Olá alguem me sabe dizer quais os direitos que tenho apos dar á luz? | De Mãe para Mãe

Olá alguem me sabe dizer quais os direitos que tenho apos dar á luz?

Responda
8 mensagens
silluandra83 -
Offline
Desde 12 Mar 2008

Ola caras amigas estou gravida de 33 semanas estava desempregada mas infelizmente tenho convivido com uma gravidez de risco, como já referi estava a receber do desemprego este foi suspenso e comecei a receber como subsidio de maternidade por risco clínico! agora tenho uma duvida após o nascimento tenho direito a mais algum tipo de subsidio e abono? Outra das minhas duvidas e que vou entrar no desemprego novamente a partir de 27 de Julho pois o nascimento esta previsto para este dia, já me disseram que tenho direito de estar em casa com a criança os três primeiros meses pois eu ao entrar no desemprego tenho que recomeçar com a procura activa de emprego! Estou mto confusa e preocupada, alguém sabe explicar como se procede isto?

cristina

Kikas_07 -
Offline
Desde 18 Out 2007

Espero q a tua gravidez esteja a ser o mais tranquila possivel Grande abraço
Pelo que sei....depois do parto tens direito ao subsidio de maternidade (em geral 4 meses ) , tal como qualquer pessoa que esteja empregada, depois então voltas a activar o subsidio de desemprego e à procura activa de emprego....
Espero ter-me feito entender.... Piscar o olho
Bjoca

Sobre Kikas_07

Madrinhas:Manina/AnaIsabelp/Baby2010/Tekuxa/Betitha/
Sandra30/Liliana26/Delfie
Nasceu a 1/04/2011 às 37 semanas e é a minha razão de ser..
DPP: 19 Abril 2011- É um Hugo Daniel.... Piscar o olho

Positivo em 30/03/2016 - DPP : 05/12/2016 Piscar o olho

guiduxa08 -
Offline
Desde 21 Nov 2008

ola mama olha eu tb estou desempregada e segundo me informaram assim que o teu bebe nascer teras de parar com o subsidio de desemprego para poderes receber o subsidio de parentalidade ou maternidade no tempo a que tens direito, depois desse tempo acabar continuas com o subsidio de desemprego que no tempo da maternidade ele ficou suspenso ou seja se estiveres 5 meses com o sub de parentalidade quando começares nnovamente com o de desemprego esses 5 meses nao passaram ficaram apenas suspenso. mas na segurança social eles informao te, vai la e esclarece tudo pra poderes recebr tudinho, e depois claro que vais ter de ter aqueles comprovativos de procura de trabalho, eu estou de 37 semanas e tenho de ter os comprovativos, é ironico nao ne? como se alguem me desse emprego nesta altura...beijokas

Sobre guiduxa08

Babyluna o meu anjo
23/06/2009

www.donaratona.blogspot.com ( roupinha usada )

silluandra83 -
Offline
Desde 12 Mar 2008

ola o meu problema e o seguinte o meu desemprego ja foi suspenso pois começei a receber de maternidade por risco clinico, irei voltar a receber o desemprego a partir de agosto pois tenho o de risco clinico a receber ate 26 de julho! outra coisa temos direito a algum outro abono falaram-me de um de dar-mos mama, nao sei se existe se não!

cristina

silluandra83 -
Offline
Desde 12 Mar 2008

Sim percebi obrigada!

cristina

guiduxa08 -
Offline
Desde 21 Nov 2008

olha eu so conheço mesmo o de parentalidade, de mama nao sei , hum acho que nao.. mas vou ao site da segurança social ver isso ...

Sobre guiduxa08

Babyluna o meu anjo
23/06/2009

www.donaratona.blogspot.com ( roupinha usada )

Mamã Alexandra -
Offline
Desde 15 Maio 2009

Olá!

Olha, penso que não existe nenhum subsídio por dar-se mama... É um pouco descabido também... Piscar o olho

Tens é direito a tirares dois períodos de uma hora cada (se estiveres a trabalhar) para amamentares o teu filho, durante o 1º ano de vida. Este direito prolonga-se para là do ano de vida se tiveres uma declaração médica a comprovar que ainda continuas a amamentar findo este período!

Por exemplo, se trabalhas 8h/dia, trabalharás só 6h! Sem qualquer prejuízo no teu vencimento...

Relativamente ao subsídio de maternidade irás recebê-lo nos 120 dias após o parto (4 meses). Findo este período, voltarás a receber o sub´sídio de desemprego. O teu subsídio de desemprego agora só foi suspenso para poderes receber esse tal do risco clínico (que penso que são mais uns euritos que o outro... Sorriso ) Depois do subsídio de maternidade e se ainda estiveres desempregada e se ainda tiveres direito (isso depende do teu tempo total de descontos para a SS) voltarás a receber o subsídio de desemprego!

Beijocas!

Daniela_filipa -
Offline
Desde 06 Nov 2008

Oi

Linda eu tambem estou desempregada, e sei q tens direito a 4 meses(5 meses se estivesses a trabalhar) de subsidio de maternidade dps desses 4 meses voltas ao desemprego, e tens direito ao abono do bebe claro.
Tu estas a receber o abono pre-natal?? é um subsidio q recebes por estares gravida?!