Opinião sobre visitas a recém-nascidos | De Mãe para Mãe

Opinião sobre visitas a recém-nascidos

Responda
14 mensagens
jakina -
Offline
Desde 02 Mar 2011

Olá meninas,

bem preciso mesmo da vossa opinião em relação às visitas... Felizmente, em breve irei conhecer a minha princesa, mas acho que vou ter muitas chatices. Passo a explicar...

Semana passada fomos visitar o hospital e a enfermeira disse-nos que era importante nós sempre que pegamos na bebé colocar o antibacteriano que está no quarto, achava também importante que as visitas o fizessem, mas cabia aos pais ter o à vontade de os informar. O que acham sobre este ponto? No hospital só nos vai visitar a família mais próxima por isso não tenho problemas em relação a dizer-lhes.
O que acham sobre o tema beijos a recém-nascidos? Vocês autorizaram dar beijos? Mesmo família próxima?

Mas o nosso maior problema é em relação às visitas em casa. Nós moramos longe da família toda, cerca de 90kms. Quando nos vierem visitar querem vir todos juntos porque algumas pessoas nem sabem onde moramos, logo teremos grupo com cerca de 12/14 pessoas em casa. Depois ainda vamos ter que dar o lanche e tal. Sinceramente, não sei como fazer para controlar esta logística. O aspecto positivo é que fica logo "arrumado" de uma vez e ficamos sossegados, mas não sei que impacto isso terá na bebé porque para eu estar "a fazer sala" a minha bebé teria que ficar sozinha no quartinho, e não me apetecia nada... Sei perfeitamente que eles não vão estar a incomodar a bebé, querem pegar um pouquinho e tal, mas depois querem conviver, é o costume! A minha casa tem dois pisos, para estar na sala a bebé teria que estar no quarto. Não sei mesmo que fazer Cara séria . Para acrescentar que só virão visitar-nos 15 dias após o nascimento e sempre ao domingo, e são 3 grupos.

O que fariam mamãs? Ajudem-me...
Beijinho

Sobre jakina

DPP: 27/02/2014- A nossa bonequinha pregou partida de Carnaval aos papás, e nasceu a 3 de Março com 3.260kg e 49 cm

MamãHappy -
Offline
Desde 01 Fev 2014

Olá mamã também já passei pelo mesmo da minha filhota! Mantém a calma que tudo irá correr pelo melhor.... eu na minha opinião e mesmo na altura da minha filha, expliquei ás pessoas (familiares e amigos) para tentarem não dar beijinhos em especial no rosto pois foi onde a médica me alertou mais, e eles então davam por exemplo na mão dela e nunca aconteceu nada! Bom em relação ao antibacteriano, na altura que tive a minha filhota simplesmente me disseram para ter as mãos sempre bem lavadas, como as das outras pessoas que lhe pegavam ao colo, mas acho também um pouco "exagerado" sempre que lhe vamos pegar por antibacteriano, não sei! Mas também é só a minha opinião, espero ter ajudado beijinhos

" Ser mãe completa-me a alma..." amo-vos luna e amadeu

Ninokas93 -
Offline
Desde 17 Maio 2013

Olá Mamã, confesso que é um assunto que também me deixa preocupada, pois também me faz um bocado de confusão o bebe muito pequenino em contacto com muita gente de fora nos primeiros dias, e acho que também vou ter um problema com isso pois eu estou perto de toda a familia e amigos ou seja vou ter toda a gente a perguntar e a dizer " estou a passar a tua porta posso ver o bebe? " "vim aqui ao pingo doce posso passar ai para eu ver a bebe" e não me apetece nada ter pessoas em casa acho que pelo menos as duas primeiras semanas são sagradas da família eu a bebe e o pai. É toda uma adaptação (a nova vida) e recuperação (da mae) PAZ E SOSSEGO! <3

Inexitah -
Offline
Desde 02 Maio 2012

No hospital, apenas recebi visita da madrinha, de cunhados e de avós. Os restantes vieram a minha casa, com muito gosto, mas avisaram sempre.
Uma pessoa quer ter sempre a casa arrumada! dormi mt pouco, em x de descansar, para conseguir tal feito!
Acho que é de bom senso, os convidados, se disponibilizarem para ajudar, em vez de ficarem á espera ke lhes vás fazer bolos e chá..
Acho que muita gente de cada vez não é benéfico. é barulho, confusão, e um bebe nao tem muitas defesas, pelo que qualquer constipaçao pode pegar.

