Olá ! - adoção | De Mãe para Mãe

Olá ! - adoção

Responda
17 mensagens
FranciscaaMeneses -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Olá muito boa noite,

O meu nome é Francisca, já tinha ouvido falar do site De Mãe para Mãe mas só hoje decidi aventurar-me por aqui.
Espero que me ajudem no que necessitar e espero ajudar sempre que possível.
Como podem ver pelos contadores tenho 5 filhotes lindos, são os meus pequenos principes porque o Rei é o Papa Sorriso
Neste momento eu e o meu marido estamos seriamente a ponderar em adotar uma menina (já grandinha) pois sempre foi um sonho partilhado, mas não temos conhecimentos nenhuns sobre a adoção. Sabemos sim que é um processo demorado.
Alguém me poderá indicar um site, livro, local que me possa dar o "arranque" que necessitamos para iniciar a concretização deste sonho?
Obrigada e um otimo fim de semana a todas.

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Eu própria já explorei muita coisa sobre o tema. Para iniciar o processo depende de onde és: se residires no concelho de Lisboa, deves dirigir-te a Santa Casa da Misericórdia. Se fores dos arredores ou de outra zona do pais, terá de ser com o çentro distrital da segurança social.

Não há muita informação sobre o tema, mas temos um casal amigo que já estão aptos a adotar e aguardam uma criança. Eles é que nós vão dando estas dicas.

Boa sorte e parabéns pela coragem!:)

Bjs

Sobre An_A

An_A

Gasparnocas -
Offline
Desde 25 Mar 2014

Olá,
Sou uma mãe de coração. Tenho uma traquinas que está comigo à 2 anos. É uma felicidade que recomendo.
Este site de mãe para mãe tem informação muito fidedigna. Podes também consultar o site da Santa Casa da Misericórdia que tem toda a informação necessária ou ir à SCML (se morares em Lisboa) ou SS (restantes) da zona de residência e solicitar diretamente informações.
Hoje em dia existe uma formação (A), cuja frequência é um requisito prévio para a candidatura. Nessa formação explicam todo o processo dando aos candidatos uma ideia clara do que vão enfrentar. Poderá ser um bom 1º passo para vocês.
Se precisares de informação ou quiseres falar estou à disposição.
Muitas felicidades
Inês

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Que bom ter o teu testemunho tão positivo! Sorriso

Já agora, se não é indiscrição, quanto tempo levou o teu processo a ficar concluído? E como posso saber em que datas se vão realizar as próximas formações A? É que a Segurança Social de Lisboa é de muito difícil contacto...

Sobre An_A

An_A

BONA -
Offline
Desde 28 Fev 2012

Podes contactar a associação "Bem me Queres" www.bemmequeres.org

Bj e boa sorte!!

Gasparnocas -
Offline
Desde 25 Mar 2014

Olá,
O meu processo demorou 4 anos. 6 meses de avaliação e 3,5 anos de espera. Eu estava mentalizada para 5 anos de espera mínimo pelo que foi fantástico. Neste momento tenho notícias que o processo está mais rápido, pois devido à crise houve desistências de candidatos.
Para saberes da formação A, e pelo que percebo és de Lisboa, liga para a santa casa (213 235 000). Sempre que liguei consegui sempre falar. Em alternativa vai lá pedir informações que és de certeza recebida. Quando iniciei o processo apareci lá, pedi informações, fui muito bem recebida e estiveram cerca de meia hora a falar comigo.
Se precisares de mais ajuda diz. Eu não venho com muita frequência a site, mas mesmo atrasada tenho todo o prazer em ajudar no que puder.
Bj e dá notícias
Ines

rute cabral -
Offline
Desde 27 Abr 2013

olá ... desculpa a intromissão mas estou a dar os primeiros passos na adoção e gostava de saber se tens ideia dos tempos de espera para uma criança saudavél até aos 8/9 anos de idade

MarleneS -
Offline
Desde 23 Set 2014

Olá! Eu fui há dias à primeira sessão de esclarecimentos. com essa idade não deves ter de esperar mto tempo. A maioria quer ate aos 2 anos Bjns!

rute cabral -
Offline
Desde 27 Abr 2013

olá .... obrigado por me responderes .... tenho visto muito pouca actividade por aqui e sinto muita vontade de conversar com alguém sobre o assunto.... nós vamos á formação dia 10 de outubro .... estou em pulgas....

MarleneS -
Offline
Desde 23 Set 2014

Nós estavamos prontinhos para dar entrada da papelada mas entretanto engravidei e temos de adiar um pouco as coisas. Mas vamos adotar, isso é certo, poderá é agora ser mais tarde, e talvez até uma criança mais crescida.
É preciso querer-se mto pk dakilo k ja explicaram... nao é nada rapido, nem nada facil!

rute cabral -
Offline
Desde 27 Abr 2013

Parabéns.... por enquanto estamos um bocadinho ás escuras mas com uma certeza... queremos muito ser pais .... e nem sequer tem de ser um bébé..queriamos partilhar convosco os passos dos nossos processos e gostava de ouvir os vossos relatos ....

