partilhar experiencia | De Mãe para Mãe

partilhar experiencia

Responda
17 mensagens
Nagimá -
Offline
Desde 15 Abr 2011

ola mamãs! gostaria de partilhar com vocês algo que preocupa-me. em breve a minha bebe vai para o infantário o que para mim me esta a custar imenso pois deixa-la num sitio estranho e com pessoas estranhas angustia-me muito. ela é uma bebe muito mimada confesso Sorriso , pois foi muito desejada, ela faz muita birra para dormir, será que vão ficar ao lado dela para adormece-la ou vão deixa-la chorar ? ( eu fico, adoro vê-la adormecer), será que vão pegar nela ao colinho? como foi para vocês deixar os vossos bebes num infantário?

Bjs a todas

smateus -
Offline
Desde 14 Ago 2008

pois este é uma assunto que tambem me assusta! ainda nao nasceu a minha menina e ja penso como sera doloroso no dia em que a tiver de deixar na creche Triste

Sobre smateus

A minha Inês nasceu dia 08/11/2011, é o meu mundo, o meu amor, a minha razão de viver, a Minha Paixão!! Espertalhão

Outra paixão: www.maquilhagemdesonho.blogspot.com

CAD -
Offline
Desde 29 Dez 2010

queridas vou ser o mais sincera possivel com voxex..
nos infantarios sao muitas criancas nao andam a paparicalas como nos faxemos... eles tem de adormecer soxinhos...

anuska3 -
Offline
Desde 23 Fev 2010

Oi linda eu sou como tu sofro mas correu tudo bem com a minha faço imensas surpresas visitas em diferentes horários e o que vejo não é mau, na creche da minha filha embalam os garotos para adormecer e a comida é dado com cuidado de acordo com os meninos

Sobre anuska3

As minhas princesas são o orgulhosa da Mãe

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Mas porque é que tantas vezes se passa a imagem de que a creche é um bicho-papão?
Dão colo? Sim. Dão miminhos? Sim. Embalam no colo? Sim. Usam os truques que os pais usam em casa? Sim.
Muitas pessoas dizem são muitos meninos, não podem estar a dar atenção a todos. Não são assim tantos meninos. No berçário o número máximo de crianças é de 4 por adulto.
Claro que se vão usando estratégias de maneira que o bebé adormeça na sua caminha, que não exija tanto colo, que se torne mais independente. Mas isto é um processo gradual.
Se a tua preocupação é a hora do sono, fica descansada que certamente não a vão deixar chorar. Para além de uma grande insensibilidade, isso também iria interferir no descanso dos outros bebés.
Claro que tudo depende da creche mas isso acontece em quase tudo na vida, há bons e maus profissionais, há boas e más instituições. Há que visitar, questionar e estar atenta.
Ai lindas, desculpem se fui brusca demais. Não é a minha intenção, de todo. Mas, sou educadora e custa-me às vezes ver que se enfia tudo no mesmo saco e se esquecem que há profissionais sensíveis e dedicados a cumprir a sua missão.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

Filipa Taveira -
Offline
Desde 08 Jul 2011

o meu santiago vai em setembro com 6 meses para o berçário, ando a tentar mentalizar-me que vai ser super bem tratado porque são pouquinhos e porque elas parecem umas queridas (tenho boas referencias) e ele só vai de manha..acho que até lhe vai fazer bem, são 3 horinhas sem mim para tambem se habituar a outras pessoas e porque eu preciso trabalhar..tenho uma loja preciso de fazer alguma coisa.. é melhor ir para um sitio adequado do que andar na loja de manha a "meu reboque" com pouca atenção, não é..
mas quando fui lá fazer a inscrição, já me apetecia chorar.. Chorão
espero que isto me passe... a minha irmã tb é educadora (eu sou prof.1ºciclo, mas este ano não quero dar aulas, quero gozar o meu bébe)e sei que ela trata bem os meninos...espero que tal como dizes tb tratem muito bem o meu!! Sorriso

*Filipa* - O Santiago trouxe ainda mais luz à minha vida... 28.02.2011 Amo-te do fundinho mesmo fundo do meu coração meu filho!!