PEnsa em conjunto com o marido, como preferem. Colegas do curso de ppp afirmaram que não queriam visitas nos primeiros tempos! Ate porque não vai faltar tempo para o conhecerem. Ha pessoas que podem levar a mal, maas é compreensivel pois é um periodo de mudanças de rotinas e emocionais.

Eu recebi amigos em casa, e familiares e gostei de mostrar a "cria". MAs lá está, depende.
Vocês é que sabem o que será melhor para vós.

p.s: os convidades nao usaram antibacteriano, mas poucos pegaram. ninguem deu beijos. mexer nas maos tambem nao é aconslehavel, porque rapidamente vao parar á boca

Sobre Inexitah

24/05/2012 - Provavelmente um Pilas !! Espertalhão
31/07/2012 - É um menino!!! É o GUI!
O nosso enxoval! http://demaeparamae.pt/forum/enxoval-gui
**Afilhada da LuciaRibeiro **
www.cardapiodesabores.blogspot.com

catia280 -
Offline
Desde 10 Mar 2010

Ola mama
No hospital só tive visita dos meus pais e sogros e mais uma ou outra pessoa e nunca me preocupei com isso...
Não me opus a beijos e etc... Se calhar na altura não me lembrei disso XD
Em casa, todos os dias recebia visita, mas mesmo que estivesse sozinha com o marido, colocava o berço na sala e a bebe tava la ao nosso pé.
Felizmente, ainda não esteve doente.

Sobre catia280

Positivo ---> 16/01/2013
DPP ---> 20/09/2013 Nasceu a minha vida
Artigos para os vossos bebes!
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006946185243

Andreia Rei -
Offline
Desde 20 Ago 2012

Olá,

eu acho que todas nós passamos por este problema e dúvidas!

As pessoas querem ver o bebe, tu acabas por ser "egoista" e querer proteger ou nao em demasia mas é um bebe nosso, que fomos nos que criamos, alimentamos, cuidamos com todo o amor e no final so se preocupam em ver o resultado final e tornamo nos egoistas a este ponto!
Tb nao quero ser incomodada na maternidade e em casa mas já se sabe que familiares e amigos vao querer ver e alguns no mesmo dia que ele nasça...temos que tb saber demonstrar às pessoas de forma educada que os papas e neste caso, mama e bebe precisam descansar pois tiverem em grande esforço...ja me lembrei de por restrições nas visitas pois na Maternidade onde vou ter o bebe as visitas sao a partir das 14h e 2 pessoas de cada vez o que se torna cansativo, tu queres descansar e ter a tua paz inicial com o bebe, criar laços, ter o nosso momento...é essencial e muito importante! Talvez vá pedir a alguma enfermeira ou alguém que deixe entrar so a partir de uma certa altura, e depois em casa ai nao há como fugir mas sempre posso dizer : Não! O pior é dizer nao à família do marido, pois certas famílias nao se preocupam durante a gravidez ou preocupam se o mínimo e depois querem ir la a casa ver o bebe e "cheirar a casa" o que me irrita profundamente.
Outra situação, eu nao me sinto à vontade a dar de mamar em frente aos familiares do meu marido, pois a minha família so sao os meus pais e irma e qto a eles nao tenho problemas agora em frente às minhas cunhadas, sogra nao consigo e qdo for para dar de mamar tem que sair e ponto final, afinal nos somos as mamas e nos é que temos que saber definir desde o inicio as coisas!
Conclusão, tb vou ter atritos mas eu e o bebe estamos 1º e o papa do bebe so tem que compreender se nao quiser compreender, e digo isto porque alguns so vêem a família à frente, paciência Sorriso

Beijocas

Positivo 01.02.2013 Anjinho no Ceú 28-03-2013
Positivo 08.08.2013 Sorriso
DPP: 16.04.2014 Sorriso Mas resolveu nascer dia 09.04.2014 Piscar o olho
Dia mais feliz da minha vida!!!!

