OBSTRUÇÃO DA URETRA- Dr Rodrigo Ruano | De Mãe para Mãe

Está aqui

OBSTRUÇÃO DA URETRA- Dr Rodrigo Ruano

Responda
9 mensagens
Adriana17 -
Offline
Desde 07 Jan 2011

Meninas, para quem está grávida e descobriu que o bebê está com a uretra obstruída e os médicos disseram que ele vai morrer ao nascer, não fiquem paradas, procurem o Dr. Rodrigo Ruano e tentem salvar os bebês de vocês!

Home \ Institucional \ Laser trata obstrução de bexiga em fetos
SAÚDE - 27.02.09
Laser trata obstrução de bexiga em fetos

Júlio Bernardes / Agência USP

Na Clinica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), uma nova técnica de citoscopia fetal, que utiliza terapia a laser para realizar a desobstrução, vem sendo aplicada no diagnóstico e tratamento de casos graves de feto com obstrução na bexiga. O método é minimamente invasivo, evitando os riscos das cirurgias feitas com a abertura da barriga da mãe e do feto. Os instrumentos utilizados no tratamento foram desenvolvidos pelo médico obstetra Rodrigo Ruano, pesquisador no HC.

A obstrução da bexiga ocorre aproximadamente em cada 2 mil nascidos vivos.“Em casos mais graves, a obstrução acontece por não formação do canal da uretra (atresia de uretra) ou pela existência de uma membrana conhecida como válvula de uretra posterior”, afirma Ruano, que também é professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). “Como a urina não pode sair, a função renal do feto é comprometida, ao mesmo tempo em que acontece a carência de líquido amniótico, o que prejudica o desenvolvimento dos pulmões.”

O objetivo do médico era criar uma técnica com função diagnóstica e terapêutica. Os casos mais graves são identificados por ultra-som convencional, no pré-natal, entre 12 e 20 semanas de gestação. Para identificar o tipo de obstrução, Ruano utilizou uma agulha de 2,2 milímetros. “Guiada por ultra-som, ela atravessa a barriga da mãe, o útero e a barriga do feto, entrando na bexiga e fazendo a identificação do problema por meio de endoscopia”, conta.

Quando é identificada válvula de uretra posterior, um laser é introduzido na agulha para fazer a remoção da membrana. “O procedimento é feito em casos de obstrução completa, ausência de líquido amniótico e função renal razoavelmente preservada, até a vigésima sexta semana de gestação”, descreve o obstetra. Para os casos de obstrução por não formação do canal da uretra, que representam cerca de 30% a 40% das ocorrências mais graves, não há tratamento ainda.

Resultados
Desde que a técnica começou a ser utilizada no HC, em meados de 2006, foram identificados dez casos graves de fetos com obstrução da bexiga com a nova técnica. Seis deles apresentavam válvula de uretra posterior, passível de tratamento, sendo que quatro sobreviveram. “São resultados promissores”, ressalta o médico. “A técnica já é adotada em alguns centros médicos dos Estados e Unidos e Inglaterra, e começa a ser introduzida no Brasil”.

De acordo com Ruano, os riscos para a mãe durante a citoscopia são mínimos. “Não é uma cirurgia de barriga aberta, como acontece em procedimentos semelhantes nos Estados Unidos”, explica. “A agulha é introduzida através de punção, um método minimamente invasivo para a paciente”

Em relação ao feto, a técnica reduz as possibilidades de sangramento da placenta, de prematuridade e de ruptura prematura das membranas ovulares. “A obstrução da bexiga é identificada com um ultra-som morfológico de rotina, durante o pré-natal da paciente”, aponta Ruano. “A citoscopia pode ser feita em centros especializados, com todos os cuidados de assepsia necessários”.

As agulhas utilizadas na citoscopia fetal, por onde são introduzidos o endoscópio e o laser, foram desenvolvidas pelo próprio médico. Os instrumentos tiveram sua patente registrada por meio da Agência USP de Inovação.

Mais informações: (11) 3069-7879; email: [email protected]

Adriana17 -
Offline
Desde 07 Jan 2011

Esse número de telefone está inativo porque ele está nos EUA, mas ele responde a todos os e-mail's.

Submetido por Adriana17 em Sex, 14/01/2011 - 11:27
Larissa Maria A... -
Offline
Desde 09 Maio 2012

o numero nao esta inativo
vamos lutar meninas e vencer esse problema

Submetido por Larissa Maria A... em Dom, 09/06/2013 - 02:53
Rosangela Santo... -
Offline
Desde 15 Jun 2013

Larissa, vc consultou com o Dr. Rodrigo? Gostaria de saber quem ja consultou com ele e o andamento do tratamento dos seus bebês, por favor!

Submetido por Rosangela Santo... em Sáb, 15/06/2013 - 19:32
Adriana17 -
Offline
Desde 07 Jan 2011

Oi Rosângela!
Eu me consultei, ele inclusive chegou a fazer a cirurgia no meu bebê durante a gestação, como ele tinha uma Síndrome, não sobreviveu. Mesmo assim, o DR. Rodrigo continuou mantendo contato e disse que fazia questão de fazer o parto do meu próximo bebê... Pena que não tive outro.
No facebook você também pode encontrá-lo.

Submetido por Adriana17 em Seg, 17/06/2013 - 14:45
Rosangela Santo... -
Offline
Desde 15 Jun 2013

Adriana, estou em Sao Paulo, fiz o exame de cariotipo e ele esvaziou a bexiga do meu neném, se nao houver outra malformação, poderemos marcar a citoscopia para tentar desobstruir a uretra do bebê. Eu acredito em milagre, em fazer um exame e a bexiga esvaziar espontamente, mas acredito tb que o Dr Rodrigo é uma possibilidade que Deus colocou no meu caminho, e creio que vai dar tudo certo.

Submetido por Rosangela Santo... em Ter, 18/06/2013 - 01:14
Renata Nascimen... -
Offline
Desde 22 Fev 2014

Rosangela, descobri que meu filho tem esse mesmo problema, e vi que voce esteve em São Paulo em Junho de 2013, preciso saber onde voce encontrou Dr Rodrigo Ruano se voce pode me dar o endereço e telefone e o resultado da citoscopia. Sou do Rio, mas quero ir o quanto antes a uma consulta com ele.

Obrigado

Submetido por Renata Nascimen... em Sáb, 22/02/2014 - 22:17
Nayara Ribeiro -
Offline
Desde 22 Maio 2014

Boa tarde, eu já não sei mais onde procurar o Dr. Rodrigo Ruano, ele não trabalha mais no hospital da USP, já mandei diversos emails pra milhões de médicos do Brasil, mas ate agora não tive resposta de ninguém. Estou tendo o mesmo problema da "megabexiga", porem a minha gravidez é gemelar, e ambos os fetos estão assim.
Alguém que tiver noticias do Dr. Rodrigo, me dá uma luz...
61-8486-9839

Submetido por Nayara Ribeiro em Qui, 22/05/2014 - 19:16
Adriana17 -
Offline
Desde 07 Jan 2011

Facebook: https://www.facebook.com/rodrigo.ruano.5?fref=ts e da enfermeira dele que ajudou: https://www.facebook.com/eugenia.salustiano?fref=ts

Que sua historia seja feliz!!!

Submetido por Adriana17 em Sex, 30/05/2014 - 00:09

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?