Outros pais a darem doces aos nossos filhos | De Mãe para Mãe

Outros pais a darem doces aos nossos filhos

Responda
17 mensagens
BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Olá mamãs. Queria pedir uma opinião de como lidar com esta situação... Eu raramente dou doces à minha filha. O infantário onde ela anda dava muitos, mas a pedido de uma mãe deixou de dar. Os outros pais estão bastante zangados com essa mãe, queriam que o infantário continuasse com os doces. Eu nem entro em discussões com eles, não vale a pena. Mas ultimamente a seguir ao infantário temos-nos encontrado todos no parque infantil (essa mãe nunca veio), e vários pais distribuiem doces pelas crianças todas. Basta alguém abrir um pacote e lá vão os miúdos a correr. Hoje à tarde a minha filha comeu mais doces do que come comigo o mês inteiro! Custa-me proibi-la quando todos os colegas comem à frente dela. Não quero que pense que dão a todos menos a ela. Entrar em discussões com os outros pais não vale a pena. Eu estou bastante incomodada com a situação, mas estou a pensar como gerir isto o melhor possível.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Se fosse eu, deixava-a tirar um doce, mas um único e dizia isso bem alto para os outros pais ouvirem, do género "sabes que não se devem comer doces todos os dias, só nas festas, porque faz mal às crianças,. Desta vez podes tirar, mas só um"
A outra alternativa (se for mesmo importante para si que não coma doces) é deixar de levar a sua filha ao parque...sendo fora do período escolar, não vejo outra alternativa.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu deixava de ir ao parque nessa altura. É muito difícil mudar mentalidades Confuso uma coisa é um bolo ou algo doce tipo uma bolacha. Outra muito diferente são gomas, rebuçados, chupas que além de puro açúcar são um risco de asfixia para crianças pequenas. Na pré do meu filho quase todos os meninos levam um saco de gomas para cada colega quando fazem anos...mas tipo, são 22 crianças! Há sempre alguém a fazer anos! Elas não lhes dão lá dentro mas guardam nas mochilas deles e guardam na do meu também para ele não se sentir excluído. Depois quando ele não está a ver elas tiram, mas até já lhes disse que não precisam tirar que eu própria tiro, elas estavam preocupadas que ele depois me pedisse e chorasse mas ele não o faz porque ele nem sabe que aquilo é de comer lol ele acho que é remédio xD

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu respeito a opinião de quem nunca dá rebuçados, gomas, chupas e afins, mas com as minhas filhas nunca entrei em proibições. Lembro-me de elas terem por volta dos 2 anos e o senhor do café onde íamos com elas ao sábado de manhã perguntar, de vez em quando, se lhes podia dar um chupa. Elas ficavam super felizes com o chupa, davam meia dúzia de lambidelas e deitavam-nos fora. Mais tarde com os rebuçados a mesma coisa, eu deixava que comessem mas nunca chegavam ao fim, acabavam por os cuspir.
Certo é que, mais velhinhas, acontecia ter doces na despensa e, para além de pedirem sempre antes de comer fosse o que fosse, nunca comiam mais que um. Os doces do halloween ou dos anos duravam e duram meses e meses...simplesmente para elas sempre foi impensável comerem um pacote inteiro de gomas ou uma tablete completa de chocolate.
Curiosamente, até entre amigos próximos, conheço vários casos de pais que foram muito restritivos neste aspecto e hoje os miúdos, já crescidos, empaturram-se de porcarias...uma dessas miúdas que nem uma batata frita a mãe deixava qye ela comesse, vi-a eu a comer 3 gelados seguidos...

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

O meu filho é muito sôfrego a comer, se ele experimentasse um desses doces e gostasse eu ia arranjar um cabo dos trabalhos porque ele ia chorar imenso se eu só o deixasse comer um! E ia querer todos os dias! O que até seria possível controlar em alguns momentos, mas se os outros meninos continuassem a comer, seria impossível! E eu até acho que chupas e rebuçados não iam ser o problema, mas sim as gomas! Pelo que conheço dele, pelo menos. Por exemplo, nunca lhe dei batatas fritas até ele ter 2 anos e depois experimentei dar e agora não há dia que não me peça batatas! Eu geralmente não dou na mesma, mas se for a um shopping ou assim é a primeira coisa que ele diz "qué batatas!!" E vai a gritar isso sem se esquecer! Se eu comprar e guardar no carrinho dele e disser que lhe dou quando chegarmos a casa, é certinho que é a primeira coisa que me pede ao chegar a casa. Graças a isto não posso ter batatas em casa xD enfim, isto também depende das crianças!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Também já ouvi casos de quem nunca podia comer e agora come tudo o que apanha ou come às escondidas. E de quem sempre teve acesso a tudo e quer sempre mais e mais. A minha pode comer de vez em quando, estilo se formos à gelataria comemos todos um gelado, ou no supermercado pede-me um pudim. Em casa não tenho nada por isso ela nem se lembra de me pedir. Agora no parque infantil tem sido um exagero, cada pai tráz uma coisa diferente, e cada coisa pior que a outra. No restaurante, se perguntarem, digo que não. Agora quando são todos a comer é mais difícil dizer que não.
Não tenho vontade de deixar de ir porque ela diverte-se e eu também... Posso ver se resulta dizer que só pode comer um - já estou a ver ela e os pais a olhar para mim com olhos de cachorrinho... Levo fruta e dou a todos? Fujo quando vir os sacos dos doces? Só vou quando estiver pouca gente e explico que ela não come doces? Digo que os avós têm todos diabetes? É um problema simples mas irritante!