MarleneS -
Offline
Desde 23 Set 2014

Rute, partilha à vontade, até pk assim das-me uma orientaçao para qdo xegar a nossa vez Piscar o olho

rute cabral -
Offline
Desde 27 Abr 2013

parilharei com certeza.... por agora ando ás voltas a tratar das papeladas todas para as poder entregar assim que frequentarmos o curso ::: amanha vamos ao médico de família pedir o atestado médico para o processo

Stumbleine -
Offline
Desde 05 Set 2014

Olá! Sou nova aqui apesar de já ler este forum há muito tempo. Tenho uma duvida que talvez uma das meninas que já fez a formação saiba responder. Estou a viver com o meu namorado ha quase 5 anos mas nunca mudei a minha residencia fiscal, pelo que nao somos considerados unidos de facto. A minha questão é se, neste caso, podemos candidatarmo-nos na mesma para adoptar? Li que tinhamos que estar comprovadamente juntos há pelo 4 anos e mesmo que tratemos disso agora significa esperar mais 4 anos... Ou será que posso candidatar-me só eu como sendo solteira? Obrigada!

Stumbleine

Desde 20 Jul 2014

Olá a todas!
O meu nome é Inês e sou casada há quase um ano. Tentamos engravidar desde 2014, estou perto dos 3 anos de tentativas falhadas. Fui diagnosticada com endometriose e sei que poderei demorar imenso tempo.
Entretanto, sempre falámos em adopção como uma forte opção que não passa por ser em vez de, e sim para além de. Isto é, o facto de querermos adoptar não invalida querermos engravidar e vice versa. Serão ambos filhos, apenas com um processo diferente de chegar até nós.
Nos ultimos tempos alguns acontecimentos despertaram mais esta vontade e estamos decididos em fazer a formação A para melhor nos informarmos.
Temo um bocadinho pelo tempo de espera, a nossa vontade de ser pais é tremendamente grande... Mas esperarei por um, como pelo outro, com a mesma vontade e o mesmo amor.
Estou um bocadinho perdida, e gostava de ler alguns exemplos, sinto me um bocadinho ansiosa com tudo.
Nós gostaríamos de adoptar entre os 2 e os 6 mas não somos rigorosos nesta questão... preferíamos que não fosse bebezinho e também que não fosse pré-adolescente, unicamente pelo meu medo de não ter a experiência que me permita acompanhar crianças mais velhinhas, mas talvez seja este o ponto que menos tenho assente. Custa me dizer "até aos 6" e com isso anular a hipotese de uma criança com 7, faço me entender?
Agradeço a todas o tempo em ler me

Início treinos: 01/2014
09/2016 - suspeita endometriose ; 03/2017 - laparoscopia ; 24/01/18 - IIU (-) ; 24/07/18 - POSITIVO (+) - AE - 01/08/18 ; 31/08/19 - Confirmação baixa reserva ovárica - AML 0.14
02/12/19 - ICSI 1embrião (+) - beta: 890

Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

Olá o meu processo é de setembro de 2013 e ficou concluído passado 6 meses... Continuo à espera. A ideia que tenho é que as novas leis e mudanças andam um bocado desorganizados. Fomos informados há cerca de dois anos que iam haver restruturação e que iríamos passar a ter outras técnicas responsáveis pelo nosso processo que até hoje não conhecemos. Apesar de contactarmos de 6 em 6 meses via telefone ou email a promessa de reunir com a nova equipa nunca aconteceu. A informação dada é que estavam a analisar processos de 2011. Sinto me um pouco abandonada neste processo... Mesmo sabendo que o tempo de espera é longa esperava conhecer as novas técnicas e ir tendo algum feedback. As desilusões com a tentativa de maternidade biológica também não têm ajudado ao estado de espírito... O sonho de ter uma família composta por um filho biológico e um adoptado, não passa de um sonho difícil de concretizar. Até lá vamos sobrevivendo e tentando dar algum sentido à vida a dois que temos. O meu testemunho é mais uma experiência de quem aguarda... Não ajuda muito e realmente vê se pouca movimentação nos fóruns deste tema.

trintona -
Offline
Desde 22 Jul 2012

Olá Inês,
Eu ainda estou no início deste processo - recebemos o certificado este mês. No entanto, durante a avaliação, esta foi uma questão que foi muito debatida com as técnicas. Elas deram-me a entender que tomam nota não apenas da idade, mas também da nossa flexibilidade. Se os candidatos mostrarem, como é o teu caso, que este limite máximo é flexível, esse limite vai ser encarado com flexibilidade.
Vão em frente - vão ver que as técnicas ajudam imenso a clarificar as ideias (que até podem mudar).

Abraço,
Eu
http://acasados30.blogspot.pt/