Padrastos e filhos...socorro | De Mãe para Mãe

Padrastos e filhos...socorro

Responda
11 mensagens
Rit_a -
Offline
Desde 29 Dez 2009

Olá a todas.Sou mãe de uma menina muito doce de 7 anos.Separei-me quando ela tinha quase 3 anos.Quando estava quase a fazer 5 anos conheci outro homem e depois de todos os cuidados a que a minha filha se adaptasse a ele, juntámo-nos.Tudo correu bem durante uns meses mas depois a minha pequena começou a falar-lhe mal e ele como adulto que é, em vez de ter uma atitude diferente, responde na mesma moeda...Já não sei o que fazer.
Ela diz-lhe que não gosta dele, dá-lhe palmadas, fica agitada quando ele lhe chama mal-educada,diz-lhe que ele não manda nela...Já falámos várias vezes sobre este assunto mas ele acha sempre que não fez nada de mal.Claro que esta situação está a dar cabo da nossa relação e já pensei em sair daqui e procurar uma casa para mim e para a minha filha.
Não sei mesmo o que fazer,estou desesperada.Ajudem-me

Christal -
Offline
Desde 18 Dez 2009

Eu fui criada pelo meu padrasto é como se fosse meu pai, mas temos um relacionamento excelente*
tenho umas perguntas para ti, obviamente que so respondes se quiseres querida:
1- Alguem da tua familia nao gosta do homem com quem estas?
2- A tua filha da-se com o pai? E ele nao gosta?
3- Ele tem agum filho?

Sei que sao perguntas muito intimas. Nao precisas de responder, podes apenas tu propria responder a elas.!
sabes que as criancas sao influenciaveis e alguns adultos nao toleram respostas tortas.
tenta falar com o ele e lhe dizer que ela é apenas uma menina pequena, nao tem que lhe responder mal..
Isto é uma situacao bem complicada mesmo :(*
Infelizmente se as coisas nao mudarem, tens que decidir ou sair de casa ou entao aguentar e na esperanca que algo mude*

beijocas e força*

Rit_a -
Offline
Desde 29 Dez 2009

Na minha família todos gostam dele.Ele é uma pessoa meiga,muito sociável,etc mas para a minha filha às vezes é muito brusco e agressivo, o que eu detesto.Ela é uma criança e como todas as crianças às vezes faz birras, às vezes responde, faz tudo parte da construção da personalidade.Já lhe expliquei isto tudo mas não adianta.Neste momento nem consigo olhar, falar com ele, com raiva do que fez na 3ª feira passada...
A minha filha tem o pai presente há 4 anos mais ou menos,este fim de semana está com ele e gosta de estar com ele.Quando ligo pergunta-me sempre quando vem para casa mas acho isso normal, sempre fomos só as duas,sempre fui mãe e pai...
Ele não tem filhos e digo-lhe sempre que ele vai ter de mudar muito quando tiver um filho...é filho de um militar e não sei se isso influencia alguma coisa.
Tenho medo que esta situação afecte a minha filha linda.Como só acontece de vez em quando não consigo perceber..

Não te importas que te pergunte quantos anos tinhas quando o teu padrasto apareceu?

Obrigada por tudo.

Christal -
Offline
Desde 18 Dez 2009

Tinha a mesma idade que a tua filha 5 anos.
Ele ja é casado com a minha mae e ja tenho uma maninha de 12 anos:)*
Talvez a parte de ser filho de militar influencie em alguma coisa sabes :/*
Normalmente os militares ( alguns) criam os filhos sobre dolorosas, e rigidas regras, o que mais tarde influencia e leva a que eles facam o mesmo aos filhos ou enteados.
Talvez ele nao tolere a questao de ela responder, mas tem que pensar que ela é apenas uma crianca e ele pode repreende-la ,mas acredita que palmadinhas nao leva a lado nenhum e isso pode mais tarde influencia a crianca.
Na adolescencia por exemplo, pode ser uma miuda mais rebelde e ai nem tu lhe consegues impor disciplina! Triste

O que a minha mae e o meu pai (padrasto) faziam era me porem de castigo, no quarto, a pensar se agir bem , porque responder mal nem pensar, e devido a isso detesto criancas mal educadas( acho que isso ninguem gosta).
A minha mana tem 12 anos e os tempos mudaram, ela é muito mais 'independente' digamos, e responde muito, a minha mae da-lhe tres gritos e diz-lhe que se continuar assim acaba-se o cinema, o telemovel..tudo!
Ela logo pára!

Eu sempre fui muito ligada á minha mae, tanto que a opiniao da minha mae esta a cima de tudo e de todos , ate do meu marido.
Sempre fui muito mimada. Mas secalhar por nao ter o meu pai por perto sempre vi o meu padrasto como pai.
Talvez ela seja assim para ele por ter o pai, por querer a mae so para ela.