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

A minha filha continua sem saber o que são chupas, rebuçados ou gomas. Enquanto ela não pedir, eu não ofereço, nem deixo oferecer. Come bolachas simples, bolo muito raramente e já comeu batatas fritas... duas ou três de cada vez. Sorriso Não acho que seja muito restritiva, até porque ela não sabe o que é, não sente falta. Quando for inevitável, lá teremos de arranjar modo de controlar e gerir as coisas com bom senso.
Na creche põem na mochila e eu tiro sem ela perceber. Mas há bastantes pais que optam por outras coisas, felizmente. Não me parece abusivo que se peça para não dar doces às crianças... cada qual depois fará o que quiser em casa. Ficarem chateados por isso??? Há com cada um!

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Se for só 1 pessoa a oferecer não tenho problema em dizer que não. Agora quando há 6 ou mais pais com 6 ou mais crianças todas a comer, é-me difícil fazer com que a minha se sinta excluida. Ainda fica a pensar que oferecem a todos e não a ela.

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Leve algo feito por si que seja o 'doce' dela Piscar o olho eu faria isso ou entao mudava de parque Piscar o olho dar doces a crianças com essa idade sou super contra ja esta mais do que provado que ha muitas doenças que derivam do consumo de doces, inclusive vi ha poucos dias uma reportagem de um estudo da matinal geographic que mostrava que o cancro não se desenvolve se não houver consumo de açucar, enquanto eu puder controlar que entra na boca da minha filha, açúcar não entra. pelo menos fico de consciência tranquila caso algum dia ela tenha problemas de saúde não foi pro que eu a deixei comer. é assim que eu penso.

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Não vai conseguir “educar” os outros pais! Esqueça lá essa utopia. O que tem de fazer é educar a pequenina. Eu fui e sou restritiva sem extremismos, ou seja, até para aí os dois anos a minha filha não soube o que eram essas coisas. Aliás, rebuçados ainda hoje não come porque não sabe comer! Se lhe derem um rebuçado ela deixa na mão e lambe como um chupa porque não sabe o que lhe fazer. Quando ela começou a experimentar eu continuei a impor limites. Comes mas é só um, podes comer mas é depois da sopa, comes se portares bem, etc. Assim, hoje em dia, se alguém lhe dá uma guloseima ela olha para mim e pede autorização. Se eu disser não é não é ela não refila. E já sabe que o que quer que seja só pode comer um. Já apanhei a minha sogra a tentar dar-lhe guloseimas sem eu ver e a miúda a dizer-lhe “é só um!”. Fiquei mesmo orgulhosa! Em casa tenho as guloseimas à vista. Ela nem lhes toca sem pedir. Acho que é mais fácil controlar o consumo se eles forem habituados a lidar com as tentações.

Para mim foi mais fácil ir moldando-a a ela do que esperar que todos à nossa volta fizessem como eu queria.

Acho que deveria começar por aí. Começar a limitar o acesso à pequena. A dizer-lhe que é só um e pronto. Acredite que eles aceitam melhor que às vezes pensamos.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Há uma coisa com que não concordo, não é uma mãe que manda e dita as regras de um infantário. Essa mãe pode proibir que a escola dê doces à sua filha, agora não pode mandar nos filhos dos outros. Independentemente se é correcto ou não dar doces, é o próprio infantário quem tem de ditar as regras. Há pais que querem o melhor dos dois mundos, e só com um não ficam satisfeitos. Se eu proibir qualquer coisa à minha filha tenho de saber lidar com o facto de ela se poder sentir excluída caso a maioria dos pais o permita aos seus. Faz parte da minha decisão, que logicamente a afectará a ela de algum modo.
No caso do parque, Bagalaranja, é fácil, ou permite ou não permite, ou arranja um meio termo, que é ir lá de vez em quando, em vez de todos os dias. Era o que eu faria.

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Eu mudaria de parque. Uma vez estava no parque com a minha pequena e chegou um grupo de idosos a fazer Ginastica e no fim toca a comerem amêndoas com açúcar da Páscoa, e eu disse sorrindo que obrigada mas não. A mulher ficou toda abespinhada a ralhar com as outras porque eu não deixei dar a amêndoa, e no meu caso, até foi por causa dos engasgamentos que recusei. Fiquei a pensar, e se a miúda fosse alérgica? Não se pode simplesmente andar a enfiar porcarias na boca das crianças...