Lilyblue -
Offline
Desde 24 Out 2011

Olá mamã,
quando for a minha vez já conversei com o namorido só quero no hospital os avós maternos e paternos e o pai do meu bebé mais niguém têm bastante tempo para ver o bebé quando for para casa..e em relação ás visitas em casa, claro que têm que avisar pork eu posso estar cansada ou o bebé a dormir e não vão lá fazer nada neste caso, muito menos acordar o bebé que é o que muitos gostam de fazer...beijos e mãos na cara no meu caso não vão ser permitidos pelo menos nos 1ºS meses e antes de pegar lavar as mãos..quem gostar gosta quem não gostar azar, só têm que respeitar a nossa decisão..

Sobre Lilyblue

2013/2017/2018 ->estrelinhas no céu∞ ❤ 💙Positivo a 28/02/2014-> Agarra-te bem ❣💙 25/12/2018-> Segunda viagem, aqui vamos nós!!! 💙*Afilhada da DMariazinha e Ysa84 Apaixonado Madrinha da Nanary Apaixonado Madrinha do principezinho Levi da mamã Lola The Bowla Apaixonado INSTABLOG @amiudamaisdois

LibiAngel@8 -
Offline
Desde 19 Set 2010

Li que a Mamahappy foi aconselhada a que se dessem os beijinhos nas mãos dos bebés e não na cara. No meu caso, disserem-me exactamente o contrário. Só a mãe e o pai é que podiam dar beijinhos nas mãos do bebé, porque é a primeira coisa que levam à boquinha... Mas isso já me disseram há 12 anos, será que entretanto mudaram o modo de pensar?
Se tens confiança com os teus familiares e achas que eles deviam usar o antibacteriano, só têm é que usar!
Já essas grandes reuniões em casa... Por experiência própria, acho que não vais ter paciência para receber tanta gente ao mesmo tempo, nem vais conseguir dar atenção a cada visita. Se os receberes todos para despachar mais depressa, todos vão querer pegar no bebé e vai andar de mão e mão. Por outro lado, também vais ter que repetir a descrição do parto mais vezes, mas podes sempre elaborar um pequeno vídeo a relatar os pormenores e mostrar, tipo apresentação de uma empresa! Perguntas, só no fim! Gargalhadas
Os teus amigos têm que perceber que os convívios têm que ser mais curtos, pelo menos no primeiro mês! Acredita que ao fim de 15 dias, o que ainda vais querer fazer é dormir!!

AnaRod7 -
Offline
Desde 09 Out 2010

Eu já nisso sou muito "liberal", apesar de estar cansada gostei de receber visitas (tanto no hospital como em casa) é sinal que há pessoas que se preocupam cmg e c o meu bebé e que gostam de nós. Desde que ninguém estivesse doente, podiam pegar no bebé à vontade! Vieram cá a casa familiares e amigos, e o que fiz foi comprar bolos e biscoitos no supermercado, sumos tbm e fiz um cházinho, nada que dê mt trabalho. O que estava desarrumado azar, tbm sei que n ligam a isso. No entanto têm de respeitar o que os pais querem, falas com as pessoas e explicas que queres isto assim e assado e pronto Sorriso Dizes para todos porem o antibacteriano, pois andam aí surtos de gripe e é para salvaguardares a bebé. Vais ver que tudo vai correr bem!

