Parto na MAC | De Mãe para Mãe

Parto na MAC

Responda
9 mensagens
InesFMota -
Offline
Desde 21 Fev 2014

Olá Mamãs,

Estou a seguir seguida na MAC e em principio terei lá a minha pipoquinha. Pelo que tenho ouvido dizer o serviço da MAC é muito bom, a equipa, tanto médica como de enfermagem é ótima. O que tenho ouvido falar não tão bom é em relação aos quartos (6 a 8 camas) e aos WC´s.
Está-me a fazer um bocadinho de "confusão" ter que partilhar o quarto com mais 5 ou 6 mamãs e bebés, isto porque acho que é período que vamos estar sensíveis e cansadas e um quarto onde estão 6 ou 8 recém-nascidos, não se deve dormir nada... Confuso
Como moro na margem sul, tenho sempre a alternativa de ir ter a bebé ao Garcia da Orta, onde toda a gente também me fala muito bem, tanto do atendimento como dos profissionais. O problema do Garcia da Horta é que no período da noite a existência de anestesistas é muito reduzida (para não dizer que não existem mesmo).
Gostaria de saber as vossas experiências tanto na MAC como no Garcia da Orta.
A minha pipoca está prevista para o final de Agosto (está quase!!!) e preciso de tomar esta decisão o quanto antes.

Desde já agradeço a vossa ajuda. Sorriso

maddlymarta -
Offline
Desde 26 Abr 2014

Olá mamã, tive o meu primeiro filhote na MAC, há 11 anos... em termos de cuidados médicos não tenho nada a apontar, apesar de ter achado que as enfermeiras eram um pouco ríspidas, mas pode ter sido a minha insegurança de mãe de primeira viagem... a questão do quarto era terrível, éramos 8 mães + 8 bebés, na hora das visitas era a loucura total... descansar estava fora de questão porque geralmente havia sempre um bebé que estava a chorar, enfim... o wc era fora do quarto, e lembro-me que quando fui tomar o primeiro banho, tive de deixar o bebé sozinho no quarto com aquela gente toda, o que me fez alguma confusão... :/ sei que em termos de cuidados médicos a MAC é uma referência e se pensares apenas nisso é um bom sítio para teres o teu bebé :)

sofiayks -
Offline
Desde 02 Set 2010

Olá. eu tive lá a minha filha em Dezembro de 2010 e gostei muito. é verdade que muita gente no mesmo quarto não é muito agradável mas a minha experiencia até não foi má. eu fiquei na cama do canto encostada a janela e dava-me muito bem com as mamas da frente, os nossos bebes parecia que não gostavam de dormir a noite, e com tanta agitação de enfermeiras a entrar e os outros bebés a chorar não se dormia grande coisa. Durante a noite nós a 3 ficavamos a conversa na mesa horas e horas, eram uma boa companhia. quando precisava de ir ao wc pedi-a a uma delas para dar um olhinho a minha filha, cheguei até a aproveitar que ela estava a dormir para tomar um banhinho rápido. Gostei da minha estadia. Vai lá sempre uma enfermeira perguntar se precisamos de gelo ou um comprimido para as dores. Mesmo durante a noite se precisássemos de uma enfermeira elas eram muito prestáveis e a qualquer hora ajudavam no que fosse preciso... Boa escolha

Sobre sofiayks

a minha princesa nasceu no dia 28/12/2010 as 19:30 com 3.485kg e 50,5cm..=)

madrinha e afilhada da Rlipinha e afilhada da Nicole M e da Sofia Fcosta...=)

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

eu tive a minha filha há 2 anos no HGO e a experiencia não foi a melhor, infelizmente, nem no parto nem no internamento.

Mas tudo depende das situações, há quem goste muito porque correu tudo muito bem, a mim foi ao contrário, mas cada caso é um caso.

Sobre a equipa médica e enfermeiros não tenho nada a apontar. Não fizeram mais porque não puderam. O erro foi eu ter sido seguida pelo diretor do serviço de obstetrícia e portanto chefe deles, o que condicionou certas decisões pois não quiseram contrariar o chefe, pois claro! e quem pagou as favas fui eu.

Depois de ter a bebé, simplesmente fui ignorada e no serviço de puérperas, se consegues tratar da tua bebé muito bem, se não, olha temos pena! Não são nada prestáveis e parece que te estão a fazer um grande favor e ainda por cima dão-te conselhos errados!

