Outros alimentos - 4 meses | De Mãe para Mãe

Outros alimentos - 4 meses

Responda
9 mensagens
DCS -
Offline
Desde 12 Nov 2008

Olá mamãs,
O meu menino tem 4 meses e meio. Continuo apenas com o leite Aptamil, e ainda não introduzi outro alimento.
O meu médico de familia não é muito esclarecedor em relação á alimentação. Perguntei ás enfermeiras que me disseram que a informação que estão agora a passar aos pais é para não darem papas (compradas) a bebes que tenham um peso razoável, uma vez que faz com que engordem desnecessáriamente. Disseram-me para aguardar pelos 5 meses e começar com a sopa.
Eu gostava de lhe dar as papas (compradas ou não) antes da sopa e porque tb na proxima segunda ele vai para a creche e queria ser eu a introduzir novos alimentos.
Digam-me por favor como fizeram com os vossos bebes.
Obrigada

Sobre DCS

Afilhada de: Maria I

Vanu -
Offline
Desde 20 Jun 2009

Olá DCS, um conselho que te dou é para não dares papas antes da sopa, porque depois quando começares a dar a sopa é um castigo para comerem porque estão habituados ao docinha da papa.Tenho duas sobrinhas com diferença de meio ano e cada uma foi de uma maneira, por isso sei o que digo.
Normalmete os médicos mandam dar a sopa primeiro. É melhor falar com o médico antes de tomares qualquer decisão.

Beijinhos

Sobre Vanu

Vanessa

DCS -
Offline
Desde 12 Nov 2008

Vanu,
Obrigada pela resposta.
Mas no caso da sopa será cedo?
E em relação ás papas de fruta confeccionadas em casa?
Bj

Sobre DCS

Afilhada de: Maria I

Vanu -
Offline
Desde 20 Jun 2009

Com 4 meses e meio já se pode dar a sopa, mas é preciso ter atenção porque há legumes que não se podem dar já, e também não se pode pôr tudo na sopa ao mesmo tempo, mas isso talvez alguma mamã daqui mais experiente te possa ajudar. e também já há frutas que se podem dar a partir dos 4 meses, mas é só algumas.

em relação a esses pequenos pormenores já não te consigo ajudar, mas de certeza que vai alguém te dar umas dicas aqui.

Beijinhos

Sobre Vanu

Vanessa

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Ola
A minha menina tem 3meses e 1 semana, mas o médico achou que 3 meses feitos era a caminho dos 4 por isso tinha de introduzir as papas...
Eu fiquei na dúvida, mas não sou médica por isso acatei as recomendações, mas de má vontade pois para mim a papa é "farinha de engorda" e ela já está no percentil 75...
Hoje fui à vacina e voltei a perguntar ás enfermeiras que me disseram para não dar papa por 2razões: é muito cedo e a bébé está gordinha... o que ela me disse para fazer se eu quisesse mesmo dar papa, era comprar aquela que se faz com leite mas fazê-la com água, não engorda tanto.
Em relação aos alimentos recomendo que compres a revista "Bébé culinária" deste mês, para além de receitas adaptadas às idades deles tem a lista de alimentos que se podem introduzir consoante as idades!

graçarita -
Offline
Desde 19 Dez 2009

aos meus filhos comecei a dar lhes sopa aos 4 meses,de inicio só batata e cenoura ,depois fui introduzindo 1 ingrediente por semana,as papas comecei a dar lhes quase ao mesmo tempo comprava as da nutribem e nao notei os meus filhos a engordarem muito ,ate porque sao todos magros .

cada dia uma supresa ...:D

Leanamaria -
Offline
Desde 13 Nov 2008

Olá!
Olha eu tanto no meu menino que tem 4 aninhos e na minha menina que tem agora 8 mesinhos iniciei as papas aos 4 meses, as nutriben que comprava na farmácia para preparar com água, e a sopa ao almoço aos 5 meses + dia - dia, só de legumes, batata, cenoura, arroz e cebola, e depois de 2 em 2 dias adicionava novo legume, tipo, abobora, alho francês, courgete, feijão verde, repolho, nabo, agora já faço com tudo, depois aos 6/7 meses entre esse período meti carne a primeira semana só a cozia junto com os legumes depois retirava antes de a passar e aos sete meses e uns diazitos comecei a passar também a carne, agora aos 8 meses vou adicionar peixe, só a água de o cozer e também já come sopa à noite desde o 7 meses, foi da maneira que dorme a noite toda, mas não dou grande quantidade e nunca insisto, faço isto segundo a ordem da minha pediatra. espero ter ajudado tudo de bom...

narutu -
Offline
Desde 26 Nov 2009

Olá, eu tenho uma meninda de 5 meses e meio e iniciei a sopa com 4 meses, a 1ª foi de batata, cenoura e corguete e a seguir um bocadinho de maça cozida, a noite continuei-lhe a dar o leitinho. Creio que uma semana depois já lhe dava a papa a noite. De fruta continuo apenas a dar maçã, pêra e banana sempre a seguir a sopa. A minha filha não é uma bébé muito gorda, apesar de estar no percentil 75, e o pediatra tb não pôs qualquer tipo de obstáculo, portanto, continuo a dar sopa e papa.
obg

Sobre narutu

Ana Cotrim

cc_carla -
Offline
Desde 12 Ago 2009

Deixo-vos em anexo a informaçao que a pediatra da minha princesa nos deixou ... espero que ajude a esclarecer algumas duvidas

beijinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?