Sobre AnaRod7

A espera continua...Positivo a 18-10-2011 - Aborto espontâneo a 23-10-2011...
Novo positivo a 18-05-2012!! A rezar para que desta vez corra tudo bem... Sorriso

Afilhada da mariadavid:) E da minha linda, única, fofinha e maluca bolacha-de-canela...Obrigado pelo apoio e por tudo:):)

Sofia 9 -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Olá mamãs,

Eu também já ando cheia de nervos, e nem tenho tanta gente assim para cá vir.
Na maternidade só a família chagada!
Em casa só depois da 1 semana, e mesmo assim não sei como vai ser, concordo com o facto de lavarem as mãos e nada de beijos e visitas curtas, não vai haver cá bolinhos.

Bem, nem sei parece que este assunto me deixa mais nervosa que o próprio parto...lol

Filipa SRodrigues -
Offline
Desde 10 Set 2013

Olá
Apesar de para mim faltar muito tempo, isso já eu tenho pensado.
Quando o meu piolho(a) nascer combino uma espécie de chá de bebe para passado 7/15 dias mais ou menos, familia mais chegada, mais "afastada", ou aquela que só aparece para comer e cuscar, amigos e demais.
Assim fica tudo despachado só num dia.

jakina -
Offline
Desde 02 Mar 2011

Obrigada a todas por terem dado a vossa opinião. Agradeço imenso terem perdido o vosso tempo comigo Espertalhão
Não ando a stressar com isto, mas temos que pensar nestes pormenores para repor o stock da dispensa e nos organizarmos Careta

Não tenho problema algum que peguem ao colo a minha bebé, nem tinha pensado nos bjs ect. Admito que estranhei a enfermeira dizer que sempre que pegasse na bebé devia desinfectar as mãos enquanto estivesse no hospital. Para mim bastaria lavá-las e nunca pensei que seria necessário faze-lo repetidamente ao longo do dia, pois segundo ela é aplicável quando damos de mamar e mudar a fralda. Mas se ela que percebe do assunto o diz, quem sou eu para me opor Careta

O facto de morarmos longe faz com que não tenhamos que receber visitas todos os dias, só mesmo ao fim de semana. Acho que não teremos forma de contornar os grupos grandes tipo excursão, lá teremos que arranjar uma forma de nos ajustar.

Através das vossas opinião vamos estudar a melhor forma.
Beijinho

Sobre jakina

DPP: 27/02/2014- A nossa bonequinha pregou partida de Carnaval aos papás, e nasceu a 3 de Março com 3.260kg e 49 cm

SGgifts -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Com a minha bebé, no hospital ninguém lhe pegou, só eu e o papá, ainda assim para quem lhe queria mexer tinha de passar o desinfectante.

Depois em casa, qd as visitas queriam pegar (só nos primeiros meses) eu pedia para lavarem as mão por causa das viroses, nunca ninguém ficou chateado, as pessoas percebem bem isso e claro que não querem que o bebé fique doente.

A gestão das visitas, tb foi fácil as pessoas avisavam antes de vir e qd era perto da hora do lanche eu avisava pa trazerem o lanche! hehe, mais prático não há! (eram pessoas muito próximas, famíla e amigos tenho confiança pa pedir essas coisas)

Depois havia 2 regras, mamar e dormir eram certas nas horas e na privacidade (nada de espectadores), quando chegava a hora de mamar e dormir eu levava a boneca e ia po quartinho, dava maminha e colocava-a a dormir, qd ela já estava a dormir eu regressava à sala e como temos camara de vigilância iamos controlando...

Nunca permiti que quando ela estava a dormir a acordassem ou a pegassem no colo, nem que fossem lá para o quarto "adorá-la"!

Correram bem as visitas, não tive stresses Sorriso
E tb sabe bem comversar com outras pessoas, para não ser só chupetas e fraldas!

LibiAngel@8 -
Offline
Desde 19 Set 2010

mamã, se vais ter excursões em casa, dou-te duas hipóteses para não ficares sobrecarregada:
1 - compras tudo feito como uma mamã já tinha sugerido
2 - pedes a cada um para trazer alguma coisa. Um bolinho, um queijinho, as cervejas, etc...

Boa sorte e não te preocupes muito com isso, porque amigos são amigos e não vão estar à espera de uma grande recepção! O que querem mesmo é conhecer a pipoca!!