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu não quero educar os outros pais, isso só me iria dar chatices e nenhum resultado. A filha filha posso educar. Sorriso Vou ver se na próxima vez que acontecer lhe digo logo que é só um.

Concordo que não devia ser uma mãe sozinha a mudar o infantário. Por acaso concordo com ela, mas a maioria não concorda. Mas se o infantário não der doces, os pais que não gostam podem compensar em casa e dar uma tonelada de chocolates se quiserem. Se o infantário der doces, quem não concorda não pode tirar os doces de dentro dos filhos. Por isso é a solução melhor para todos, o infantário não dá, os pais em casa fazem o que entenderem. Excusavam era de fazer também no parque infantil com os filhos dos outros...

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Para mim não pode ser um pai a impor o que quer que seja. É sempre um mau principio. A escola deve sim ser "educada" e sensibilizada para estas questões, e essa mãe poderia ter um papel activo nesse sentido e você concordando com ela poderia juntar-se, promovendo sessões de esclarecimento dos malefícios do açúcar, propondo a oferta de fruta em vez dos ditos doces.. Não diria que mudassem logo, visto que me parece ser uma questão cultural, mas já era um bom principio, e assim não haveria mau ambiente e já poderia conviver com eles esquivando-se dos doces no parque. Tinha uma posição marcada e eles respeitariam-na por isso.
Na escola pode proibir que a sua filha coma os ditos, mesmo que isso implique que se sinta excluída. Se eu soubesse que isso acontecia frequentemente também não gostava e não permitiria.
Aconteceu no infantário da minha filha a imposição de um certo pai em relação a determinado assunto, e o dito pai, não satisfeito por não permitir que o filho não fizesse determinada coisa, estendeu isso a toda a escola, só para o seu não se sentir excluído. Isso para mim é impensável.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

A proibição só leva a que a criança tenha mais vontade de comer o alimento proibido. Ela come muitos doces quando tem oportunidade porque são o fruto proibido. É o que acho. Em casa não diabolizo os doces, o meu filho nunca ligou mais do que outra comida qualquer. Nas festas nem come nada de especial.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Neste caso a solução terá sempre de passar ou por deixar de ir ao parque ou por não deixar a sua filha comer os doces, mesmo correndo o risco de se sentir excluída. Pessoalmente, não sou contra a proibição (embora não veja vantagens numa proibição a 100%), eu própria fui proibida em casa de comer todo esse tipo de coisas e nunca senti, mais tarde, a vontade de começar a comê-las de forma regular. Mas acho que a proibição tem de ser acompanhada de educação. Não pode ser proibir só porque sim. As crianças têm de ser moldadas para que, aos poucos, elas próprias adoptem hábitos saudáveis.
No dia-a-dia, as minhas filhas não comem, nem sentem necessidade de comer doces nem batatas fritas (a mais nova nunca provou batatas fritas), não bebem refrigerantes... porque simplesmente essas coisas não existem em casa. Tal como não existiam quando eu era criança, pelo que para mim também é natural não comprar nada disso. Não estão habituadas a comer essas coisas e como tal, mesmo quando vamos ao supermercado não pedem. Quando esporadicamente temos algo em casa, por exemplo porque sobrou de uma festa, pedem sempre autorização antes de tirar um doce.
Agora, não sou extremista, em festas comem o que quiserem, embora acabe por ser sempre pouco porque nenhuma delas gosta particularmente de comer. Quando vamos a casa da minha sogra, aos domingos, há sempre muitos, mas muitos, doces à disposição dos netos para sobremesa, para além do chupa que a avó oferece quando os leva ao café depois de almoço. As minhas filhas sabem que podem tirar um doce à escolha depois do almoço ou comer o chupa no café, mas é apenas um. Se comem um doce ao almoço já não comem o chupa, se querem o chupa não comem o doce... E nunca tive problemas com isso. Hoje já nem é preciso dizer nada, elas próprias tiram apenas um, sem eu ter de interferir. Mesmo quando outras pessoas oferecem, elas recusam.
E concordo com a Carlaper quando diz que não faz sentido que uma única pessoa queira impor a todos os meninos o que acha melhor para o seu filho (apesar de não perceber como é que num infantário oferecem doces às crianças). Acho, sim, que devemos lutar pelo que achamos melhor, mas se estamos em minoria, podemos apenas exigir que aos nosso filhos não sejam dados os doces, mas não aos filhos dos outros.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Felizmente o infantário também oferece muitos legumes e fruta. E agora deixaram os doces, ou pelo menos são menos.
Eu nem me poderia ter juntado a essa mãe porque ela fez tudo sozinha e só ouvi pelos outros. Se não gostaria de me ter juntado. Mas concordo que não devia ser a decisão de um só pai a mandar no infantário.
Pelos comentários parece-me que abusar de doces tanto pode acontecer a quem tem proibição como quem tem à disposição, e o oposto também. Eu sempre tive muitos à disposição e marchava tudo. Agora não tenho nada em casa e a minha filha não se queixa.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?