Sossego para dormir, nem pensar! Mesmo quando apagam as luzes, ficam a falar no corredor em amena cavaqueira. Os quartos têm 3 camas, o WC é do outro lado do corredor. Têm um poliban com cortinas todas rasgadas que nem servem para tapar. Eu usava os lençóis que eles põe como toalhas, pendurados no varão e punha outro no chão para quando saísse do banho não sujar os pés.

Por isso, há quem vá falar muito bem, mas eu infelizmente só tenho más recordações :(

editei só para dizer que em relação às anestesias não tive qualquer problema. Levei epidural e reforço, e um monte de analgésicos para as dores... e isto já de noite pois a minha filha nasceu ás 5h25.

Cátia C. Godinho -
Offline
Desde 04 Jun 2012

[quote=InesFMota]Olá Mamãs,

Estou a seguir seguida na MAC e em principio terei lá a minha pipoquinha. Pelo que tenho ouvido dizer o serviço da MAC é muito bom, a equipa, tanto médica como de enfermagem é ótima. O que tenho ouvido falar não tão bom é em relação aos quartos (6 a 8 camas) e aos WC´s.
Está-me a fazer um bocadinho de "confusão" ter que partilhar o quarto com mais 5 ou 6 mamãs e bebés, isto porque acho que é período que vamos estar sensíveis e cansadas e um quarto onde estão 6 ou 8 recém-nascidos, não se deve dormir nada... :/
Como moro na margem sul, tenho sempre a alternativa de ir ter a bebé ao Garcia da Horta, onde toda a gente também me fala muito bem, tanto do atendimento como dos profissionais. O problema do Garcia da Horta é que no período da noite a existência de anestesistas é muito reduzida (para não dizer que não existem mesmo).
Gostaria de saber as vossas experiências tanto na MAC como no Garcia da Horta.
A minha pipoca está prevista para o final de Agosto (está quase!!!) e preciso de tomar esta decisão o quanto antes.

Desde já agradeço a vossa ajuda. :)[/quote]

Isso da qualidade da MAC é muito subjectivo. Ou da MAC ou de qualquer outro hospital/maternidade.
Um dos gémeos de uma amiga minha morreu lá por negligência médica durante o parto.

Olha a minha GO da vida inteira é da MAC e só faz partos lá, quando engravidei mudei de GO porque estava completamente fora de questão ter bebé lá.
Daquilo que sei os quartos têm imensa gente e não se consegue descansar, se for de verão morres de calor..
Eu tive lá consultas de Infertilidade e senti-me sempre 'apenas mais uma' já para não falar que aquilo é super velho.

Inicios dos treinos: Agosto/2012
POSITIVO: 20-04-2013 28-04-2013 - GE
De volta aos treinos: Outubro/2013
http://tdporumfilho.blogspot.pt/ Diagnóstico: Teratozoospermia 0% formas normais

hope_in_live -
Offline
Desde 04 Jul 2012

Olá,

Não podia passar sem deixar o meu testemunho :)

A minha gravidez foi acompanhada no privado até ás 29 semanas, desde as 25 que todas as semanas ia ás urgências com barriga rija e dores, a resposta era sempre a mesma..."está tudo bem com o bebé é normal sentir esses sintomas". Ás 29 semanas disse ao meu marido que queria ir ás urgências da MAC, fiquei logo internada com contrações ritmadas e colo do útero de 8 mm. Fui acompanhada por excelentes profissionais que me apoiaram e responderam a todas as minhas questões, durante sensivelmente 5 semanas estive internada em repouso absoluto, as condições das infraestruturas não eram as melhores mas passaram-me completamente ao lado quando me lembrava que estava "nas mãos" dos melhores. Desde os médicos ás auxiliares tive um apoio extraordinário. O meu piolhito nasceu ás 33 semanas, foi encaminhado para a Neo e eu fiquei num quarto com mais 5 mamas com os seus bebés. Se houve noites que não dormi...realmente houve, não por causa do calor, não por causa das outras mamas e dos seus bebes...mas porque queria ter o meu minorquinha perto de mim. Durante o tempo que tive internada e o tempo que o meu minorca passou na Neo, senti um apoio enorme de todos os profissionais e acima de tudo senti confiança. Correu tudo bem e já tenho o meu pequenino em casa e posso afirmar que devo isso á MAC e aos seus profissionais. Espero que com isto percebas que na altura de termos o nosso pequenino o importante é ter a certeza que estamos bem entregues...boas ou más condições de infraestruturas não são nada comparativamente aos alicerces de conhecimento e experiência que sustentam a MAC.