Agora sinceramente acho que ele deveria ver que ela é uma crianca.
Porque á medida que ele mais 'mal' lhe faz, mais ela o 'odeia' .

beijinhos

Christal -
Offline
Desde 18 Dez 2009

E um dia destes isso vai ser algo descontrolavel.

Outra coisa, a questao do pai lhe ter inposto disciplina, ele quer isso para os filhos, mas para as outras pessoas nao se mostra assim.

beijinhos* algo podes contar comigo*, nao tenho filhos mas entendo isso perfeitamente.

Tina e Pedro -
Offline
Desde 20 Dez 2008

Ola rita

casei agora pela segunda vez. Do meu primeiro casamento tive um filho lindo actualmente com 12 anos, mas o casamento na funcionou e divorciei-me. Quando o Miguel tinha 4 anos começei a namorar e aos 5 anos dele juntei me om o Pedro. Atenção o Pedro é mto militarista pois foi militar durante anos a fio. Na altura chocava me a forma fria e distante dele mas com o tempo percebi que era uma postira que ele estava a tomar e hoje deu frutos. O meu filho quando ele começou com esta postura dizia que nao gostava dele, mas com o tempo foi percebendo e hoje trata o por pai. Saliento que ele tem ligação com o pai dele mas o pai do coração é o Pedro. Casei a 4 meses com o Pedro e foi a maior alegria e se quiseres espreitares as fotos do meu casamento ves o meu filho agarrado a mim a chorar de alegria. Foi um sonho realizado a ele tambem. Tenta ter calma. Se precisares estou aqui.

Boa sorte

Vasco Miguel: 21.04.2011 - 3h - 750grs - 33cms

http://demaeparamae.pt/forum/vasco-is-here#new

scpaulo -
Offline
Desde 10 Nov 2009

Eu tive um padrasto quando tinha 5 anos que sempre foi muito bom para mim mas lembro-me que de vez enquando eu é que embirrava com ele e de forma alguma aceitava ordens dele, não sei bem porque fazia isso mas sei que fazia, penso que o melhor é ignorar era o que me faziam, excepto se eu faltasse ao respeito que a minha mãe tratava do assunto... A verdade é que o teu companheiro tem que perceber que não pode entrar em guerra com a tua menina porque vai perder, quanto mais ele entrar no jogo dela pior vai ser. acho que o melhor é vocês os dois combinarem uma estratégia e quando ela fizer birra deixa-a fazer (desde que vejas que as razões são infundadas)As crianças são muito cruéis e pode apenas estar revoltada. Tens que ser a mediadora do confronto, só tu podes entender as duas partes e tentar fazer com que funcione, mas dialoga com os dois, faz perguntas, põe-nos a pensar nas atitudes que tomam e tenta chamá-los à razão, na calma.

jinhs e boa sorte

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

As crianças apercebem-se quando tem defensores quando ela falar mal com ele deves explicar que faz mal.
Elisa

katy22 -
Offline
Desde 03 Set 2009

ola...
olha eu tou na mesma situaçao k tu mas o meu filho tem menos um ano e no entanto ate agr eu n percebia o meu marido pk ele é um pouco rigido com o miudo, mas agora estou lhe a dar razao e n m meto kd ele lhe ralha. sabes pk? pk apesar de serem crianças sabem bem o k fazem e sabem perfeitamente kem as defende usando isso contra ti... ao principio eu irritava me com o meu marido mas kd este ano entrou na escola dou lhe toda a razao. o meu filho na escola é uma peste bate nos colegas, ja tratou mal uma professora e na passada terça feira partiu um vidro na escola. agr ve la bem a minha vida tou smp a ser chamada a escola pk ta smp a fazer asneiras... kt mais razao deres a tua filha pior vai ser pk mais ela o vai rejeitar n lhe podes dar a perceber k tas do lado dela e olha k eu sei k isso custa imenso mas vais ver k endireita. se o teu marido disser batatas a frente dela dizes batatas tb mesmo k ele n tenha razao mas nunca se deve contrariar a frente da criança, viras costas e falas com ele em particular. eu sei k doi e custa imenso as vezes ate xoro mas mais tarde ela ira dar razao.... sabes k as crianças kerem smp k o pai esteja com a mae e nao outro mas como dizem em casa mandam os adultos e nao as crianças... o meu ja endireitou mt e se n fosse a avo a passar a mao pela cabeça era uma joia em kk lado e n so ao pe de nos... so k nao a minha mae ta smp a dizer k o miudo ta repreendido, ta revoltado etc etc etc mas é ela k lhe da força pra isso...
beijocas

Sobre katy22

....::::***Katy***::::....