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Achei que podia contribuir com algo mais pois sei que é um momento de muita angústia.
Agora que sou mãe, tenho a experiência dos dois lados, pois também tive de deixar o meu filhote na creche. No meu caso, o sofrimento não foi pelo medo do desconhecido, mas pela separação, pois até à data ele estava 24 horas por dia comigo.
Há várias recomendações para facilitar a adaptação à creche e deixo-te um texto que costumávamos apresentar aos pais acerca disso.
O que aconselho é que a adaptação seja um processo gradual, mas persistente.
Gradual porque é aconselhável ires deixando a tua bebé aos poucos, ou seja, uma semana antes de começares a trabalhar, vais levando a tua menina. Eu fiz assim: na segunda ficou só 2 horas de manhã, na terça ficou 3 horas, na quarta ficou a manhã toda, almoçou e dormiu a sesta, na quinta e na sexta ficou o dia todo.
Persistente porque um dos grandes obstáculos a uma boa integração da criança são as faltas. Muitas vezes acontece que a criança não reagiu muito bem ao primeiro dia e os pais pensam "ela/e ainda é muito pequenina/o para aguentar a separação" e lá ficam com a/o bebé no dia seguinte em casa para compensar.
Não caias nessa tentação. Só vai prejudicar a integração e baralhar a cabecinha da tua bebé.
Por muito difícil que seja, quanto mais contínua for a sua permanência na creche, mais rapidamente o bebé entenderá isso como parte da sua rotina diária.
Bem, não me alongo mais. Qualquer coisa que precisem, estou disponível!
Beijinhos
Beijinho Beijinho Beijinho

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Olha linda, não te vou dizer que vai ser fácil, não vai. Mas se tens boas referências, já conheces as instalações e as pessoas que vão ficar com ele, isso já ajuda a que fiques mais tranquila.
No início vai ser difícil porque é como dizes andamos sempre com eles "a reboque", mas é tão bom ir buscá-los e ver o sorriso deles assim que nos vêem.
Se te fores abaixo, um conselho: aguenta até chegares ao carro e aí chora à vontade! Não deixes que a tua ansiedade passe para o Santiago.
Qualquer coisa que precises, conta comigo!
Beijinhos e não penses muito nisso.
Beijinho Beijinho Beijinho

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

Nagimá -
Offline
Desde 15 Abr 2011

olá teca. obrigado pelo teu conselho, realmente é uma boa ideia deixando varias horas por dia até que fique o dia todo.

Nagimá -
Offline
Desde 15 Abr 2011

Acredito que nos primeiros tempos posso ser dificil para mim como para ela deixar de ver o rosto maternal que esta tao habituada , mas vamos habituar-nos as duas :). obrigada mais uma vez. beijinhos

anuska3 -
Offline
Desde 23 Fev 2010

A adaptação da Matilde foi assim o primeiro dia ficou uma hora no segundo um pouco mais e assim sucessivamente até que agora fica o dia completo mas na hora da sopa sou eu que vou la dar

