Organização da gravidez | De Mãe para Mãe

Organização da gravidez

Responda
25 mensagens
csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Bom dia a todos,
O meu nome é Carla e fiz o meu registo hoje.

Este é o ano escolhido! Sorriso
Vivo em Leiria e estou a organzar tudo para engravidar.
Já deixei a pilula há mais de seis meses, já estou a tomar ácido fólico e faço amanhã consulta de planeamento familiar. Um problema, não tenho médica de família!

Estou em Leiria há pouco tempo e não conheço nada relacionado com este assunto cá. Mas é cá que tudo vai acontecer.

Preciso de conselhos, para saber onde me dirigir para acompanhamento de gravidez/ consultas/ecografias e preços pf.

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Olá... Antes de mais sê Benvinda Sorriso
Acho que estás a começar muito bem... Deixas-te a pílula, estás a tomar o ácido fólico, e acho que era preferível marcares uma consulta no ginecologista em vez de na médica de família. Assim, ele faz-te logo os exames que tem a fazer e marca-te as analises que deves fazer para ver se está tudo bem.
O meu mandou-me fazer analises, fez-me ecografia vaginal, e só não fiz o papanicolau porque já tinha feito há cerce de um ano.

Boa sorte. Eu ando a tentar há um mês....

Beijinhos

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Obrigada,

Eu estva em espera para fazer planeamento familiar e ligaram-me ontem para ir amanhã ao inicio da tarde. Como já está marcado não perco nada em ir, depois se gostar da médica faço-lhe algumas questões e pode ser que me aconselhe a novos passos.

Eu amanhã trago novidades!
Boa sorte Sorriso eu espero começar a tentar lá mais para o final do mês...nas férias Sorriso

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

Desde 13 Set 2012

Bom dia Carla, Seja bem vinda ao Fórum.

Não sou de Leiria e por isso não te vou poder ajudar com grandes detalhes.

mesmo assim, cá vai o que sei e que é mais ou menos recorrente em todo o lado: O facto de não teres médico de família não significa que não terás acompanhamento de grávida no cs. quando tiveres o positivo, dirige-te lá, diz que estás grávida e que portanto precisas de acompanhamento de saúde materna. Logo te arranjarão um clínico para esse efeito, mesmo que não sejas vista sempre pelo mesmo médico de cada vez que lá fores. O acompanhamento a grávidas dado pelos centros de saúde também não tem quase nada de específico; limitam-se a passar credenciais para exames que constam no protocolo de acompanhamento a grávidas, pesam-te e eventualmente mais à frente na gravidez, medem o perímetro abdominal.

Existem 3 fases para os exames, que comtemplam análises e ecografia para cada um dos 3 trimestres. A 1ª eco é realizada entre as 11 e as 13 semanas e 6 dias; a 2ª eco (morfológica) é realizada entre as 22 e as 24 semanas e, finalmente, a do 3º trimestre é realizada por volta das 32 semanas.

se todos os resultados estiverem ok, nada mais será pedido; se alguma alteração for detetada, pedirão outros exames ou a repetição de alguns. Por volta das 32 semanas, serás encaminhada para a maternidade de referência e é lá que farás as últimas consultas e ctg's.

isto é assim numa gravidez normal; quando algo foge à norma e se te calhar um médico consciente no CS, agirá em conformidade e encaminhará o teu caso para um colega obstetra.

Se tiveres possibilidades financeiras, aconselho-te vivamente a fazeres um acompanhamento com um obstetra privado. É sempre melhor e dá-te o privilégio de veres o teu bebé com frequência, pois a cada consulta é feita uma eco de controlo.

Aguardo notícias do positivo

Beijinhos e tudo de bom

Editei só para te dizer que, uma vez grávida, ttudo o que fizeres no serviço nacional de saúde em consequência da gravidez, tipo exames, consultas e afins, é tudo coberto pela isenção de grávidas; ou seja, não tem custos para ti.

SMSantos

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Obrigada pelos conselhos!

Beijinhos

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

soraia_23 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Olá Carla, eu sou de Leiria e estou grávida de (quase) 29 semanas. Qualquer coisa que precises apita. Se fores seguida pelo SNS e fizeres as ecografias com credencial na cidade de Leiria o único sitio que faz é a Cedile e têm atrasos de 1 mês, portanto marca as tuas ecos com muita antecedência.

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Ola Soraia, eu vou amanhã a uma consulta de planeamento familiar no Centro de Saude dos Marrazes. Conforme o atendimento que tenha vou colocar as minhas questões ao médico que me atender...

Obrigada pelas dicas... acho que vou apitar mesmo Sorriso
Estás a ser seguida no publico?