JoanaDeAlmeida -
Offline
Desde 04 Dez 2008

olá , não estou exactamente na mesma situação que tu, mas acho que posso dar uma ajudinha.
Tenho padrasto e madrasta. Adoro a madrasta, é novinha e uma das minhas melhores amigas. Faz tudo pelo meu pai (que ate a trata mal) , deu-me um irmão que adoro e sei que gosta de mim e da minha irmã como se fossemos filhas dela.
por outro lado, não consigo suportar o meu padrasto. Sempre o vi como uma pessoa que se tenta superiorizar, tenta de facto substituir o meu pai. A minha mãe tb tem dois filhos dele e eu não consigo "aceitá-los" (apesar de me custar muito dizer isto, eles irritam-me ás vezes sem fazer nada de mais). É verdade que ele já fez mal ao meu pai e à minha família, mas quando o conheci não o tinha feito e eu não gostava dele na mesma.
o que te posso dizer é o seguinte:
- as meninas são naturalmente mais apegadas ao pai (já vejo isso na Fia), não impporta o tipo de relação que têm com ele. É normal que o tentem proteger e garatir que não o tiram da vida delas.
- por muito que digam o contrário, é verdade que as crianças detectam nos adultos a sua maldade, e pode ser isso que a está a afastar dele. (atenção que também pode não ser)
- antes, ele não era parte efectiva da sua vida, ela não tinha de te dividir com ele, não era um "alvo a abater" na cabecinha dela.
Muitas coisas podem estar a afastá-la dele, e pode de facto nem ser nada que o coitado tenha feito. Apesar da adaptação lenta, ela pode ainda não o ter aceite.
Sendo tu a mãe, tens de ser tu a decidir. SE SUSPEITAS DE ALGO QUE ELE TENHA FEITO, NÃO DÊS O BENEFÍCIO DA DÚVIDA. Se notas que é apenas "coisa de criança", tenta uma nova adaptação.
pessoalmente, não acho que deva ser ele a "educá-la" ou a estabelecer as regras, porque é a ti que te cabe fazer isso. Se o m eu padrasto tentasse mandar em mim, confesso que teria a mesma reacção que a tua menina, mesmo tendo 18 anos. É em ti que ela confia, vigia bem todas as suas reacções , tanto porque pode dizer-te algo quanto a qualquer coisa que tenha iniciado esse comportamente, tanto porque ela pode FAZER-LHE MAL (já pus tanta coisa na comida do meu padrasto, confesso que adoro pôr-lhe sal no café. Mas a culpa é mais da minha irmã). LOL
Beijinho

Fia, a apaixonar-nos desde 22 de Junho de 2009 .

Rit_a -
Offline
Desde 29 Dez 2009

Obrigada a todas, nem sabem como precisava de ouvir opiniões...Eu sempre fui mãe e pai da minha pequenota,sempre viveu comigo e o pai estava de vez em quando(apesar de namorarmos).Quando nos separámos definitivamente ele continuou a estar distante mas aos poucos, foi-se aproximando dela.Quando me juntei, já a minha pequena passava fins de semana com o pai.Desde o início da minha nova relação que expliquei ao meu companheiro que a educação da minha filha estava a meu cargo, como sempre foi.Quem dá as ordens,repreende,castiga etc, sou eu porque essa é a minha função.Já tentei explicar que violência gera violência e se ele é brusco com ela, ela vai responder da mesma forma ou até pior pois é uma criança...o que não é normal é ele responder assim.Às vezes parece que se comporta mesmo como um míudo de 7 anos e já lhe disse isso.Ele provoca-a e claro,ela responde.Eu quando acho que ela exagera, repreendo mas a maior parte das x sei que a culpa não é dela, pois foi 'incentivada' a ter esses comportamentos.Quando ela lhe dá palmadas repreendo pois sempre a ensinei a evitar a violência e ela percebe isso.Se alguma vez ele lhe desse uma palmada...espero que nunca o faça pois não tem perdão.
Na escola ela é muito bem comportada, tem boas notas, é concentrada e o relacionamento com os colegas é muito bom.Só com ele é que ela é assim.Nunca colocarei o meu companheiro à frente da minha filha e muito menos me virar contra ela...Ela só me tem a mim naquele momento.Ele faz tudo por ela, brinca com ela aos escritórios e às bonecas, como ela adora, mas às vezes acontece isto...
Desculpem o testamento.Está a ser complicado lidar com esta situação pois estou a ponderar seriamente em arranjar nova casa.Como mãe não posso deixar que algo afecte o crescimento saudável da minha filha.
Mais uma vez obrigada.Beijinhos