Sobre anuska3

As minhas princesas são o orgulhosa da Mãe

mira37 -
Offline
Desde 28 Maio 2011

Queridas mães,deixe-me partilhar algumas experiencias convosco e tb falar um pouco da realidade.
Em 1º lugar a necessidade de pormos os nossos filhos tao pequeninos no infantario e adquirida...quando engravidamos so pensamos em te-lo nos nossos braços e gozar a maternidade....e depois? Outra angustia nao é?
Pois bem mamãs,essa ansiedade que partilho convosco da cabo de nõs faz-nos chorar e pensar em coisas horriveis....essa ansiedade passa para os nossos filhos e dai ficarem a chorar,pk nao tem confiança.
Pensem que vao ficar bem e serem bem tratados....a socialização e boa para elas,crescem aprendem regras,enfim....eu sou auxiliar de ação educativa e ja trabalhei em berçario com 6 bebes(a realidade é qeu nao ha 1 aux para cada 4 crianças).....eu adorei e tudo passa por uma boa organizaçaõ.Devem pensar que foi mau para os bebes...nao foi sabem porquê?
Os bebes têm horarios diferentes e nao podem ser ajustados por todos....enquanto uns dormem,outros estao a ser estimulados com musicas brincadeiras colinho ou a serem alimentados.
E digo-vos que naquele berçario era raro alguem chorar....porque havia tempo para todos....quando se gosta faz-se com uma perna ás costas.
Os meus meninos têm agora 3 anos,prontos para enfrentar o mundo da pre-escola.
NAO RECEIEM AJUDEM OS VOSSOS FILHOS.
O MEU TEM 14 MESES E VAI ESTE ANO E DIGO-VOS QUE TOU CONSCIENTE QUE ESTOU A FAZER O MELHOR POR ELE....
Beijinhos

Sobre mira37

Beijos ternurentos

Mira

Nagimá -
Offline
Desde 15 Abr 2011

Olá Mira, obrigada pela força. Sorriso Darei noticias do primeiro dia da minha princesa Noa.

Obrigada a todas! beijinhos

Joana22 -
Offline
Desde 25 Jul 2011

Olã mãmã..

Relaxa.. A Matilde foi com 12 meses para o infantário, e foi gradualmente, a primeira semana só ficava até ao almoço, na 2º semana já almoçava, e na 3º já dormia, e na 4º já lanchava, custou no inicio, ela chorava, mas depois passou, e hoje ADORA... e como la ja tava na sala de 1 ano, faziam a sextinha numas caminhas pequeninas, e enquanto ela não se habituou, elas deitavam-se ao lado dela até ela adormecer, as vezes chegava lá de surpresa e tava ela a receber miminhos ... e hoje até me diz adeus.. o inicio é complicado mas depois tudo passa...

Beijocas

Filipa Taveira -
Offline
Desde 08 Jul 2011

sim, a adaptação do santiago tambem será gradual..uma hora no 1ºdia e comigo lá..no seguinte duas horas e por ai adiante..mas eu tambem só quero que ele fique lá aparte da manha.. Quem sabe, sabe...

*Filipa* - O Santiago trouxe ainda mais luz à minha vida... 28.02.2011 Amo-te do fundinho mesmo fundo do meu coração meu filho!!

mira37 -
Offline
Desde 28 Maio 2011

é para te dizer que o meu filho entrou no infantario,nao estava mto convencida mas agora a realidade aconteceu,estou apreensiva mas sei que estou a fazer o melhor para ele.tem 14 meses e esta a precisar de estar com outras crianças,pois quando vou para o parque ele so quer ir ter com os meninos que lá estao....esta a começar a andar sozinho e ate setembro ja vai a andar....
Felicidades

Sobre mira37

Beijos ternurentos

Mira

mãedopiolhito -
Offline
Desde 11 Out 2010

olá, o meu filho tb custava a adormecer, estava numa fase em que tinha de o adormecer lá ao pé, com a mão dada ou ao colo, fazia (e ainda faz) birras para comer, enfim...estava muito receosa pela adaptação dele...no segundo dia em que o deixei lá (o primeiro foi só um pouco de manhã)para almoçar e dormir, qual n é o meu espanto: comeu tudo bem, adormeceu lindamente, enfim...eles lá vêem os outros meninos e comportam-se de igual forma, em casa é que já não...
Agora, tenho a dizer que amei a creche onde esteve, todas lá foram fantásticas e a educadora um mimo, enfim, n tenho nada a dizer de mal e isso ajudou imenso...
vão ver que vai correr tudo bem, a ansiedade é toda nossa, mas tb n podemos mostrar nada para eles, porque senão eles começam a mostrar ansiedade tb, a pensar que ali vão ficar mal (pois é isso que lhes estamos a passar com as nossas atitudes...). força e firmeza ao deixá-los lá, que eles precisam de ver a confiança em nós para eles a sentirem tb. Piscar o olho

tenho 2 filhotes LINDOS