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

CookieMeL -
Offline
Desde 10 Nov 2014

Olá! Eu tb sou de Leiria. Bem-vinda a este canto do mundo virtual!
A mamã Sónia já te disse basicamente tudo. Se vais ser seguida no SNS, ñ faz mal ñ teres médico de família. O planeamento familiar e de saúde materna é garantido e gratuito. As enfermeiras e médicos são as melhores pessoas para te esclarecerem de tudo. Qd o teu bebé nascer será-lhe atribuído um médico de família e consequentemente a ti e ao papá. Eu fiz só 2 ou 3 consultas no Cs para pedir credênciais e pouco mais. Tb ñ tinha médico e ñ sabia bem como funcionava. Antes de engravidar tinha de ir ao planeamento familiar ao Gorjão e só a meio da gravidez quase é q percebi que jã não era lá, mas na extensão de saúde de onde moro. E tu vais ao Gorjão (ao pé das residências), ao Arnaldo Sampaio (Marrazes) ou outro? Se tiveres 35+ podes ser sempre seguida no hospital. Como já disse a outra mamã, ecografias com credencial são no Cedile, mas convém escolher o médico (acho q há um José q é muito bem). Faz uma pesquisa aqui nos tópicos antigos para descobrires os melhores. Eu fiz as minhas no particular e ñ podia estar mais contente com a minha escolha.
Bons treinos e boa sorte! Se precisares de mais alguma coisa diz. Beijinho

Sobre CookieMeL

Count your blessings...

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Ola, eu vou ao Arnaldo Sampaio...

O meu marido e a filha dele (que é basicamente minha filha menos no sangue) já tem médica de familia no Arnaldo Sampaio e eu assim que casei (o ano passado) tambem me inscrevi nesse centro de saude mas sem médico de familia porque a médica deles não me incluiu no agregado!

Agora ontem ligaram-me porque eu estava em espera para fazer planeamento familiar. Vou lá amanhã fazê-lo.

Tenho 25 anos.

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

amya -
Offline
Desde 11 Fev 2015

Olá Csej.

Também sou da zona de Leiria e também ando como tu nas questões de saber onde posso fazer e preços. Comecei a ser acompanhada por uma GO privada que atende também no Hospital de Leiria. Apesar de ter que ponderar a despesa decidi-me pois, como as meninas disseram, somos mais acompanhadas no privado que no SNS.
Espero que te corra tudo bem e que depois de iniciares os treinos tenhas um positivo rápido.

Soraia_23 ainda bem que deste essa informação. Quando tiver o meu positivo e a credencial para fazer a 1a eco marco logo para não andar a stressar. Que corra tudo bem com a tua gravidez.

Dirodrigues -
Offline
Desde 19 Out 2014

Olá!
Também sou de Leiria! Careta
Ando em treinos e a situação do médico de família também me preocupa.
O meu médico e da minha familia reformou se e estive imenso tempo sem médico, ate que decidi pedir transferência para o médico de família do namorido e da família dele. Conclusão, o médico deles meteu baixa médica e nunca mais voltou. E coincidência veio uma médica nova para o agregado dos meus pais e eu já estava no outro. Lol
Agora ando num dilema, nao sei se deva estar quieta ou tentar pedir novamente transferência para o agregado dos meus pais. A minha mãe diz maravilhas da médica. Nao queria nada engravidar e estar sem médico!

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Como se chama a tua GO, onde trabalha e que preços pratica?

Desculpa tanta pergunta mas deves compreender...

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

soraia_23 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Vou deixar cá um testamento...
Eu também tenho 25 anos e estou a ser seguida no público e no privado por diversas razões. A 1ª é que o meu obstetra é o meu ginecologista de à muitos anos, a 2ª é que no centro de saude as consultas são só para escrever num papel, pois a única coisa que se faz lá é passar credenciais para exames, tirar peso e medidas e mais nada. No meu obstetra faço as consultas propriamente ditas com ecografias sempre que lá vou, com analise da situação, com esclarecimento de dúvidas, etc. O meu Obstetra também trabalha no hospital de Leiria e espero que o parto seja ele a faze-lo. Se não fossem as consultas no obstetra e as ecografias que ele faz, não saberia que estou com um colo do útero curto e que tenho que fazer repouso, caso contrario o bebe pode nascer entretanto. Por estas e por outras não dispenso o privado. Quanto às ecografias, já estou no 3º trimestre e ainda não consegui fazer nenhuma ecografia em Leiria comparticipada. A Cedile nunca tem vaga. A 1ª tive que a fazer em Coimbra, a 2ª nem a fiz pk fiz a do privado e na data que tinham vaga já nem valia a pena, a 3ª vou tentar fazer, mas já vai ficar para muito tarde. Pago 70€ nas consultas do obstetra e apesar dele me fazer as ecografias sempre que lá vou, as mais importantes (12, 22 e 32 semanas) prefere que as faça num outro consultório, pois não confia no ecografo que tem na clínica nem nas que são feitas pelo sns. As ecografias trimestrais faço-as na clínica Mdeia em Leiria com o Dr. José Mesquita. Custam 80€ cada. Beijoquinhas grandes.