InesFMota -
Offline
Desde 21 Fev 2014

Obrigada mamãs pelos vossos testemunhos. :D
Fico mesmo a achar que a MAC é a melhor opção. Espero ter sorte e calhar num quarto com poucas mamãs ou com mamãs simpáticas que ajudem a passar o tempo.
O mais importante é que vou ter a minha pipoquinha comigo e isso é o mais importante.

Mais uma questão: sabem-me dizer quais os horários de visitar para amigos e familiares e para o papá?

Obrigada :)

vanv4n -
Offline
Desde 08 Jan 2014

[quote=InesFMota]Obrigada mamãs pelos vossos testemunhos. :D
Fico mesmo a achar que a MAC é a melhor opção. Espero ter sorte e calhar num quarto com poucas mamãs ou com mamãs simpáticas que ajudem a passar o tempo.
O mais importante é que vou ter a minha pipoquinha comigo e isso é o mais importante.

Mais uma questão: sabem-me dizer quais os horários de visitar para amigos e familiares e para o papá?

Obrigada :)[/quote]

Ola mamã os horários das visitas quando la estive (junho 2014) eram das 14h30 às 18h mas o papá pode ficar até mais tarde (20h30).

Quanto às condições da MAC eu confirmo tudo o que foi dito em relação aos quartos. No quarto em que fiquei eramos sete mamãs e os bebés pareciam fazer turnos de choro durante a noite para nunca haver silêncio :P Claro que são recém nascidos e é normalíssimo que se fartem de chorar nesses primeiros dias (cólicas fome frio calor mimo enfim eheh).
As enfermeiras e restantes equipas é que parece que não têem consideração por nós e batem portas e arrastam cadeiras como e quando lhes apetece, mesmo às 3h da manhã. Isto para não falar que conversam alto e bom som como se estivessem num café!
Quanto às mamãs eu acho que tive azar porque foram tudo menos simpáticas comigo. Uma até chamou a enfermeira a meio da noite para se queixar que a minha bebecas tava a chorar e que eu não tava a darlhe atenção... e quando a enf veio ter cmg viu que eu tava só a mudarlhe a fralda (ela detestava tirar a roupa lol agora já não) e foi embora sem dar mais conversa. Passei o tempo todo a ouvir bocas que eu me esquecia de dar a mama e não sabia cuidar da bebé e que ela chorava dia e noite (como se não fosse normal num RN)... enfim eu tive azar com as companheiras de quarto e todos os dias chorava baixinho no meu cantinho ansiosa por voltar pa casa... a hora das visitas era um alívio para mim...
Das enfermeiras só tive uma má situação (na primeira noite a minha bebecas fez coco até ao pescoço e eu pedi ajuda a uma enf e ela disse "pois tem de mudar a fralda!" e virou costas...) mas de resto foram todas impecáveis e atenciosas, esclareceram todas as dúvidas e ajudaram em tudo o que foi preciso.
Mas cada uma tem a sua experiência e não quer dizer que seja assim com todas. Há mamãs até que dizem maravilhas da MAC :)
Eu devo ter tido azar.....

Sobre vanv4n

Mamã na segunda viagem Sorriso

patilago -
Offline
Desde 24 Set 2013

Olá mama, tb tive o meu parto na MAC em Dezembro do ano passado.Em relação à equipa médica e enfermeira não tenho nada a apontar. Em relação aos quartos, realmente é uma confusão nas visitas e não se dorme nada de noite, mas também não estava à espera de ir para um hotel 5 estrelas :).
Para mim o mais importante é que o parto corra bem, depois dois ou três dias passam num instante..
É verdade que não ligam muitos às mamãs, mas com os bebés são 5 *.
Para mim o que me fez mais confusão ainda foram as casas de banho que são bastante velhas e por vezes bastante sujas, embora estejam sempre a limpar, mas também isso se supera bem.:)

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?