Onde apresentar queixa de laboratório? | De Mãe para Mãe

Onde apresentar queixa de laboratório?

Responda
6 mensagens
Joana2781 -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Tenho uma recente péssima experiência com um laboratório. Chama-se Cellpath, é gerido por duas cachopitas (devia ter suspeitado logo, eu sei!) e fica na zona da Marinha Grande, perto de Leiria. Tudo lá funciona mal e cheguei ao cúmulo de ficar a saber que os resultados nem são vistos por um médico da especialidade, é por um ajudante, uma espécie de técnico que está a recibos verdes. Soube-o da pior forma, visto que me deram um diagnóstico que não era possível e meti-me a investigar. Dizem que tem acordo com SNS e ADSE e não têm. A própria ADSE nem as conhece sequer! É só para ganharem dinheiro e depois darem resultados falsos. Ainda não apresentei queixa, porque é tanta coisa errada lá que até tenho tido difuldade em saber onde denunciar. Alguém já passou por isto? O que fez? Felicidades a todas e que estes erros e estes laboratórios sejam devidamente punidos. Não se goza com saúde, muito menos em alturas tão sensíveis como a nossa.

MFMF -
Offline
Desde 17 Out 2013

Suponho que seja a ERS quem regula isso...

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não sei se percebi bem, mas refere-se a um laboratório de análises clínicas? Pode fazer queixa no próprio livro de reclamações do laboratórios e fazer queixa tb na ASAE e na ERS, como já foi dito. Convém é saber do que se vai queixar. Anunciarem protocolos que não existem é mais uma questão económica, digamos assim, se houve erros técnicos já é outra coisa.
Mas o que se refere quando diz que teve um diagnóstico errado? Análises erradas (o diagnóstico faz depois o médico)?
Quanto aos resultados das análises, não têm de ser validados por um médico, mas sim por um analista (técnico superior licenciado em Farmácia, ramo de Análises Clínicas).

Joana2781 -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Não. É um laboratório de papanicolaus e biópsias. Não fazem análises clínicas lá. Neste caso o laboratório indica um diagnóstico, já que o ginecologista não vê células e pode não existir sintomas e a mulher ter HPV, por exemplo. Eles dão diagnóstico e o ginecologista direcciona o tratamento, mediante os resultados que recebe. Foi o que me explicaram - eu tenho-me inteirado mais por necessidade, dado o que aconteceu. Neste caso, é obrigatório um anatomopatologista - é um médico (tem mesmo de ter formação em medicina!) e mesmo especializado nesta área. Ao contrário das análises clínicas, nestes laboratórios não há máquinas a dar resultados. E a questão económica engana os clientes e os médicos - não há acordos nenhuns, estão a mentir. Devem dizer que têm para receberem mais exames, mas ao preço de 2,75€ por papanicolau (SNS) não há médico de verdade que trabalhe e metem ajudantes, e claro, deu nisto. No livro não - não volto lá mais! Mas realmente ERS e ASAE fazem sentido. Tinha só me lembrado da ordem dos médicos. Obrigada.

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Joana.

Podes e deves reclamar no livro de reclamações. São obrigados a dar-to e a reclamação é feita em triplicado, sendo que uma cópia é para ti. Se não o fizerem, podes chamar a polícia. Depois devem responder-te em 10 dias úteis. Se não o fizerem podes então apresentar queixa na ERS, apresentando a tua cópia da reclamação.

Beijinho

Joana2781 -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Maria_mãe, confesso que preferia não voltar lá, porque até tenho medo de ser menos correcta com elas, tal foi o stress a que me sujeitaram. Ontem acabei por saber que o Cellpath também antes já tinha feito do mesmo com o ginecologista da clínica Joaquim Mira, na Batalha. Deixou de trabalhar com elas de imediato. Estou a tentar conseguir mais provas e a ter conhecimento de mais gente a passar pela falta de profissionalismo delas e depois o mais provável é que meta um advogado a apresentar queixa. Obrigada a todas pelos conselhos. A ver se consigo fazer justiça e impedir que o Cellpath pare de enganar utentes e médicos de uma vez por todas.