soraia_23 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Atenção que o meu centro de saúde não é na cidade de Leiria, portanto o acompanhamento poderá ser diferente nos centros de saúde da cidade.

soraia_23 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Amya, quando tiveres o teu positivo mesmo que não tenhas a credencial marca logo a ecografia das 12 semanas. Até lá o médico passa-te a credencial. É que se esperares que ele te passe a credencial e só depois marcares a eco és capaz de ter vaga lá para as 20 semanas em vez de as 12.

amya -
Offline
Desde 11 Fev 2015

Sim Soraia_23 vou fazer isso pra depois nao stressar com os atrasos.

A minha GO atende no Polidiagnóstico e ficou em 65€. Na altura fiz citologia e paguei mais 25€ no laboratório. Já fui atendida pelo planeamento familiar e no meu caso prefiro mesmo o privado. Mas e um custo extra sem duvida.

CookieMeL -
Offline
Desde 10 Nov 2014

Olá! Já vi q o teu centro de saúde é o Armaldo Sampaio. Sorriso as enfermeiras (e psicólogas, etc) São muito fixes! Eu ñ sou atendida lá, mas vou lá de qd em vez... Preocupam-se muito com a saúde infantil e oferecem sorrisos e serviços q ñ existem noutros na cidade! Perguntem pelas aulas para pais... E pela enfermeira Isabel (VÁLIDO PARA TODAS AS MAMÃS).
O meu ob é o Dr. Gonçalo Moura Ramos e adorei ser seguida por ele. Super calmo e deixa-nos bem seguras e sem macaquinhos no sótão. É um médico bem seguro, sem manias e simpático (deixa os papás entrar, responde a tudo e ñ decide por nós), mas segue as orientações do público (visto trabalhar sobretudo aí). Qt às ecos fiz mesmo com o Dr. Mesquita é considerado o/ um (dos) melhor(es). Nainha opinião há despesas que valem a pena! Beijinhos

Sobre CookieMeL

Count your blessings...

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá meninas,

Tal como tinha dito fui hoje ao Centro de Saude fazer consulta de planeamento que resultou numa consulta pre-concepcional!

Centro de saude Arnaldo Sampaio em Marrazes Leiria como tinha dito.

Fui recebida pela enfermeira Isabel (AMEI Sorriso )! Depois encaminhada para a médica que estava de serviço, Doutora Florinda, também gostei muito dela...

Fiz citologia, oassou-me credencial para ecografia vaginal e já marquei na CEDILE para a proxima semana... Também tenho credenciais para análises a taxoplasmose, tiroide, etc, etc, etc...

Uma questão pertinente, nunca tive varicela e questionei sobre isso. Foram ver o meu registo de vacinas e estava tudo em ordem. Nesta situação a enfermeira Isabel tomou logo iniciativa de ir verificar tudo.

Agora é fazer tudo, ir lá mostrar e treinar muito até vir o positivo! Sorriso

Apesar de ter gostado do acompanhamento na consulta, nõ vou facilitar e as principais vou ao privado...

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá a todas Piscar o olho

Tudo se processou muito depressa...mais do que estava à espera...

Positivo Sorriso
Hehehe Sorriso

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

csej -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá a todas Piscar o olho

Tudo se processou muito depressa...mais do que estava à espera...

Positivo Sorriso
Hehehe Sorriso

Sobre csej

Obrigada,

Carla Jorge

soraia_23 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Muitos parabéns. Espertalhão muitas felicidades. Espertalhão

amya -
Offline
Desde 11 Fev 2015

Parabens. Que esta fase te seja mágica. Tudo de bom. Sorriso

Dirodrigues -
Offline
Desde 19 Out 2014

O mês de agosto foi o primeiro mês de tentativas...chegou hoje a menstruação, no dia certinho... Uma pessoa fica um pouco triste...mas... Venha o próximo!
Parabéns pelo teu positivo!

ninacristo -
Offline
Desde 15 Set 2010

Muitos Parabéns Sorriso E Felicidades !!!

CookieMeL -
Offline
Desde 10 Nov 2014

Muitos parabéns, Carla! Agora é ficar muito calma e ter fé que vai correr tudo bem!

Sobre CookieMeL

Count your blessings...