequieto, e passo muito mal com ele para acalmá-lo. Já não consegues domir, ter tempo para ti, às vezes o bebé nem te deixa tempo para comer, e ainda aparecem visitas??? Ou as pessoas ligam atempadamente, de forma a poder organizares-te ou então acabas por ficar doida. Por isso, tenta organizar as visitas da melhor forma, e quando aparecer alguém, se estás cansada, olha não abras a porta!

AAKV -
Offline
Desde 30 Abr 2014

Olá, colo-me ao teu topico pois realmente é mesmo preocupante essa parte.
eu vou ter que fazer cesariana pois fiz uma cirurgia aos olhos que faz com q eu nao possa fazer as forças de um parto normal.. portanto mesmo nos primeiros dias em casa mal me vou mexer, e nao me estou a imaginar com a casa cheia de gente.. por acaso a familia do meu marido é mt pequena mas amigos nao lhe faltam.. e a minha familia é gigante q nunca mais acaba. espero q respeitem um pouc os primeiros dias senao acho q entro em stress Confuso espero q te corra td bem. temos q tentar gerir da melhor forma linda. beijinhos, uma santa gravidez

Sobre AAKV

Não existe amor maior na vida...
Amo-te tanto filha ❤

FFM -
Offline
Desde 29 Nov 2013

Realmente, ler as as experiências e receios que cada uma de vós aqui expõe, não só me fez dar uma gargalhada - sim, uma gargalhada, porque de facto é impressionante a falta de tacto que muita gente tem -, como me faz crer que este é mesmo um daqueles temas que tem que começar a ser gerido e digerido pelo casal desde agora.

E gerido junto do marido, para o auscultar primeiro e 'fazer-lhe a cabeça', em seguida se a opinião for muito divergente, mas também junto dos familiares e amigos que possam começar a perguntar.

Eu sou uma pessoa ansiosa por natureza e reservado no que respeita ao meu corpo, por isso, se bem me conheço, não me estou a ver com 'boa cara' a enfrentar enchentes quer no hospital (em princípio, vou ter o bebé no privado), quer em casa (que também em exígua q.b.) :-).

É esperar que família e amigos compreendam Espertalhão

IN_AND_OUT -
Offline
Desde 29 Abr 2008

Aqui por casa, não serviu de nada passar a gravidez a fazer a cabeça ao meu marido. Na hora H não soube gerir a família dele (com a minha não tive inconvenientes). E se eu lhe dissesse alguma coisa, ainda era a má da fita.

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Oi FFM. Vou ter o meu primeiro filho, por isso não passei ainda pela experiência de ter que lidar com esses assuntos "in loco" mas a verdade é que já avisei que no hospital só quero visitas dos avós e tios da bebé. Pode parecer insensível da minha parte, mas sinto que tenho esse direito. Já em casa, depois de darmos o nosso ok, poderão vir outros familiares e amigos...mas apenas quando nós sentirmos disponíveis para tal. Tenho comunicado isto às pessoas e elas têm compreendido!

MJ76 -
Offline
Desde 27 Jun 2014

Nao tive mtos problemas sobre isso pois eu tive o meu filho longe da minha familia e o meu marido tem uma familia pequenina..
Na maternidade apenas foram os meus sogros e umas colegas minhas so que todos resolveram levar flores e eu ja estava zonza com tantos cheiros no quarto...em casa qdo iam ligavam e so comecaram a ir bem tarde porque quer levem a mal ou nao o filho eh meu e a casa eh minha e quem n gostar fica ah porta , tenho a sorte de ter um marido que pensa como eu Espertalhão
Ninguem pegou no meu filho tirando eu e o meu marido...so mais tarde eh que foi para o colo dos avos...os amigos viam no berco ou ao meu colo (pq n entendo pq tem de pegar no bebe? n entendo...ver eh com os olhos...)

Coruja81 -
Offline
Desde 14 Ago 2014

Adorei a dos "mincronios" !!!! tenho que ensinar essa ao meu filhote!!!!
em relação a visitas as regras são tuas! não tenhas medo de falar !

anaira -
Offline
Desde 18 Jul 2012

As visitas em casa são do piorio! Tinha pessoas que ficavam mesmo até à última a ver se oferecia jantar...

A minha sogra vinha a minha casa TODOS os dias e nas folgas dela passava o dia TODO lá em casa (desde as 9h da manhã até à noite). Se eu dizia que ia descansar a resposta era "Ok, eu fico aqui a cuidar da menina, ou a ver a tv ou wth" Que raivaaa!!!

Agora já não tenho a mesma paciência, vou pô mesmo o travão desta vez

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Por aqui, os meus sogros moram a 500km (mas sao bem capazes de cá chegar num instante de carro), a minha mae a 3000km, e a minha melhor amiga vai estar de férias na altura. Por isso quer-me parecer que nao vou ter muitas visitas. Quantos aos sogros, como tem 4 filhos e 4 netos, espero que percebam que nao é para ficarem muito tempo.
Se tivesse amigos e colegas muito "chatos", só lhes dizia bem depois que a crianca tinha nascido - alias, quando estiver no hospital tenho mais que fazer do que enviar sms. Ou nao abria a porta às visitas, fingia que estava a dormir. Deve ser horrível, ter toda a gente acampada no hospital ou em casa, uma pessoa nem deve poder ir à casa de banho descansada.

VC2018 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Eu já ando a ver se "educo" as pessoas Piscar o olho Felizmente o namorido pensa como eu, a minha mãe é daquelas que precisa sempre de convite para ir a algum lado, nem se quer é capaz de ligar a perguntar se pode passar em minha casa, só vai mesmo se eu a convidar, a sogra foi educadora de infância e tem uma ideia muito bem formada sobre isso. Só para terem uma ideia, quando a filha do meu cunhado nasceu, eles moram no Brasil, os meus sogros viajaram para lá e apesar de haver espaço em casa do filho a senhora insistiu que ia para o hotel porque os primeiros momentos são dos pais.
A única coisa que me preocupa são os meus amigos... Não sei até que ponto não se vão querer abancar lá em casa, mas já tenho dado algumas indicações!