Operação adenóides + tubinhos nos ouvidos | De Mãe para Mãe

Operação adenóides + tubinhos nos ouvidos

Responda
12 mensagens
lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

Boa tarde mamãs,

alguma mamã com experiência em operação do seu bebé que queira partilhar a experiência? E minimizar dúvidas, receios e um medo agudo que arrebata neste momento o meu coração.
A princesa faz muitas otites, tem passao dois ou três dias sem antibótico e volta novamente a fazer otite..

Obrigada a todas.

RitaVPD -
Offline
Desde 06 Mar 2013

Olá Lifeinpik, sigo-a no seu blog e já tive para lhe responder.
Eu sou muito experiente nessa operação. O meu mais velho já vai em quatro e o pequeno também já se estreou, mas sem tubinhos.
A questão de colocar os tubinhos tem a ver com ventilar o canal e permitir que não percam audição. Agora, é preciso muitíssimo cuidado. Não pode entrar uma gota de água nos ouvidos pois é o suficiente para infectar.
Sempre que o meu filho põe os tubos ouve lindamente. De início não acho que tenha feito menos otites, antes pelo contrário pois lá está, às vezes chorava e entrava uma lágrima e fazia otite. O que noto mesmo é que com a idade a coisa tem vindo a recompor-se.
Já colocou 4 vezes porque sempre que os tubos caem volta a ouvir mal. É uma questão de anatomia do canal auditivo que faz com que segregue muito líquido seroso e como não sai fica tipo cola e tapa. logo perde audição. Daí as otites serosas.
O médio está convencido que é desta que lá vai...
De resto já quase não faz otites e quando as faz é sem febre. Vemos é a porcaria a sair pelo ouvido.
Ah, em três anos fez mais de 30 otites :-p
Se quiser mais informações diga.
Ele é operado na Cuf Descobertas

lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

Ohhh, bolas! E a operação em si, não lhe custa? A si e a ele!! Tem que ser com anestesia geral? E nem uma gota, é tarefa herculea para nós mães! Como faz no banho? A princesa ainda por cima odeia que lhe lavemos a cabeça, já é uma carga de trabalhos! Foi operado com quem? Muito obrigada pela sua partilha, de <3.

RitaVPD -
Offline
Desde 06 Mar 2013

A operação em si é 10 min, mas ficam na sala de operações uns 40 min. É em regime de ambulatório, por isso após a operação ficam cerca de 1 a 2 h para recuperarem da anestesia. E essa é a parte chata, sobretudo quando são muito pequenos. Acordam muito confusos e choram muito, pelo menos os meus.
Quanto a lavar a cabeça, lavo menos que o habitual mas há umas coisas q se põe na cabeça e que a deixa de fora e tapa as orelhas, tipo uma tampa com um buraco para por o topo da cabeça de fora. É chato mas sobrevive-se :).
Nos vamos com eles até à sala de operações e ficamos até adormecerem. Já levo 5 operações dos filhos e cai sempre uma lágrima na hora de adormecerem :(. Mas são operações simples e têm tudo para correr bem. Os meus filhos são acompanhados pelo Dr. João branquinho prata e pela dra. Teresa matos, ambos da cuf descobertas. Sorriso

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

ola mamas... a minha filha foi operada tb e curiosamente o medico nunca me deixou tapar lhe os ouvidos e inclusivamente frequenta piscina na mm e tudo sem qq proteccao. So se fizesse mais de 3 otites num ano ele queria esse cuidado. Felizmente ela nao fez mais nenhuma otite desde que foi operada em outubro de 2016. So tive o cuidado de por algodao no pos operatorio ate á 1a consulta que foi uma semana depois. A indicacao a seguir foi nao usar mais qq proteccao. No caso da minha filha o mais complicado foi mesmo o acordar da anestesia. fora isso 2 dias depois estava a comer e a fazer vida normal, tendo em conta que foi operada a nariz garganta e colocou tubos. ela foi operada no egas moniz. beijinhos

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

RitaVPD -
Offline
Desde 06 Mar 2013

Pois, já ouvi dizer que há quem possa frequentar piscinas e tudo mesmo com tubinhos . No nosso caso estava completamente interdito e qualquer gota de água era o suficiente para fazer otite Triste

lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

Muito obrigada pela partilha. A indicação, para já, é zero água. Muito cuidado com banhos e piscina nada. E quanto a lagrimas, eu sou lágrima fácil, uma pequena desgraça Piscar o olho

Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Olá lifeinpink! Vai correr tudo bem, são operações muito simples e as crianças são super resistentes e recuperam muito rápido.

Na minha família tenho um bebe que também fazia imensas otites e depois de colocar os tubinhos foi remédio santo!!

Eu sei que o coração de mãe fica apertadinho e preocupado mas acredita que a tua bebe vai ganhar imensa qualidade de vida Sorriso

Beijinhos

lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

Obrigada massy Piscar o olho Fica mesmo apertadinho!

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

mamãs o meu B foi hoje ao otorrino por causa das otites serosas Triste tem os adenóides muito grandes o que faz com que toda a ranhoca e líquidos se acumulem no ouvido e provoquem as malditas otites Triste
vamos fazer um mês de aerius e avamys e depois um timpanograma para avaliar.. ele disse me que se não melhorar que terá de ser operado mas não falou em como seria, se são os tubinhos ou não.. tenho o coração na boca Triste não sei o que pensar..

RitaVPD -
Offline
Desde 06 Mar 2013

Tranquila Danb, sao operações muito simples e as crianças recuperam muito rápido. Se tiver perda de audição, tem mesmo de colocar tubinhos, sobretudo nesta fase de aquisição de linguagem etc. É fundamental ouvirem bem.

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

mais uma otite Triste daqui a uns dias vamos fazer o timpanograma para ver como correu o tratamento..

rita fizeste as cirurgias no publico ou no privado??